sábado, 19 de julho de 2008

TV mostra que Daniel Dantas tentou subornar delegado Protógenes durante investigação

O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, procurou o delegado Protógenes Queiroz durante as investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que apurou crimes financeiros, informou nesta sexta-feira o Jornal Nacional, da TV Globo. Segundo a reportagem, a polícia concluiu que Daniel Dantas queria entrar em contato com o delegado para oferecer propina. A reportagem mostrou a gravação de uma conversa telefônica entre Dantas e Humberto Braz, assessor do banqueiro, cerca de dois meses antes de a operação ser deflagrada. Na conversa, Braz diz que está "bolando um caminho" para convencer Protógenes, dando a entender que o delegado já teria negado uma tentativa de suborno:
Dantas: "Quem está responsável é esse Protógenes mesmo. Se a gente já sabe quem é o endereço, se não podia entrar em contato?"
Humberto: "Mas o problema é que já entrou e diz que não, não é?"
Dantas: "Não entrou diretamente com..., não?"
Humberto: "Entrou através de pessoas, mas, se entrar diretamente, também vai dizer que não, mas nós estamos bolando um caminho". Segundo a reportagem, foi por causa da negativa de Protógenes que Daniel Dantas teria mandado Braz e o professor Hugo Chicaroni procurar outro delegado, que fingiu aceitar o suposto suborno.

Nenhum comentário: