domingo, 28 de setembro de 2008

A morte de Paul Newman, a última grande estrela do século 20

Paul Newman, um das últimas grandes estrelas do século 20, morreu na sexta-feira em sua casa, em Westport, Connecticut, aos 83 anos, de câncer no pulmão. O ator estava ao lado de sua esposa Joanne Woodward, também atriz, e de suas cinco filhas, em sua fazenda perto de Westport, Connecticut. Ele atuou em mais de 65 filmes em mais de 50 anos, com graça, inteligência e bom humor que o tornou uma lenda. Paul Newman foi um ator intelectual, um estudante apaixonado da arte. Em maio de 2007 ele desistiu de atuar. "Eu não sou capaz de trabalhar mais, não no nível em que eu quero. Você começa a perder sua memória, você começa a perder sua confiança, você começa a perder sua invenção. Então eu acho que o livro fechou para mim", disse ele. Em agosto, o ator pediu a sua família que o levasse para casa para morrer. Newman havia recebido vários tratamentos de quimioterapia no Hospital de Nova York. Paul Newman estrelou filmes como "Butch Cassidy" (1969) e "A Cor do Dinheiro" (1986). Com este último ganhou o Oscar de melhor ator.