quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Diretor-geral afastado da Abin e senador do PSDB batem boca no Congresso

Paulo Lacerda, diretor-geral afastado da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), e o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) trocaram farpas nesta terça-feira na Comissão de Controle de Assuntos de Inteligência do Congresso. Lacerda disse à comissão que a Abin não tem equipamentos para a realização de escutas telefônicas. Mas, Arthur Virgilio rebateu o ex-diretor ao afirmar que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que "maletas" compradas pela agência poderiam realizar escutas. Lacerda sugeriu a Virgílio que indagasse a Jobim sobre os equipamentos, o que irritou o senador do PSDB. "Eu afirmo, como diretor da Abin, que ela não possui equipamentos de escutas. Eu não posso dizer nada em relação ao ministro Jobim. Eu acho que Vossa Excelência deveria indagar o ministro Jobim", disse Lacerda. Irritado, Virgílio reagiu: "Eu não sou seu preso, não. Estou aqui como parlamentar. Então, o ministro Jobim mentiu? Não me trate como se eu estivesse pendurado em algum pau de arara, porque não estou". Parlamentares interromperam a discussão sugerindo a convocação de Nelson Jobim à comissão para que o ministro explique a compra das maletas.