quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Gol perde mercado para Varig e TAM alcança 72% nas rotas internacionais

A Gol Linhas Aéreas perdeu espaço no mercado nacional e internacional enquanto a Varig amplia seu espaço. A TAM Linhas Aéreas, por sua vez, expandiu sua participação, principalmente nas rotas internacionais. Os números do setor foram divulgados nesta terça-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). De acordo com a agência, o mercado de aviação doméstico cresceu 7% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2007. Nas rotas internacionais, o mercado registrou expansão de 21,6%. O levantamento considera o número de passageiros por quilômetro percorrido. A concentração de mercado (com TAM e Gol) nas rotas nacionais chega a 92,86%. No caso das internacionais, é ainda maior, 99,61%. A TAM fechou o mês com 51,09% de participação nos vôos domésticos, contra 50,62% de julho do ano passado. A Gol teve queda de 36,82% para 35,33% de julho de 2007 para julho deste ano. Já a Varig cresceu de 2,73% para 6,44% no mesmo intervalo. No mercado internacional, a TAM também lidera com 72,51% de participação do mercado, ante 64,13% no mesmo mês de 2007. A Varig assumiu o segundo lugar com 16,47% de market share (contra 14,16% de 2007) e a Gol, em terceiro, caiu para 10,63% de participação, contra 15,54% registrados em julho de 2007.

Nenhum comentário: