quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lula diz que "ficou feliz" com libertação de presos cubanos

O presidente Lula disse nesta quarta-feira que ficou "feliz" com a libertação de presos políticos cubanos pelo ditador Raúl Castro. A libertação ocorreu por intermédio da Igreja Católica e da Espanha, enquanto a diplomacia bolivariana do governo petista de Lula chamava os presos políticos de "vagabundos". "Eu fiquei tão feliz que os cubanos soltaram os presos como eu fiquei feliz quando fui solto da cadeia em maio de 1980. Eu fiquei feliz, tinha até um pássaro preto numa gaiola que eu soltei de tanta alegria que eu tinha", afirmou ele. Esse é o mesmo Lula cujo governo, durante a gestão do peremptório Tarso Genro, no Ministério da Justiça, negou refúgio a boxeadores cubanos que desertaram durante os Jogos Pan-Americanos. Esses mesmos boxeadores foram miseravelmente entregues, em tempo recordo, para a sanha da repressão cubana, tendo viajado em um jatinho da PDVSA (petrolífera do ditador venezuelano Hugo Chavez) especialmente deslocado para isso. Segundo Lula, todos os países que têm presos políticos deveriam libertá-los. "Parabéns para a igreja católica da Espanha, parabéns ao governo cubano e parabéns a todos que lutarem para liberar algum preso no mundo", disse ele. A grande vergonha é que o Brasil, com uma diplomacia vagabunda, foi incapaz de mover uma palha para ajudar a libertar os presos políticos. Aliás, estes presos políticos são agora degredados pela ditadura cubana, porque foram retirados das prisões direto para dentro dos aviões, e colocados no Exterior. Lula chegou a Cuba um dia depois da morte de um preso político em greve de fome, Orlando Zapata Tamoyo. E chamou os fazedores de greves de fome de "vagabundos".

Nenhum comentário: