quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sarney diz que cumprimento de normas democráticas pela Venezuela preocupa Mercosul

O presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quarta-feira que a polêmica em torno do ingresso da Venezuela no Mercosul é "página virada". Sarney, no entanto, disse que agora surge uma preocupação com o cumprimento pelo governo venezuelano das normas democráticas do bloco econômico. Na avaliação de Sarney, o tema foi debatido exaustivamente pelo Câmara e pelo Senado e não há mais espaço para questionamentos se a adesão é correta ou não. "Foi uma decisão tomada pelo Congresso, numa longa discussão, de maneira que eu acho que é página virada. Eu sempre tive um ponto de vista que eu acho que a cláusula democrática em relação à Venezuela preocupa muito a todos os integrantes do Mercosul", afirmou. Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), apesar das restrições pessoais a Chávez, o país não pode ser penalizado por desejar integrar o bloco econômico. Simon é o moderno Chamberlain, que se dobrou para Hitler, assinando um tratado que foi chamado por Winston Churchill de traição à liberdade, à democracia e a Inglaterra. E a história sabe que Churchill tinha razão. Pedro Simon faz de conta que não vê....

Nenhum comentário: