sábado, 7 de novembro de 2009

PSDB treina cabos eleitorais no Nordeste

Em uma tentativa de diminuir a liderança do presidente bolivariano Lula na região, o PSDB dá início, na semana que vem, a uma série de cursos para formação de 4.500 “multiplicadores” no Nordeste. Com a previsão de gasto de R$ 450 mil, o programa tem como meta o recrutamento e qualificação de mão-de-obra (voluntária ou contratada) para a campanha presidencial de 2010. Sob a coordenação de um cientista político e um consultor de marketing, os futuros cabos eleitorais serão submetidos até a treinamento de técnica de abordagem e persuasão. Promovido pelo Instituto Teotonio Vilela, o programa prevê a realização de 45 cursos no Nordeste. O custo previsto é de R$ 10 mil por workshop, incluindo o pagamento de professores. Seis professores deverão ser contratados para o programa, com uma remuneração de R$ 2.000,00 por aula. Cada workshop consumirá um dia. Com uma carga de 10 a 12 horas, o curso será dividido em dois blocos: o político e o de marketing. Responsável pela organização do bloco de marketing de relacionamento, o consultor Luiz Fernando Leitão explica que a intenção é aplicar as técnicas de mercado à política. “Vamos adaptar o modelo de SRM (Gerenciamento de Relacionamento) ao voluntariado do PSDB”, adiantou Leitão. Ainda segundo ele, os multiplicadores receberão um “check list”, um passo a passo para aproximação com eleitor, a exemplo do praticado entre empresa e clientes. Entre as dicas, é procurar o eleitor em seu aniversário. O programa inclui aulas sobre marketing de rede, com exploração de ferramentas da internet e de banco de dados. A cargo do cientista político e presidente do ITV (Instituto Teotonio Vilela) de Pernambuco, André Regis, o módulo político apresentará, além de fundamentos da social-democracia e realizações do PSDB, uma biografia dos governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves.

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