quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Falta de demanda por jato da Embraer ameaça fechar fábrica na China

Por ausência de demanda, a Embraer deve pôr fim em breve à produção do ERJ-145, primeiro jato comercial da empresa. Ele começou a ser desenvolvido no final da década de 1980. A aeronave, com capacidade para 50 passageiros, marcou o renascimento da Embraer após a privatização, em 1994, no final do governo Itamar Franco (1992-1994). No final da década de 1990, o 145 também deu origem à primeira família de jatos da fabricante brasileira. Ela inclui os modelos ERJ-135 e 140, que oferecem 37 e 44 assentos, respectivamente. Ao longo de aproximadamente dez anos, esses aviões, usados em vôos de curta distância ou rotas com demanda menor de passageiros, foram sucesso de vendas. Hoje, existem 890 deles voando pelo mundo, sendo 704 apenas do modelo 145. Mas, nos últimos anos, eles perderam mercado por conta do aumento do preço dos combustíveis, que levou as empresas aéreas a optar por aviões maiores.

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