segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gravações mostram esquema de mesada para parlamentares no Distrito Federal

A operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, que revelou um esquema de distribuição de mesada para parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal, revela gravações que mostram que o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, tinha conhecimento e comandava o esquema de distribuição de dinheiro para deputados distritais de sua base aliada. Apenas o secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, foi demitido. Ele fez as gravações depois de assinar um acordo de delação premiada com a Polícia Federal. No depoimento que prestou, o ex-secretário disse que o governador José Roberto Arruda pedia repasses de dinheiro a cada 15 dias para saldar despesas pessoais. Barbosa acrescentou que o desvio de recursos era tanto para enriquecimento pessoal quanto para pagamento da consciência de políticos. Em uma das negociações, segundo o depoimento de Barbosa, um valor de R$ 178 mil foi dividido entre o governador, o vice, Paulo Octávio, o assessor de imprensa, Omézio Pontes, e o chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, ficando 10% restantes à espera de comando. O ex-secretário entregou ao Ministério Público Federal 30 vídeos com imagens de negociações, feitos por ele mesmo, que participava do esquema. Já como colaborador nas investigações, em troca de redução de pena em caso de condenação, Barbosa usou câmeras escondidas. Com autorização da Justiça, gravou diálogos com o governador José Roberto Arruda e com o primeiro escalão do Governo do Distrito Federal. No último dia 21 de outubro, ele conversa com o governador numa reunião que serviria para prestar contas da divisão do dinheiro. E teve o seguinte diálogo:
Arruda - Hoje tem disponível isso aqui?
Durval - Hoje, hoje tem isso aí pra você fazer o que cê quiser, para pagar a missão. Agora, se for no, no, na coisa normal, no dia a dia, no comum, cê teria hoje 400 disponível. Pra entregar a quem você quisesse.
Arruda - Ótimo.
Em um segundo momento, a conversa é com o chefe da Casa Civil, José Geraldo Maciel, em que também acertam a partilha do dinheiro:
Durval - Eu, na sexta-feira, já passo o dele, do Arruda. Já passo o do Arruda inteiro, tá? Aí fica faltando só umas merrecas. Porque merreca é na hora.
José Geraldo - Balduíno e eu temos alguma coisinha aí?
Durval - Tem, tem.
José Geraldo - Só pra eu ter uma idéia, cê tem mais ou menos quanto vai ser? Porque eu quero ver se eu faço um negócio.
Durval - Dá 50 pra cada um.
José Geraldo - É?
Durval - É. Por aí.
Em outro trecho das gravações, José Roberto Arruda quer saber como anda a despesa com políticos:
Arruda - Aquela despesa mensal com político sua hoje tá em quanto?
Ao todo, são 55 minutos de gravação que estão nos autos do processo e comprovam o pagamento de mesada a políticos aliados.

Nenhum comentário: