domingo, 15 de junho de 2008

Relatório da FAB revela despreparo de controladores de vôo

A falta de conhecimento do inglês no controle do tráfego aéreo brasileiro representa um perigo real de acidentes, reconheceu a Aeronáutica em documento oficial. A constatação representa a possibilidade de incidentes "de severidade maior" em momentos que o controlador precisar, e não conseguir, falar inglês com o mínimo de fluência. Em função desta deficiência, a FAB elaborou e implementou um plano com "medidas de mitigação", entre as quais, a redistribuição dos poucos profissionais fluentes para assegurar que pelo menos uma pessoa fale inglês nas salas de controle. Documento da FAB informa que, entre 2003 e 2007, ocorreram dez incidentes aéreos em que o uso do idioma contribuiu para o episódio. Desses, três foram críticos, ou seja, quase implicaram acidente aéreo. Eles ocorreram em 2005, 2006 e 2007, antes e durante a crise no setor, quando ocorreram os dois acidentes aéreos mais graves da história do País.

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