quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sobrevivente do campo de concentração de Sobibor vai ao julgamento do nazista Demjanjuk

Thomas Blatt, um dos poucos sobreviventes do campo de extermínio nazista de Sobibor, situado na atual Polônia, ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, aos 82 anos de idade, hoje vivendo nos Estados Unidos, é testemunha-chave no julgamento do nazista John Demjanjuk, acusado de cumplicidade na morte de pelo menos 29 mil judeus como vigia em Sobibor. Ele decidiu comparecer ao julgamento e explica: “Vou ao julgamento porque, quando escapei de Sobibor, prometi a mim mesmo que, se sobrevivesse, faria tudo para contar a história do campo. É o que estou fazendo. E sei que Demjanjuk sabe muita coisa, pois ele estava diretamente envolvido no Holocausto. Ele nega ter estado ali, diz que nunca foi vigia em Sobibor, mas foi sim. Não me importa se ele está ou não na cadeia, mas me importa que diga a verdade. E a verdade é que ele era guarda em Sobibor. Sobibor não era um mero campo de concentração. Sobibor era um campo de extermínio. Lá, os guardas eram simplesmente assassinos. Num campo de concentração, um guarda era um guarda responsável por evitar que as pessoas fugissem. Mas em Sobibor eles eram simplesmente assassinos”. Thomas Blatt afirma que os guardas de Sobibor eram sádicos: “Eu disse que eram sádicos e que alguns fugiram de Sobibor. Mas Demjanjuk não fugiu. Ele esteve lá durante todo o tempo com os nazistas. Os guardas eram muito sádicos. E tínhamos mais medo dos guardas que dos alemães. Tenho certeza de que ele era um guarda. É minha obrigação dizê-lo. E ele deveria dizer para que Sobibor servia”.

Um comentário:

Roberto Fraga disse...

Uma página da história que permanecerá aberta para sempre