quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estudo revela atraso de nove meses na rede pública do País

Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado na terça-feira, mostra que o Brasil, entre 33 países comparados, apresenta a maior desigualdade entre escolas públicas e particulares, que têm desempenho melhor de seus alunos. Diferentemente do resultado do Enem, o relatório da OCDE incorpora à avaliação o perfil socioeconômico das famílias dos estudantes. Escolas que recebem alunos com pais mais ricos e escolarizados têm uma vantagem que independe do esforço do colégio para melhorar o ensino. Mais da metade do desempenho é explicada por estas características, segundo estudos. Sem considerar riqueza e escolarização dos pais, o aluno da rede privada estaria três anos à frente do da escola pública, segundo o Pisa (exame internacional que compara desempenho de alunos). Quando a comparação é feita considerando o nível socioeconômico, a distância entre os estudantes da rede privada para os do sistema público cai para nove meses, segundo o relatório.

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