quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Garibaldi Alves e José Agripino batem boca no plenário do Senado Federal sobre derrota de petista em Natal

Os senadores Garibaldi Alves (PMDB-RN) e José Agripino Maia (DEM-RN) trocaram farpas nesta terça-feira no plenário do Senado Federal durante debate sobre a vitória da candidatura de Micarla de Souza (PV) à prefeitura de Natal (RN). Em lados opostos na disputa municipal, Garibaldi Alves acusou Agripino de tripudiar sobre os derrotados, uma vez que a candidata apoiada pelo peemedebista e pelo presidente Lula, Fátima Bezerra (PT), perdeu para Micarla. "Tripudiar sobre os vencidos não é o melhor caminho para os vencedores, nem faz parte do perfil de Vossa Excelência, que tem caráter moderador", disse Garibaldi Alves. O presidente do Senado reagiu ao discurso do senador democrata no qual Agripino disse que a população de Natal fez a opção pela candidata da oposição, mesmo com a presença do presidente Lula na campanha de Fátima Bezerra. O democrata subiu à tribuna nesta terça-feira para reagir às críticas de Lula, disparadas durante comício da candidata petista à prefeitura de Natal, no final de setembro. Lula atacou Agripino durante o comício, sem citar o seu nome, dizendo que o cidadão que coordenava a campanha de Fátima fazia "o jogo sujo da política nacional". No discurso, o presidente ainda afirmou que sua ida a Natal era um "ajuste de contas". "Fizeram da minha vida um inferno no primeiro mandato e eu nunca levantei a voz. Esse cidadão que coordena a campanha da adversária de Fátima fez mais do que oposição a mim. Ele transformou em ódio o que a gente fazia, mas eu sabia que esse dia chegaria", disse Lula na ocasião, ao pedir votos para o PT. Agripino disse que preferiu responder aos ataques da tribuna do Senado, mesmo o tema sendo regional: "Enquanto eu for líder do meu partido, não vou permitir que me intimidem, nem lá nem aqui. Não tenho nenhum Waldomiro Diniz nas minhas costas, nenhum mensaleiro". José Agripino negou que seu objetivo tenha sido tripudiar sobre os aliados de Fátima, como afirmou Garibaldi: "Eu não estou tripudiando de vitória nenhuma. Quem ganhou as eleições foram os candidatos. Mas o que foi feito em Natal foi uma tentativa de me tirar da vida pública, orquestrada pelo presidente Lula".