segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Financiamento das campanhas a prefeito ficou escondido em 36% das doações

A prática de doações ocultas de campanha se disseminou pelo Brasil, aponta levantamento feito nas prestações de contas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Dos R$ 115 milhões arrecadados pelos prefeitos eleitos nas 26 capitais brasileiras, R$ 41 milhões (36%) têm origem desconhecida. Para camuflar a identidade dos doadores, os partidos recorrem a uma brecha na legislação. Em vez de injetarem recursos diretamente nas contas dos candidatos, as empresas fazem suas contribuições aos partidos, que as repassam às campanhas. Assim, as prestações de contas feitas após as eleições registram os diretórios partidários como a origem dos recursos, e não os doadores. O artifício foi utilizado em pelo menos 17 das 26 campanhas vitoriosas nas capitais. Pelo menos sete partidos de diversas correntes políticas (PT, PMDB, PSDB, DEM, PV, PSB e PCdoB) utilizaram esta “burla”. Micarla de Souza (PV), eleita em Natal, foi quem mais usou proporcionalmente do expediente: 87% de sua arrecadação foi proveniente do diretório estadual do partido no Rio Grande do Norte. Só é possível saber os responsáveis por 13% do financiamento de sua campanha. Em São Paulo, o comitê do DEM arrecadou R$ 34,4 milhões, sendo R$ 17,6 milhões provenientes dos cofres do partido. Desses recursos, R$ 29,7 milhões foram para a campanha de Gilberto Kassab. A campanha de Marcio Lacerda (PSB), eleito em Belo Horizonte com o apoio do PT e do PSDB, foi turbinada com R$ 9,1 milhões saídos dos cofres do partido. Os recursos injetados pelos diretórios municipal, estadual e nacional do partido representaram mais da metade (52%) do total doado. Mesmo comportamento teve Eduardo Paes (PMDB) no Rio de Janeiro, que recebeu do partido R$ 5,2 milhões de R$ 11,4 milhões (45,6%) gastos por ele. Com contribuições de mais de R$ 33 milhões às candidaturas dos prefeitos eleitos nas capitais brasileiras, as empreiteiras e os bancos foram os principais doadores da campanha deste ano.

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