quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ex-refém das Farc abandona Colômbia por ameaças de morte

O ex-senador colombiano Luis Eladio Pérez, que permaneceu mais de sete anos seqüestrado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), organização terrorista e traficante de cocaína, deixou o país em função das ameaças de morte recebidas nas últimas semanas. Seu irmão Sergio Pérez confirmou à emissora Caracol a saída do país de Luis Eladio e de sua família. O ex-congressista confirmou sua partida. "Já estou preparando os detalhes. Sei aonde vou, mas não vou tornar público", disse ele. "As ameaças são muito factíveis, mas não posso falar sobre seu conteúdo. Não vou me expor", acrescentou o ex-congressista. Pérez foi seqüestrado em janeiro de 2001 pelas Farc, e libertado em 27 de fevereiro. Ele foi na segunda-feira à Promotoria em Bogotá prestar depoimento contra os guerrilheiros Gerardo Antonio Aguilar, conhecido como César, e Alexander Farfán, chamado de Enrique Gafas, detidos na operação de resgate que permitiu, em 2 de julho, a libertação de 15 reféns, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt. "Eles devem pagar primeiro por seus crimes de lesa-humanidade na Colômbia", disse, perante a possibilidade de que fossem extraditados aos Estados Unidos. "Ontem (segunda-feira) estive na Promotoria para prestar depoimento sobre Enrique Gafas e César, pois eles foram meus carcereiros. Foram eles que me torturaram, e eu não ia lá dizer que eram anjos, por medo", disse o político.

Nenhum comentário: