sábado, 6 de setembro de 2008

Ministério Público Federal denuncia líder arrozeiro de Roraima por seqüestro e roubo

O prefeito de Pacaraima (RR) e produtor de arroz Paulo César Quartiero foi denunciado esta semana pelos crimes de seqüestro, cárcere privado, roubo e dano qualificados. Ele é acusado de ter ordenado a invasão a uma missão religiosa nas proximidades da Vila Surumu, dentro da terra indígena Raposa Serra do Sol , em Roraima, no dia 6 de janeiro de 2004. Segundo a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Quartiero coordenou a ação que resultou na destruição de bens e no seqüestro de três padres que estavam no local. Em nota, a Procuradoria relata que os sacerdotes Ronildo Pinto de França, João Carlos Martines e César Alvallaneda permaneceram presos por dois dias sob a vigilância de pessoas ligadas a Quartiero. Conforme o Ministério Público Federal, a ação criminosa foi planejada para forçar autoridades a implementar a demarcação em ilhas da Raposa Serra do Sol. Posteriormente, em abril de 2005, o governo homologou a reserva com 1,7 milhão de hectares em área contínua e determinou a saída de todos os não-índios, condicionada ao pagamento de indenizações. Entretanto, alguns produtores de arroz se recusaram a deixar as fazendas e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal. Quartiero nega a autoria das ações e se diz perseguido pelos procuradores federais. "Tem duas páginas e meia de processos contra mim no Ministério Público. Eu tento me defender na medida em que posso, mas eles me processam com dinheiro público e eu tenho que gastar do meu bolso para contestar", afirmou o prefeito. "Se aparece uma mulher gorda em Boa Vista, falam que a culpa é minha", ironizou ele. De fato, é inacreditável que o Ministério Público Federal se lembre agora de apresentar uma denúncia com fatos que aconteceram há mais de quatro anos e meio. Algo de muito errado existe aí.