terça-feira, 17 de agosto de 2010

Candidatos à sucessão presidencial adotam tom popular nos programas de rádio

Os candidatos à sucessão presidencial adotaram um tom popular no primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio. As inserções do PT e do PSDB adotaram um discurso simples. No rádio, o candidato José Serra (PSDB) virou "Zé". E a candidata Dilma Rousseff (PT) destacou o trabalho das donas de casa como "um dos mais importantes do mundo". Marina Silva, do PV, recorreu a um tom professoral para explicar as mudanças provocadas pelo aquecimento global. Assim como na propaganda do horário gratuito na TV, o presidente Lula foi o grande protagonista do horário eleitoral, sendo citado pelos governistas e pela oposição. O programa de José Serra foi apresentado por um locutor chamado Joca, um paulista, que mediou a conversa entre duas personagens: Chico, mineiro, e Ari, baiano. Vale lembrar que São Paulo, Minas Gerais e Bahia estão entre os quatro maiores colégios eleitorais do País. Com momentos de humor, entre eles piadinhas sobre a calvície de uma das personagens, a produção destacou o trabalho de Serra à frente do Ministério da Saúde e do governo de São Paulo, principalmente no comando de obras de infraestrutura. Com um tom de voz semelhante a do presidente Lula, o personagem Ari elogiou o jingle da campanha de Serra, que diz "sai o Silva e entra o Zé". Nos seus minutos finais, o programa tucano ressaltou a origem humilde de um menino de classe média do bairro da Mooca, o "Zé". Na mais longa das inserções, com cerca de 10 minutos, o PT apresentou Dilma como a verdadeira candidata do presidente Lula. O anúncio foi introduzido por três narradores que, no decorrer da peça, apresentaram aos ouvintes histórias de pessoas que foram beneficiadas pela gestão do PT à frente do Palácio do Planalto. A candidata destacou a sua experiência administrativa como ministra-chefe da Casa Civil e listou programas que ajudou a implementar, como o ProUni, o Bolsa Família e o Luz Para Todos.

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