terça-feira, 30 de junho de 2009

Senador Tião Viana diz que recebeu oferta de empréstimo de Agaciel Maia

O senador Tião Viana (PT-AC) afirmou nesta segunda-feira que recebeu uma oferta de empréstimo do ex-diretor-geral do Senado Federal, Agaciel Maia. O petista afirmou que recebeu oferta de ajuda em dinheiro de Agaciel Maia e ouviu dele a afirmação de que costumava fazer empréstimos a senadores "a fundo perdido", sem a necessidade de devolução. O senador está em São Paulo acompanhando o tratamento de saúde de um familiar e deve retornar ao Congresso nesta terça-feira. Segundo ele, a oferta ocorreu durante a tentativa do petista de cancelar um plano de previdência. "Eu tinha dois planos de previdência. Um da Universidade Federal do Acre e outro do Senado. Como naquela época minha mulher, que é arquiteta, estava praticamente sem trabalho, o pagamento ao Senado, cerca de R$ 1,3 mil por mês, ficou pesado. Fui ao Agaciel Maia pedir para suspender esse pagamento. Ele me disse que poderia pagar o plano para mim, como fazia com outros senadores a quem concedia empréstimos a fundo perdido. Não aceitei", afirmou Tião Viana. Ex-integrantes da Mesa Diretora do Senado já confirmaram que era uma prática comum do ex-diretor-geral recolher assinaturas individuais dos senadores que compõem o órgão para transformar decisões administrativas em conjunta. A suspeita de senadores é que os documentos tenham sido transformados em atos secretos.

Nenhum comentário: