domingo, 12 de setembro de 2010

Diretor de estatal diz que contrato dos Correios foi emergencial

Diretor de Operação dos Correios, Eduardo Artur Rodrigues Silva, disse que a Capital Consultoria e Assessoria foi contratada pela MTA (Master Top Linhas Aéreas) para "agilizar" a renovação da concessão da empresa na Anac. Na época, ele era gerente da Martel Assessoria e Consultoria Aeronáutica, que entre seus clientes tem a MTA.
Folha - Que tipo de serviço a Capital fez para a MTA?
Eduardo Artur Rodrigues Silva - Em dezembro do ano passado a Anac suspendeu os vôos da empresa porque uma certidão (que comprova pagamento de imposto) estava vencida. Eles da MTA nos informaram então que contrataram uma assessoria em Brasília para agilizar o procedimento na Anac.
Folha - Por que contrataram uma outra consultoria se já tinham contrato com a consultoria do senhor?
Eduardo Artur Rodrigues Silva - Disseram que embora a Martel tenha filial em Brasília, só tem uma funcionária, então contrataram consultoria para ajudar. Antes de mandar para a Anac, por solicitação da MTA, essa consultoria mandou e-mail para que a Tatiana (filha de Silva e diretora da Martel) desse uma olhada no expediente porque ela é especializada em direito aeronáutico.
Folha - Por que era preciso "acelerar" a renovação da concessão da empresa?
Eduardo Artur Rodrigues Silva - A certidão venceu numa semana de pico para o setor e a empresa parou de operar. Como estavam desesperados, eles contrataram uma consultoria em Brasília.
Folha - Após renovar a concessão, a MTA conseguiu um contrato milionário com os Correios sem licitação.
Eduardo Artur Rodrigues Silva - Em dezembro, a TAF Linhas Aéreas, que tinha dois aviões operando para os Correios, teve problema com as aeronaves. Em janeiro, a Total Linhas Aéreas teve dois aviões parados pela Anac e em fevereiro uma outra empresa foi considerada inidônea. Por isso tiveram que fazer contrato de emergência.
Folha - O sr. tratou da MTA com a ministra Erenice Guerra ou com o Israel, filho dela?
Eduardo Artur Rodrigues Silva - Eu vi a doutora Erenice duas vezes na vida. O Israel não sei quem é.
Folha - O sr. era o procurador da MTA. O sr. disse que quem fez esse trabalho na Anac foi a Capital. Qual a relação entre a MTA e a Martel?
Eduardo Artur Rodrigues Silva - Fui procurador da MTA e renunciei em maio. A MTA informou que tinha uma consultoria em Brasília que estava ajudando a renovar o funcionamento jurídico. Para atender o nosso cliente, olhamos o documento que a Capital estava fazendo.

Nenhum comentário: