quarta-feira, 15 de junho de 2011

Internet responde por mais de um terço de transações bancárias

A internet ampliou a liderança como canal de atendimento bancário mais utilizado pelos brasileiros. Em 2010, respondeu por 34% das transações, acima dos 31% verificados um ano antes, quando ultrapassou os terminais de autoatendimento. Segundo o Banco Central, as consultas a saldos e extratos ainda representam a maior parte das transações (36%), seguidas por pagamentos e transferências de crédito, cada uma com cerca de 8%. Quando se considera apenas pagamentos e transferências, a liderança fica com os correspondentes bancários (lotéricas, por exemplo), mas o maior crescimento está no uso da internet, que dobrou desde 2006. Os canais eletrônicos (internet, caixas e celulares) representam dois terços do volume de transações sem atendimento presencial. Apenas 24% do atendimento é feito nos próprios bancos. Correspondentes bancários respondem pelos 9% restantes. A quantidade de cheques emitidos manteve tendência de queda, de 7,1% em 2010 em relação ao ano anterior. Os pagamentos com cartões cresceram 23%. O Banco Central avalia que o uso de caixas eletrônicos ainda é ineficiente, tanto no número de terminais por habitantes quanto no número de transações em comparação com outros países. Isso se deve à falta de compartilhamento de terminais entre os bancos.

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