quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Guido Mantega diz que inadimplência não preocupa e pede a bancos que emprestem mais

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o aumento da inadimplência das empresas e famílias brasileiras em janeiro e fevereiro é um movimento normal para esta época do ano. A pesquisa de crédito do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira, mostrou que a inadimplência das pessoas físicas atingiu 8,3% dos financiamentos, o maior patamar desde maio de 2002. Outro levantamento, da Serasa, mostrou nesta quinta-feira que a inadimplência nas empresas subiu 12,5% em janeiro em relação a dezembro de 2008. Na pesquisa do Banco Central, este aumento foi de 11%. "Eu não vi a inadimplência super alta. Eu vi uma pequena elevação. É normal que em janeiro e fevereiro haja isso. Você tem vencimentos de pagamentos de IPTU, IPVA. Isso não significa nenhuma deterioração importante da economia brasileira", afirmou o ministro. Só porque ele quer. No momento, mais de 150 mil carros já foram retomados de seus compradores no País por falta de pagamento, e esta cifra continua aumentando de maneira violenta. Os empréstimos consignados, que pareciam completamente garantidos para os bancos, estão ameaçados, por causa da onda de demissões. Apesar disso, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, também afirmou que o indicador de inadimplência se encontra em um patamar baixo e considerado normal pelo governo.

Michel Temer vai acumular presidência da Câmara e do PMDB para impedir disputa no partido

O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP), pretende manter-se no comando do PMDB, mas afastar-se temporariamente da linha de frente do partido. A idéia é transmitir a presidência do partido por tempo indeterminado para a deputada federal Íris Araújo (PMDB-GO), primeira-vice-presidente do partido e mulher do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). A decisão afasta disputas internas no partido e tenta consolidar a legenda para as eleições de 2010. Na prática Temer preservará o comando do partido, mas não terá de responder por questões burocráticas. O objetivo é que ele retome a legenda sempre que necessário, quando houver impasses envolvendo nomeações e indicações ou críticas, como ocorreu recentemente com a entrevista do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Fatah e Hamas fecham acordo de reconciliação

Os grupos rivais palestinos, Fatah e Hamas, anunciaram nesta quinta-feira que fecharam um acordo de reconciliação que inclui a formação de um governo de unidade nacional até o fim do próximo mês. "Este é um dia histórico. Começamos um novo capítulo de unidade e reconciliação", disse o ex-premiê Ahmed Korei, do Fatah. Ele disse que foi acertada a formação de cinco comitês conjuntos entre os grupos rivais. Um deles terá a missão de formar um governo de unidade que venha a ser aceito pela comunidade internacional. Os outros vão tratar de temas como segurança, reconciliação nacional, eleições e o futuro da ZLP (Organização para a Libertação da Palestina). Em tese, as atividades dos comitês terminam com a implementação do governo no próximo mês. As negociações para o acordo entre os dois grupos foram mediadas pelo Egito. Mais de dez facções palestinas, incluindo a organização terrorista Hamas e o Fatah, foram convidadas para participar das conversas no Cairo nesta quinta-feira. Na quarta-feira, o Hamas resolveu libertar prisioneiros pertencentes ao Fatah e o Fatah, prisioneiros do Hamas. Ou seja, os palestinos estavam prendendo palestinos por questões político-ideológicas.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Corpo de Sérgio Naya é liberado pela polícia e segue para Minas Gerais

O corpo do ex-deputado federal Sérgio Naya (PP-MG), de anos 66, foi liberado pela polícia de Ilhéus (BA) para seguir para Laranjal (MG), onde será velado e enterrado. Naya foi encontrado morto no sábado, por volta das 16 horas, deitado em uma cama do hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus, onde estava hospedado. Segundo o hotel, foi o motorista que acompanhava Naya em Ilhéus que sentiu a falta do ex-deputado no café da manhã e depois no almoço. O motorista procurou a gerência do estabelecimento, que foi até o quarto onde estava o ex-deputado. Naya ficou conhecido com o desabamento do edifício Palace 2, na Barra da Tijuca, no dia 22 de fevereiro de 1998. O desabamento matou oito pessoas e deixou 150 famílias desabrigadas. Naya era o dono da Sersan, empresa que construiu o edifício. No início, Naya tentou culpar os moradores por uma eventual sobrecarga que teria causado o desabamento. Mas o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do Rio de Janeiro apontou “erro grosseiro no dimensionamento” de pilares e afirmou que Naya era o responsável pela obra. Um parecer técnico da Justiça do Rio de Janeiro também apontou erros básicos na execução do prédio, como a presença de umidade e pedaços de mármore soltos na estrutura, pilares com estufamento e corrosão, revestimentos com placas soltas e infiltrações. Nos dois meses seguintes, o empresário teve o mandato de deputado federal cassado e suas contas bancárias bloqueadas pela Justiça. Acabou, contudo, absolvido em processo judicial que o apontava como réu do crime de responsabilidade pelo desabamento do Palace 2.

Europa fecha acordo sobre regulação financeira antes da cúpula do G20

Os líderes das principais economias européias chegaram a um consenso neste domingo, em Berlim, sobre a necessidade de que a próxima reunião de cúpula do G20 estabeleça o endurecimento da regulação dos mercados, produtos e agentes financeiros, com o objetivo de enfrentar com mais firmeza a crise econômica mundial. A chanceler alemã, Angela Merkel, organizou uma reunião com seus pares da França, Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Holanda para superar os recentes desentendimentos e aproximar posições antes da cúpula do G20, que reunirá no dia 2 de abril, em Londres, os líderes dos principais países industrializados e emergentes. Os presidentes da Comissão Européia, do Banco Central Europeu, do Eurogrupo e da União Européia também participaram do encontro em Berlim. Os líderes europeus concordaram que "todos os mercados, produtos e agentes financeiros, incluindo os hedge funds e outros núcleos privados de capital que possam representar um risco sistemático, devem ser monitorados com a atenção apropriada e submetidos a uma dura regulação". Os hedge funds, altamente especulativos e pouco regulados, aumentaram a instabilidade dos mercados e contribuiram para o aprofundamento da crise mundial. Os líderes também pediram ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que dobre seus recursos disponíveis, "para que possa ajudar seus membros de maneira rápida e flexível quando estes experimentarem dificuldades em sua balança de pagamentos". De fato, não há saída fácil para a economia, em curto espaço de tempo, se não houver uma intervenção forte dos Estados nacionais mais importantes sobre o setor financeiro mundial, que produziu mais de 100 trilhões de derivativos sem lastro. É isto que está detonando a economia real, o mundo da produção.

Opep estuda novo corte de produção do petróleo

O ministro de Energia da Argélia, Chakib Khelil, disse neste domingo que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deve optar por mais um corte na produção de petróleo, como uma tentativa de conter a queda nos preços. A próxima reunião do cartel está marcada para 15 de março em Viena. O ministro disse que a decisão do cartel em setembro de fazer um corte de 4,4 milhões de barris por dia na produção ajudou a evitar que os preços caíssem ainda mais. "Se a Opep não tivesse decidido reduzir a produção em setembro, outubro e dezembro, o barril de petróleo não estaria sendo negociado a US$ 40,00 por barril, mas a US$ 20,00", alertou ele. Khelil advertiu que a comercialização do petróleo a preços muito baixos pode resultar em redução nos investimentos do setor, criando um cenário de oferta insuficiente para atender a demanda quando ela se recuperar em dois ou três anos.

Leia o artigo de Diogo Mainardi na revista Veja – “Sartre do Hamas”

“Hamas, Hamas, os judeus na câmara de gás”. O bordão foi entoado na Holanda, durante uma passeata organizada por grupos de esquerda para protestar contra a batalha de Gaza. Dois parlamentares do Partido Socialista participaram da passeata. O antissemitismo? Foi tomado pela esquerda. Gadi Luzzato Voghera é autor de um ensaio sobre o assunto, "Antissemitismo à esquerda", da editora Einaudi. Professor da universidade de Veneza, judeu e esquerdista, ele comparou a cumplicidade da esquerda européia com o Hamas à cumplicidade da esquerda européia com o stalinismo. Assim como os intelectuais de esquerda, no passado, se recusaram a condenar o totalitarismo de Stalin e o caráter assassino de seu regime, os intelectuais de esquerda, atualmente, acobertam o totalitarismo do Hamas e o caráter terrorista de seu regime - são os Jean-Paul Sartre do Hamas. O antissemitismo de esquerda é camuflado como antissionismo. Para poder colaborar abertamente com os assassinos do Hamas, os antissemitas de esquerda falsificaram a história, associando os terroristas palestinos aos grupos anticolonialistas do século passado ou ao movimento contra o apartheid na África do Sul, como se Israel fosse um império colonial ou um regime segregacionista. Pior: eles igualaram Gaza ao gueto de Varsóvia, como se Israel fosse a monstruosidade nazista. Em nome do antissionismo, a esquerda acolheu alegremente o despotismo do Hamas, o fundamentalismo religioso, a opressão das mulheres e a retórica genocida contra os judeus. De setembro para cá, o antissemitismo de esquerda ganhou o impulso da crise financeira internacional. De acordo com uma pesquisa realizada em sete países europeus, 31% dos entrevistados culparam os judeus pelos desastres da economia mundial. É o retorno em grande escala daquele arraigado preconceito antissemita do judeu agiota, do judeu conspirador, do judeu inescrupuloso, do judeu golpista. Agora é a vez do judeu do subprime, do judeu dos ativos tóxicos, do judeu capitalista. Os novos Protocolos dos Sábios do Sião afirmam que o neoliberalismo é obra de judeus apátridas, como Bernard Madoff, e que só a esquerda pode extirpá-lo, com um vigoroso Pogrom keynesiano de investimentos estatais. A esquerda nem sempre foi assim. Eu, como Tristram Shandy, relato o que aconteceu antes de meu nascimento, quando ainda estava acomodado no útero materno. Passei a gravidez num kibbutz, em Israel. O kibbutz Ashdot Iaakov, pertinho do mar da Galiléia, aos pés das colinas de Golan. Data: 1962. Lá estou eu, boiando no líquido amniótico. Lá está ela, minha mãe, aos 27 anos, grávida de mim, trabalhando na creche do kibbutz. Lá está ele, meu pai, colhendo uvas no vale do Jordão. E lá está ele, meu irmão, aprendendo hebraico na escola. Nenhum deles era - ou é - judeu. O que faziam num kibbutz? Experimentavam a vida comunitária, aquele ideal socializante de irmandade e de partilha dos bens. O ideal socializante, agora, é outro: - Hamas, Hamas, os judeus na câmara de gás.

Marolinha - BNDES não tem como interferir nas demissões da Embraer

O BNDES não tem um instrumento jurídico que lhe permita interferir diretamente na decisão da Embraer de demitir cerca de 20% do seu quadro de funcionários. Também não faz parte do bloco de controle da companhia, apenas no de sua empresa de participações, a BNDESPar, que possui 5,2% do capital da Embraer. Na última quinta-feira, a Embraer anunciou corte de 20% dos 21,3 mil funcionários devido à crise. Os financiamentos do BNDES às exportações da Embraer somaram US$ 8,39 bilhões desde 1997, mas não há uma cláusula contratual que obrigue a empresa a manter empregos. No dia 29 de janeiro, o presidente do banco, Luciano Coutinho, declarou-se contra a criação de uma cláusula desse tipo, que, de acordo com ele, "pode ser contraproducente" para o emprego. Disse também que a instituição está analisando como criar incentivos positivos para o emprego. "É nossa obrigação apoiar a Embraer, assim como todos os eximbanks (bancos de apoio a importação e exportação) apoiam as empresas aeronáuticas de seus países", afirmou. No Brasil, a função de Eximbank é exercida pelo BNDES. "A Embraer é um ativo importante para o País", declarou.

Marolinha - Sindicalistas ameaçam para a Embraer por causa das demissões

Sindicalistas foram ao Palácio do Planalto na sexta-feira pedir a interferência do presidente Lula nas demissões de 4.200 empregados da Embraer, mas acabaram recebidos apenas por um assessor. Eles ameaçam parar a empresa se as demissões não forem revertidas. "Nós achamos que não basta o presidente ficar indignado. Ele tem que tomar uma medida efetiva que exija que a empresa readmita os trabalhadores ou então reestatize a companhia", disse Luiz Carlos Prates, secretário-geral da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas – está confederação pertence ao PSOL). A Embraer anunciou na última quinta-feira a demissão de 4.200 funcionários no Brasil e em mais três países justificando a medida em função da crise financeira internacional. Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Adilson dos Santos, o governo tem como bloquear a situação uma vez que a Embraer recebe empréstimos do BNDES. Santos afirma que se a empresa não voltar atrás na decisão, "nós vamos ter que mobilizar os trabalhadores e parar a Embraer". Santos viu falta de consideração no fato de o presidente Lula não receber os sindicalistas. Lula vai receber a direção da Embraer em Brasília na próxima quarta-feira para discutir os cortes.

Marolinha - Lula sabia de demissões na Embraer desde a última segunda-feira

O presidente Lula sabia desde a última segunda-feira que a Embraer anunciaria uma grande demissão no seu quadro de pessoal. Na quinta-feira, quando a empresa o corte de 4.200 funcionários, Lula se disse indignado com as demissões e comunicou que convocaria uma reunião com ministros para tentar reverter as demissões. As demissões na Embraer foram antecipadas pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo. Segundo Coutinho, a Embraer depende muito do mercado externo e se encontra em situação complicada por conta da crise internacional. No encontro, ele ressaltou que haveria "expressivas demissões". Na própria segunda-feira, Coutinho informou a Lula sobre as demissões na Embraer.

Marolinha – Lula cai na real e admite que agora é tsunami

O presidente Lula considerou, em uma avaliação reservada, que a demissão em massa na Embraer é o pior capítulo dos efeitos da crise financeira internacional no Brasil. Para Lula, o episódio cristalizou, de um lado, que a turbulência não é "marolinha" e já contaminou a economia real; de outro, aponta o desemprego como principal ônus da crise no mercado doméstico. O fechamento de quase 800 mil postos de trabalho nos últimos três meses também reforçou essa imagem: a de que vivemos "a hora do facão", como expressou um auxiliar de Lula.

Organização terrorista libanesa Hizbollah ataca Israel com míssel

A organização terrorista islamista libanesa Hizbollah e duas organizações palestinas, a FPLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina) e o Fatah negaram no sábado que tenham disparado três foguetes Katyusha do sul do Líbano contra o norte de Israel. No atentado uma mulher teve ferimentos leves e foi encaminhada a um hospital em Nahariya. Nenhum grupo assumiu a autoria dos lançamentos, mas, como partiram do sul Líbano, é incontestável a responsabilidade dos terroristas do Hizbollah. A polícia libanesa confirmou o lançamento de projéteis de seu território. Em resposta, o Exército israelense atirou ao menos sete obuses contra os palestinos. Segundo comunicado divulgado pelo governo do Líbano, os foguetes atingiram uma área nas aldeias de Klaile e Mansuri. O premiê libanês, Fuad Siniora, condenou os ataques, assim como a reação do Exército israelense que lançou obuses em retaliação. De acordo com comunicado do governo, "o contra-ataque israelense constituiu uma violação inaceitável e injustificada da soberania libanesa". Por que ele acaba com o poder militar do Hizbollah? Fuad Siniora não passa de um fantoche na chefia do governo libanês.

PMDB orienta Furnas a trocar comando de fundo de pensão

Pela terceira vez em menos de dois anos, o PMDB tenta destituir o presidente e o diretor financeiro do Real Grandeza, fundo de pensão dos empregados da estatal Furnas Centrais Elétricas e de parte dos funcionários da também estatal Eletronuclear. Os dois têm mandato até outubro. A proposta de substituição será votada em reunião extraordinária do conselho deliberativo do fundo de pensão, convocada para a próxima quinta-feira. Furnas é a maior geradora estatal de energia elétrica do País. Com carteira de investimentos de R$ 6,5 bilhões, e 12,5 mil associados, o Real Grandeza é o 11º maior fundo de previdência privada fechada do País. A movimentação para a troca do presidente da fundação, Sérgio Wilson Ferraz Fontes, e do diretor de investimentos, Ricardo Gurgel Nogueira, desencadeou mais uma crise interna na empresa, com protestos diários de aposentados e de ameaças de greve por sindicatos dos eletricitários de vários Estados. O presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, alegou que a empresa não tem sido tratada com o merecido respeito pela administração do fundo de pensão, e que, neste cenário, o ministro Edison Lobão (PMDB-MA) orientou a troca da diretoria executiva. O presidente do conselho deliberativo do fundo de pensão, Victor Albano Esteves, nomeado por Furnas, formalizou a proposta de substituição do presidente Sérgio Wilson Fontes por Eduardo Henrique Garcia, gerente da área financeira de Furnas, que acumularia, interinamente, a diretoria de investimentos. Dois conselheiros, nomeados por Furnas, Ronaldo Neder (titular) e Marcos Vinicius Vaz (suplente) renunciaram aos cargos na quinta-feira. Para o lugar de Neder, a empresa indicou Luiz Roberto Bezerra, chefe-de-gabinete de Nadalutti Filho. Em mensagem aos funcionários, Nadalutti acusou as entidades representantes dos empregados e aposentados, que se opõem à mudança, de desrespeitar o processo "democrático" previsto no estatuto do fundo, que permite aos conselheiros substituir a diretoria executiva no meio do mandato.

Egito abre passagem na fronteira com Gaza por 48 horas

As autoridades egípcias anunciaram no sábado a passagem fronteiriça de Rafah, entre a faixa de Gaza e o Egito, e a manterá aberta até esta segunda-feria. A abertura das passagens permitirá o retorno à faixa de Gaza de vários pacientes que foram tratados fora de Gaza, assim como a travessia ao Egito de jornalistas e delegações humanitárias e médicas que tinham entrado na faixa de Gaza. O posto fronteiriço de Rafah, o único entre o Egito e a faixa de Gaza, foi fechado em junho de 2007, em coordenação com Israel, que na mesma época impôs um bloqueio econômico à região.

Inquérito da Polícia Federal liga Sarney a desvios da empreiteira Gautama

Explodida em maio de 2007, a Operação Navalha caiu no silêncio. Mas, a investigação prossegue. A Polícia Federal continua empilhando provas contra Zuleido Veras, o dono da empreiteira Gautama, que comandava um esquema que fraudava obras públicas. O pedaço ainda inédito do inquérito reúne documentos de arrepiar. Em um trecho do processo, o sobrenome Sarney aparece com toda força. Entre as obras esquadrinhadas pela Polícia Federal está a ampliação do aeroporto de Macapá (AP). Foi licitada pela Infraero no final de 2004, depois de um pedido de José Sarney a Lula. Eleito senador pelo Amapá, o maranhense Sarney tem em Macapá, a capital do Estado, seu principal reduto eleitoral. A Gautama, construtora de Zuleido, sagrou-se vitoriosa na licitação da Infraero, acusada de fraude pela Polícia Federal. O contrato embute, de acordo com a polícia, um superfaturamento de R$ 50 milhões. A Polícia Federal colecionou provas que permitiram farejar o rateio do butim. Há no inquérito, por exemplo, comprovantes de depósitos bancários, gravações de diálogos telefônicos e planilhas de pagamento de propina. Em uma das planilhas, recolhida em batida policial na casa de Zuleido Veras, anotou-se a derrama de R$ 500 mil em campanhas eleitorais do Amapá. A Polícia Federal suspeita que o rateio tenha sido feito sob orientação de José Sarney, identificado na planilha de Zuleido com a sigla “PR” (presidente). Há mais: a polícia informa que um personagem identificado como José Ricardo, lobista da Gautama, chegava mesmo a despachar no gabinete do senador Sarney. Há pior: segundo a Polícia Federal, um dos encarregados de cobrar os benefícios da Gautama era Ernane Sarney, irmão do atual presidente do Senado. Ernane Sarney figura no inquérito como beneficiário de um depósito de R$ 30 mil de Zuleido. A voz do irmão do senador Sarney aparece em um dos diálogos captados por grampos telefônicos realizados pela Polícia Federal. A conversa é de abril de 2007. Ernane Sarney falava ao telefone com o tesoureiro da Gautama. Ele pediu dinheiro: “Vocês estão me enrolando. Já não estava tudo na mão? Eu tô com a corda no pescoço aqui, rapaz, o doutor também tá com a corda no pescoço", queixa-se o irmão de Sarney. Há também nas páginas do inquérito comprovantes de depósitos para assessores de outros três senadores do PMDB: Renan Calheiros (AL), líder do partido; Valdir Raupp (RO), ex-líder; e Roseana Sarney (MA), líder do governo Lula no Congresso Nacional.

Jovens italianos mandam carta a Lula pela extradição do terrorista Cesare Battisti

A associação de jovens italianos “Azione Giovani” enviou uma carta aos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e José Nery (PSOL-PA) em resposta ao texto do terrorista Cesare Battisti, afirmando que "sem justiça, não há perdão". Na última semana, a pedido de Suplicy, Nery leu no Plenário uma carta de oito páginas, escrita a mão pelo terrorista Battisti. No texto, o italiano pedia que os cidadãos de seu país recorram a seu "lado cristão" e perdoem os atos cometidos por ele durante o período em que aderiu à luta armada. "O perdão é, seguramente, algo nobre, mas reconhecer suas responsabilidades e pagar suas dívidas com a justiça é um dever moral", diz a Azione Giovani, do partido italiano Aliança Nacional, em uma carta destinada aos senadores Eduardo Suplicy e José Nery, entregue no sábado à embaixada brasileira em Roma. No texto, os jovens italianos afirmam terem ficado "surpresos ao ver que os senhores Suplicy e Nery deram credibilidade a uma pessoa como Battisti, condenado por quatro crimes e que fugiu de suas responsabilidades sem cumprir nem mesmo um dia de sua sentença".

Presidente da Bolívia denuncia infiltração da CIA em petrolífera estatal

O presidente da Bolívia, o índio cocaleiro trotskista Evo Morales, afirmou que a petroleira estatal YPFB, recentemente abalada por um escândalo de corrupção, foi infiltrada por agentes da CIA, informou neste sábado a agência oficial ABI. “Infelizmente, houve a presença da CIA na YPFB, e alguns de nossos companheiros foram emboscados por esta infiltração externa", disse Evo Morales na sexta-feira, em um comício para cocaleiros em Chapare, no centro do país. Morales afirmou: “A qualquer momento vamos denunciar nomes dos infiltrados da CIA na empresa”. Santos Ramírez, braço direito de Morales, está preso como principal suspeito de um esquema de corrupção dentro da estatal.

Senador usou verba em fábrica fantasma

O empresário Roberto Cavalcanti (PRB-PB), senador recém empossado, já foi cobrado sobre os processos de que é alvo na Justiça Federal. Após o carnaval, poderá ter de explicar o envolvimento de uma de suas empresas, a Companhia Sulamericana de Brinquedos, em um processo administrativo na Sudene (nº 28110.35.079/84-dv), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, por indícios de desvio de verbas federais do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor). O Ministério da Integração Nacional confirma que a empresa, aberta em fevereiro de 1985, recebeu, de 1991 a 2000, repasses de R$ 8,8 milhões. Deveria ser uma fábrica de brinquedos e artefatos de plástico para uso doméstico, mas nunca produziu uma única boneca. O projeto de implantação foi aprovado em 27 de novembro de 1987, e os primeiros recursos liberados quatro anos depois. O valor corrigido chegaria a R$ 66 milhões. Relatório da Sudene de dezembro de 2000 constatou, porém, que a obra estava paralisada. Havia só galpões ainda inativos. Os repasses foram suspensos, mas a investigação percorre as gavetas da burocracia há oito anos, sem solução. A partir da constatação final de paralisação do projeto, em 2002, foram suspensos os repasses. Cavalcanti passou a receber sucessivas notificações para se defender, sem conclusão do processo instaurado, até hoje. É uma maravilha...... Agora, então, que o cara se tornou senador......

Ministro Carlos Lupi quer implodir representação dos patrões no Codefat

Uma manobra do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, incendiou o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador). Criado para gerir as verbas do FAT, cujo patrimônio atual passa de R$ 158 bilhões, o conselho tem composição tripartite. São quatro representantes do governo, quatro das centrais sindicais e quatro de organizações patronais. Governo, trabalhadores e patrões revezam-se na presidência a cada dois anos. Atualmente na presidência Luiz Fernando Emediato, que representa a Força Sindical, central sindical presidida pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força”. Ele é filiado ao PDT, partido do ministro Carlos Lupi. O mandato de Emediato expira em agosto. Pelo rodízio, deveria assumir o comando do Codefat um representante dos patrões. São as seguintes as entidades patronais com assento no Codefat: CNI (Confederação Nacional da Indústria), CNC (Confederação Nacional do Comércio), CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Entre as quatro confederações, só a CNA ainda não ocupou a presidência do conselho. Portanto, a senadora Katia Abreu (DEM_TO), presidente da CNA, é a natural candidata para o cargo. Ela é a senadora que relatou a emenda da CPMF, cuja votação impôs a maior derrota para o governo Lula. Nessas circunstâncias, o que faz o ministro Carlos Lupi? Ele enviou à Casa Civil uma minuta de decreto sobre o Codefat, sugerindo a ampliação do Codefat. Em vez de quatro representantes de cada setor, haveria seis. E mais: acabaria o rodízio entre os presidentes, e o Codefat passaria a ter um presidente fixo, que seria o próprio ministro do Trabalho. Ou seja, nem mais nem menos, Lupi e o PDT querem colocar suas mãos sobre os 158 bilhões do FAT. Isso é mais do escandaloso. Mas.... em matéria de escândalos, o governo Lula está doutorado.

Petrobras dá início ao sonho de exploração do campo de Tupi

A Petrobras vai dar início em março ao grande desafio de exploração de Tupi, com testes de longa duração que vão dar a dimensão definitiva da megaprovíncia petrolífera descoberta pela companhia abaixo da camada de sal da Bacia de Santos. Com os testes, técnicos da empresa vão poder responder às perguntas que todo brasileiro quer ver respondidas desde novembro de 2007, quando a descoberta foi anunciada. Dependendo dos testes, o País saberá se o anúncio feito há dois anos pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não passou de um blefe pré-eleitoral ou se o Brasil se tornará o mais novo emirado tropical. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) nega oficialmente, mas especialistas do setor que convivem com técnicos do órgão regulador já ouviram mais de uma vez que a nova província, que inclui o reservatório de Tupi, apresenta reservas potenciais de 100 bilhões de barris. Apenas a título de comparação, a Arábia Saudita, ainda hoje o maior manancial de hidrocarbonetos do planeta, dispõe de reservas provadas da ordem de 250 bilhões de barris. Oficialmente, a Petrobras e o governo trabalham com estimativas de 5 a 8 bilhões de barris de potencial, só no campo de Tupi. Mesmo essa fração representa praticamente a metade do total de reservas comprovadas do País (13,920 bilhões de barris de petróleo e gás, segundo o critério utilizado pela ANP).

Embarques de minério de ferro para a China serão recordes no primeiro trimestre

Os embarques de minério de ferro da mineradora Vale do Rio Doce para a China estão atingindo níveis recordes no início deste ano. E a expectativa, em razão das contratações já efetuadas, é que, no primeiro trimestre, a China absorva 30 milhões de toneladas do total de 50 milhões de toneladas que deverão ser comercializadas pela empresa no período. O diretor da área de Finanças da Vale, Fábio Barbosa, afirmou na sexta-feira que o recorde de embarque para a China é “um alento”. Destacou, entretanto, que “nós não podemos dizer que o problema de demanda global do mercado está resolvido, porque existem diferenças de taxas de crescimento em diversas regiões”. Isso afeta não só a demanda por produtos da Vale, mas também de outras companhias. Barbosa afirmou que há, ainda, muita incerteza em relação ao desempenho da economia norte-americana e sobre a eficácia do pacote de medidas de ajuste lançado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A mineradora está operando abaixo de sua capacidade nominal.

New York Times suspende pagamento de dividendos

Depois de hipotecar sua sede e vender anúncio na primeira página, rompendo uma longa tradição, o jornal The New York Times decidiu suspender o pagamento de dividendos a acionistas na última quinta-feira. É a primeira vez em 40 anos que o jornal toma essa medida. A decisão, segundo o jornal, é devido à queda nas receitas. “A decisão prevê que a empresa trabalhe com mais flexibilidade financeira dada a atual conjuntura econômica e as perspectivas incertas do negócio”, disse o presidente Arthur Sulzberger Jr. Os dividendos deveriam ter sido pagos em outubro passado. Em maio de 2007, a empresa havia elevado o dividendo trimestral a 23 centavos de dólar. Em novembro passado, o New York Times Co. cortou o dividendo para 6 centésimos de dólar. O valor decrescente fez com que a empresa suspendesse os pagamentos.

Azul lança no serviço mais duas aeronaves Embraer

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou na sexta-feira duas novas aeronaves da empresa. "Azul Paulista" (prefixo PR-AZB) e "Céu Azul" (prefixo PR-AZC) são os nomes das aeronaves Embraer 190 da Azul. A companhia aérea passa a contar com uma frota de 7 aeronaves, todas fabricadas pela Embraer, três do modelo 195, com capacidade para 118 passageiros, e quatro 190, para 106 passageiros. As demais aeronaves da Azul foram batizadas com os nomes: "O Rio de Janeiro continua Azul", depois "Azulville", em homenagem à sede da empresa em Alphaville, "Azul é Brasil", "Tudo Azul" e "A Liberdade é Azul”. A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em freqüências diárias, non-stop. Em janeiro, entraram em operação as rotas Campinas-Vitória e Campinas-Curitiba, permitindo também a conexão entre as demais cidades, com escala em Campinas. Esta semana, começou a voar de Campinas para Recife, diariamente. Em março e abril, vai incluir as rotas Campinas-Manaus, Campinas-Fortaleza, Campinas-Navegantes e Campinas-Rio de Janeiro na malha de vôos.

Crise fecha mais um pequeno banco nos Estados Unidos

Um pequeno banco do Estado do Oregon é a mais nova vítima da crise que atinge o setor nos Estados Unidos. O Silver Falls Bank é o 14º a fechar as portas só neste ano de 2009, segundo a Corporação Federal de Seguro de Depósito, órgão regulador bancário do país. Sediado em Silverton, o Silver Falls Bank tinha US$ 131,4 milhões em ativos e US$ 116,3 milhões em depósitos. A Corporação Federal de Seguro de Depósito aprovou um acordo com o Citizens Bank, do mesmo Estado, que assumirá o total dos depósitos. O Citizens Bank também aceitou comprar US$ 13 milhões em ativos, com a Corporação Federal absorvendo o restante. O órgão avalia em US$ 50 milhões o custo da falência, a segunda no Oregon em uma semana.

Filial da GM no Canadá pede ajuda para manter produção

A subsidiária canadense da (GM) General Motors apresentou na sexta-feira um plano de reestruturação das operações da empresa no país e pediu ajuda econômica às autoridades canadenses para continuar produzindo veículos no país. A GM Canada não especificou o valor solicitado aos governos federal e da província de Ontário, mas se comprometeu a manter, entre 2009 e 2014, uma parcela de produção no país entre 17% e 20% do que produzir nos Estados Unidos. Em dezembro, o Canadá se comprometeu a fornecer ao setor automobilístico doméstico 25% da ajuda que recebessem das autoridades norte-americanas. Após o compromisso inicial de Washington de entregar US$ 17,4 bilhões a GM e Chrysler, o Canadá disse que ajudaria as duas empresas com algo mais de US$ 3 bilhões. Na terça-feira, a General Motors (na foto, seu edifício sede, em Chicago) apresentou seu plano de reestruturação nos Estados Unidos e disse que o número final de ajuda pública poderia rondar os US$ 30 bilhões. O valor deixaria as ajudas canadenses a General Motors em torno dos US$ 6 bilhões. A GM levou na quinta-feira um grande golpe após a montadora sueca Saab apresentar declaração de insolvência, claro sinal de que pode falir em decorrência da crise financeira.

STJ tranca ação penal contra casal de bispos da Igreja Renascer por sonegação fiscal

O Superior Tribunal de Justiça trancou uma ação penal por sonegação fiscal contra Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, bispos fundadores da Igreja Renascer em Cristo. O processo tramitava na 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Por unanimidade, os ministros da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça acataram, na quinta-feira, o recurso apresentado pela defesa do casal para trancar o processo criminal até que seja concluída a discussão do caso na esfera administrativa. Segundo denúncia do Ministério Público Federal, entre abril e junho de 2000, o casal, proprietário da empresa Publicações Gamaliel, não teria recolhido tributos, mediante fraude. O advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, que defende o casal, explicou que o processo teve origem a partir de um auto de infração, que pode ser revogado. "A nossa tese é que enquanto não esgotar definitivamente a discussão na esfera administrativa não pode entrar com processo criminal. Tem que primeiro terminar a esfera administrativa para, se for o caso, julgar se houve crime", afirmou D'Urso. O advogado recorreu ao Superior Tribunal de Justiça porque a primeira instância da Justiça Federal e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região negaram os recursos apresentados para o trancamento da ação. O advogado tinha mesmo toda razão. Pois se a discussão não tinha sido esgotada na esfera administrativa, como o governo poderia ter produzido a certidão de dívida e a inscrito na lista de dívida ativa? A Justiça de São Paulo também suspendeu uma outra ação criminal por suposta sonegação fiscal praticada pelo casal Hernandes na empresa Gamaliel. O processo tramitava na 30ª Vara Criminal de São Paulo e foi suspenso porque o casal firmou um acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o processo ficará suspenso até que o acordo seja cumprido. Quando o acordo foi firmado, a secretaria não divulgou detalhes sobre a dívida e o acordo firmado com o casal, porque informações de contribuintes são protegidas por sigilo fiscal. Isso é uma mentira deslavada. Se a dívida foi sustada na Justiça, não há mais sigilo, e isso está escrito na Constituição brasileira. Como jornalistas podem se mostrar como perfeitos idiotas, que desconhecem a Constituição, e não questionarem incisivamente as autoridades públicas? A sociedade tem todo o direito de saber o que acontece com personagens como o casal de religiosos. Sônia e Estevam foram condenados em agosto de 2007 pela Justiça norte-americana pelos crimes de conspiração e contrabando de dinheiro. Eles tentaram entrar nos Estados Unidos com US$ 56 mil e declararam à alfândega que não portavam mais de US$ 10 mil cada um. A Justiça norte-americana aplicou a cada um deles a pena de 140 dias de reclusão, mais cinco meses de prisão domiciliar, e mais dois anos de liberdade condicional. Além disso, cada um vai pagar uma multa de US$ 30 mil.

Promotoria de Alagoas denuncia seis por "limpeza social" em presídios

O Ministério Público de Alagoas denunciou seis pessoas suspeitas de participarem de um esquema de "limpeza social" (esquadrão da morte) dentro de presídios do Estado. Entre elas estão três agentes penitenciários e dois presos. Segundo a denúncia, eles foram responsáveis pela morte de David Cerqueira Vieira, de 20 anos, um dos seis detentos encontrados mortos, em um período de menos de 30 dias, em situações que simulavam suicídio. Eles foram encontrados entre os meses de dezembro e janeiro enforcados nas celas. Inicialmente, a administração do presídio disse que os presos haviam se matado, o que foi questionado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB em Alagoas. Segundo o promotor Alfredo Gaspar, os agentes penitenciários denunciados faziam parte de um esquema criminoso que traficava drogas e armas para dentro dos presídios e também eram contratados para assassinar presos. As mortes eram executadas por detentos que participavam do esquema. Pela morte de Vieira, preso pela acusação de homicídio, a quadrilha recebeu R$ 1.000,00.

José Serra lança pacote de recolocação de demitidos da Embraer

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou na sexta-feira um pacote de medidas para facilitar a recolocação no mercado de trabalho dos demitidos da Embraer. Entre as medidas anunciadas estão a criação de cursos de qualificação profissional para os demitidos e inserção de seus dados no cadastro de vagas de trabalho do Estado. As medidas foram negociadas em uma reunião convocada às pressas por Serra e que reuniu pesos pesados do seu governo: os secretários Geraldo Alckmin (Desenvolvimento), Guilherme Afif Domingos (Emprego e Relações do Trabalho), o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), e os deputados Emanuel Fernandes (PSDB) e Hélio Nishimoto (PSDB).

Marolinha - Itaú demite cem funcionários da área de investimentos

O Itaú BBA informou na sexta-feira a demissão de cerca de cem funcionários da área de investimentos. Segundo o banco, os cortes são consequência da retração do mercado de bancos de investimentos provocada pela crise. "O mercado de bancos de investimentos vem sofrendo forte retração desde o início da crise internacional. As instituições financeiras que atuam nesse setor já têm procurado se adequar a essa nova realidade", informou o banco.

STJ permite que filho de Sarney tenha acesso a inquérito que investiga crimes financeiros

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça concedeu habeas-corpus permitindo que Fernando Sarney tenha acesso aos autos do inquérito que tramita na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão. Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é empresário e administra os negócios da família no Maranhão. O habeas-corpus também beneficia Teresa Cristina Murad Sarney. O filho de Sarney é citado em inquérito que apura uso de caixa dois na campanha da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) ao governo do Estado, em 2006. No habeas-corpus, a defesa de Fernando Sarney alegou que o investigado tem o direito de conhecer a acusação e de ser assistido por advogado. A defesa também alegou que suspeita que o sigilo do inquérito possa estar sendo violado pela Polícia Federal. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo transcreveu um telefonema entre Sarney e Fernando captado por uma escuta legal feita pela Polícia Federal. Na gravação, os dois aparecem discutindo o uso de duas empresas de comunicação da família, a TV Mirante (afiliada da Rede Globo) e o jornal "O Estado do Maranhão", para veicular denúncias contra rivais na política maranhense que integram o grupo do atual governador, Jackson Lago (PDT). Fernando é o principal alvo da Operação Boi Barrica, que investiga movimentações financeiras suspeitas de empresas da família Sarney no período eleitoral de 2006. O grampo foi feito pela PF nos telefones de Fernando, que sacou R$ 2 milhões nos dias 25 e 26 de outubro daquele ano, três dias antes do segundo turno.

Deputada italiana critica carta com pedido de perdão do terrorista Cesare Battisti

A deputada italiana Margherita Boniver, membro da coalizão Povo da Liberdade, do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, criticou na sexta-feira o pedido de perdão feito pelo terrorista Cesare Battisti em uma carta lida na quinta-feira no Congresso brasileiro pelo senador José Nery (PSOL-PA). "Impressiona-me a atitude de Cesare Battisti, que chega ao paradoxo de apelar à Itália cristã. Além do pudor, Battisti perdeu evidentemente também a memória", disse a parlamentar. Margherita ironizou a atitude do terrorista, que no texto pediu aos cidadãos italianos que apelassem “a seu lado cristão” para perdoar os atos cometidos por ele durante o período em que aderiu à luta armada. "Se, como espero, for extraditado para a Itália, Battisti deverá cumprir a sua pena nas prisões italianas, e não nas do Vaticano", afirmou a deputada. O ex-membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo foi condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos ocorridos no fim da década de 1970.

Lula diz a ministros que pretende acelerar ações sociais do governo federal

Por mais de cinco horas, o presidente Lula ouviu na sexta-feira um relato minucioso sobre todos os projetos sociais realizados pelo governo federal em 16 ministérios. Para Lula, é fundamental intensificar as reuniões individuais com os ministros e secretários-executivos para acelerar as ações sociais do governo federal. Nos próximos dias deverá ser anunciado o pacote nacional de habitação cuja meta é construir 1 milhão de moradias populares até o final de 2010. É óbvio que é um pacote-fantasia, o governo Lula não construirá nem 10 casas. É mais um programa de papel. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez uma exposição a Lula e aos demais colegas sobre a proposta para o pacote. O objetivo das medidas é criar alternativas de financiamentos a juros menos elevados para que os trabalhadores de baixa renda tenham condições de ter acesso ao crédito mobiliário. Paralelamente, o presidente exige que as construções sejam de qualidade.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ditador Hugo Chávez reconhece que Venezuela enfrenta panorama muito difícil

O presidente venezuelano, o tiranete caribenho Hugo Chávez, reconheceu na sexta-feira que seu país enfrenta um panorama econômico "muito difícil", devido à forte queda do preço do petróleo. Mas, Chávez afirmou que, apesar da crise fiscal vivida na Venezuela, quinto maior exportador mundial de petróleo, seu governo "revolucionário" manterá a despesa social, que representa 48% do orçamento nacional de 2009, segundo dados oficiais. "O preço do petróleo venezuelano está muito baixo, por volta de US$ 36,00 e em nosso orçamento nacional está em US$ 60,00 por barril", disse o ditador em ato militar transmitido em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão. "A receita proveniente das exportações de petróleo está pela metade, e isso para a Venezuela é muito difícil", reconheceu o ditador, que até agora tinha afirmado que seu país estava blindado contra o impacto da crise mundial.

Netanyahu aceita convite oficial para cargo de primeiro-ministro de Israel

O líder do partido direitista Likud, Binyamin Netanyahu, aceitou na sexta-feira o convite do presidente de Israel, Shimon Peres, para formar o próximo governo do país, missão para a qual conta com o total de seis semanas e que deve levá-lo pela segunda vez ao cargo de primeiro-ministro. A decisão encerra a primeira fase da formação do novo governo, que ficou indefinida devido à fragmentação do Knesset (Parlamento israelense), nas eleições do último dia 10 de fevereiro. O Likud ficou com 27 deputados, a segunda maior bancada, com um parlamentar a menos que o centrista Kadima, da chanceler Tzipi Livni. Mas, o partido de Netanyahu conseguiu o apoio de partidos de direita que lhe garantiram 65 das 120 cadeiras do Parlamento. Em um encontro em seu escritório de Jerusalém, Peres entregou a Netanyahu uma carta com a qual oficializou o pedido, ao fim da última rodada de contatos com representantes dos 12 partidos que formarão o Knesset.

CGU diz que não vê nenhuma irregularidade no encontro de prefeitos

A Controladoria-Geral da União disse por meio de nota que não vê irregularidades no encontro nacional de prefeitos com o presidente Lula, realizado nos dias 10 e 11, em Brasília. Para o órgão, que controla as atividades da Presidência da República, o encontro "reflete nada mais do que a necessária articulação federativa, indispensável para a administração dos programas de governo em um País com as dimensões continentais do Brasil". Inútil, mesmo, é o gasto imposto ao povo brasileiro para sustentar algo como a CGU (Controladoria Geral da União). Desde quando o mesmo investiga o mesmo? O encontro de prefeitos está denunciado pelos partidos de oposição devido aos gastos (cerca de R$ 2 milhões) e por promover a candidatura da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. O PSDB e o DEM já ingressaram com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral contra Lula e Dilma Rousseff por propaganda eleitoral antecipada.

TRE de São Paulo rejeita contas de campanha do PT de 2004

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo manteve a rejeição das contas do Comitê Financeiro do PT referente à campanha eleitoral da ricaça petista Marta Suplicy, em 2004. Com a decisão, estão suspensas as transferências de recursos do fundo partidário para o diretório municipal do partido. Entre as razões para rejeitar as contas, o juiz Flávio Yarshell, relator do processo, citou a falta de recibos que comprovassem cerca de R$ 1,3 milhão (equivalente a 7,4% do total arrecadado pelo comitê) em doações recebidas. Também foram encontradas divergências nas quantias declaradas de impostos e taxas, falta de comprovação de parte dos valores relativos à propaganda e publicidade e omissão de R$ 25 mil de doações recebidas em jantar de arrecadação.

Dólar fecha semana a R$ 2,39, na maior cotação deste ano

A elevada aversão ao risco que dominou o ambiente de negócios da semana empurrou o dólar comercial para sua maior cotação do ano. Nas últimas operações da sexta-feira, a moeda norte-americana foi vendida por R$ 2,392, em alta de 1,70%. Analistas citam duas explicações para justificar a alta das cotações nos últimos dias. Primeiro, a preocupação do mercado internacional com a solvência de grandes bancos norte-americanos e europeus. A gravidade da situação chegou a tal ponto que o termo "estatização", impensável até há alguns meses, tornou-se um termo corrente no debate entre especialistas de repercussão mundial. Nesse quadro, há a fuga dos investidores para os títulos do Tesouro norte-americano, ainda vistos como um "porto seguro" em um cenário turbulento. Profissionais de mercado também destacam a ação de grandes agentes financeiros, que detém contratos futuros de moeda, e que ganham com a desvalorização do real. Esses agentes financeiros aproveitam o quadro de nervosismo generalizado para puxar as cotações da moeda norte-americana e auferir ganhos.

Produtores rurais argentinos realizam nova paralisação comercial

Os produtores rurais da Argentina iniciaram na sexta-feira uma nova paralisação do comércio de gado e grãos, o que constitui um retorno ao confronto com o governo da presidente Cristina Fernández de Kirchner. O locaute começou com um ato em massa liderado pelos líderes das organizações patronais agrárias em Leones (província de Córdoba), a "capital nacional do trigo", uma das culturas mais prejudicadas pela severa seca que castiga os campos, considerada a pior em 50 anos. O golpe econômico pela seca é apenas uma das contas do rosário de queixas repetido na sexta-feira pelo setor rural em Leones, onde os dirigentes rurais reiteraram seu pedido ao governo para que diminua os impostos para as exportações de grãos. "Temos muitos problemas, quando comparamos as produções vemos que se deterioraram, pelo clima em parte, mas em grande parte pelas políticas equivocadas que este governo adota", denunciou Mario Llambias, presidente da Confederações Rurais Argentinas. "Isto que começou como uma exigência agropecuária tem que seguir como uma exigência nacional", declarou ele. Nos mesmos termos se pronunciou o presidente da Federação Agrária Argentina, Eduardo Buzzi, que criticou as práticas "centralizadoras" do governo. "Não se trata de desestabilizar ninguém, nem de ser parte de uma conspiração, de algum golpe ou de coisas que se assemelhem, trata-se de recuperar as possibilidades e as perspectivas do país", acrescentou. Os líderes agrários pediram diálogo sem condições e flexibilidade no esquema tributário, que detonou o conflito entre o campo e o governo em março de 2008. Na ocasião, o governo perdeu a disputa com o campo e teve que retirar um aumento nos impostos para as exportações e retornar para a velha norma, que agora também é rejeitada pelos produtores. Segundo as quatro grandes patronais agrárias do país, que representam cerca de 290 mil produtores, a situação do setor é "crítica" não apenas pelos impostos às exportações, mas também pela queda dos preços internacionais dos grãos, o aumento dos custos de produção, a seca e a falta de financiamento, entre outros fatores. A paralisação continuará até terça-feira, quando a ministra da Produção, Débora Giorgi, convocou uma reunião junto aos líderes das entidades agropecuárias.

Fiat obtém linha de crédito de 1 bilhão de euros

A montadora italiana Fiat fechou acordo com um grupo de bancos e obteve linha de crédito de 1 bilhão de euros (cerca de US$ 1,26 bilhão), informou por meio de nota o escritório de advocacia Allen & Overy LLP. Segundo o comunicado, os bancos Intesa Sanpaolo, UniCredit e Calyon lideram a operação. O acordo terá a duração de três anos. Na sexta-feira, a montadora sueca Saab, unidade da norte-americana General Motors, apresentou declaração de insolvência, mas informou que vai manter a produção por enquanto, à medida em que se reorganiza para tornar a empresa atrativa para algum comprador. Caracterizada a insolvência, fica aberto o caminho para que, independentemente de qualquer pedido formal por parte de credores, seja decretada a falência.

Vale do Rio Doce quer aproveitar a crise e reduzir custos de projetos

A Vale do Rio Doce projeta investir menos em função da mudança no cenário econômico, que trouxe a reboque a redução nos custos e serviços. A mineradora prevê recursos de US$ 14 bilhões em 2009, mas o diretor financeiro e de relações com investidores, Fabio Barbosa, ressaltou que a companhia está buscando a redução do custo do investimento. "O que estamos buscando é fazer os projetos de forma mais barata. É um trabalho que exige esforço e debate. Não iremos revisar ou deixar de fazer qualquer projeto já previsto anteriormente. Vamos preservar nosso programa de investimento", afirmou o executivo. Em 2008, a companhia obteve lucro líquido recorde de R$ 21,2 bilhões. A Vale investiu, ao todo, US$ 10,2 bilhões no ano passado, volume recorde na história da companhia. Fabio Barbosa comentou que vem sendo observado recuperação da demanda chinesa no início de 2009. Em função disso, a Vale já projeta embarques recordes para a China neste primeiro trimestre, em torno de 30 milhões de toneladas. Ao todo, a Vale estima que exportará 50 milhões de toneladas de minérios no primeiro trimestre. O recorde da companhia ultrapassa as 80 milhões de toneladas, no terceiro trimestre de 2008.

Estados Unidos podem estatizar bancos temporariamente

presidente do Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos, senador Christopher Dodd, disse que alguns bancos do país, como Bank of America e Citigroup, podem ser estatizados "por um período curto", para que possam atravessar a crise econômica. "Eu não acho isso bom, de forma alguma, mas posso ver que é possível que venha a acontecer", disse Dodd, conforme comentário da rede de TV Bloomberg, especializada em economia. "Estou preocupado que acabemos por ter de fazer isso, ao menos por um curto período”, acrescentou o senador. Um dos bancos mais afetados pela crise no setor financeiro, que se alastrou pela economia como um todo, não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro, o Citi teve um prejuízo de US$ 8,29 bilhões (US$ 1,72 por ação) no quarto trimestre do ano passado. No ano, o tombo foi ainda mais profundo. O prejuízo em 2008 foi de US$ 18,72 bilhões. Com isso, a estratégia do banco para sobreviver é separar a instituição em duas: o Citicorp e a Citi Holdings. O Citicorp vai ficar com a operação bancária do grupo, presente em mais de cem países. Já o Citi Holdings irá lidar com a divisão de gerenciamento de ativos e de finanças do consumidor. O banco ainda concluiu os detalhes da garantia de US$ 301 bilhões que irá receber do governo norte-americano para cobrir eventuais perdas com empréstimos e títulos lastreados em títulos ligados ao mercado imobiliário residencial e comercial, créditos ao consumidor e outros tipos de títulos de dívida. O Bank of America, por sua vez, teve no quarto trimestre do ano passado um prejuízo de US$ 1,79 bilhão (US$ 0,48 por ação), contra um lucro de US$ 268 milhões (US$ 0,05 por ação) um ano antes.

Bancos na União Européia têm US$ 23 trilhões em títulos sob risco de calote

O sistema bancário da União Européia tem 18,2 trilhões de euros em ativos "podres" (com alto risco de calote) ou que precisam de revisões contábeis, segundo documento que está em preparação pela Comissão Européia para ser dirigido aos ministros das áreas financeiras dos 27 países do bloco, conforme o jornal "The Guardian". Segundo o documento, se as medidas para resgatar os bancos europeus continuarem a ser adotadas de forma descoordenada, a integração de bancos europeus vai se desfazer em meio a uma série de medidas protecionistas, diz o "Guardian", que teve acesso ao relatório. Os ministros se encontraram e decidiram realizar uma conferência no próximo dia 28, para tentarem coordenar as iniciativas dos governos da União Européia para resgatar os bancos. Para a comissão, medidas isoladas podem resultar em um sistema bancário mais fraco, com reflexos negativos para o setor produtivo e para a economia como um todo. "Agora que a profundidade inesperada da desaceleração econômica traz a ameaça de uma deterioração maior da qualidade do crédito e de uma nova onda de inadimplência, a incerteza sobre a qualidade dos ativos dos bancos, apesar das medidas de apoio já adotadas pelos governos, permanece", diz o relatório. Nesta semana, o governo alemão informou que foi aprovado o projeto de lei que permite a estatização dos bancos em situação de falência. O projeto do governo alemão diz que o Estado oferecerá durante cinco anos, em vez dos três colocados inicialmente, garantias para assumir a dívida das entidades financeiras afetadas. Segundo o governo, o projeto de lei estabelece que antes será necessário esgotar todas as vias previstas no direito acionário. No Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos (Suíça), a ministra da Economia, Finanças e Emprego da França, Christine Lagarde, já havia destacado que a onda de pessimismo sobre a economia global acentuará o nacionalismo, especialmente entre os desenvolvidos.

Avon prevê cortar até 3.000 empregados nos próximos quatro anos

A empresa norte-americana de cosméticos Avon informou na sexta-feira que vai estender seu programa de reestruturação, congelando salários e contratações, e aumentar a contratação de representantes de vendas, uma vez que com um dólar mais forte os produtos estão mais caros para os clientes no Exterior. Muitos varejistas foram atingidos pela valorização do dólar forte, incluindo a Avon, que tem uma grande presença internacional. O diretor de vendas da maior empresa de cosméticos do mundo informou que 77% das vendas ocorrem fora dos Estados Unidos. Avon, que lançou um plano de reestruturação há alguns anos, informou ao longo dos próximos quatro anos o programa irá afetar entre 2.500 a 3.000 vagas em todo o mundo. A companhia espera que seu programa de reestruturação inicial resulte na poupança anual de US $ 900 milhões.

Gasto de brasileiros no Exterior cai 24% em janeiro com crise e dólar em alta

Os gastos de turistas brasileiros no Exterior caíram 24% em janeiro de 2009 em relação ao mesmo mês de 2008 e ficaram em US$ 743 milhões, segundo dados do Banco Central. Entre maio e setembro do ano passado, os gastos chegaram a ultrapassar o patamar recorde de US$ 1 bilhão. A alta do dólar e a piora na crise econômica, no entanto, afetaram os resultados. Segundo o Banco Central, também houve queda nos gastos de estrangeiros que visitam o Brasil, de 17% na mesma comparação, caindo valor dos ingressos para US$ 492 milhões. A diferença entre os dois resultado levou o Brasil a registrar um déficit de US$ 251 milhões na conta de viagens internacionais no mês passado.

Deputados gastam R$ 4,8 milhões da verba indenizatória no recesso parlamentar

Os deputados federais gastaram R$ 4,8 milhões da verba indenizatória no mês de janeiro deste ano, período em que o Congresso estava em recesso parlamentar. Somente em gastos com hospedagem, alimentação, locomoção e combustíveis, a Casa Legislativa desembolsou R$ 1,8 milhão no período em que os deputados federais estavam em recesso. A verba indenizatória, no valor mensal de R$ 15 mil, é utilizada pelos parlamentares para ressarcir gastos, incluindo nos seus Estados de origem. O levantamento mostra que o deputado federal Márcio Junqueira (DEM-RR) foi o campeão de gastos com a verba indenizatória em janeiro. O parlamentar gastou R$ 29,8 mil no mês, dos quais R$ 13,7 mil com divulgação de atividade parlamentar e R$ 16,2 mil com locomoção, hospedagem e alimentação. A Casa permite que o valor de R$ 15 mil seja acumulado para o mês seguinte, durante seis meses, se não for utilizado integralmente pelo parlamentar ao longo dos 30 dias. Por esse motivo os gastos de Junqueira excedem o teto da verba, uma vez que o parlamentar usou a "sobra" de meses anteriores.

Governo holandês descarta nova injeção de capital no grupo financeiro ING

O ministro das Finanças da Holanda, Wouter Bos, descartou na sexta-feira que o grupo financeiro ING, que atua nos segmentos de bancos e seguros, precise de uma nova injeção de capital, após as ações da instituição terem caído mais de 12% na Bolsa de Amsterdã. A ING "é uma empresa saudável, e isso é confirmado pela atitude dos poupadores e clientes", afirmou Bos em entrevista após reunião do Conselho de Ministros. No fechamento da Bolsa de Amsterdã, na sexta-feira, as ações da ING encerraram o dia com queda de 12,3%; durante o pregão, chegaram a cair 16%. O jornal econômico "Het Financieele Dagblad" disse em seu site que a queda no valor das ações deve-se a boatos no mercado financeiro de que a ING não poderá continuar pagando os juros de suas obrigações. A VEB (Associação para os Interesses dos Acionistas) emitiu um comunicado no qual pede à ING que esclareça sua postura sobre o pagamento dos juros das obrigações. A ING anunciou hoje a colocação de uma emissão de bônus de cinco anos avalizada pelo governo holandês, dentro do mecanismo de garantia de créditos estabelecido pelas autoridades de Haia. Para combater a crise, o grupo já recebeu no último mês de outubro uma injeção de capital de 10 bilhões de euros (cerca de US$ 12,8 bilhões) por parte do governo holandês e deve receber em breve nova ajuda estatal. Na última quarta-feira (18) o ING anunciou um prejuízo líquido de 729 milhões de euros (cerca de US$ 937 milhões) em 2008, contra um lucro líquido de 9,2 bilhões de euros (cerca de US$ 11,8 bilhões) um ano antes.

Morales aceita supervisão internacional sobre aplicação da nova Constituição

O presidente da Bolívia, o índio cocaleiro trotskista Evo Morales, disse na sexta-feira que aceita que a comunidade internacional supervisione a aplicação da nova Constituição e do regime de autonomias em seu país, como foi pedido por alguns setores da oposição. "O governo nacional é transparente, não tem medo de ninguém. Todos serão bem-vindos para supervisionar a implantação da autonomia nas diferentes regiões do país e a nova constituição política do Estado", disse ele. Cerca de 61,4% dos bolivianos aprovaram a nova Constituição promovida pelo governo de Morales, que foi submetida a referendo no último dia 25 de janeiro. Em discurso durante um ato das Forças Armadas, o trotskista Morales confirmou ainda a presença de observadores internacionais durante a aplicação do processo de reforma agrária na Bolívia. O governo tenta iniciar uma reforma para expropriar latifúndios que não cumpram funções econômicas ou sociais, ou que ainda mantenham indígenas ou camponeses em regime de servidão. As primeiras expropriações ordenadas no sudeste do país a vários fazendeiros, entre eles um norte-americano, encontraram resistência dos empresários agrícolas, que anunciaram ações legais e protestos para impedi-las. Morales destacou aos líderes militares que chegou o momento de implantar as mudanças pelas quais lutaram os movimentos indígenas da Bolívia, e pediu às Forças Armadas que mantenham seu respaldo às reformas. As regiões opositoras de Santa Cruz, Beni e Chuquisaca também rejeitaram o modelo autônomo que foi proposto pela nova Constituição, por considerar que é insuficiente para suas regiões. Por isso, esses governadores regionais rejeitaram se reunir com Morales para discutir a aplicação das autonomias em um Conselho criado pelo governo.

Arrecadação menor reduz superávit primário do governo Lula em 72%

A economia do governo Lula para pagar os juros da dívida pública caiu 72% em janeiro, devido à arrecadação menor de impostos registrada no início de 2009. Segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Tesouro Nacional, o superávit primário do governo central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência) ficou em R$ 4,251 bilhões, enquanto no mesmo período do ano passado havia alcançado R$ 15,362 bilhões. O superávit primário é a diferença entre a receita líquida de R$ 52,386 bilhões e despesas de R$ 48,134 bilhões. No mês passado, o governo Lula registrou uma queda de 3,62% nas receitas líquidas em relação a janeiro de 2008. Já as despesas subiram 23,5%. No mês, o Tesouro Nacional teve um superávit de R$ 10,6 bilhões no mês. A Previdência, por outro lado, teve um déficit de R$ 6,3 bilhões. O Banco Central registrou déficit de R$ 23,6 milhões. O secretário do Tesouro Nacional, o trotskista petista gaúcho Arno Augustin, afirmou que o resultado de janeiro também foi afetado por "fatores atípicos", como o aumento no pagamento de sentenças judiciais, de R$ 5,8 bilhões para R$ 8,4 bilhões. "O mês de janeiro tem atipicidades. Portanto, a tendência do ano não deve ser tirada desse mês", afirmou. O secretário afirmou também que as metas fiscais são cumpridas neste ano, apesar dos efeitos da crise econômica, que já impactaram a arrecadação no mês passado.

Número de passageiros de empresas aéreas no Brasil cresce para 28 milhões

Dados divulgados na sexta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apontam que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas subiu 12,7% no primeiro semestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano anterior, chegando a 28,5 milhões, incluindo vôos nacionais e internacionais. Na primeira metade de 2007, segundo a Anac, 25,3 milhões de pessoas viajaram. O levantamento considera informações fornecidas por 23 empresas aéreas regulares nacionais de passageiros e carga, além das internacionais. Segundo o levantamento, a aviação doméstico transportou 25,4 milhões milhões de passageiros no primeiro semestre de 2008, enquanto a internacional registrou 3 milhões de pessoas. Foram 511 mil horas voadas. A TAM Linhas Aéreas, líder de mercado, transportou 13,515 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2008, sendo 11,859 milhões nas rotas nacionais e 1,656 milhão nas internacionais. A Gol movimentou 10,648 milhões de passageiros, sendo 9,866 milhões em vôos domésticos e 782 mil nos internacionais. A Varig (controlada pela Gol) transportou 2,098 milhões de passageiros na primeira metade de 2008, sendo 1,511 milhão nas rotas nacionais e 587 mil nas internacionais.

Netanyahu pede reunião com Livni para discutir coalizão

Pouco depois de aceitar a tarefa de tentar formar o próximo governo de Israel, Binyamin Netanyahu, líder do conservador partido Likud, arranjou um encontro com sua maior rival, Tzipi Livni, líder do centrista e governante Kadima, para este domingo, para negociar uma coalizão. Livni, que rejeitou na manhã de sexta-feira participar de uma coligação em torno de Netanyahu, alertou o líder do Likud, por telefone, que ele já sabe sua posição e que nada impede o encontro, segundo o jornal israelense "Haaretz". O presidente de Israel, Shimon Peres, anunciou na sexta-feira que Netanyahu foi o escolhido para tentar formar um governo de coalizão com a maioria no Parlamento. O líder do Likud tem agora 42 dias para oficializar as alianças que obteve desde as eleições legislativas do último dia 10. Na eleição, o Likud ficou em segundo lugar, com 27 cadeiras, uma a menos que o centrista e governante Kadima. Contudo, Netanyahu foi fortalecido pela vitória significativa do bloco da direita, que declarou apoio ao líder do Likud em reuniões com o presidente Peres na quinta-feira. A grande questão para Netanyahu é saber se a coalizão que vai sustentar o novo governo conseguirá se manter em um cenário externo adverso às ideias defendidas pelos partidos de direita, ou se aceita as condições de Livni para uma configuração mais centrista do novo gabinete.

Jornalista suíço é investigado por vazamento de informações sobre advogada brasileira

O jornalista Alex Baur, da revista semanal "Die Weltwoche", é alvo de investigação da Promotoria de Zurique por vazamento de informações sigilosas sobre o depoimento da brasileira Paula Oliveira no dia 13 de fevereiro, quando, segundo a Promotoria, admitiu a policiais que mentiu sobre o caso da suposta agressão de neonazistas. A matéria publicada na revista forçou a Promotoria e a Polícia de Zurique a se pronunciarem sobre o assunto, confirmando a informação de que Paula admitiu ter mentido. De acordo com o comunicado oficial emitido na quinta-feira, a Promotoria "abriu um procedimento de instrução penal com o foco, entre outros, na questão se houve ruptura do segredo de ofício". Segundo o órgão, ainda não está claro se houve mesmo vazamento. A Procuradoria de Zurique reconheceu que a investigação dificilmente conduzirá a um indiciamento, pois não há provas de que o autor do vazamento foi um policial. Na Suíça, violação de sigilo de Justiça por uma autoridade pública é crime. Segundo o jornalista, a consulesa do Brasil em Zurique, Vitoria Cleaver, estava no momento da confissão de Paula. A diplomata era a única pessoa presente no quarto do Hospital Universitário de Zurique, além dos policiais. De acordo com o consulado brasileiro em Zurique, o fato da consulesa ter estado ou não durante o depoimento não muda nada no caso. Paula Oliveira também é investigada pela Promotoria de Zurique sob a acusação de ter induzido a autoridade judiciária ao erro. Segundo o promotor suíço que cuida do caso, Marcel Frei, a brasileira pode ser presa por até três anos. Ela foi enquadrada no artigo 304 do Código Penal suíço, que trata do crime de induzir a autoridade judiciária ao erro. A brasileira não poderá deixar o país durante a investigação, já que a identidade e o passaporte dela foram bloqueados pela Promotoria.

Deputado catarinense diz que refúgio ao terrorista Battisti ameaça relação de Brasil com a Itália

A rejeição ao pedido de extradição do terrorista Cesare Battisti e a manutenção do status de refugiado político concedido a ele podem provocar uma crise nas relações do Brasil com a Itália. A análise é do deputado federal Paulo Bornhausen (DEM-SC), que há uma semana está em Roma, onde conversa com autoridades italianos sobre o caso Battisti. Bornhausen disse que teme pelo "acirramento dos ânimos" nas relações entre os dois países, caso o Supremo Tribunal Federal rejeite o pedido de extradição do terrorista. "O que eu percebo na Itália é que há uma grande confiança na Justiça brasileira, mas está tudo muito próximo do limite do estresse", disse ele. Bornhausen viajou na companhia do deputado deputado federal Efraim Filho (DEM-PB). Ambos mantiveram encontros com parlamentares, professores universitários e diplomatas. Segundo Borhanusen, há a mesma impressão sobre Battisti tanto entre os integrantes dos partidos de esquerda, como também nas legendas mais conservadoras. "Para os italianos, de uma forma geral, o tratamento para Battisti deveria ser de criminoso comum. Ele é acusado de envolvimento em crimes comuns", disse Bornhausen. "A surpresa para eles foi tratamento político dado ao caso." O deputado disse ainda que tem receio sobre os impactos do possível agravamento na crise entre Brasil e Itália nas negociações econômicas envolvendo os dois países. Segundo ele, os primeiros reflexos negativos já foram percebidos em Santa Catarina cujos empresários mantêm vários acordos para a venda de suínos e novilhos para a Itália.

Parlamentares italianos criticam "pedido de perdão" do terrorista Cesare Battisti

O líder da coalizão PDL (Povo da Liberdade) no Senado italiano, Maurizio Gasparri, criticou na sexta-feira a carta do terrorista Cesare Battisti, na qual o italiano pede perdão aos cidadãos de seu país pelos atos que cometeu durante a luta armada. No texto, lido na quinta-feira pelo senador brasileiro José Nery (PSOL-PA) no plenário, Battisti pede que os italianos os perdoem e que a Itália mostre seu "lado cristão", pois o "perdão é um ato de nobreza". "Queremos perguntar a Battisti de que coisa a Itália deveria perdoá-lo. Pelos homicídios brutais que ele cometeu? Se for por isso, então significa que ele admite os crimes. E, se admite, está disposto a vir para a Itália pedir publicamente desculpa pelas atrocidades que cometeu?", questionou Gasparri. "Onde estava sua fé cristã enquanto matava inocentes? Ao invés de escrever cartas ridículas, comece a cumprir sua pena na prisão do nosso país. Talvez assim, com a devida humildade, Battisti poderá novamente pedir perdão aos familiares das pessoas que ele e seus companheiros mataram", afirmou o líder da bancada do PDL no Senado. O documento de oito páginas, escrito à mão pelo italiano que está preso desde 2007 no Brasil, foi levado a plenário na última quinta-feira pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que pediu a Nery que o lesse. "Cesare Battisti ainda quer se mostrar franco, diferente dos seus companheiros que estão cumprindo a pena pelos brutais homicídios cometidos. Sua carta é uma astúcia vergonhosa, a extrema tentativa de fugir de um retorno à Justiça italiana", disse a deputada Michaela Biancofiore (PDL). Para ela, "pedir perdão à Itália cristã sem um real arrependimento pelos vários homicídios, é absolutamente inaceitável".

Brasil produzirá matéria-prima para insulina a partir de 2011

O Brasil voltará a produzir insulina a partir de 2011. Esse medicamento é usado no tratamento do diabetes e na última década passou a ser totalmente importado da Alemanha, da Dinamarca e dos Estados Unidos. A fusão de duas empresas no Distrito Federal (a União Química Indústria Farmacêutica e a Biomm Technology, que detém uma das quatro patentes para produção de insulina no mundo) possibilitará que o País produza os cristais de insulina, matéria-prima para o medicamento. A empresa nacional Biobrás chegou a fabricar insulina por quase duas décadas. A estimativa das empresas é que, dentro de dois anos, o Brasil produza 800 quilos do produto por ano, quantidade suficiente para atender toda a demanda nacional, além de permitir a exportação para outros países. Até abril serão contratadas 1.100 pessoas para implementação da unidade de produção no Polo Tecnológico Juscelino Kubitschek, em Brasília. A comercialização do produto hoje movimenta R$ 160 milhões ao ano no mercado. O laboratório de Farmanguinhos, ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) também pretende fabricar insulina e anunciou que vai retomar em março o projeto de transferência de tecnologia com o laboratório Indar, da Ucrânia, para a produção de insulina no País.

Arrecadação de impostos cai 7,26% em janeiro e soma R$ 61,4 bilhões

A arrecadação dos tributos federais teve queda real de 7,26% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados na sexta-feira pela Receita Federal, a arrecadação somou R$ 61,442 bilhões no mês passado, contra R$ 66,251 bilhões em janeiro do ano passado. Destaque para a queda de 21,64% na arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que passou de R$ 3,1 bilhões em janeiro do ano passado para R$ 2,48 bilhões neste ano. O Imposto de Renda Pessoa Jurídica também apresentou forte queda de 21,52%, passando de R$ 12 bilhões no ano passado para R$ 9,42 bilhões. Já a Cofins (Contribuição para a Seguridade Social) caiu de R$ 10,6 bilhões em janeiro do ano passado para R$ 9,08 bilhões, redução de 15,07%. Por outro lado, houve aumento de 15,07% no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Segundo a Receita, entre os fatores que contribuíram para esse resultado está a antecipação do recolhimento da declaração de ajuste do IRPJ e CSLL (Contribuição sobre o Lucro Líquido) em janeiro do ano passado, a queda de 14,5% na produção industrial em dezembro de 2008 em relação a dezembro de 2007, que afeta principalmente o IPI, a compensação de débitos do Confins/PIS-Pasep de R$ 811 milhões por pagamento indevido, a alteração da tabela do IPI para automóveis em janeiro e a extinção da CPMF no início do ano passado.

Dívida externa cai para US$ 199,5 bilhões

O valor estimado para a dívida externa alcançou US$ 199,577 bilhões em janeiro, o que representa uma queda de US$ 615 milhões em relação à estimativa para dezembro, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Banco Central. A dívida de curto prazo soma US$ 37 bilhões, e a dívida de médio e longo prazo, US$ 162,5 bilhões. As reservas internacionais fecharam o mês em US$ 200,8 bilhões. Segundo o Banco Central, o Brasil continua sendo credor externo em US$ 23,5 bilhões. Além das reservas internacionais, o país possuía US$ 2,66 bilhões em créditos no Exterior e US$ 19,6 bilhões em haveres de bancos comerciais.

TSE concede licença a Joaquim Barbosa para tratamento de saúde

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou na quinta-feira que o ministro Joaquim Barbosa tire licença de 90 dias para tratar da saúde. Durante a licença, que começou a vigorar na última quarta-feira, Joaquim Barbosa será substituído pelo ministro Ricardo Lewandowski, substituto no Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa apresentou atestado médico com expressa recomendação para que diminua a sua jornada de trabalho. O médico recomendou ao ministro a redução da atividade noturna, para que possa repousar e o tratamento alcance sua eficácia.

Turbinas eólicas fornecem energia ecológica no Alasca

Para além dos barcos de pesca, das casas confortáveis e dos tanques de combustível diesel que marcam a aldeia esquimó de Tooksook Bay, na costa do Mar de Bering, três imensas turbinas eólicas se erguem por sobre a tundra. Uma das paisagens mais ásperas dos Estados Unidos está se provando terreno fértil para a energia ecológica. À medida que aumenta o interesse por formas mais limpas de geração de energia em todo o país, o Alasca rapidamente se torna um campo de testes para novas tecnologias e vem oferecendo uma improvável experiência de apoio à energia renovável em um Estado produtor de petróleo. Os defensores da energia renovável dizem que o Alasca, com suas costas expostas a ventos fortes, seus rios inexplorados e seus grandes recursos em força das marés e das ondas, poderia rapidamente se tornar um líder nacional no campo da energia renovável. O Estado gera quase 24% de sua eletricidade de fontes renováveis (quase exclusivamente hidrelétricas) e a governadora Sarah Palin anunciou no mês passado que seu objetivo era chegar aos 50% até 2025. A Associação Elétrica de Kotzebue, no noroeste do Alasca, foi a primeira a demonstrar o valor da energia eólica para projetos em larga escala de energia, em 1997. Desde então, nove outras comunidades rurais instalaram turbinas e há dezenas de outras contemplando projetos. Uma revisão estadual concluída em 2008 determinou que a energia eólica era técnica e talvez financeiramente viável em mais de 100 aldeias do Alasca, de acordo com Martina Dabo, a coordenadora de programas de energia eólica na Autoridade de Energia do Alasca, uma organização pública que tem por missão reduzir o custo da energia. A Northern Power Systems, uma empresa fabricante de turbinas eólicas em Barre, Vermont, vem aproveitando o novo interesse do Alasca no vento. A empresa projetou sua turbina de 100 kilowatts para operação no Polo Sul, que não é um grande mercado, mas agora tem turbinas em oito aldeias do Alasca, incluindo Tooksook Bay.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Embraer demite 220 em Botucatu

A Embraer demitiu 220 funcionários da empresa em Botucatu (SP). Os trabalhadores atuavam na área do “chão de fábrica” (na foto, instalações em Botocatu) e foram avisados de última hora sobre as demissões. O motivo alegado para a demissão foi a crise financeira mundial. Entre dezembro do ano passado e o começo deste mês, outros cerca de 80 funcionários foram demitidos aos poucos pela unidade botucatuense. O sindicato calcula que as demissões ficaram em 13% na empresa local. A Embraer, que tem unidade em São José dos Campos e Gavião Peixoto, não quis se manifestar sobre os desligamentos regionais em Botucatu. Em comunicado à imprensa, a empresa destacou que “como decorrência da crise sem precedentes que afeta a economia global, em particular o setor de transporte aéreo, tornou-se inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas”. A Embraer destacou que, embora tenha sede no Brasil, depende fundamentalmente do mercado externo e do desempenho do mercado externo e da economia global, pois mais de 90% de suas receitas são provenientes de exportações. Na empresa de Botucatu havia cerca de 2 mil funcionários, onde há produção do avião Ipanema, fabricação de peças, estruturas e cablagens para os jatos das famílias ERJ 145, Embraer 170/190 e Phenom, montagem da estrutura da fuselagem do Super Tucano e fabricação de ferramental. o Paulo) de Botucatu, Moacir Fernandes. O prefeito de Botucatu, João Cury (PSDB), está preocupado com as demissões no município.

Governo colombiano nega que chefe das Farc esteja à beira da morte

O ministro de Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, descartou a hipótese de que o chefe militar das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, organização terrorista e traficante de cocaína) corra risco de morte nas florestas do sul do país, mas confirmou que ele está doente e cercado pelo Exército. O jornal "El Nuevo Herald" havia informado na sexta-feira que "Mono Jojoy", apelido do terrorista Jorge Briceño Suárez, estaria à beira da morte em um acampamento clandestino da selva colombiana, devido a uma diabetes crônica tratada erroneamente. "Tudo é certo, menos que esteja agonizando, nós da inteligência não temos informação disso. Sabemos que está doente, acabado, cercado, porque a pressão militar sobre ele é implacável, mas que esteja agonizando é uma informação que não temos", disse. A publicação informa que há dois anos o estado de saúde de Mono Jojoy é grave e piorou, e ele se encontraria atualmente em uma fase terminal. "Mono Jojoy está puro osso. Não tem comida nem remédios e seus subordinados precisam carregá-lo quando têm que trocá-lo de acampamento", informou o jornal.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Petróleo dispara 14% após queda de estoques nos Estados Unidos

O barril de petróleo cru disparou nesta quinta-feira após a divulgação da queda das reservas da commodity nos Estados Unidos. O barril encerrou negociado a US$ 39,48 na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York), em alta de 14% (mais US$ 4,86), a maior registrada neste ano. O Departamento de Energia norte-americano anunciou nesta quinta-feira que as reservas de petróleo nos Estados Unidos caíram em 200 mil barris na semana passada, para 350,6 milhões de barris. A redução dos estoques foi a primeira do ano e surpreendeu o mercado, já que os analistas previam um aumento de mais de 3 milhões de barris. O relatório indicou ainda que os estoques de gasolina subiram 1,1 milhão de barris (0,5%), aos 218,7 milhões. As reservas de combustível para calefação caíram em 800 mil barris (0,6%), aos 140,8 milhões de barris. O departamento informou ainda que na semana passada as refinarias petrolíferas dos Estados Unidos operaram com 82,3% de sua capacidade, comparado com 81,6% da semana anterior. A reserva estratégica de petróleo do governo dos Estados Unidos conta com 703,9 milhões de barris.

Aécio Neves reconhece que José Serra nunca foi contra prévias no PSDB

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse nesta quinta-feira que a viagem que pretende fazer com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pelo País inteiro, ainda neste semestre, é uma forma de o partido se contrapor "à movimentação" que o PT está fazendo "sem muitos limites" pelas eleições de 2010. Os dois disputam a indicação do partido para as eleições de 2010. Aécio Neves disse que Serra "jamais" foi contrário às prévias para escolher o candidato do PSDB à Presidência e ressaltou que o colega paulista concordou em fazer as viagens para mobilizar o partido, atualizar o discurso e, "sobretudo", divulgar as propostas do PSDB. "Eu fiz ao governador Serra esse convite, vamos agora, antes mesmo das prévias, no primeiro semestre, visitar o Brasil. Acho que é uma forma de nos contrapormos à movimentação que o outro lado vem fazendo sem muitos limites, sem muitos cuidados, isso está ficando cada vez mais claro", afirmou Aécio Neves, em São Paulo.

Banco Central tem resultado positivo de R$ 181 bilhões no segundo semestre

Banco Central registrou lucro de R$ 10,172 bilhões no segundo semestre de 2008. Além desse resultado, a instituição também registrou um ganho de mais R$ 171,4 bilhões no segundo semestre devido à alta do dólar. Esse efeito do dólar inclui as operações de swap cambial (na qual o Banco Central paga juros e recebe a variação do dólar) e a valorização das reservas internacionais. No começo do ano, o dólar valia R$ 1,77. Com a alta em 2008, passou para R$ 2,33. Dessa forma, os dólares das reservas passaram a valer mais quando convertidos para reais. No total, o Banco Central registrou um resultado positivo de R$ 181,6 bilhões no período. Esse dinheiro será repassado para os cofres do Tesouro Nacional, que poderá utilizar os recursos apenas para abater a dívida pública. No ano passado, o efeito do câmbio deixou de ser incorporado ao lucro do Banco Central.

Terrorista Cesare Battisti escreve carta da prisão e pede perdão à Itália

Em carta escrita na Penitenciária da Papuda (Brasília), onde cumpre pena até que o Supremo Tribunal Federal julgue o seu pedido de extradição, o terrorista italiano Cesare Battisti faz uma defesa emocionada da sua liberdade e pede perdão à Itália pelos atos assassinatos e outros crimes cometidos em seu passado. Na carta, Battisti afirma que uma "multidão manipulada" se tornou "linchadora" do seu nome e apela ao cristianismo italiano para ser perdoado. "Será que não chegou a hora da Itália mostrar seu lado cristão? O perdão é um ato de nobreza. Se sou considerado inimigo da Itália, até os inimigos fazem trégua e se perdoam. Itália, Itália, que mata o sonho dos teus filhos e fecha os olhos àqueles que te defenderam, nunca é parte para um gesto de nobreza, a exemplo do Vaticano em reconhecer suas atividades durante a inquisição", argumenta Battisti na carta. A carta é um exemplo de bestialógico, e este indivíduo ainda se apresenta como escritor. O terrorista menciona na carta os quatro homicídios que levaram a sua condenação à pena perpétua. Sem desmentir os crimes, o terrorista Battisti diz apenas que a "ironia do destino" fez com que ele hoje se encontrasse condenado. "A minha situação é terrível, eu fico amedrontado, desarmado, frente à hostilidade, ao ódio rancoroso que manifestam meus adversários", afirma o cândido terrorista. O terrorista se diz vítima de um "bombardeio midiático" que tenta interferir negativamente nas decisões judiciais ao seu favor. "Eu gostaria de gritar a verdade ao povo italiano e brasileiro, mas como fazer isso? Pois a multidão manipulada se tornou linchadora e convencida sobre a nossa perdição”, afirma ele, dando a entender que o Poder Judiciário brasileiro é manipulado.

José Maranhão exonera mais de 1.000 servidores na Paraíba no primeiro dia de governo

No mesmo dia em que assumiu o governo da Paraíba, no lugar de Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o ex-senador José Maranhão (PMDB) exonerou, por meio de decreto, servidores da administração direta e indireta. As exonerações atingiram todos os cargos comissionados ou de funções gratificadas, incluindo todo o secretariado do governo anterior. Segundo a assessoria do novo governador, mais de 1.000 servidores perderam seus cargos. As exonerações já foram publicadas no "Diário Oficial" do Estado, assim como a nomeação dos novos secretários.

Brasil poderá exportar energia para a Venezuela

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira que o Brasil planeja exportar e importar energia elétrica da Venezuela. Segundo o ministro, o Brasil construirá uma linha de transmissão em território brasileiro com capacidade para 3.500 MW. Durante o período chuvoso, em que os reservatórios das hidrelétricas brasileiras estão cheios, o Brasil poderia exportar a energia e, no seco, importar. "Isso entusiasma muito a Venezuela e interessa também ao Brasil", disse o ministro. Segundo o ministro, a nova linha estará em funcionamento em dois a três anos. Atualmente, o Brasil já tem uma linha de transmissão que leva à Venezuela com capacidade de 250 MW.

Ministro do Supremo nega recurso a Cunha Lima para anular cassação e posse de Maranhão

Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal, mandou arquivar a ação cautelar ajuizada pela defesa do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por irregularidades nas eleições estaduais de 2006. O Tribunal Superior Eleitoral determinou a posse de José Maranhão (PMDB), segundo colocado nas eleições de 2006, que assumiu o cargo na quarta-feira. Na ação, Cunha Lima tentava suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral até que o Supremo concluísse a análise de um recurso extraordinário impetrado na corte eleitoral. Celso de Mello entendeu que a ação cautelar não pode ser analisada antes do Tribunal Superior Eleitoral decidir se irá admitir o recurso.

Rússia tenta substituir Argentina como fornecedora de trigo para o Brasil

A Rússia se oferece para fornecer até um milhão de toneladas de trigo anuais para o Brasil e substituir em parte neste mercado a Argentina, disse nesta quinta-feira o ministro de Agricultura da Rússia, Alexei Gordéyev. O ministro fez a declaração por conta dos memorandos de fornecimento russo de grãos para o Brasil e de soja brasileira para a Rússia que foram assinados nesta quinta-feira pelo chefe adjunto do Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário russo, Grigori Kovalev, e pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura brasileiro, Inácio Kroetz. Gordéyev afirmou que a Argentina, que fornecia ao Brasil anualmente até dois milhões de toneladas de grão, sofreu uma dura seca e tem limitadas suas possibilidades de exportação. O Departamento de Agricultura da Rússia explicou que os documentos assinados hoje "de fato abrem o caminho do trigo russo para o Brasil e da soja brasileira para a Rússia", pois estabelecem as principais condições e requisitos para os produtos dos dois países.

Banco Central norte-americano fecha acordo para proteger três bancos regionais

O Federal Reserve anunciou nesta quinta-feira um acordo com três bancos regionais do país que ficarão sob sua proteção, recurso que beneficia bancos sob risco de quebra, e pelo qual algumas decisões serão submetidas à aprovação do banco central. Os bancos protegidos pelo Fed são o Florida Communitiy Bank, com sede em Immokalee (Flórida, sudeste), que ficará sob a autoridade do Federal Reserve de Atlanta; o Polk County Bank, com sede em Johnston (Iowa, centro do país), submetido ao Fed de Chicago; e o Temecula Valley Bank, de Temecula (Califórnia, oeste), colocado sob a tutela do Fed de San Francisco. Segundo os termos dos acordos, publicados nesta quinta-feira pelo Fed em Washington, os três bancos deverão obter autorização prévia das respectivas divisões regionais para realizarem determinadas operações, entre elas, o pagamento de dividendos e a compra de seus próprios ativos.

Emprego formal no Brasil perde mais de 100 mil vagas e tem primeira queda em 10 anos

O corte de vagas com carteira assinada foi menor em janeiro que dezembro, mas ainda indica forte contração de empregos formais no País. Segundo números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram cortadas 101.748 vagas no mês passado, ante 654.946 postos de trabalho em dezembro. Em relação a dezembro, janeiro deste ano teve uma queda de 0,32% no estoque de emprego. Trata-se do pior resultado para janeiro desde 1996. Desde 1999, o Caged não havia registrado perda de vagas em janeiro. No mês de janeiro, a maior parte das demissões ficou concentrada na indústria da transformação, que fechou 55.130 postos. Outro setor afetado foi o de comércio, com 50.781 demissões. Na agricultura, houve uma redução de 12.101 empregos formais e, na construção civil, houve contratação de 11.324. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o mercado de trabalho deverá reagir a partir de março. Ele afirmou hoje que o mês de fevereiro deverá ter um desempenho fraco, mas ainda assim será melhor do que janeiro.

Investimento em títulos públicos pelo Tesouro Direto cresce 76% em um ano

O saldo de recursos aplicados em títulos públicos por meio do Tesouro Direto alcançou R$ 2,5 bilhões em janeiro. O número representa um crescimento de 76,4% nos últimos 12 meses. Apesar do aumento, o volume de recursos aplicados hoje no Tesouro Direto, investimento destinado apenas a pessoas físicas, representa menos de 1% do volume de recursos direcionados à caderneta de poupança, a aplicação mais popular do País. Em janeiro, o valor investido foi de R$ 189,9 milhões, segundo maior volume mensal desde a criação do programa, em 2002. O melhor resultado ainda são os R$ 259 milhões registrados em outubro do ano passado. No mês passado, as maiores vendas foram de títulos prefixados (LTN e NTN-F), cuja participação atingiu 51,7%. Em segundo lugar, ficaram os títulos indexados ao IPCA (NTN-B e NTN-B Principal), que atingiram 31,9% das vendas. O número total de investidores cadastrados chegou a 149.062, aumento de 40,4% nos últimos 12 meses. Só em janeiro foram cadastrados 3.123 novos investidores. Em relação à rentabilidade, destacaram-se os títulos remunerados por índices de preços, em especial a NTN-C com vencimento em 2017 e a NTN-B com vencimento em 2045, que apresentaram retorno de 8,4% e 6,7% no mês, respectivamente. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade dos papéis varia de 8% a 16%.