sábado, 6 de agosto de 2011

Le Figaro afirma que Airbus A330 da Air France foi o único a manter rota original na noite do desastre no Atlântico

Registros contidos nas caixas pretas do vôo AF-447 do Airbus A330 da Air France não divulgados pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA) francês apontam que a tripulação não alterou a rota do vôo logo que soube das condições meteorológicas adversas, segundo reportagem divulgada na sexta-feira pelo jornal francês Le Figaro. O periódico afirma ter tido acesso a duas horas de gravação das conversas da cabine dos pilotos, enquanto o relatório divulgado no dia 29 de julho deste ano pelo BEA se baseia apenas nos dez minutos finais. De acordo com o Le Figaro, enquanto os comandantes de todas as outras aeronaves na mesma rota optaram, por volta da 0h15min, por mudar seu curso para evitar uma área de nuvens cumulonimbus (que provocam trovoadas), o comandante do vôo AF-447 disse ao seu colega que eles não deveriam se amedrontar por essas nuvens. Elas podem conter gelo, o que levaria ao congelamento das sondas Pitot. O jornal francês afirma que o AF-447 foi o único vôo na noite de 1º de junho de 2009 que manteve a rota retilínea. A rota do vôo somente foi alterada, conforme o jornal, quando a aeronave se aproximava do fenômeno meteorológico, e em apenas 12 graus, mas seria tarde demais para evitar a tempestade. Vinte minutos antes do acidente, o capitão avisou que o avião iria passar por turbulências enquanto ele estivesse dormindo. O comandante foi descansar consciente da zona de turbulência que marcou o início do drama.

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