quarta-feira, 3 de junho de 2009

FAB vai investigar se mudança de altitude de Airbus da Air France foi determinante para desastre

A FAB informou nesta quarta-feira que a investigação sobre o que ocorreu com o vôo 447 da Air France irá apontar se a mudança de altitude do Airbus A330-200 foi determinante ou não para o sumiço do aparelho. Pilotos do AF 447 não seguiam a altitude prevista em seu plano de vôo quando a aeronave foi registrada pela última vez pelo radar de Fernando de Noronha, às 22h48 (horário de Brasília) do domingo. O plano de vôo previa que o Airbus deveria subir de 35 mil pés (10,7 quilômetros) para 37 mil pés (11,3 quilômetros) depois de passar pelo ponto virtual Intol (565 quilômetros ao norte de Natal). O avião, porém, se manteve a 35 mil pés à frente do ponto, segundo informou a FAB no dia do acidente. O coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB, informou que a aeronave pode mudar seu plano de vôo dependendo de eventos como turbulência, desde que solicite para subir ou descer. Aeronaves equipadas com radares e infravermelho devem manter as buscas durante toda a madrugada para tentar encontrar mais material do Airbus. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, os destroços são indicativo certo de que o avião caiu no mar.

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