quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Banco do Brasil estuda levar o crédito consignado para a Argentina

Quase dois anos após comprar o Banco Patagônia, na Argentina, o Banco do Brasil começa a traçar novos planos para a instituição financeira no país vizinho. Depois de avaliar a casa e iniciar o processo de integração, o novo controlador quer atuar com força no segmento de cartões de crédito e seguros. Além disso, o Banco do Brasil estuda a possibilidade de estrear o sistema de crédito consignado na Argentina. A estratégia do Banco do Brasil começa com uma ação mais ampla no segmento de cartões de crédito, explica o vice-presidente de negócios de varejo da instituição, Paulo Rogério Caffarelli. Após meses de avaliação, a percepção é que o mercado de cartões tem estágio de desenvolvimento diferente na Argentina e que, por isso, é possível agir com novos produtos. Uma das principais características do setor de cartões na Argentina são os acordos entre as instituições e varejistas. Essas parcerias são anunciadas como atrativos pelos bancos, porque oferecem descontos e pagamentos parcelados aos clientes. O Patagônia usa essa estratégia, mas o Banco do Brasil acredita que é possível avançar. "Há grande chance de crescer nesse mercado na Argentina", diz Caffarelli. Uma possibilidade em estudo pelo banco é o lançamento de cartões de nicho, como os pré-pagos. No Brasil, o banco federal já opera 150 mil cartões desse tipo e pretende terminar 2012 com o primeiro milhão no segmento. O Banco do Brasil também opera cartões pré-pagos com moedas internacionais para viagens, além de outros de uso específico, como os para pagamento de refeições. Outro exemplo vem dos programas de recompensa. Recentemente, o Patagônia anunciou parceria com a companhia aérea Gol. Clientes que comprarem com os cartões emitidos pela subsidiária argentina do Banco do Brasil ganham milhas na companhia brasileira. Na concorrência, o Itaú oferece pontos na TAM e o argentino Galícia oferece milhas na Aerolíneas Argentinas. Além dos cartões, Caffarelli disse que o Banco do Brasil estuda com atenção o mercado de seguros, e que essa área também é considerada "prioritária" para o lançamento de produtos no Patagônia. No crédito, a menina dos olhos é a chance de o Banco do Brasil estrear um mercado novo: os empréstimos com desconto em folha de pagamento. O consignado foi um dos principais motores para a rápida expansão do crédito nos últimos anos no Brasil. No banco federal, a operação foi uma das responsáveis por aumentar a participação de mercado do Banco do Brasil.

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