terça-feira, 3 de novembro de 2009

Exportações para os Estados Unidos crescem, mas câmbio faz Brasil perder mercado

As vendas de produtos brasileiros para os Estados Unidos cresceu 17,6% em outubro em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em relação a outubro de 2008, porém, houve uma queda de 30,6%. Apesar do aumento ante setembro, o secretário Welber Barral disse que o Brasil perdeu espaços que tinha antes da crise em mercados tradicionais como os Estados Unidos e também na América Latina. Um dos motivos para isso foi a apreciação do real, que tornou os produtos brasileiros mais caros. "O mercado americano agora é muito mais competitivo. Perdemos mercado por conta da crise e não estamos conseguindo recuperar de forma acelerada. Uma das razões é câmbio", afirmou. Segundo Barral, a perda de mercado brasileiro nos Estados Unidos não foi proporcional à sofrida por outros países emergentes. A recuperação no mês de outubro foi puxada principalmente pela venda de combustíveis e máquinas e equipamentos. "Precisamos investir mais no mercado dos Estados Unidos e aproveitar a recuperação da economia norte-americana", completou. Já as exportações para a China caíram 19,6% em outubro em relação a setembro.

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