terça-feira, 13 de setembro de 2011

Venda em supermercado cresce com deflação de alimentos, diz IBGE

Após dois meses de fraco desempenho, as vendas do ramo de hiper, supermercados e demais lojas de alimentos voltaram a crescer com força em julho (1,6% ante junho) na esteira da deflação dos produtos alimentícios naquele mês, de 0,34%, segundo o IPCA. Ao lado do setor de móveis e eletrodomésticos (alta de 4,2% de junho para julho), o ramo sustentou o resultado do comércio varejista em julho, cujas vendas se aceleraram e cresceram 1,4%. O bom ritmo das vendas dos supermercados pode não se repetir, porém, em agosto, já que o preço dos alimentos retomaram a tendência de alta e subiram 0,72%. Outro setor que sofreu com os preços mais elevados foi o de combustíveis e lubrificantes, cujas vendas cresceram 0,8% de junho para julho. No acumulado do ano, o segmento registra expansão de apenas 2,5%. Já o ramo de móveis e eletrodomésticos foi beneficiado pelo crédito ainda farto, apesar das medidas do governo para contê-lo, e pela demanda reprimida por esses bens, gerada pela ascensão das classes de menor renda.

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