quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rolls Royce surpreende no Salão do Automóvel de Frankfurt

No Salão do Automóvel de Frankfurt, esta semana, surge a resposta da Rolls Royce Motor Car à pior recessão em décadas: seu novo modelo Ghost, ao preço de US$ 245.000,00. Embora o Ghost tenha os mesmos detalhes interiores feitos à mão e o famoso ornamento na grade frontal, o carro, um pouco menor, custa cerca de 30% menos que o modelo Phantom, ícone da montadora britânica que sai por US$ 380.000. A empresa agora enfrenta um problema: como aumentar as vendas sem diluir o caráter de exclusividade da marca. "É óbvio que eles estão ativamente tentando aumentar o volume, mas não ao ponto de comprometer a marca", disse Paul Newton, um analista da indústria automotiva na IHS Global Insight, de Londres. O lançamento do Ghost ocorre em um momento delicado. A Rolls Royce vendeu um recorde de 1.212 Phantoms no ano passado. Mas, como a recessão também atingiu os superricos, as vendas despencaram 34% no primeiro semestre deste ano. Ao mesmo tempo, a Rolls enfrenta crescente competição no patamar um pouco mais baixo de seus carros mais caros vindo da Bentley, marca que pertenceu à mesma família antes de a Rolls Royce PLC vender o negócio de motores para a Volkswagen AG e a marca Rolls Royce para a BMW, dez anos atrás. Sob o controle da Volks, a Bentley lançou a primeira de sua linha de carros de luxo Continental seis anos atrás, com preços de US$ 150.000 a US$ 200.000. Desde então, as vendas da Bentley decuplicaram e chegaram a mais de 10.000 carros em 2007, antes de cair para 7.600 do ano passado. Mas, o sucesso do Continental deu ênfase ao mercado disponível no nicho acima da Porsche e da Mercedes-Benz, mas abaixo da Rolls Royce.

Nenhum comentário: