domingo, 28 de junho de 2009

Mafia do lixo internacional age no Rio Grande do Sul e São Paulo

O Rio Grande do Sul e São Paulo entraram para a história do tráfico internacional de lixo. A “máfia do lixo” internacional enviou para o Brasil o total de 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo industrial, tóxico e domiciliar. Os destinos no Brasil: porto de Rio Grande (RS) e porto de Santos (SP). Dos 64 containeres, 40 foram retidos em Rio Grande, 8 foram parados na estação aduaneira de Caxias do Sul e 16 no porto de Santos (SP). O Ministério Público Federal e a Receita Federal investigam o caso do lixo que veio da Inglaterra. Na documentação entregue nas alfândegas dos referidos portos, consta que a carga seria de polímero de etileno e de resíduos plásticos, que deveriam ser usados na indústria de reciclagem. No entanto, além de sacolas plásticas, havia papel, pilhas, seringas, banheiros químicos, cartelas vazias de remédios, camisinhas, fraldas, tecido e couro, dentre outros. A carga partiu do porto de Felixstowe, um dos maiores da Inglaterra. Antes de chegar ao Brasil, o navio passou pelo porto de Antuérpia, na Bélgica. As investigações apontam que o lixo foi enviado por uma exportadora inglesa. Os navios chegaram ao Rio Grande do Sul entre fevereiro e maio. O material levado ao Rio Grande do Sul tinha como destino uma empresa de Bento Gonçalves. Cinco empresas (quatro com sede no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo) importaram o lixo. Cada uma foi multada em R$ 408 mil pelo IBAMA. No Rio Grande do Sul uma “Força Tarefa” composta pelo Ministério Público de Contas (MPC) e Ministério Público do Estado investiga uma denúncia sobre lixo industrial enterrado em “centrais de resíduos” em cidades gaúchas. Há muitos meses Videversus tem insistentemente falado que precisa ser aberta a famigerada Vala 7, da Utresa, em Estância Velha, onde há contêineres inteiros enterrados, sem que se conheça o conteúdo dentro deles. Há denúncia ainda de que essa vala contenha milhares de galões com o óleo ascarel, considerado carcinogênico. A Lei Ambiental brasileira é clara em estabelecer também a responsabilidade das empresas depositantes do lixo ilegal nos aterros, mas até agora apenas o engenheiro Luiz Ruppenthal, ex-controlador da Utresa, foi condenado. Recentemente o Ministério Público de Contas protocolou a Representação MPC nº 008/2009, dirigida ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, requerendo auditoria operacional extraordinária na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM), órgão estadual responsável pelo meio ambiente do Rio Grande do Sul e pela concessão de licenças ambientais para empreendimentos que enterram lixo industrial. Mas, a coisa chegou a um nível tal que é preciso que também entrem na investigação o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, porque são candentes os indícios da presença de máfias italianas atuando na área do lixo no Rio Grande do Sul.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em 27 junho às 6 hs ouvi no radio as primeiras noticias..corri para o PC de minuto em minuto novos sites divulgavam
Entrei em varios blogs, enviei emails para conhecidos 'ícones' da preservação da natureza e "famosos" que eu tinha em boa conta (Min Carlos MInc; Sen. Cristóvan Buarque, Ver Aspasia Camargo; Ver Sirkys etc para sentir repercussão de tamanha catastrofe MORAL (ninguém me respondeu exceção feita ao Ver Alfredo Sirkys...
nem tinham tomado ainda conhecimento do "tsunami que o Brasil essa eterna colonia do mundo ENFRENTA". Disse que ia mandar uma nota pro Gabeira, pro Minc, para acompanhar o desenrolar. São os termos que escrevi para eles: 'SÃO OS ÚLTIMOS a saber..magina eu aqui-zinha, VOCES LÁ-ZÃO..Estão pisando na minha cidadania, chamando meu país de latrina/esgoto do mundo, minha familia de panacas / trouxas / palhaços de carteirinha...Dos verdes?? nenhum comentário, do Greenpeace?? eca!!!já deveriam estar nas ruas, na porta dos consulados COBRANDO EXPLICAÇÕES..EU FAZIA OS POLITICOS BRASILEIROS - todos, sem distinção - lamber os brinquedos usados e dar para seus filhos e netos .. da bofetada moral que recebi na cara, todos merecem 100.000 na bunda, de açoite, em praça pública, depois receber uma cusparada em cima da ferida.. Acompanhar o desenrolar? ridiculo...vces tinham de pilotar, estar na vanguarda dos fatos, divulgar minuto a minuto. De informar a mim...NÃO EU A VOCES. TÁ TODO MUNDO NUMA BOA!!!CIDADANIA EU QUERO UMA PRA VIVEER!!