domingo, 21 de dezembro de 2008

Repsol vende rede de postos no Brasil à AleSat por US$ 55 milhões

A petrolífera espanhola Repsol anunciou na sexta-feira a venda de sua rede de distribuição de combustíveis à AleSat. O negócio foi fechado por US$ 55 milhões, e prevê a aquisição da rede dos 327 postos de bandeira Repsol, infra-estrutura comercial, logística, além dos negócios complementares das lojas de conveniência, vendas diretas e asfaltos. Na quarta-feira passada a companhia comunicou a venda da refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro, ao grupo Grandiflorum. A refinaria já não operava há dois anos, e as instalações eram usadas para a distribuição de combustíveis. Em comunicado, a Repsol alega que o negócio faz parte de um plano de venda de ativos de distribuição não integrados em países como Chile, Equador e Brasil. Tal processo já possibilitou à empresa arrecadar US$ 310 milhões. A Repsol informa ainda que vai priorizar as atividades de exploração e produção no Brasil. Atualmente, a empresa tem 14 mil barris/dia de produção, em função da participação de 10% no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos, que é controlado pela Petrobras. A petrolífera vai apostar na perspectiva que tem com a concessão de 24 blocos adquiridos nas rodadas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), dos quais é operadora em 11 deles. A Repsol tem, inclusive, participação nos campos de Carioca e Guará, na camada pré-sal da bacia de Santos. É o segundo negócio da Ale este ano. Em setembro, havia comprado a rede Polipetro, com 130 postos na região Sul do País. A Ale é a quinta maior distribuidora do País, com 1.300 postos espalhados em 21 Estados.

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