terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pequenas empresas somam 19% do mercado doméstico de aviação

As menores empresas de aviação somaram em julho fatia de 18,85% do mercado doméstico, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No mesmo mês do ano passado elas tinham 13,97%. Quem mais perdeu mercado neste período foi a Gol, que passou de 42,88% (em julho de 2009) para 38,15%. A TAM continua líder, com uma fatia de 43% do mercado. Em julho de 2009 eram 43,15%. A Azul assumiu o terceiro lugar, com 6,31%, após superar a Webjet, que registrou 6,03%. Na sequência vem a Trip, com 2,40%. No segmento internacional, a concentração de TAM e Gol soma 99,60% do mercado. A TAM mantém a liderança, apesar da queda, de 86,7% para 82,73%, seguida pela Gol/Varig, que subiu de 13,5% para 16,87%. A demanda doméstica por voos cresceu 18,51% em julho deste ano na comparação com o mesmo período no ano passado. Nas rotas internacionais operadas por companhias brasileiras, a expansão chegou a 28,10% no mesmo confronto. O nível de ocupação nos voos domésticos registrou alta em julho, para 71,18%. Em junho fora 64,53%. Já nas rotas internacionais, subiu de 76,1% para 82,24. Entre as companhias brasileiras que operam rotas internacionais, a TAM mantém a liderança, apesar da queda, de 86,7% para 82,73%, seguida pela Gol/Varig, que subiu de 13,5% para 16,87%.

Nenhum comentário: