domingo, 7 de dezembro de 2008

Ingrid Betancourt agradece ajuda do Brasil e chama Lula de irmão

A ex-candidata à presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, encontrou-se na sexta-feira em São Paulo com o presidente Lula para agradecer a participação do Brasil nas negociações que terminaram na sua libertação, em julho deste ano. A franco-colombiana foi resgatada em uma operação militar organizada pelo governo de Álvaro Uribe, após ter sido mantida refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, organização terrorista e traficante de cocaína) por cerca de seis anos. Na saída do encontro, Ingrid Betancourt disse que considera Lula "um irmão". O presidente Lula condenou a ação das Farc e disse que a organização não vai conseguir impor seus ideais políticos com ações violentas. "Não se ganha eleição seqüestrando as pessoas", afirmou ele. Ingrid Betancourt disse que 2008 foi um ano ruim para as Farc e que este é um bom momento para o grupo refletir sobre os reféns. "Não há justificativa política para se manter os reféns", afirmou ela. Ingrid Betancourt disse que não pretende voltar à política na Colômbia e que vai lançar um livro de memórias para contar as experiências vividas nos seis anos em que esteve presa na selva. "Eu ainda não tive tempo de pensar no que eu quero fazer, mas sei o que eu não quero. Eu não quero fazer parte da política colombiana. Ainda falta muito tempo para a política que eu sonho, com valores, venha a existir. Ficarei fora de circuito por pelo menos seis meses para escrever um testemunho".

Nenhum comentário: