terça-feira, 11 de agosto de 2009

Receita Videversus – Faça um quiche integral de palmito com receita da chef de cuisine Simone Nejar


Hoje, 11 de agosto, é Dia do Advogado, e eu me sinto emocionada por comemorá-lo depois de quase uma década trabalhando como servidora pública em um órgão que não valoriza nem respeita os bons funcionários que tem. Perdem os funcionários, perde o serviço público, perde a sociedade. Mas, tenho esperança de que dias melhores virão para a Justiça. Ontem fui à Justiça Federal e saí de lá encantada com o excelente atendimento que recebi: não havia filas, nem senhas, nem me mandaram de um lado para o outro sem resolver o meu problema; funcionários satisfeitos, todos concursados (atenção, concursados, e não CCs, cargos em comissão, parente deste ou daquele), sorridentes, dando o melhor de si porque o Tribunal em que trabalham efetivamente lhes proporciona uma boa qualidade de vida. Saí de lá pensando que nem tudo está perdido. Quem sabe um dia o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, se torne um pouquinho parecido e assimile os conceitos da Justiça Federal. Rezo por isso, e comigo sei que fazem coro todos os colegas advogados. A data de 11 de agosto surgiu como homenagem aos profissionais da advocacia, devido à criação do primeiro curso de Direito do Brasil, através da Faculdade de Direito de São Paulo, em 1º de março de 1828, com um decreto assinado por D. Pedro I. Ela fica no maravilhoso Largo São Bento, bem no centro de São Paulo. Dispõe o atual Estatuto da Advocacia que “o advogado é indispensável à administração da justiça, e no seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social”. O advogado, portanto, é o guardião das liberdades individuais, prestador de serviço ao Estado Democrático de Direito e, como tal, um sagaz defensor da Constituição. A receita de hoje é uma deliciosa quiche integral de palmitos, que eu carinhosamente dedico ao melhor advogado deste País. Falo de Luiz Francisco Corrêa Barbosa, um homem que luta pelo cumprimento das leis acima de tudo, doa a quem doer. Se alguém um dia perguntar se eu tenho um herói, alguém que eu admire e procure seguir o exemplo, este alguém é Luiz Francisco Corrêa Barbosa. E é para ele que eu dedico esta quiche, pois seguindo os seus passos eu tento melhorar a cada dia como pessoa e como profissional do Direito. Para a massa, vamos misturar 100 g de manteiga à temperatura ambiente com duas gemas, uma colherinha de sal e 200 g de farinha de trigo integral. Não convém compactar muito a massa. Vamos forrar uma forma de torta e levar a massa à geladeira enquanto preparamos o recheio. Precisamos de um vidro pequeno (180g) de palmitos cortados em rodelas (não despreze o líquido), uma lata de creme de leite gelado (sem o soro), um ovo, duas colheres de sopa de farinha de trigo, meia xícara de molho de tomates, uma cebola pequena picada, páprica doce e uma colher de sopa cheia de manteiga. Fritamos a cebola na manteiga. Liquidificamos o caldo dos palmitos com o molho de tomate e a farinha. Colocamos na panela junto com a cebola, e agregamos os palmitos e a páprica. Por último, colocamos o creme de leite sem o soro e o ovo. Mexemos e despejamos sobre a massa reservada, levando ao forno quente por meia hora. Para desenformar, é preciso deixar esfriar um pouco. Desejo um Feliz Dia a todos os colegas advogados, e que cada vez mais nossa profissão tenha o respeito que merece.

Nenhum comentário: