sábado, 2 de julho de 2011

Concentração de supermercados sobe e chega a 46% no Brasil

As cinco maiores redes de supermercados do Brasil têm aumentado a participação no setor durante os últimos anos. Juntos, esses grupos faturaram R$ 93,46 bilhões em 2010, o equivalente a 46% das receitas das empresas que atuam no segmento. Em 2004, o percentual era de 40%. Os dados foram elaborados pela Felisoni Consultores e Provar/Ibevar, a partir de informações da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O estudo mostra que a concentração no setor de supermercados é uma tendência que deve se acentuar no País, principalmente se a fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour de fato ocorrer. Caso a união seja aprovada, as duas redes terão, juntas, 2.386 pontos de venda em 178 municípios, com receita anual de R$ 65 bilhões. No Estado de São Paulo, região de maior consumo do País, a estimativa é que a participação dos três principais grupos seja ainda maior: 60% se considerado o faturamento de Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.

Nenhum comentário: