sábado, 7 de maio de 2011

Roberto Requião agora diz que é contra a superaposentadoria

Em vídeo divulgado em seu site, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que é contra a superaposentadoria de R$ 24,1 mil mensais, que recebe por ser ex-governador do Paraná. Ele justificou o recebimento do benefício como uma ação em legítima defesa do patrimônio da sua família. "Sobre as pensões, sempre fui contra. Quando fui prefeito, acabei com as pensões para ex-prefeito. Quando fui deputado, encabecei a liquidação da pensão dos deputados estaduais, sem contribuição", afirma. No mês passado, ele entrou na Justiça do Paraná para manter a pensão depois que o governador Beto Richa (PSDB) cancelou a aposentadoria dele e de outros três ex-governadores, Orlando Pessuti (PMDB), Jaime Lerner e Mário Pereira. No dia 18 de abril, o Tribunal de Justiça do Paraná revogou a liminar que garantia o beneficio ao senador. "Eu poderia ter recebido a pensão desde 2004. Poderia estar recebendo há 16 anos. Não aceitei, não recebi, eu tinha salário. Agora, quando saí do governo, em abril de 2010, eu tive dificuldade de pagar conta de luz e de água". Segundo o senador, a pensão é necessária para pagar as despesas dos processos que responde na Justiça. Requião é o senador colocado em segundo lugar entre os mais acumula ações no Supremo Tribunal Federal, atrás apenas do senador Lindenbergh Farias (PT-RJ). Requião responde a quatro inquéritos e duas ações penais, todos por crimes de opinião, como calúnia e difamação: "Estão me condenando sistematicamente em quantias pesadas. Se isso continuar assim, eu acabo, para defender o Paraná e o Brasil, tendo de vender minha casa, o carro, o papagaio e o cachorro".

Nenhum comentário: