sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sarney defende extradição do terrorista Battisti e diz que Lula deveria seguir decisão do Supremo

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta quinta-feira a extradição do terrorista Cesare Battisti e disse que o presidente bolivariano Lula deve cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal, apesar de o tribunal ter deixado para o petista definir se o italiano deve efetivamente ser extraditado. Na opinião de Sarney, o Supremo agiu corretamente ao interpretar que Battisti deve ser extraditado. Apesar de afirmar que Lula tem "liberdade" de cumprir ou não a extradição, Sarney disse que sua decisão deve estar respaldada pelo Supremo. "Ele é o chefe da Nação, ele deve praticar esse ato. Mas, para praticá-lo, deve estar respaldado por uma decisão do Supremo Tribunal", afirmou. Sarney se mostrou favorável à extradição do terrorista Cesare Battisti por considerar que o italiano não cometeu crime político para ter o refúgio mantido no Brasil. "Eu tenho minhas dúvidas quanto à existência de crime político do senhor Battisti. Do que tenho lido, me parece que se trata de crime comum. Quando o Supremo deu a extradição, cumpriu pedido do tribunal italiano. Eu acredito que o pedido de extradição feito pelo tribunal da Itália, e o Supremo concedendo, se tratando de crime comum, ele devia ser extraditado", afirmou. Na opinião do presidente do Senado, decisão do Supremo deve ser cumprida em todas as circunstâncias.

Nenhum comentário: