segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Recuperação judicial de empresa gaúcha é considerada inédita no País

Depois de mais de dois anos de tramitação, foi concluído com êxito o processo de recuperação judicial da empresa Recrusul, de Sapucaia do Sul, pioneira na fabricação de carrocerias frigoríficas. O Juiz de Direito Fábio Vieira Heerdt, que conduziu o processo, afirma tratar-se da única grande recuperação judicial no Brasil que deu certo. "Foi cumprido o plano traçado e o pagamento dos créditos trabalhistas, quirografários, com garantia especial e até mesmo dos fiscais. Durante o processo, o plano foi alterado, conforme sentença de encerramento, em assembléias-gerais, para correção de rumos e não-decretação da falência”, informa o juiz Fábio Vieira Heerdt. Na última terça-feira, o magistrado fez o anúncio oficial do encerramento do processo na sede da empresa, diante dos diretores e dos cerca de 200 funcionários. Emocionado, lembrou do início do processo e da visita que fez às instalações da fábrica: "Quando fui ler sobre a Recrusul, disse para minha consciência, há uma história de vida aqui. Há um Brasil que deu certo. Há homens, há mulheres, há crianças. Há sonhos. Há vidas. Há dignidade, há sofrimento. Há algo que não cabe nas macilentas e frias folhas dos autos do processo. Há algo que os advogados não conseguem expressar e o juiz não saberá sentir. Por isso, tenho que ir até lá. Tenho de cheirar o perfume do aço, tenho de ver brotar o suor do rosto dos trabalhadores, tenho de conhecer o entusiasmo dos engenheiros", recordou ele. O juiz demonstrou grande emoção. Ele conta: “Dois anos depois, uma funcionária do Foro irrompeu no em seu gabinete e disse: ‘Quero agradecer. Hoje meu marido, depois de um ano de depressão e desemprego, fardou seu uniforme, fez a barba e disse: mulher, faz minha marmita que hoje vou trabalhar, o juiz mandou reabrir a fábrica!" A Recrusul foi pioneira no emprego do poliuretano para confecção de carrocerias e semi-reboques revestidas de fibra de vidro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso comprova que ainda há juízes no Rio Grande do Sul, com verdadeiro sentido de Justiça