sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Petrobras descobre petróleo e gás na Amazônia

A Petrobras anunciou que descobriu um campo de petróleo e de gás natural no interior da Amazônia. O poço fica na cidade de Tefé (AM), a 630 quilômetros de Manaus, e foi encontrado após testes iniciados em setembro. A descoberta, divulgada nesta sexta-feira, indica que o poço tem capacidade para produzir cerca de 2.500 barris de óleo por dia. O número é considerado bom devido às características de o campo ficar dentro de uma bacia dentro do continente. A petrolífera já detém três campos produzindo petróleo e gás natural no município de Coari, também no Amazonas. O poço de 3.485 metros foi perfurado na Bacia do Solimões, Bloco SOL-T-171, onde a Petrobras detém 100% de participação dos direitos de exploração e produção. Além da realização do TLD, com duração prevista de um ano, um plano aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) prevê a aquisição de novos dados do terreno e a permissão a outras perfurações na região.

2 comentários:

Anônimo disse...

História:O petróleo na amazônia:http://politicaeconomicadopetroleo.blogspot.com/2008/02/hitoria-do-petroleo-no-brasil.html

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu não sou a favor de tanta exploração de petróleo. Tudo bem que é melhor que depender de petróleo venezuelano ou árabe, mas eu acho mais interessante tentar revitalizar áreas desertificadas do sertão nordestino, cerrado e eventualmente até "brownfields" nas grandes cidades com projetos agroecológicos voltados à produção de biodiesel e óleos vegetais naturais para uso como combustível (e até como base para produção de resinas plásticas).