segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governo decide reduzir mistura de etanol na gasolina

A presidente Dilma Rousseff decidiu reduzir a quantidade de etanol que é adicionada à gasolina no Brasil, como parte dos esforços para controlar a inflação. O aumento nos preços do álcool, em sintonia com a alta do açúcar no mercado internacional, tem sido um dos principais fatores responsáveis pela elevação da inflação acima da meta oficial. O álcool continuou caro apesar da entrada da nova safra, e essa tendência deve se manter porque a previsão do setor é de que a safra de cana de 2011/12 no centro-sul do Brasil apresente um declínio pela primeira vez em uma década. Atualmente, a gasolina vendida nos postos brasileiros recebe 25% de álcool anidro. Dilma cogita reduzir esse percentual para 18% ou 20%. A decisão deve ser oficializada ainda neste mês, com a implementação em agosto. A medida já era esperada por usineiros e economistas, e pode atenuar substancialmente as pressões inflacionárias. Os combustíveis respondem por mais de 2,5% na cesta de itens que compõem o IPCA, principal índice de preços no País.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a redução da quantidade de álcool junto com a gasolina vai fazer baixar a octanagem da mesma, será que a Petrobrás vai compensar isto colocando outro antidetonante na gasolina? Tenho percebido que os carros atualmente tem apresentado autodetonação nos motores com muita frequência e baixando a quantidade de álcool sem compensá-la vai provocar ainda mais a tradicional "batida de pino" o que vai acabar provocando danos nos motores.Já pagamos uma caríssima gasolina de baixa qualidade, vamos ainda pagar caro para acabar com os motores de nossos veículos?
Ass: um brasileiro que não é burro, nem ignorante e menos ainda desonesto e que, portanto, atualmente tem muito pouca chance de ser presidente da república, apesar da extrema competência.