quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rede social de idiomas cresce no Brasil

Quase 3 milhões de brasileiros optaram pelo ensino virtual de idiomas na rede social Livemocha, site que propõe o ensino de 35 idiomas por meio de expressões, fotos, vídeos e promove a interação entre falantes nativos numa espécie de ensino interativo. Criado há três anos nos Estados Unidos, o portal, que já tem quase 30% de sua base de usuários composta de brasileiros que o conheceram principalmente pelo boca a boca virtual, quer aumentar a participação no País. Hoje são quase 40 milhões de brasileiros que acessam redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. "Identificamos no Brasil uma das maiores oportunidades de negócio", afirma Michael Schutzler, presidente da companhia. Embora ofereça serviços gratuitos, em que é possível aprender elementos básicos dos idiomas, o portal aposta no crescimento das vendas dos módulos pagos, que custam R$ 40,00 por mês. Uma das táticas para ampliar a visibilidade do portal envolve a parceria com companhias locais para ensino, principalmente, de idiomas como espanhol e inglês. Uma dessas parcerias já foi firmada com a Telefônica e oferecerá descontos para clientes Speedy. Outra ação é o trabalho com o Sebrae em Santa Catarina, que prevê a distribuição de acessos ao conteúdo pago do Livemocha para 25 estudantes por dois meses. Por trás da operação mundial do Livemocha estão fundos de investimento que já garantiram US$ 14 milhões em aportes ao portal, entre eles o Maveron Funds, criado pelo presidente da Starbucks, Howard Shultz.

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