segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ex-ministro Delfim Netto doará sua biblioteca pessoal à USP

Antonio Delfim Netto, economista e ex-ministro da Fazenda na ditadura militar, vai doar sua biblioteca pessoal para a USP (Universidade de São Paulo). Com 250 mil livros, a coleção é uma das maiores bibliotecas privadas do Brasil. O motivo da doação são os 82 anos: "Eu estou ficando velho, e a USP vai continuar". O ex-ministro afirma que seu acervo é uma "biblioteca de trabalho, especializada": "Não tem nenhuma primeira edição. Tenho todos os clássicos, mas não tenho nenhuma primeira edição. Eu não sou um bibliófilo, sou um colecionador de livros. Tenho muito prazer nisso". Delfim Netto conta que compra livros "como todo mundo, por catálogo e referência". Muitos amigos sugerem títulos a sua secretária, que os compra. Constituída em sua maioria por títulos de economia, a coleção conta também com livros e documentos de história, geografia, filosofia, ciência política e matemática. A biblioteca será integralmente doada para a Faculdade de Economia e Administração da USP, da qual Delfim é professor emérito. A faculdade está construindo um espaço para abrigar o acervo. "Estou devolvendo para a FEA tudo aquilo que ela me deu", afirma Delfim Netto.

Nenhum comentário: