domingo, 10 de outubro de 2010

PT e TV católica entram em acordo por direito de resposta de oito minutos

O PT e a TV Canção Nova, ligada à Igreja Católica, formalizaram um acordo, na sexta-feira, sobre o pedido do partido ao Tribunal Superior Eleitoral para veicular direito de resposta de 15 minutos contra sermão do padre José Augusto Souza Moreira. A defesa de Dilma considerou que as palavras do padre foram ofensivas e poderiam afetar a candidatura da petista. Ficou decidido que o partido poderá veicular um direito de resposta menor, com oito minutos de duração, na programação matinal da TV "Canção Nova". A resposta deverá ir ao ar no dia útil seguinte ao pronunciamento do tribunal sobre o fato. Em homilia veiculada no canal católico, o padre José Augusto afirmou que não poderia se calar "diante de um partido apoiando o aborto". "Podem me matar, podem me prender, podem fazer o que quiser. Não tenho advogado nenhum. Podem me processar e, se tiver de ser preso, serei. Mas eu não posso me calar diante de um partido que está apoiando o aborto, e a Igreja não aprova", afirmou. Segundo a representação do PT contra sua fala, o padre, ao dizer que poderia ser morto, ou preso, fez uma "clara sugestão caluniosa de que o PT poderia praticar algum crime contra a sua integridade física". Não quis dizer coisa alguma, o padre podia ser muito bem defendido no processo, simplesmente justificando que a Igreja Católica tem uma longa história multimilenar de martírio na defesa da vida e das liberdades, e era a isso que se referia o padre.

Nenhum comentário: