segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fiel depositário infiel até bebia vinhos da adega do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira

O juiz Régis Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, acolheu recomendação da promotoria e destituiu o fiel depositário da massa falida do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, que responde a diversos processos e que recentemente foi despejado de sua espetacular mansão em São Paulo. Vânio Aguiar, o fiel depositário, foi acusado pela promotora Sandra Rodrigues de permitir o acesso de exatas 251 pessoas à mansão, grande parte curiosos, sem qualquer controle, e até de consumir os vinhos da conhecida adega reunida pelo ex-milionário. A mansão, seus móveis e utensílios, dezenas de obras de arte e a adega integram a massa falida e devem ir a leilão para ressarcir vítimas do "tombo" atribuído a Edemar Cid Ferreira, que era dono do Banco Santos, cuja liquidação foi decretada pelo Banco Central em novembro de 2004. Em março de 2005, a intervenção foi transformada em liquidação extrajudicial e, em setembro daquele mesmo ano, foi decretada a falência da instituição. Edemar foi condenado, em primeira instância, a 21 anos de prisão por gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A denúncia os acusou de formar quadrilha para lavar dinheiro de crimes financeiros mediante compra de obras de arte. Ele responde ao processo em liberdade, após longo período preso. (do site do jornalista Claudio Humberto)

Negociação entre OAS e operários não avança e obras da Arena seguem paralisadas

As obras da Arena do Grêmio, que está sendo erguida no Bairro Humaitá, em Porto Alegre, seguem paralisadas. Nesta segunda-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado, Isabelino Garcia, esteve reunido com executivos da OAS e o acordo ainda não ocorreu. Na terça-feira pela manhã, a OAS fará uma reunião interna para discutir as exigências dos trabalhadores e se aceitará os 10% de reajuste que os operários exigem para voltar ao serviço. A empresa já acenou com a possibilidade de concordar com o pedido de folga para os trabalhadores de uma semana a cada três meses. A longa negociação pelo reajuste exigido pelos trabalhadores tem uma explicação. Acontece que, se a OAS concordar em dar 10% de reajuste aos trabalhadores, todos os operários da construção pesada no Estado serão beneficiados. Se sair o reajuste, os operários que estão trabalhando na construção da RS-448 (Rodovia do Parque, próximo à Arena) também serão beneficiados. Assim como todos que trabalham com a construção pesada, explica Isabelino Garcia, presidente do sindicato dos trabalhadores.

Promotoria e policia civil do Rio Grande do Sul pedem prisão de atropelador de ciclistas

O Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil pediram à Justiça nesta segunda-feira a decretação da prisão preventiva do bancário Ricardo Neis, de 47 anos, funcionário do Banco Central, responsável pelo atropelamento de pelo menos 16 ciclistas em Porto Alegre. Os pedidos foram feitos separadamente, segundo o delegado Rodrigo Garcia, coordenador de comunicação da Polícia Civil. O Ministério Público Estadual requereu a prisão preventiva à vara do júri no início da noite. Pouco depois, o delegado Gilberto Almeida Montenegro, que investiga o caso, entrou com um pedido similar no plantão do Fórum. Ricardo Neis se apresentou à polícia nesta segunda-feira e depôs durante três horas. Na versão que apresentou, ele disse que acelerou contra o grupo de ciclistas porque alguns deles o haviam ameaçado e atacado seu carro na última sexta-feira. O motorista, que fugiu sem prestar socorro e depois abandonou o Golf sem placas, alegou o temor de ser linchado e ter agido em legítima defesa, para proteger a si e ao filho de 15 anos, que também estava no carro.

Ciúme teria motivado assassinato de aluno da FGV

A polícia identificou os suspeitos de matar o estudante da FGV (Fundação Getulio Vargas) Júlio César Bakri, de 22 anos, e ferir o amigo dele Christopher Tominaga, de 23 anos, no último dia 23. Francisco Macedo da Silva, de 24 anos, foi preso. O irmão dele, Valmir Ventino da Silva, de 19 anos, está foragido. Eles atiraram contra os jovens porque mexeram com a namorada de Valmir, diz a polícia. Ainda segundo a polícia, Francisco teria confessado a participação no crime após ser localizado em um hospital da Vila Alpina. De acordo com a polícia, Valmir estava com sua namorada em um bar na rua Dr. Plínio Barreto, no centro de São Paulo, onde também estavam Bakri e Tominaga. Os estudantes teriam mexido com a namorada de Valmir quando ela foi ao banheiro e passou pela mesa deles. Valmir saiu do bar, buscou o irmão, voltou ao bar após pouco mais de uma hora, na moto Falcon verde escura, e atirou nos dois jovens. Francisco foi atingido na perna direita por um tiro disparado por ele próprio. Segundo a polícia, por esse motivo ele aparece mancando nas imagens. Francisco foi levado a um hospital da Vila Alpina por Valmir. Os médicos informaram a polícia de que havia um paciente com ferimento de bala que portava munição de pistola. Francisco foi preso no mesmo dia do crime, mas a polícia não havia feito a ligação, até então, com o caso dos estudantes da FGV. Ferido, Francisco continua internado e preso, com escolta, no hospital. A polícia apresentou os dois capacetes, a moto e uma calça com mancha de sangue que teria sido usada no dia do crime.

Relator do Supremo diz que caso Battisti será definido em março

Relator do caso Cesare Battisti no Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes disse nesta segunda-feira que a situação do italiano será definida em março. O processo aguarda informações da Presidência e ainda precisará de uma análise da Procuradoria-Geral da República. Segundo Gilmar Mendes, é possível que o caso entre na pauta em breve. Em 2009, o Supremo revogou o refúgio concedido a Battisti por Lula, autorizou a extradição, mas deixou a palavra final para o presidente. Agora, o Supremo vai avaliar se o ex-presidente Lula respeitou o tratado bilateral do Brasil com a Itália ao tomar a decisão.

Fernando Henrique Cardoso diz que Brasil tem capacidade para "forte presença global"

Em palestra para magistrados e servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região nesta segunda-feira, em Brasília, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que o Brasil tem a capacidade de exercer uma "forte presença global" a partir de suas riquezas naturais e bagagem cultural. O tema do seminário, que durou cerca de 40 minutos, era "O Brasil no panorama internacional". "Existem as formas de poder suave, que são poderes culturais. O Brasil, desse ponto de vista, tem uma situação bastante privilegiada. Nós temos uma cultura no Brasil que é muito mais da aceitação da diversidade do que imposição da vontade de um grupo só: é a famosa plasticidade cultural brasileira", disse Fernando Henrique Cardoso. Para ele, recursos naturais como a água "são vantagens efetivas que, no tabuleiro da história do futuro, talvez contem tanto quanto a força militar". Fernando Henrique Cardosos foi homenageado pelos magistrados e recebeu diploma de professor emérito da Esmaf (Escola de Magistratura Federal da 1ª Região).

Polícia Federal pede prisão de superintendente do Incra e presidente do PT no Maranhão

O presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, e o superintendente do Incra no Estado tiveram a prisão preventiva pedida pela Polícia Federal nesta segunda-feira. O superintendente, Benedito Terceiro, e Monteiro, são suspeitos de integrar um esquema de desvio de verbas do Incra. O presidente do PT foi superintendente do órgão entre 2004 e 2005. Terceiro foi exonerado nesta segunda-feira do instituto. Um ouvidor agrário e o chefe de uma das divisões do órgão no Estado também deixaram seus cargos. Segundo a Polícia Federal, cerca de 30 pessoas são investigadas por participação nos desvios. De acordo com a polícia, em vistorias a 25 assentamentos da reforma agrária no Estado foram encontradas casas inacabadas e com material de baixíssimo custo, além de cerca de 300 unidades que não saíram do papel.

Governo admite que estuda aumento no preço de combustíveis

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu nesta segunda-feira a possibilidade de se estudar um ajuste nos preços dos combustíveis, caso o preço do barril petróleo suba ainda mais no mercado. Ele afirmou que se o preço do barril ultrapassar a faixa de US$ 110,00 a US$ 120,00 o governo federal avaliará se há necessidade de reajustar o valor cobrado pela gasolina e pelo óleo diesel no mercado interno. "Só vamos pensar em reajuste se o preço passar de um certo limite", afirmou, depois de participar da posse do novo presidente da Eletrobras, José da Costa. O preço desses combustíveis são definidos pela Petrobras, e não seguem a volatilidade do mercado.

Morre a atriz francesa Annie Girardot

A atriz francesa Annie Girardot morreu nesta segunda-feira em um hospital de Paris, aos 79 anos, anunciou sua neta, Lola Vogel. A atriz, cuja carreira começou em 1955 e teve seu apogeu nos anos 1970, morreu no hospital Lariboisiere de Paris. Ela participou de sucessos como "Rocco e seus irmãos", de Visconti, e atuou sob a direção de outros diretores de nome como Claude Lelouch, Roger Vadim e Mario Monicelli. A atriz sofria há vários anos do Mal de Alzheimer, e se converteu num símbolo da doença depois de aceitar filmar o documentário "Ainsi va la vie" (Assim vai a vida), de Nicolas Baulieu.

Luiz Fux toma posse como ministro do Supremo na quinta-feira

Está marcada para as 16 horas da próxima quinta-feira a posse de Luiz Fux como ministro do Supremo Tribunal Federal. Fux irá substituir o ex-ministro Eros Grau que se aposentou em agosto do ano passado perto de completar 70 anos. A indicação de Fux, a primeira da presidente Dilma Rousseff, aconteceu no dia 1º deste mês. A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal ocorreu uma semana depois. No mesmo dia, a indicação foi aprovada pelo plenário por 68 votos favoráveis e apenas dois contrários. Nas mais de três horas em que foi sabatinado, Fux evitou comentar casos polêmicos que devem chegar à análise.

Fidel se prepara para deixar liderança do Partido Comunista

O Partido Comunista Cubano incluiu a eleição de um novo líder na pauta de seu Congresso de abril, quando o ex-ditador Fidel Castro deve deixar o cargo. Fidel, de 84 anos (dos quais 49 como chefe de governo), já havia deixado as funções públicas, mas manteve o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista, embora tenha delegado a maior parte das atribuições. Seu irmão, o ditador Raúl Castro (atualmente segundo-secretário) é o favorito para sucedê-lo. No entanto, como não há outros parentes politicamente ativos, o cargo de segundo-secretário será alguém sem o sobrenome Castro, algo que não ocorre desde a fundação do Partido Comunista, em 1965. Como primeiro e segundo secretário, os irmãos Castro comandam o Comitê Central partidário, que deveria ter eleições em uma conferência no final do ano. Mas a votação foi antecipada para abril porque o estatuto prevê que a escolha do novo ocupante precisa ser feita num congresso formal. O Comitê Central escolhe o poderoso Burô Político do partido, além do secretariado-executivo, instâncias nas quais numerosas mudanças também são esperadas.

Bancos começam a oferecer conta eletrônica sem tarifa na terça

A partir desta terça-feira os bancos poderão oferecer aos seus clientes o serviço de conta para movimentação exclusivamente por meios eletrônicos sem cobrança de tarifas. A isenção vale para quem utilizar apenas a internet, caixa eletrônico e celular, por exemplo, para acessar sua conta. Segundo o Banco Central, cabe à instituição financeira decidir se irá ou não oferecer esse tipo de serviço para seus clientes. Elas poderão cobrar apenas a tarifa de cadastro para início de relacionamento, mas somente no caso de novos correntistas. Se o cliente precisar, no entanto, utilizar um meio não-eletrônico, como guichê de caixa, correspondente bancário ou atendimento telefônico (com auxílio de telefonista), terá de pagar as tarifas previstas atualmente para a prestação desses serviços. Algumas mudanças na área de cartões de crédito também entram em vigor nesta terça-feira. A partir de agora, o envio de cartão sem solicitação do cliente passa a infringir as normas do Banco Central. As empresas de cartões também ficam obrigadas a cancelar o cartão a pedido do cliente imediatamente. A obrigação de enviar um contrato ao consumidor também fica regulamentada.

Estados Unidos congelam US$ 30 bilhões em ativos da Líbia

Os Estados Unidos congelaram US$ 30 bilhões em ativos da Líbia depois das sanções impostas pela Casa Branca contra o regime do ditador Muamar Kadahfi na semana passada, informou nesta segunda-feira um alto responsável do Tesouro em Washington. "Ao menos 30 bilhões de dólares foram bloqueados em virtude do decreto" assinado na sexta-feira pelo presidente Barack Obama, informou à imprensa o secretário de Estado do Tesouro interino encarregado da luta contra o terrorismo e da inteligência financeira, David Cohen. "É o maior congelamento de fundos jamais feito em virtude de um programa de sanções" nos Estados Unidos, completou Cohen. O governo americano impôs na sexta-feira sanções contra Kadahfi e quatro de seus filhos, congelando ativos e propriedades nos Estados Unidos. Cohen declarou que mais sanções estão a caminho.

Sthefany Brito vai receber R$ 50 mil por mês de Alexandre Pato

A atriz Sthefany Brito, de 23 anos, deverá receber R$ 50 mil por mês pelos próximos dois anos do ex-marido, o jogador de futebol Alexandre Pato, de 21 anos. A sentença foi proferida pela juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 1ª Vara de Família do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Pato queria pagar R$ 5 mil por mês, mas Sthefany afirmou que o valor era "insuficiente para atender às suas necessidades". Ela alegou que ficou impossibilitada de trabalhar como atriz por causa do relacionamento e teve contratos publicitários cancelados por causa disso. Segundo a sentença, Pato disse que pagaria a Sthefany para que ela não fizesse mais novelas, já que era uma "pessoa ciumenta". "A ré tinha apenas que ser mulher dele", diz o texto. Por isso, o jogador afirmou que ficaria responsável por prover tudo o que ela precisasse. A juíza afirma que Pato tinha conhecimento dos compromissos financeiros de Sthefany, já que pagava a ela R$ 50 mil por mês enquanto estavam casados, exceto no mês do casamento, quando a atriz recebeu R$ 60 mil.

AGU descarta grandes dificuldades em discussão do salário mínimo no Supremo

O ministro Luis Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União, disse nesta segunda-feira que não vê "grandes dificuldades" na discussão pelo Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da regra que prevê que o aumento real do salário mínimo seja determinado por decreto presidencial. A oposição promete recorrer nesta terça-feira ao Supremo contra a medida. A justificativa é que a medida fere a Constituição, a qual estabelece no artigo 7º que o salário mínimo será fixado por lei, e não por outro ato normativo, como o decreto. Ministros do Supremo prevêem um "debate quente" sobre o tema. Segundo Adams, não há inconstitucionalidade no projeto aprovado pelo Congresso porque a lei aprovada por deputados e senadores fixa o valor do mínimo, os critérios a serem seguidos, e a presidente Dilma Rousseff vai informar o fator de correção aplicado.

Procuradoria acusa Usiminas e empresas de cooptar de sindicato

O Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais ajuizou ação civil pública contra o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (cidade localizada a 217 quilômetros de Belo Horizonte) por relação fraudulenta com empresas da região, dentre elas a Usiminas. O sindicato, que representa 20 mil trabalhadores, funciona sem pagar nada em um terreno da Usiminas. O procurador Adolfo Jacob afirma que recebeu denúncias de metalúrgicos sobre acordos coletivos lesivos. "Várias cláusulas consideradas prejudiciais pela categoria vêm sendo renovadas ano a ano sem votação, como é o caso do banco de horas. Os assuntos não são tratados em assembléias, mas surgem no documento final", afirma. Presidente do sindicato há oito anos, Luiz Carlos de Miranda Faria (PDT) recebeu R$ 459 mil em doações de cinco empresas nas quais representa os empregados em sua campanha para deputado estadual nas últimas eleições. Além da Usiminas, que doou R$ 309 mil, Faria, Embasil, Convaço, Sucateira e Sankyu são citadas na ação. Para o Ministério Público do Trabalho, a troca de favores entre o sindicato e os patrões prejudica os trabalhadores. "O sindicato não tem nenhuma independência para cumprir seu papel", afirma o procurador. Diz ainda que a entidade cobra taxas de empregados não sindicalizados direto na folha de pagamento, de maneira irregular. O órgão pede uma indenização de R$ 128 milhões por danos aos operários.

Número 2 da Al Qaeda pede Estados islâmicos na Tunísia e no Egito

Em uma nova mensagem, o número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, exortou os povos do Egito e da Tunísia a criar Estados islâmicos e alertou que os Estados Unidos estão "tentando manipular eventos para garantir que interesses americanos e israelenses sejam preservados". Al Zawahiri criticou os novos dirigentes instalados no poder pelos Estados Unidos na Tunísia e Egito, além de pedir aos muçulmanos que lutem contra os "invasores", segundo o Site, centro americano de vigilância de sites islâmicos. Essa é a terceira mensagem de áudio de Al Zawahiri divulgada desde o início da onda de revoltas no mundo árabe. O discurso foi gravado entre a queda do regime do ex-ditador da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, em 14 de janeiro, e a do governo egípcio de Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro. O número dois da Al Qaeda também estimula os tunisianos a resistir contra o "ocupante francês" e a estabelecer um regime que seja um "modelo de assistência e justiça para vossos irmãos". Segundo Al Zawahiri, os Estados Unidos permitiram que o ditador tunisiano, Ben Ali, caísse, em janeiro, quando ficou claro que era impossível manter o apoio. "No entanto, o comando dos assuntos continua nas mãos de homens dos Estados Unidos, seus agentes e seus soldados", afirmou Al Zawahiri. O mesmo ocorreu no Egito, de acordo com a mensagem gravada antes da queda de Mubarak. Segundo Al Zawahiri, uma "alternativa" se apresentou na pessoa de Mohamed ElBaradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Corte de emendas parlamentares ao Orçamento será de 72%

Os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega, informaram nesta segunda-feira que haverá um corte de R$ 18 bilhões das emendas parlamentares do corte total de R$ 50 bilhões que o governo federal fará no Orçamento deste ano. O montante corresponde a aproximadamente 72% das emendas apresentadas pelos parlamentares, que ficaram próximas aos R$ 25 bilhões, segundo a Consultoria da Câmara. Segundo os ministros, o corte não vai "derrubar" a economia brasileira, mas ajustá-la a um patamar de crescimento "sustentável", na faixa dos 5% ao ano. "O crescimento do PIB deve ficar em torno de 7,5% em 2010, é uma aceleração excessiva para a economia brasileira. Então, estamos conduzindo a economia para um patamar mais sustentável, em torno de 5%. Crescer a 7,5% por um tempo longo pode criar gargalos, e gerar problemas inflacionários", explicou Mantega. Apesar de afirmar que as despesas com os programas sociais e com os investimentos do PAC serão integralmente mantidos, o governo anunciou que o corte de despesas no Orçamento deste ano irá afetar fortemente o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida". O programa terá uma contenção de mais de R$ 5 bilhões nos repasses do governo, o que representa 40% de corte (passará de R$ 12,7 bilhões para R$ 7,6 bilhões). Segundo Miriam Belchior, a redução de despesa tem relação com o fato de a segunda parte do programa "Minha Casa" ainda não ter sido aprovada pelo Congresso. A ministra espera que isso ocorra em abril. "Ainda assim, o orçamento do programa para este ano está R$ 1 bilhão maior do que ocorreu no ano passado, quando houve a maior parte das contratações do Minha Casa", afirmou a ministra.

Mulheres do MST invadem fazenda da Veracel na Bahia

Um grupo de mulheres da organização terrorista MST invadiu uma fazenda em Eunápolis (a 671 quilômetros de Salvador) na madrugada desta segunda-feira. A fazenda, destinada à plantação de eucaliptos, pertence à empresa Veracel. Segundo o MST, 1.500 mulheres participaram da invasão, que tem como objetivo "denunciar o uso de agrotóxicos e a monocultura em terras devolutas". Não houve confrontos. A ação, de acordo com o MST, faz parte da jornada de mulheres do MST e da Via Campesina que, neste ano, denuncia a violência contra a mulher. Em nota, a Veracel afirma que todos os imóveis adquiridos pela empresa são escriturados, registrados e licenciados em seu nome.

Greve paralisa coleta de lixo em Buenos Aires

Uma greve de funcionários está afetando a coleta de lixo na capital argentina, Buenos Aires, segundo publicou nesta segunda-feira o jornal "La Nación". De acordo com o diário, as autoridades locais já advertiram sobre os riscos sanitários. Para o ministro de Espaço Público e Meio Ambiente, Diego Santilli, ainda que uma solução seja encontrada nesta segunda e a greve termine, "amanhã a cidade vai amanhecer com sacos de lixos nas ruas". Além disso, o ministro destaca que os resíduos deixados ao relento já começaram a entrar em decomposição e fermentação. A greve, que teve início na noite deste domingo, afeta três aterros sanitários. Segundo Santilli, "14 milhões de pessoas estão reféns desta situação". O motivo da paralisação está relacionado a um acordo firmado na semana passada entre o governo da província e diversos municípios, que propõe o encerramento das atividades do aterro de Ensenada no próximo ano e a criação de novos aterros de lixo, que serão controlados por uma empresa espanhola. O secretário sindical da Associação dos Trabalhadores e Empregados da Coordenação Ecológica - Área Metropolitana - Sociedade do Estado (Ceamse), Gabino Pistoia, explicou ao La Nación que essa medida deixa em perigo o emprego dos trabalhadores do Ceamse, "já que não foi discutida nenhuma das soluções prometidas".

Oposição critica cortes no Minha Casa, Minha Vida

Líderes da oposição no Congresso afirmaram nesta segunda-feira que, com os cortes de R$ 5,1 bilhões no programa "Minha Casa, Minha Vida", fica comprovado que o governo da presidente Dilma Rousseff “trabalha com ilusões e promessas que não pode cumprir”. “A fatura da falsa propaganda que o governo do PT fez para eleger a presidente Dilma Rousseff chegou. E o brasileiro vai pagar a conta”, disse o líder da bancada do DEM na Câmara, ACM Neto (BA). A oposição também diz achar que os cortes detalhados vão crescer ainda mais até o final de 2011. “Não serão apenas R$ 50 bilhões. As despesas cresceram, a necessidade do ajuste é evidente. No final do ano vamos ver que esses cortes foram muito maiores”, disse o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR). Já o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) criticou também o “inchaço da máquina pública”: “Se gastou demais na campanha, agora chegou a conta. E o governo não pára de inchar a máquina pública, agora vão criar ainda mais um ministério".

Começa julgamento de ex-ditador argentino por roubo de bebês

Um histórico julgamento foi iniciado nesta segunda-feira contra o ex-ditador argentino Jorge Videla e outros ex-militares, acusados de um plano sistemático de roubo e mudança de identidade de cerca de 500 bebês, filhos de desaparecidos, a maioria das crianças nascidas em cativeiro, nas prisões clandestinas. O infame general Jorge Videla, de 85 anos, chegou ao tribunal e sentou-se no banco dos réus junto ao último presidente da ditadura (1976-1983), o ex-general Reynaldo Bignone (responsável pela aventura trágica da invasão das ilhas Falklands), em um julgamento oral contra um total de oito réus, entre eles dois ex-almirantes, Antonio Vañek e Rubén Franco. "Fomos a herança de guerra do regime", disse na porta do tribunal uma das testemunhas e vítimas, Leonardo Fossati, de 33 anos. Ele é uma das 102 pessoas que recuperaram a identidade por conta do trabalho da organização Avós da Praça de Maio. Os pais de Fossati, ambos desaparecidos, militavam na organização União de Estudantes Secundários e na Juventude Peronista, quando foram sequestrados em 1977, sendo que a mãe estava grávida. "Nasci em uma delegacia. Uma família de muito boa fé me adotou. Mas graças às Avós da Praça de Maio encontrei minha verdadeira família e minha identidade", disse Fossati. O julgamento durará até o fim do ano e tentará provar a existência de um sistema destinado a se apropriar de nenês retirados dos presos políticos. Uma das principais "maternidades clandestinas" funcionou no Campo de Maio, a maior unidade militar do país (na periferia oeste de Buenos Aires), e outra na Escola de Mecânica das Forças Armadas (ESMA), onde as grávidas davam à luz encapuzadas. "Esperamos 30 anos para que houvesse justiça e para vê-los na prisão", disse Chela Fontana, mãe de Liliana, que foi sequestrada por um comando militar quando estava grávida de dois meses e meio. O casal continua desaparecido, mas o trabalho da silenciosa busca e investigação das Avós da Praça de Maio conseguiu recuperar em 2006 o filho roubado, Alejandro Sandoval Fontana, de Liliana Fontana e Pedro Sandoval. "De todas as perversões do Estado terrorista, roubar nenês e tirar a identidade deles foi a mais inacreditável", afirmou Adelina Alaye, de 83 anos, líder das Mães da Praça de Maio "Linha Fundadora".

Contratação de consultor político causa perplexidade no PSDB gaúcho

O PSDB do Rio Grande do Sul está em estado de perplexidade devido à contratação do consultor político Paulo Moura pela bancada do partido na Assembléia Legislativa. Paulo Moura foi o principal assessor político do ex-vice-governador Paulo Feijó, o qual se tornou um inimigo interno do governo de Yeda Crusius (PSDB). Na reunião do partido ocorrida no balneário do Imbé, no litoral gaúcho, o consultor político Paulo Moura foi o principal conferencista. Paulo Moura ingressou no PSDB por meio do deputado estadual Jorge Pozzobom.

Governo petista gaúcho promete discussão sobre o piso, mas "não agrada Cpers"

Na manhã desta segunda-feira, representantes da diretoria do sindicato pelegão da educação pública, no Rio Grande do Sul, o Cpers, estiveram reunidos em audiência com o governador Tarso Genro (PT) para apresentar sua plataforma de reivindicações. O governo do Estado, que já conhecia o teor das negociações, entregou à entidade um documento com as exigências que compreende já estar cumprindo. No entanto, o Cpers não saiu satisfeito do encontro, pois a questão do piso salarial não chegou a ser discutida. "Estamos preocupados com muitas questões, como as condições de trabalho do professor e de aprendizado do aluno, mas nosso principal ponto de reivindicação é o salário", afirmou a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira. Segundo ela, o governo marcou uma nova audiência para o dia 15 de março e se comprometeu a apresentar uma nova proposta em relação às reivindicações, incluindo também o piso salarial. "Nesta primeira audiência já deixamos claro que não queremos fazer estudos sobre a situação financeira do Estado. Queremos que se abra um processo de negociação sobre o assunto, porque o governo tem que se posicionar", disse ela. Ora, é até muito estranhável essa atitude, que parece apenas um mero teatrinho da parte da petista Rejane de Oliveira. Qual é a dúvida dela? Não parece óbvio que o governo do PT irá dar os professores públicos gaúchos o piso salarial nacional, do governo Lula, como básico dos professores estaduais gaúchos? A certeza deve ser tão grande que a pelegada do Cpers nem convocou greve para o ínicio do período letivo deste ano, como sempre fez com  todos os últimos governos desde a década de 80. O que a pelegada já conseguiu do governo do peremptório petista Tarso Genro é a certeza de que haverá concurso público para a contratação de mais professores. Essa é a grande especialidade petista, o super inchamento da folha de pagamento.

Médico relata violentos confrontos perto da terceira maior cidade líbia

Oponentes do regime líbio e forças leais ao líder Muamar Kadahfi enfrentaram-se em violentos combates nesta segunda-feira na região da cidade de Misrata, a terceira maior do país, localizada a cerca de 200 quilômetros a leste da capital, Trípoli, de acordo com moradores locais. A cidade de Misrata está nas mãos de opositores desde o final da semana, mas áreas ao redor da cidade, especialmente uma grande base aérea militar, estão sob controle de forças pró-Kadahfi. Um médico que trabalha no hospital central da cidade disse que escutou o som de helicópteros, tiros e bombas desde a madrugada. "Está ocorrendo uma grande batalha na base aérea, e muitos moradores das imediações estão feridos", disse ele. Segundo o médico, os combates entre rebeldes e forças governistas vêm ocorrendo diariamente desde a sexta-feira e pelo menos "27 pessoas foram mortas entre sexta-feira e sábado". Ele disse que a situação é volátil e pediu ajuda de agências internacionais de ajuda. "Não podemos mandar ambulâncias porque elas são alvo de ataques. Esperamos o tiroteio parar ou diminuir bastante para retirarmos os mortos e feridos. Faço um apelo ao Crescente Vermelho e a Organização Mundial de Saúde porque precisamos de medicamentos, e se a situação permanecer assim por uma semana, não teremos capacidade de tratar paciente algum nesta cidade", disse ele.

Com dólar perto de R$ 1,65 Banco Central compra dólar a termo e à vista

O Banco Central lançou mão de duas operações para compra de dólar a termo e um leilão para compra de dólar à vista nesta segunda-feira, quando a taxa de câmbio doméstico bateu em R$ 1,65. Às 13h35, o dólar comercial era cotado por R$ 1,661 (valor de venda), em queda de 0,18%. Pouco depois das 10horas a autoridade monetária realizou as operações de dólar à termo (com liquidação prevista para a segunda quinzena de março), com lote mínimo de US$ 1 milhão cada. E por volta das 10h30, o Banco Central realizou um leilão para compra de dólar à vista, em que aceitou ofertas por R$ 1,6609 (taxa de corte). A política cambial do governo Lula é absolutamente inócua, e o real continua se sobrevalorizando, o que é absolutamente mortal para as exportações brasileiras e a produção industrial nacional.

Luana Piovani chama a polícia para tirar Dado Dolabella de restaurante

A atriz Luana Piovani pediu para policiais retirarem o seu ex-noivo Dado Dolabella de um restaurante no Leblon, zona sul do Rio, no domingo à noite. Luana estava no restaurante Diagonal e Dado, na pizzaria Guanabara. Ambos ficam de frente para o outro nas esquinas da avenida Ataulfo de Paiva com a rua Carlos Góis. Após ver o ex-noivo no local, frequentado por artistas e boêmios, Luana chamou um policial, que foi conversar com Dado Dolabella. O ator saiu com amigos sem criar confusão. Em agosto do ano passado, Dado foi condenado por agredir Luana. A Justiça estipulou a pena em 2 anos e 9 meses em regime aberto. Poucos dias depois, sua ex-mulher, Viviane Sarahyba conseguiu na Justiça uma ordem para que ele saísse de casa. O motivo seriam as agressões físicas de Dado Daolabella contra Viviane. Na época do processo movido por Luana, Dado estava obrigado, por decisão do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a permanecer a pelo menos 250 metros de distância de Luana Piovani. A ordem judicial já tinha sido desrespeitada em outras ocasiões, a primeira no Carnaval de 2009, quando os dois estiveram no mesmo camarote, no Rio de Janeiro, e a segunda em uma festa, em março do mesmo ano.

Diário Oficial publica aposentadoria de ministro suspeito por venda de sentença

A aposentadoria do ministro Paulo Medina, do Superior Tribunal de Justiça, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça, em 2010, Medina foi aposentado compulsoriamente após o entendimento de que existiam indícios de sua participação em um esquema de venda de sentença judicial em favor de bicheiros e donos de bingos. Mesmo com a punição de aposentadoria compulsória, ele conseguiu manter o salário de cerca de R$ 25 mil. Investigações da Polícia Federal que levaram à Operação Furacão (Hurricane), em 2007, apontam que Medina teria negociado, por meio de seu irmão Virgílio Medina, o recebimento de R$ 1 milhão por uma liminar dada por ele em 2006 e depois cassada pela ministra Ellen Gracie. Com essa liminar, foram liberadas 900 máquinas caça-níqueis que tinham sido apreendidas em Niterói. Medina não aparece nas interceptações telefônicas feitas com autorização judicial, mas a Polícia Federal registrou conversas entre empresários e Virgílio, que supostamente falava em nome do irmão.

Alckmin diz que política fiscal do governo Dilma é frouxa

Em entrevista na TV, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que a política fiscal do governo da presidente Dilma Rousseff é "frouxa". Na declaração, ele demonstrou concordar com o correligionário e antecessor no cargo, José Serra, que criticou na última sexta-feira o "falso rigor fiscal" do governo federal ao anunciar o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento. "Acho que Serra tem razão dizendo que a questão fiscal é grave no Brasil. O País tem uma política monetária duríssima, taxa de juros altíssima, política cambial com moeda sobrevalorizada [...] e política fiscal frouxa: gasta muito e gasta mal", disse Alckmin.

TAM encomenda 34 aviões para atender demanda futura

A TAM anunciou nesta segunda-feira a encomenda de 34 novos aviões para "renovação de frota e adequação à demanda dos próximos 20 anos", sendo 32 aeronaves Airbus A320 (entre 156 e 174 assentos) e dois Boeings 777-300ER (365 assentos). O valor das aquisições soma US$ 3,2 bilhões. A companhia área projeta elevar a frota de 156 aeronaves para 182 até 2015. Para 2011, a empresa prevê um crescimento da demanda entre 15% e 18%, ante um incremento de 23% no ano passado. A taxa média de ocupação dos assentos, que ficou em 71,9% em 2010, deve atingir entre 73% e 75% conforme as expectativas da companhia. "Alinhado ao crescimento da demanda, iremos aumentar nossa oferta através do crescimento da frota em cinco aeronaves, sendo dois A330, dois A319 e um A320. Vamos também continuar otimizando nossos custos através da utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional vamos crescer 10% com o lançamento de duas novas frequências ou destinos", informa a diretoria, no balanço de resultados publicado nesta segunda-feira.

Abras aponta queda de 21% nas vendas dos supermercados em janeiro

As vendas reais dos supermercados tiveram alta de 3,68% em janeiro na comparação com mesmo período de 2010, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Mas, na comparação com o mês de dezembro, houve uma queda real de 21,15%. Os índices foram deflacionados pelo IPCA, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "A queda é considerada normal. Por ocasião das festas de final de ano, dezembro é o mês mais forte em vendas para o setor. É importante lembrar que também em janeiro os gastos familiares sobem com o pagamento de impostos e despesas escolares, fazendo com que as famílias apertem o cinto nas compras", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Governo busca saída legal para o terrorista Cesare Battisti no Brasil

Antes mesmo de o Supremo Tribunal Federal dar a palavra final sobre o impasse jurídico em que se transformou o julgamento da extradição do terrorista Cesare Battisti, o governo quebra a cabeça para resolver outro dilema: o que fazer com o terrorista italiano caso fique no Brasil? O governo calcula que o Supremo vai considerar válida a decisão do ex-presidente Lula, que decidiu não extraditar Battisti. A extradição foi pedida pelo governo italiano e recomendada pelo tribunal. Caso a previsão se concretize, Battisti, hoje preso em Brasília, terá de ser solto imediatamente. O imbróglio é que, como o Supremo lhe negou refúgio no País e não o considerou refugiado político, o terrorista está num limbo jurídico. É um imigrante ilegal. Diante da singularidade do caso, o governo também estuda a possibilidade de o terrorista Battisti deixar o Brasil e procurar abrigo em um país que não tenha assinado tratado de extradição com a Itália.

União Européia aprova sanções contra a Líbia

A União Européia aprovou nesta segunda-feira sanções unilaterais contra o ditador líbio, Muammar Gaddafi, incluindo embargo de armas, congelamento de seus bens e proibição de viajar aos países do bloco. A decisão foi tomada pelos embaixadores europeus que se reuniram para discutir a crise na nação africana. Apesar do avanço da oposição, que já controla a parte leste do País, Gaddafi se recusa a deixar o poder e atribuiu os protestos à rede terrorista Al Qaeda. As sanções serão válidas também para 25 familiares e nomes ligados ao regime Kadahfi.

Fundo do JPMorgan negocia compra de fatia no Twitter

Um novo fundo de tecnologia do JPMorgan está negociando a compra de participação significativa no Twitter, conforme o Financial Times. De acordo com o jornal, o fundo planeja adquirir 10% do site de rede social por US$ 450 milhões, avaliando a companhia em US$ 4,5 bilhões. O banco afirmou em comunicado na sexta-feira que levantou US$ 1,22 bilhão para o fundo Digital Growth. O jornal informou ainda que o fundo planeja, eventualmente, obter US$ 1,3 bilhão de até 480 investidores. O JPMorgan espera investir um terço dos recursos do fundo em outra empresa de Internet, como a de jogos online Zynga ou o Skype. O montante remanescente seria destinado a outras seis companhias, que poderiam incluir o site de compras coletivas LivingSocial ou a varejista online Gilt. A operação ocorre após o Facebook, maior site de rede social do mundo, levantar US$ 1,5 bilhão junto ao Goldman Sachs.

Corte de R$ 50 bilhões terá efeito quase nulo na inflação

O corte de R$ 50 bilhões nas despesas federais ajudará a reduzir a inflação deste ano em apenas 0,16%. O cálculo é da consultoria Tendências. Para se ter uma idéia, o aumento das passagens de ônibus nas principais regiões metropolitanas do País em janeiro respondeu por um aumento da mesma magnitude no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ou seja, o aperto nos gastos federais, se concretizado, conseguirá apenas anular o efeito inflacionário da alta dos ônibus. Mesmo assim, a ajuda da política fiscal permitirá ao Banco Central elevar menos a taxa de juros, como deseja o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Nos cálculos da consultoria, o controle de gastos evitará alta adicional de 0,4% na Selic. “O efeito na inflação é pequeno”, disse Alessandra Ribeiro, economista da Tendências. Os cortes no orçamento e as medidas de contenção no crédito anunciadas em dezembro passado entraram em cena para evitar que o governo desse uma “paulada” nos juros para conter a inflação. É nesse cenário que os diretores do Banco Central, que formam o Comitê de Política Monetária (Copom), deverão decidir na quarta-feira a nova taxa de juros no País, atualmente em 11,25% ao ano. A aposta majoritária dos analistas é de alta de 0,5 ponto porcentual, mas parte acredita que o Banco Central pode ser mais agressivo e subir 0,75%.

Grandes apagões viram rotina no Brasil

Dez anos depois de mergulhar no maior racionamento da história, o Brasil volta a conviver com problemas no setor elétrico. Mas, desta vez, a crise não está na falta de energia, como ocorreu em 2001, mas na dificuldade de fazer o produto chegar até o consumidor final. Nos últimos meses, uma série de apagões e blecautes regionais causaram transtornos e prejuízos aos brasileiros. Só neste ano, até o dia 22, foram 14 grandes ocorrências, conforme relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A maior delas deixou o Nordeste sem luz por até inco horas. O incidente  garantiu ao Brasil o título de país com o maior número de blecautes de grandes proporções. Das seis maiores ocorrências registradas no mundo desde 1965, três são do Brasil: em 1999 (97 milhões de pessoas), 2009 (60 milhões) e 2011 (53 milhões), segundo a consultoria PSR. O maior ocorreu na Indonésia, em 2005, atingindo 100 milhões de pessoas. Além dos grandes apagões, que normalmente ocorrem por falhas no sistema de transmissão, a população também tem convivido com uma série de desligamentos na rede de distribuição, de responsabilidade das concessionárias. Nesses casos, os cortes estão limitados às áreas de concessões das empresas, cidades ou bairros. As companhias alegam que a culpa é de São Pedro e que as redes não têm suportado as fortes chuvas. Os constantes blecautes estão traduzidos na piora do indicador de qualidade do fornecimento de eletricidade, medido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nos últimos três anos, o tempo médio que o brasileiro ficou sem luz subiu quatro horas. “Hoje temos energia e não conseguimos entregá-la com a qualidade necessária. O problema é que o governo nunca explica o real motivo dos apagões”, afirma o diretor-presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria. Para especialistas, a origem dos apagões está em investimentos menores que a necessidade da rede de transmissão e distribuição. “Houve um descompasso entre os investimentos da geração e transmissão”, afirma o presidente da Compass Energia, Marcelo Parodi. Mas o problema não é a falta de novos empreendimentos, já que a Aneel tem feito leilões contínuos de linhas de transmissão e as distribuidoras, ampliado o número de clientes.

Pesagem do lixo da Prefeitura de Canoas aponta que a Vega Ambiental recebe R$ 129,70 por tonelada

Desde 2004 a Vega Engenharia Ambiental se mantém no mercado de limpeza urbana de Canoas com sucessivos contratos sem licitação pública, por meio do uso do expediente da “contratação emergencial”, o que é absolutamente intolerável para administração pública. Em janeiro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da prefeitura de Canoas divulgou dados sobre a pesagem do lixo domiciliar coletado em novembro e dezembro do ano passado na cidade. Diz a matéria da pasta de Serviços Urbanos que o “comparativo com o mesmo período de 2009 indica volume superior em 2010 e, consequentemente, maior despesa”. A pesagem do lixo se dá por meio de balança eletrônica instalada na área da usina de asfalto de Canoas. O equipamento emite comprovante em três vias, além de relatório completo no final de cada período. O comparativo publicado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos aponta que a pesagem do lixo em novembro 2009 correspondeu a 6.297,40 toneladas de lixo. E que no mês de novembro de 2010 aumentou para 6.402,960.  Ainda nesse documento consta que, em dezembro 2009, chegou a 6.673,140 e que em 2010, também no mês de dezembro, aumentou para 7.094,720 toneladas de lixo. A diferença entre 2010 e 2009 (meses novembro e dezembro) totalizou um aumento de 527,14 toneladas de lixo em Canoas. A pasta de Serviços Urbanos informa ainda que o valor pago pela prefeitura de Canoas para a empresa Vega Ambiental, referente ao aumento de 527,14 toneladas de lixo, correspondeu a R$ 68.370,06. Essa diferença paga pela Prefeitura de Canoas de R$ 68.370,06 pode ser dividida por 527,14 toneladas de lixo, o que vai mostrar o quanto a empresa Vega Engenharia Ambiental está recebendo por tonelada de lixo coletada no município canoense. Acredite leitor, o valor é de R$ R$ 129,70 a tonelada de lixo coletada. O Ministério Público de Contas que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul pode comparar o preço de R$ 129.70 por tonelada de lixo pago pelo Município de Canoas (população de 324.025 habitantes) para a Vega Ambiental com o valor que a Prefeitura de Porto Alegre (população de 1.409.939 habitantes) paga para a Qualix Serviços Ambientais (que recentemente alterou a razão social para Sustentare), e vai ter uma monumental surpresa. O atual deputado estadual gaúcho Nelsinho Metalúrgico (PT), quando era vereador no município de Canoas, denunciou o preço da tonelada de lixo pago por Canoas para a empresa Vega Ambiental, no final do governo do ex-prefeito Marcos Ronchetti (PSDB). O atual prefeito em Canoas, Jairo Jorge (PT) sabe de tudo isso, mas parece que esqueceu o que apreendeu com o lixo canoense durante a sua campanha eleitoral em 2008.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Prefeitura petista de Canoas enterra 13 mil toneladas em aterro sem licença ambiental, Fepam dá cobertura

Aterro Sanitário de Fazenda Guajuvras, em Canoas 
Desde o dia 1º de janeiro, até hoje (28-02-2011), a prefeitura petista de Canoas (RS), comandada por Jairo Jorge (ex-chefe de gabinete de Tarso Genro, no Ministério da da Educação, já enterrou mais de 13 mil toneladas de lixo em seu aterro sanitário municipal que está operando de maneira ilegal, sem licença ambiental de operação necessário e indispensável fornecida pela Fepam (Fundação de Proteção do Meio Ambiente do governo do Estado do Rio Grande do Sul). O governador do Estado é o peremptório petista Tarso Genro, que comanda a Fepam. E este órgão dá cobertura ao crime ambiental que está sendo cometido pelo prefeito petista Jairo Jorge, já que é sua obrigação legal a tarefa de fiscalização. Mas, a Fepam faz de conta que não vê a montanha de lixo da prefeitura petista de Canoas e dá cobertura à destinação ilegal do mesmo. E isto é mais inacreditável porque a própria prefeitura petista de Canoas admite, candidamente, na página 23 do edital de licitação dos serviços de limpeza, a concorrência nº 003/2011, que a licença de operação  do aterro sanitário de Guajuviras encontra-se vencida deste o final de dezembro. Mais do que isso: o aterro teve encerrada a sua  atividade pela Fepam porque esgotou a sua capacidade de recebimento de lixo. Se considerarmos
 apenas quatro meses de pesagem do lixo de Canoas, a média mensal dos resíduos dessa cidade corresponde a 6.617 toneladas. Portanto, somente nos dois primeiros meses de 2011, a prefeitura petista de Canoas destinou 13.234 toneladas de lixo para o aterro de Guajuviras. É muito lixo colocado em um aterro sem licença de operação. Por que a Fepam permitiu que o aterro sanitário de Canoas funcionasse sem a Licença Ambiental de Operação? É possível não ver 13 mil toneladas de lixo jogadas de forma ilegal no aterro? Onde estão as fiscalizações da Fepam e da secretaria municipal do Meio Ambiente de Canoas? Há uma legislação ambiental para ser cumprida e não desrespeitada. A lei é clara quanto ao seu descumprimento.  Diz a Lei Federal nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998 (Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências) em seu artigo 54: "Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: ..... § 2º Se o crime: .... V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos: Pena - reclusão, de um a cinco anos". Portanto, como se vê, trata-se de uma falta muito  grave  que está sendo promovida
 pelo prefeito petista Jairo Jorge em seu município, de maneira consciente, porque admitido por ele mesmo, com sua assinatura, no edital de licitação - concorrência nº 003/2011, na página 23. Basta para qualquer leitor visitar o site da Fepam na internet onde pode visualizar a "Licença de Operação – LO Nº 6079/2008-DL", a qual diz: "Este documento licenciatório é válido nas condições acima até: 30 de dezembro de 2010”. A Fepam, que é dirigida pelos comunistas do PCdoB, da deputada federal Manuela D'Ávila, deve imediatamente notificar a Prefeitura Municipal de Canoas para que cessem as operações de recebimento de lixo no Aterro Sanitário de Fazenda Guajuviras. Um caso desses merece a pronta intervenção do promotor Daniel Martini, que chefia a Promotoria do Meio Ambiente na Grande Porto Alegre, e também a intervenção imediata do Batalhão Ambiental da Brigada Militar e da delegada Elisangela Melo Reghelin, titular da Delegacia de Crimes Ambientais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Veja abaixo a localização do Aterro Sanitário de Guajuviras.

Exibir mapa ampliado

Ex-senador Otávio Cardoso, marido da senadora Ana Amélia, morre em Brasília aos 80 anos

Morreu neste domingo, em Brasília, o ex-senador Otávio Cardoso, marido da senadora gaúcha Ana Amélia Lemos, com quem estava casado há 30 anos. Otávio, natural de Rio Pardo, foi também secretário de Estado e deputado estadual. Ele tinha 80 anos. Otávio Cardoso foi o último senador biônico brasileiro.

Senador Clésio Andrade é acusado de improbidade

O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa contra o senador Clésio Andrade (PR-MG), presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), por desvio de recursos de contribuições sindicais do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entidades também presididas pelo senador. Na ação ajuizada na última quinta-feira, na 33ª Vara Cível de Belo Horizonte, os promotores de Defesa do Patrimônio Público afirmam que em 2003 e 2004, época em que Clésio era vice-governador de Minas, no primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB), o Instituto de Desenvolvimento, Assistência Técnica e Qualidade em Transporte (Idaq) e o Instituto João Alfredo Andrade (IJAA), com sede em Juatuba (MG), receberam R$ 59,6 milhões de forma indevida. O Ministério Público pede que o senador e Lilian Carla de Souza, diretora financeira e "braço direito" do presidente da CNT, "responsável pelas operações financeiras irregulares, emitindo cheques e efetuando saques em espécie dos recursos recebidos pelos institutos, frutos da contribuição sindical recebida", sejam condenados por atos de improbidade administrativa na gestão das entidades, o que teria gerado enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação de princípio eleitoral. A ação também pede o ressarcimento integral de R$ 59,6 milhões e o bloqueio de bens do presidente da CNT e de Lilian em pelo menos R$ 46,6 milhões.

Oposição líbia diz que prepara marcha até capital

Várias cidades do oeste da Líbia estão "nas mãos do povo e os populares preparam a marcha para libertar Trípoli", informou neste domingo um dirigente do comitê revolucionário da cidade de Nalout. A cidade foi abandonada pela polícia, pelos militares e por outras forças leais ao regime do ditador psicopata Muamar Kadahfi, e é administrada por uma dezena de dignitários reunidos em um comitê revolucionário. "A cidade foi libertada em 19 de fevereiro, e desde então é administrada por um comitê revolucionário designado pelas comunidades de Nalout", declarou o advogado Chaban Abu Sitta. "As cidades de Al Rhibat, Kabaw, Jado, Rogban, Zentan, Yefren, Kekla, Gherien e Hawamed também foram libertadas, há vários dias. Em todas estas cidades, as forças de Kadahfi partiram e há um comitê revolucionário. Estamos sob a autoridade do governo interino de Benghazi. Com todas as cidades libertadas da montanha do Yebel Nafusa e as que se encontram do outro lado da montanha, nos preparamos para marchar sobre Trípoli e libertar a capital do jugo de Gaddafi", disse ele. A cidade de Nalout tem 66 mil habitantes e fica localizada a 230 quilômetros de Trípoli.

Corpo de Moacyr Scliar será enterrado na manhã desta segunda-feira

O corpo do escritor gaúcho Moacyr Scliar será enterrado nesta segunda-feira, às 11 horas, no Cemitério Israelita de Porto Alegre. Scliar morreu por volta da 1 horas deste domingo, no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado, após sofrer um AVC. Em comunicado oficial, a Academia Brasileira de Letras determinou luto de três dias e o hasteamento a meio mastro da bandeira acadêmica. Na próxima semana a ABL realizará a Sessão da Saudade. Ao final do evento, será declarada a vaga aberta, inaugurando o processo sucessório. Scliar ocupava a cadeira nº 31 desde 2003. Nascido em Porto Alegre e formado em medicina, o escritor publicou mais de 70 livros entre diversos gêneros literários: romance, crônica, conto, literatura infantil e ensaio. Scliar ganhou diversos prêmios Jabuti. Em 2009, o romance "Manual da Paixão Solitária" foi eleito livro do ano. Ele também emplacou dois na categoria romance, "Sonhos Tropicais" (1993) e "A Mulher que Escreveu a Bíblia" (2000), e um na categoria contos, "O Olho Enigmático" (1988). Em 1980, ele venceu o prêmio de literatura da APCA por "O Centauro no Jardim".

Ditador Mugabe envia mercenários à Líbia em apoio a Kadahfi

O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, enviou tropas mercenárias à Líbia em apoio ao aliado coronel psicopata Muamar Kadahfi, informou neste domingo o diário inglês "The Sunday Times". Na última terça-feira, segundo o periódico, centenas de soldados zimbabuanos, bem como pilotos da força aérea, voaram de Harare à Líbia para se unirem às forças de Kadahfi. Segundo fontes dos serviços de Inteligência zimbabuanos, algumas das tropas eram da Quinta Brigada, treinada na Coreia do Norte e famosa por ter abafado violentamente uma rebelião em Matabeleland no início dos anos 80, operação que custou a vida de 20 mil pessoas. Os zimbabuanos se somaram a outros mercenários da Costa do Marfim, Chade e Ilhas Maurício que combatem o levante popular na Líbia. Segundo o dominical britânico, a força mercenária zimbabuana, que inclui membros de um comando especial, foi enviada graças a um acordo secreto entre Kadahfi, Mugabe e o general Constantine Chiwenga, chefe das Forças Armadas do Zimbábue.

Jogador Mancini nega violência sexual em festa organizada por Ronaldinho em Milão

Uma das principais contratações do Atlético para esta temporada, o meia-atacante Mancini foi acusado, segundo o jornal italiano Gazzeta dello Sport, pela Procuradoria de Milão, por agressão sexual e lesão corporal contra uma brasileira conhecida no mundo da música e televisão. De acordo com o periódico, o ato teria ocorrido em dezembro passado, em um festa organizada por Ronaldinho Gaúcho. Ainda segundo a matéria, o jogador, que na época atuava pela Inter de Milão, teria se aproveitado do estado de semiconsciência da mulher. Além de Mancini, Geraldo Eugênio do Nascimento, ajudante do jogador na Itália, é acusado de tentar acobertar o caso.

Cuba liberta mais um preso político

A Igreja Católica anunciou no sábado a libertação do preso político cubano Diosdado González, um dos seis opositores que permaneciam na prisão do grupo de 75 condenados em 2003. "Em prosseguimento ao processo de libertação de prisioneiros, informamos a soltura de Diosdado González", assinala a nota do Arcebispado de Havana, firmada pelo porta-voz Orlando Márquez. González, eletricista e agricultor, foi condenado a 20 anos de prisão por integrar o ilegal Partido Paz, Democracia e Liberdade. O opositor, de 48 anos, integra o grupo de 52 presos políticos que a ditadura do sanguinário Raúl Castro começou a libertar em julho passado, após um inédito diálogo com a Igreja. Dos 52 presos políticos que permaneciam na prisão do grupo de 75 condenados em 2003, 40 já partiram para a Espanha, para o degredo imposto pela ditadura, mas outros 12 se negaram a emigrar, incluindo seis libertados nas últimas semanas, e cinco permanecem presos.

Sob Lula, usineiros tiveram R$ 28 bilhões em empréstimos do BNDES

Considerados "heróis mundiais" pelo ex-presidente Lula, os usineiros obtiveram, nos últimos oito anos, R$ 28,2 bilhões em empréstimos do BNDES. Só em 2010, por exemplo, foram R$ 7,4 bilhões que financiaram desde o cultivo de cana-de-açúcar (R$ 953 milhões) até a fabricação de açúcar e álcool (R$ 5,6 bilhões) e a cogeração de energia (R$ 665 milhões). O valor foi superior ao repassado a outros setores da economia no ano, como as indústrias de papel, celulose e extrativista juntas (R$ 3,1 bilhões), mecânica (R$ 5,3 bilhões), metalurgia (R$ 4,9 bilhões) e têxtil e vestuário (R$ 2,1 bilhões).

Sondas da Petrobrás serão paralisadas nesta segunda-feira

Os trabalhadores terceirizados que operam as sondas da Petrobrás nos Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte iniciam nesta segunda-feira greve de cinco dias, com parada de produção. O indicativo da Federação Unida dos Petroleiros foi aprovado nas assembléias, que apontaram também a avaliação de continuidade do movimento, caso a Petrobrás insista na atual política de terceirização que tem precarizado cada vez mais as condições de trabalho e segurança, em função de um modelo de contratação predatório, baseado no menor preço. Além de perda de massa salarial, redução de postos de trabalho e ataques a direitos e conquistas consolidados após anos de luta, os contratados sofrem constantes cortes nas condições de trabalho e segurança, aumentando, ainda mais, o risco de acidentes, cujas principais vítimas são os trabalhadores terceirizados, diz a mensagem dos sindicalistas. A cada ano, as licitações da Petrobrás provocam uma concorrência predatória levando as empresas a apresentarem contratos com valores que não são sustentados na prática.

ONU pede abertura de processo no TPI contra ditador psicopata Muamar Kadahfi

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na noite de sábado, por unanimidade, uma resolução histórica enviando ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, o caso do ditador líbio Muamar Kadahfi, para investigação das acusações de matança de manifestantes pacíficos. O texto, votado após quase dez horas de negociações, também decreta o embargo da venda de armas à Líbia, o congelamento dos bens de Kadahfi e de sua família no exterior e a proibição de que ele e seus auxiliares próximos deixem o país. O impasse sobre o ponto do Tribunal Penal Internacional se estendeu por todo o dia, e só foi vencido após tensas negociações, nas quais prevaleceu a liderança do trio europeu formado por França, Alemanha e Reino Unido. No fim da tarde, 14 dos 15 países-membros do Conselho já haviam concordado com o texto que remetia imediatamente o caso da Líbia para o Tribunal Penal Internacional. A exceção era a China, cujo embaixador estava em consultas com Pequim. Como a China tem poder de veto no Conselho de Segurança, era indispensável esperar o sinal verde. O único precedente de envio de um caso ao Tribunal Penal Internacional pelo Conselho de Segurança foi em 2005, com o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, indiciado por genocídio e por crimes contra a Humanidade em Darfur. Al-Bashir ainda está no poder e, depois do início da onda de rebeliões populares no Oriente Médio e no Norte da África, anunciou que não vai concorrer à reeleição.

Na Era Lula, bancos tiveram um lucro recorde de R$ 199 bilhões

A era Lula chegou ao fim com um recorde na área financeira. O lucro líquido de uma amostra de nove bancos (entre eles, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco) somou R$ 174,075 bilhões entre 2003 e 2010, em valores nominais. Corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), essa cifra pula para R$ 199,455 bilhões, batendo de longe os resultados registrados durante a gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso. As mesmas nove instituições, entre 1995 e 2002, acumularam um ganho nominal de R$ 19,113 bilhões e R$ 30,798 bilhões a valores atuais. A diferença entre os lucros corrigidos pela inflação nos dois períodos é de 550%. Os números foram compilados pela consultoria Economática, que usou na sua amostra as instituições que já divulgaram os resultados fechados de 2010.

Resolução obriga Ministério Público a detalhar seus gastos na internet

O Ministério Público da União e o dos Estados terão de se enquadrar em novas regras e expor no Portal da Transparência dados sobre gastos com viagens e diárias, licitações e contratações e, entre outros, o nome dos ocupantes de cargos efetivos e comissionados. A exigência consta da resolução aprovada por unanimidade na sessão da última quarta-feira do Conselho Nacional do Ministério Público. Autor da proposta, o conselheiro Bruno Dantas afirma que o órgão encarregado de fiscalizar os excessos da administração pública não pode ter "reservas" quanto à sua gestão administrativa e execução orçamentária: "O Ministério Público tem necessariamente de nivelar por cima e tornar transparente a sua gestão".

Motorista atropela grupo de ciclistas em Porto Alegre

Um motorista atropelou um grupo de ciclistas que fazia um passeio e feriu 16 pessoas por volta das 19 horas de sexta-feira em Porto Alegre. Oito vítimas foram parar no hospital e testemunhas relatam que o atropelamento foi proposital. Os ciclistas integram um grupo chamado "Massa Crítica", que defende o uso de bicicletas no trânsito e realizam, sempre na última sexta-feira, um passeio coletivo. Na sexta-feira, o grupo reuniu cerca de 130 pessoas, algumas delas, crianças. O atrito começou quando os ciclistas se deslocavam pela rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa. O motorista de um Golf preto, que estava atrás do grupo, começou a buzinar e acelerar pedindo passagem. Os ciclistas não abriram. A rua é de mão única. "Não dava para ele entrar no meio por causa da segurança. Ele andou atrás por duas quadras e a gente foi pedindo calma. Na terceira, ele esperou o pessoal se afastar um pouco e acelerou, indo com tudo para cima do pessoal", contou o empresário Marcelo Guidoux Kalil, que estava entre os ciclistas: "Virou um cenário de guerra com bicicletas retorcidas e gente sangrando no asfalto".

Estados Unidos prendem quase 700 narcotraficantes

Uma operação contra os cartéis das drogas deflagrada pelas autoridades dos Estados Unidos deteve quase 700 traficantes, informou na sexta-feira um porta-voz dos chefes de polícia, Alfredo Perez. Até o início da noite da noite de sexta-feira haviam sido realizadas 676 prisões em Houston. Segundo o porta-voz, os agentes apreenderam ainda 18 toneladas de maconha, 467 quilos de cocaína, 282 armas e 94 veículos. A Operação Herói Caído-Bombardier foi deflagrada após a morte de um agente americano no México, há dez dias. A operação, que teve início nesta quinta-feira, se concentra nos Estados Unidos, mas também envolve ações no Brasil, Colômbia e América Central, revelou um comunicado do FBI.

Justiça do Rio de Janeiro absolve seis acusados de integrar milícia

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro absolveu seis acusados de integrar a milícia Liga da Justiça, com atuação em Campo Grande, na zona oeste da cidade. Eles foram denunciados pelas tentativas de homicídio qualificado do segurança Carlos Eduardo Marinho dos Santos e do ex-PM Marcelo Gouveia Bezerra. Na última quinta-feira, o julgamento durou mais de 13 horas e foi presidido pela juíza Elizabeth Machado Louro, titular do 4º Tribunal do Júri.  A absolvição de Luciano Guinâncio Guimarães, Fábio Pereira de Oliveira, Moisés Pereira Maia Júnior, Júlio César Ferraz de Oliveira, Ivilson Umbelino de Lima e Silvio Pacheco Fontes foi pedida pelo próprio Ministério Público Estadual. Os dois sobreviventes do atentado, principais testemunhas de acusação no processo, negaram a participação do grupo no crime. Eles afirmaram que foram vítimas de um assalto cometido por integrantes do Comando Vermelho. Os depoimentos das vítimas em plenário foram diferentes das declarações prestadas às autoridades policiais e na fase de instrução da ação penal.

Itamaraty investiga sumiço de 18 obras de arte da embaixada na França

O Ministério das Relações Exteriores confirmou na sexta-feira que investiga o sumiço de, pelo menos, 18 obras de arte da Embaixada do Brasil em Paris, na França. A sindicância foi aberta no final do ano passado. Não há explicação para o desaparecimento porque não foi registrado furto na embaixada pela polícia da França. As obras desaparecidas são quadros, gravuras e tapetes que haviam sido doados à embaixada. O sumiço foi descoberto pelo embaixador na França, José Maurício Bustani, ao pedir o inventário do acervo quando assumiu o posto em fevereiro de 2008. Esse tipo de pedido não é comum no mundo diplomático. "Tais bens não puderam ser localizados após intensos e exaustivos trabalhos de procura e de identificação realizados dentro das dependências da chancelaria e da residência", afirmou o embaixador em um telegrama ao Itamaraty assinado há quatro meses. Foi encontrado no prédio da embaixada um quadro de Di Cavalcanti sem placa de identificação. Avaliada em US$ 1,5 milhão, a obra não faz parte oficialmente do acervo oficial. Por falta de espaço na sua casa em Paris, o pintor guardava parte de suas pinturas no prédio da embaixada. Na década de 1960, foram encontrados no prédio obras suas que estavam desaparecidas por 20 anos. A lista das obras desaparecidas é a seguinte: tapete Boukara, Royal Russo, feito à mão (3,50m x 2,28m); tapete Mesched, com borda em rosa, fundo azul (2,30m x 1,60m); quadro de Marilu do Prado Wang, intitulado Enchaté (0,97m x 0,78m); quadro de Gilda Basbaum, obra Volume I (0,90m x 0,90m); quadro de Orlando de Magalhães Mollica, intitulado Mulher espichada (1,80m x 0,70m); quadro de Orlando de Magalhães Mollica, intitulado Homem espichado (1,80m x 0,70m); quadro de Chico Liberato, intitulado A vida é da cor que pintamos (1m x 1m); quadro de Waltrand, intitulado Rodinha (0,40m x 0,50m); quadro de Gervásio Teixeira (0,25m x 0,25m); montagem de João Franck da Costa, intitulada Peixe (1,25m x 0,68m); litografia antiga, com moldura em madeira dourada, intitulada Quinta da Boa Vista (0,68m x 0,63m); gravura Ana Letícia, de 1967 (0,77m x 0,59m); gravura representando mapa antigo, com moldura em madeira dourada e vidro (0,71m x 0,55m); fotografia do Rio de Janeiro (0,60m x 0,45m); fotografia do Rio de Janeiro (0,70m x 0,55m).

Caça da FAB caiu perto de aeroporto em Porto Velho

Uma aeronave de caça da FAB caiu próximo à pista de pouso do aeroporto de Porto Velho (RO) por volta das 19 horas de sexta-feira. De acordo com o Comando da Aeronáutica, o avião modelo A-29 (Super Tucano) apresentou problemas durante o vôo, obrigando o piloto a usar o mecanismo de ejeção para abandonar o equipamento. O 1º tenente-aviador Marcelino Aparecido Feitosa foi resgatado por um helicóptero da FAB e encaminhado ao Hospital da Guarnição do Exército em Porto Velho, onde permanece em observação.

Petrobras importa mais combustíveis por causa da forte demanda

A forte demanda interna obrigou a Petrobras a importar mais diesel e gasolina no ano passado. Com isso, o saldo da balança comercial da companhia ficou em US$ 1,534 bilhão, ante US$ 2,874 observados em 2009. Em termos líquidos, a estatal teve superávit de 82 mil barris diários, abaixo dos 156 mil barris/dia constatados no ano anterior. Em 2010, foram 615 mil barris/dia importados, e 697 mil barris/dia mandados para o Exterior. Financeiramente, a Petrobras exportou US$ 19,6 bilhões, e comprou US$ 18 bilhões.

Polícia decreta prisão de suspeito de atirar em alunos da FGV

A Polícia Civil de São Paulo pediu, na noite de sexta-feira, a prisão temporária de um um rapaz suspeito de participação no atentado contra Júlio César Grimm Bakri, de 22 anos, e Christopher Akiocha Tominaga, de 23 anos, estudantes do 4º ano de administração da Fundação Getulio Vargas, na última quarta-feira. O pedido foi feito à Justiça com base em provas testemunhais. Uma testemunha diz ter reconhecido a roupa e a moto do suspeito como usadas por um dos atiradores. "Agora vamos produzir as provas técnicas", afirmou o delegado Paulo Tucci, que investiga o caso. O suspeito é um funcionário público de 24 anos. Em uma das linhas de investigação para o atentado, a polícia suspeita de motivações por brigas relacionadas ao jogo de cartas, principalmente o pôquer, e também por causa de mulheres. Quando foram baleados por dois criminosos, ambos com capacetes de motociclistas, Bakri e Tominaga jogavam cartas em um bar na esquina da rua Dr. Plínio Barreto e a av. Nove de Julho, a região da Bela Vista. A polícia encontrou 20 cápsulas de munição no local.

Polícia Federal conclui segunda fase de busca por ossadas da ditadura

Peritos da Polícia Federal concluíram na sexta-feira a segunda etapa de busca e identificação de corpos de desaparecidos políticos da ditadura militar (1964-1985) na cidade de São Paulo. Iniciada no último dia 14, a operação exumou 24 ossadas no cemitério de Vila Formosa. A força tarefa, parceria da Polícia Federal com o o Ministério Público Federal e a Secretaria de Direitos Humanos, tem como foco inicial encontrar os restos mortais de Virgílio Gomes da Silva, militante de esquerda morto em 1969. Líder sindical e veterano da ALN (Ação Libertadora Nacional, organização terrorista), sob o codinome Jonas, ele comandou, no mesmo ano, o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick. Os restos mortais foram levados para o Instituto Médico Legal de São Paulo. Junto com a Polícia Federal, o instituto montou uma base na capital paulista para realizar exames, como análises de arcadas dentárias e de dimensões de ossos, que ajudem a identificar as ossadas. Segundo o Ministério Público, uma nova expedição em Vila Formosa deverá ocorrer entre 21 e 25 de março. Nessa terceira etapa, será escavada a última de seis sepulturas onde se suspeita que o corpo de Virgílio esteja enterrado. Acredita-se que vítimas do regime militar tenham sido enterradas em valas clandestinas do cemitério. Algumas foram sepultadas como indigentes. A Polícia Federal também procura os restos do militante Sérgio Correa, da ALN.

Bahia implanta bases de segurança inspiradas em UPPs do Rio de Janeiro

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e chefes das polícias Civil e Militar foram ao Rio de Janeiro para conhecer as UPPs (Unidades de Polícias Pacificadoras). A intenção é usar a experiência do Rio de Janeiro na implantação de bases comunitárias de segurança na Bahia. Salvador deve receber ainda este ano quatro dessas bases. O projeto do governo baiano prevê outras 15 no próximo ano, incluindo o interior do Estado. Foi iniciado um trabalho de inteligência para mapeamento das áreas de atuação de criminosos.

Itália prende marroquinos por incitar ódio ao papa Bento 16

A polícia da Itália anunciou na sexta-feira a prisão de seis marroquinos no norte do país sob acusação de incitar ódio de muçulmanos ao papa Bento 16. Os presos são da cidade de Brescia e cinco deles foram colocados em prisão domiciliar. O sexto está na cadeia. Segundo a imprensa italiana, a polícia encontrou um bilhete com um deles que pedia que os imigrantes muçulmanos não se integrassem à sociedade italiana. No bilhete também estaria escrito que o papa deveria ser punido por converter um jornalista muçulmano ao catolicismo. O papa foi criticado por converter o jornalista Madgi Allam, nascido no Egito e ex-colunista do jornal italiano "Corriere della Sera". Allam, famoso por criticar a militância muçulmana e apoiar Israel, foi batizado por Bento 16 em março de 2008. De acordo com a polícia de Brescia, os suspeitos são acusados de "estabelecer um grupo que visava incitar a discriminação racial, a violência do ódio religioso e a jihad (guerra santa) contra cristãos e judeus".

PSB escolhe Romário como vice-presidente da Comissão de Turismo

O PSB indicou o deputado federal Romário (RJ) como vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. A eleição irá acontecer na quarta-feira. Na divisão das comissões entre os partidos, o PSB ganhou a direção dessa comissão. O deputado Jonas Donizette (SP) foi indicado como presidente. A mesma comissão terá como suplente o deputado Tirrica (PR-SP). Se for criada, Romário também quer participar da Comissão de Fiscalização da Copa do Mundo. No dia 10 deste mês, Romário fez seu primeiro discurso da Câmara e disse que o esporte e a inclusão social para as pessoas com deficiência são as prioridades de seu mandato. O deputado afirmou achar que será mais cobrado como deputado do que "quando vestia a camisa da seleção e dos seus clubes": "Sei que terei críticos e elogios e aos críticos responderei sempre com o meu melhor trabalho".

Justiça cassa licença parcial de Belo Monte

A Justiça Federal do Pará cassou na sexta-feira a licença de instalação parcial concedida pelo Ibama a Norte Energia S.A., empresa responsável pelo início das obras da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A licença autorizava os empreendedores a iniciar o desmatamento na região para a montagem dos canteiros e dos acampamentos dos sítios Belo Monte e Pimental, onde serão erguidas as duas barragens. A liminar suspendendo os efeitos da licença foi pedida pelo Ministério Público Federal do Pará. O órgão questionou a concessão de uma licença parcial, o que não existe no sistema legal de licenciamento. A Justiça Federal do Pará entendeu que o licença é ilegal por não ter cumprido pré-condições estabelecidas pelo próprio Ibama. A agência ambiental federal havia imposto o cumprimento de 40 condicionantes para emitir a licença de instalação. Como o empreendedor não cumpriu, o Ibama classificou a licença de parcial. A medida não muda a atual situação. A Norte Energia ainda não havia iniciado o desmatamento das áreas para a construção da infraestrutura de apoio. Isso deve começar apenas em março, depois que o consórcio construtor aprovar no Ibama o plano de manejo florestal. No despacho, o juiz federal Ronaldo Desterro, da 9º Vara, também proíbe o BNDES de repassar recursos à Norte Energia. A direção do BNDES havia aprovado um alinha de R$ 1 bilhão a Nesa, que desistiu do recurso após tomar conhecimento das cláusulas do empréstimo-ponte.

Sérgio Cabral minimiza caso de delegada e não fala sobre Turnowski

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse na sexta-feira que o indiciamento de mais um delegado de Polícia Civil "é resultado da operação realizada". Ele também se recusou a falar sobre o ex-chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski. A Polícia Federal indiciou a delegada Márcia Becker, ex-titular da 22ª DP (Penha), por prevaricação. No dia da Operação Guilhotina, deflagrada no último dia 11, ela falou ao telefone com um inspetor que estava com celular grampeado e era um dos investigados com mandado de prisão. "O indiciamento da delegada é em decorrência do que foi feito naquela operação, com atividades da polícia, da investigação e do Ministério Público", afirmou Sérgio Cabral, durante inauguração de duas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Petrobras fecha 2010 com lucro recorde de R$ 35,189 bilhões

A Petrobras fechou o ano de 2010 com um lucro líquido de R$ 35,189 bilhões, 17% acima do que o registrado no ano anterior (R$ 30,051 bilhões), informou a empresa na sexta-feira. O resultado é o maior já registrado na história da companhia, e consequentemente, de uma empresa no País. Somente no quarto trimestre, o lucro líquido chegou a R$ 10,602 bilhões, representando uma alta de 24% ante o trimestre anterior (R$ 8,566 bilhões). O forte crescimento do lucro no último trimestre foi atribuído à redução das despesas operacionais, em R$ 1,58 bilhão, além de gastos menores com tributos, com impacto positivo de R$ 1,28 bilhão. Segundo o comunicado enviado ao mercado, o resultado anual foi influenciado pela alta da cotação do petróleo durante o ano e pelo aumento de 11% nas vendas de derivados. A Petrobras ressaltou que a valorização cambial provocou um impacto positivo no resultado de R$ 2,725 bilhões. O lucro da estatal aumentou 17% em 2010, com a alta da cotação do petróleo e aumento nas vendas de derivados. A receita líquida da Petrobras em 2010 ficou em R$ 213,274 bilhões, 17% a mais do que em 2009 (R$ 182,834 bilhões). De outubro a dezembro, essa receita foi de R$ 54,492 bilhões, estável frente ao que fora constatado no terceiro trimestre. Os investimentos da estatal somaram R$ 76,411 bilhões ao longo de 2010. Isso representou um aumento de 8% em relação ao ano anterior (R$ 70,757 bilhões). Os principais recursos foram destinados para a área de exploração e produção, que recebeu R$ 32,426 bilhões. Em dezembro de 2010, a empresa tinha um endividamento bruto de R$ 117,9 bilhões, a maior parte (87%) financiada em longo prazo. Boa parte dessa dívida (46%) estava indexada em dólar e real (27%), sendo o BNDES (33%) o maior credor da estatal. A Petrobras prevê investir R$ 93,66 bilhões em 2011, ante R$ 76,41 bilhões aplicados no ano passado.

Detalhamento de cortes no Orçamento será anunciado nesta segunda-feira

O governo divulgará nesta segunda-feira o decreto de programação orçamentária que detalhará o corte de R$ 50 bilhões no orçamento, anunciado no último dia 9. O decreto trará também as novas previsões de arrecadação de receitas para 2011 e de indicadores como o crescimento do PIB e da inflação. A divulgação será feita pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). O Ministério da Defesa já informou que serão contingenciados 26,5% do orçamento previsto para 2011, um corte total de R$ 6,9 bilhões. Ciência e Tecnologia deverá perder R$ 1,7 bilhão dos R$ 7,4 bilhões aprovados para este ano. Na educação, o corte será de R$ 1 bilhão, de um orçamento total de R$ 70 bilhões. Mais R$ 1,7 bilhão foi cortado em emendas parlamentares.

Chile autoriza construção de termoelétrica de Eike Batista

O Chile deu sinal verde na sexta-feira para a construção da megacentral termoelétrica Castilla, propriedade do magnata brasileiro Eike Batista, que será instalada em uma área rica em biodiversidade. A termoelétrica, considerada o maior projeto deste tipo da América do Sul, foi aprovada por unanimidade pelos membros da Comissão de Avaliação Ambiental de Atacama, a região no norte do Chile onde a usina deverá se localizar, em meio a grandes minas de cobre do país. A aprovação da construção da termoelétrica ocorreu ao fim de um prolongado processo de avaliação ambiental, no qual em várias ocasiões sua denominação passou de "poluente" a "incômoda". Segundo grupos ambientalistas, a termoelétrica ameaça a extraordinária biodiversidade da região de Punta Cachos, que abriga colônias de tartarugas marinhas, populações de pinguins e lobos marinhos, entre outros. A ONG Oceána alertou para os efeitos negativos da emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono e poeira de carvão na atmosfera, assim como a elevação da temperatura do mar, que, de acordo com ela, alterarão os ecossistemas da região. Em 2010, o Chile cresceu 5,2%, enquanto sua geração elétrica só subiu 3%, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística). O presidente do Chile, Sebastián Piñera, enfatizou que, se o país quiser seguir crescendo neste ritmo, precisa duplicar sua capacidade energética. A central Castilla, que se localizará 80 quilômetros ao sul de Copiapó, a capital regional, tem um investimento de US$ 4,4 bilhões por parte do empresário Eike Batista, e pretende gerar 2.100 MW por carvão e mais 254 MW em usinas adjuntas de combustão a diesel. Sua instalação reforçará o papel da geração térmica a partir de carvão e petróleo na matriz energética chilena, que até o momento ocupa o primeiro lugar com 42,3% da geração elétrica, seguido pela energia hidráulica (33,8%), a de ciclo combinado a base de gás natural (23,5%) e a eólica (0,4%), segundo o INE. Samuel Leiva, presidente do Greenpeace no Chile, destacou que o país está "à beira de uma carbonização profunda da matriz energética" e disse que no Chile "não existe clareza na política energética", acrescentando que o país "não precisa da central Castilla".

Delegação da Líbia na Liga Árabe entrega todos os cargos

Todos os 11 membros da delegação da Líbia na Liga Árabe anunciaram a entrega de seus cargos em decisão unânime na sexta-feira, indicando também que devem juntar-se aos opositores que exigem a queda do ditador Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder. O chefe da missão líbia, Abdel-Moneim al Houni, já havia decidido se demitir do cargo de embaixador da Líbia no bloco árabe no último domingo. Os diplomatas líbios no bloco juntam-se a um número de outros funcionários do setor em todo o mundo que se voltaram contra Gaddafi.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Polícia Federal adia pela quarta vez conclusão de inquérito que investiga caso Erenice

A Polícia Federal vai adiar pela quarta vez a conclusão do inquérito que investiga tráfico de influência da petista Erenice Guerra e seus familiares na Casa Civil. A Polícia Federal escolheu como um dos alvos dessa fase a atuação do marido da ex-ministra. Braço direito da presidente Dilma Rousseff na gestão passada, Erenice deixou o governo no mesmo dia em que reportagem do jornal Folha de S. Paulo mostrou que a ex-ministra usou a estrutura da Casa Civil para beneficiar a empresa de seu filho. Até agora foram ouvidas 48 pessoas, entre elas funcionários da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e empresários ligados a José Roberto Camargo Campos, marido da ex-ministra. Erenice e o marido estão em viagem ao Exterior. O último prazo concedido pela Justiça para a conclusão das investigações vence no dia 15 de março. A polícia ainda analisa o resultado da perícia nos computadores apreendidos na Casa Civil e outros órgãos do governo e pretende tomar novos depoimentos. A investigação do escândalo que derrubou oito pessoas no governo se arrasta há 120 dias.

Cristina Kirchner e Lugo celebram pleno funcionamento da usina hidroelétrica de Yacyretá

Usina de Yaciretá

Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Paraguai, Fernando Lugo, celebraram na sexta-feira a finalização das obras que permitiram à usina hidroelétrica de Yacyretá alcançar seu potencial máximo de geração de energia após quase 40 anos. Os líderes oficializaram o pleno funcionamento da represa, 37 anos depois de assinado o projeto para sua construção, em um ato marcado pelo caráter festivo na cidade argentina de Posadas, na fronteira com o Paraguai, a 80 quilômetros da usina. "Inaugurar Yacyretá é algo mais que inaugurar uma obra que esteve paralisada por décadas, é inaugurar um novo período histórico, de superação de fracassos e frustrações. Porque Yacyretá, além da corrupção, foi o símbolo do fracasso e da frustração dos argentinos e dos paraguaios, que não éramos capazes de terminar uma obra de tamanha envergadura, que hoje gera energia para 5,6 milhões de pessoas", afirmou a peronista populista Cristina Kirchner. As obras da represa, a segunda maior da América Latina, começaram em 1983, embora não tenha havido geração de energia até 1994, sendo necessários mais 16 anos para que alcançasse o potencial máximo de produção previsto no projeto original. As obras foram paralisadas em 1998, durante o governo do ex-presidente peronista argentino Carlos Menem (1989-1999), que em vão tentou privatizá-la, qualificando o projeto como "um monumento à corrupção". Em 2005, a ONG Transparência Internacional incluiu a Yacyretá entre os "dez monumentos de obras públicas com maior corrupção no mundo". A usina funcionou a 60% de sua capacidade até que em 2004 os então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Paraguai, Nicanor Duarte, acordaram impulsionar o Plano de Conclusão de Yacyretá, que começou a ser executado dois anos depois. A energia gerada é repartida em partes iguais entre Argentina e Paraguai, embora este venda grande parte do que lhe corresponde ao sócio. Além disso, o Paraguai tem uma dívida com o projeto que supera US$ 15,8 bilhões e tenta convencer a Argentina a permitir a venda de parte da energia que lhe corresponde a outros países. É a mesa lorota que o Paraguai quer aplicar no Brasil sobre o preço da energia de Itaipu.

O fim do sanguinário ditador Saddam Husseim

O fim do ditador Nicolae Ceausescu e sua mulher Elena

O patético discurso do sanguinário ditador Muamar Kadahfi em Tripoli

O sanguinário ditador líbio Muamar Kadahfi fez um discurso em público, nesta sexta-feira, bem protegido sobre o muro de uma fortaleza em Tripoli, na frente de uma multidão de pouco mais de 2.000 pessoas que o apoiavam, incitando o povo do país a apoiá-lo. O discurso foi patético. Foi impossível não compará-lo com as cenas do ex-ditador romeno Nicolae Ceausescu discursando na véspera de sua deposição, seguida de julgamento sumário e execução, junto com sua mulher. Vejam abaixo os dois videos e os comparem.

Hospital Moinhos de Vento dá primeiro passo para construção do complexo de saúde na Restinga

Nos próximos dias começam do Hospital da Restinga, em Porto Alegre, que deverá estar concluído em dois anos, tendo um investimento total de R$ 68 milhões. Na tarde da última quarta-feira, foi realizada, na sede do Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, a assinatura do contrato entre a prefeitura municipal de Porto Alegre, a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e a MPD Engenharia, empresa responsável pela obra. Na ocasião ainda foram apresentados outros investimentos do complexo hospitalar Moinhos de Vento, que totalizam mais de R$ 246 milhões, em um projeto que será executado entre os anos de 2010/2014 e prevê a construção de novos blocos e pavimentos, assim como a ampliação do número de leitos de internação e UTI. A área do terreno no bairro da Restinga, no extremo sul da capital gaúcha, possui 40 mil metros quadrados, e 18 mil metros quadrados serão destinados para a construção do hospital, que deverá oferecer, inicialmente, 120 leitos pelo SUS. De acordo com o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, João Polanczyk, o hospital será modulado, o que facilita que seja ampliado, de acordo com as necessidades. Nos próximos dias será feito o isolamento da área para a implantação do canteiro de obras. O projeto conta com uma Escola de Gestão em Saúde, que oferece cursos variados, como de técnico de enfermagem e de saúde bucal ou de agentes comunitários em saúde, e já estão qualificando e profissionalizando a comunidade local. “Alguns dos alunos recém-formados estão sendo contratados pelo Hospital Moinhos de Vento e outros serão convidados a integrarem a equipe da nova instituição, na Restinga”, declarou Polanczyk.

Juiz aplica Lei Maria da Penha para casal homossexual no Rio Grande do Sul

Com base na Lei Maria da Penha, a Justiça do Rio Grande do Sul concedeu medida protetiva a um homem que afirma estar sendo ameaçado por seu ex-companheiro. A decisão, que impede que ele se aproxime a menos de 100 metros da vítima, foi decretada na última quarta-feira. O juiz Osmar de Aguiar Pacheco, de Rio Pardo (cidade localizada a 144 quilômetros de Porto Alegre), afirmou na decisão que, embora a Lei Maria da Penha tenha como objetivo original a proteção das mulheres contra a violência doméstica, pode ser aplicada em casos envolvendo homens. "Todo aquele em situação vulnerável, ou seja, enfraquecido, pode ser vitimado. Ao lado do Estado Democrático de Direito, há, e sempre existirá, parcela de indivíduos que busca impor, porque lhe interessa, a lei da barbárie, a lei do mais forte. E isso o Direito não pode permitir", disse o juiz. Ele também afirma que, em situações iguais, as garantias legais devem valer para todos, além da Constituição vedar qualquer discriminação, condições que "obrigam que se reconheça a união homoafetiva como fenômeno social, merecedor não só de respeito como de proteção efetiva com os instrumentos contidos na legislação". Além de proibir a aproximação do companheiro que ameaçou a vítima, o juiz reconheceu a competência do Juizado de Violência Doméstica para cuidar do processo. O problema é que a Lei Maria da Penha diz textualmente que ela é aplicável em crimes cometidos contra "mulheres". O homossexual pode se sentir mulher, mas não é uma mulher.

AGU argumenta que reajuste do salário mínimo por decreto é constitucional

Em parecer divulgado na sexta-feira, a Advocacia-Geral da União defende que é constitucional a fixação, por meio de decreto presidencial, do valor do salário mínimo até 2015. Segundo o texto, a medida não representa "inovação ou invasão de competência por parte do Executivo". A previsão para que o Executivo reajuste o mínimo por decreto e não mais por lei aprovada pelo Congresso está no projeto de lei que fixou em R$ 545,00 o valor do mínimo neste ano. O raciocínio da golpista Advocacia Geral da União não passa de pura tautologia. O parecer da AGU aponta que o reajuste por decreto não seria inconstitucional porque o Executivo dará continuidade ao que foi estabelecido pelo Congresso na lei atual, respeitando os critérios determinados na norma que contou com aval de deputados e senadores. Pelo mecanismo, o aumento obedeceria a uma regra: reposição da inflação mais o índice de crescimento da economia de dois anos antes. No despacho, o consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, afirma que o projeto foi debatido "exaustivamente" no Congresso. Burocrata da AGU se presta a achar sempre uma "saída jurídica" para atender aos desejos do dono do Poder.

Milhares de jordanianos exigem reformas políticas em Amã

Milhares de jordanianos saíram novamente às ruas de Amã e outras cidades do país depois da oração de sexta-feira para exigir reformas políticas, entre elas a dissolução da Câmara baixa do Parlamento. A principal manifestação ocorreu na capital e saiu da Grande Mesquita de Hussein, onde se reuniram líderes opositores, sindicalistas e ativistas independentes. Os participantes da manifestação cantaram palavras de ordem para exigir reformas políticas, o fechamento da embaixada israelense em Amã e a restauração da Constituição de 1952, que previa a formação de governos representativos. Os manifestantes também traziam cartazes em apoio às revoltas contra o regime de Muammar Kadahfi na Líbia, onde já morreram inúmeras pessoas na brutal repressão das autoridades. Enquanto cerca de 7.000 pessoas protestavam contra o atual governo jordaniano, algumas dezenas promoviam uma marcha em apoio ao regime.

Ministro Carlos Lupi diz que falta de qualificação do trabalhador pode afetar crescimento

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, admitiu na sexta-feira que o crescimento do Brasil pode ser afetado pela falta de mão de obra qualificada, especialmente para obras de infraestrutura. A afirmação foi feita durante assinatura de termo de cooperação técnica entre o Ministério do Trabalho e a Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) para promover ações de qualificação profissional voltadas para a construção civil na infraestrutura. O objetivo é qualificar, em quatro anos, cerca de 100 mil trabalhadores com idade acima de 16 anos, em diversas áreas, como solda, encanamento e instalação de tubulações, instalações elétricas, montagem de estruturas de madeira e metal, pintura de obras e estruturas metálicas, além de estruturas de alvenaria. O ministério arcará com uma parte do custo dos cursos de qualificação. O restante será custeado pelas empresas que aderirem ao projeto. Carlos Lupi comentou ainda que considera "factível" a criação de mais de 3 milhões de empregos neste ano.

Cid Gomes pede que TSE absolva multa de R$ 42,5 mil

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para não pagar uma multa de R$ 42.564,00 pedida pela Justiça Eleitoral. A penalidade foi aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral cearense, que acusa o neocoronel Cid Gomes de fazer propaganda do governo durante a campanha eleitoral de 2010. Para o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Cid Gomes - então governador que tentava a reeleição - se beneficiou com publicidade institucional estampada em veículos oficiais que faziam o transporte escolar de alunos do ensino público. A propaganda foi afixada três meses antes do primeiro turno, que Cid venceu com 61,3% dos votos válidos. No recurso, o governador argumenta que a publicidade ocorreu antes do período vedado pela lei eleitoral.

Kadahfi aparece na praça em Trípoli para pedir que seguidores defendam a Líbia

O ditador líbio, o psicopata Muammar Kadahfi, fez uma rápida aparição na sexta-feira na praça Verde, em Trípoli, para pedir à multidão de seguidores no local que "defenda a Líbia", segundo imagens mostradas pela rede de TV americana CNN. "Defendam a Líbia e os interesses da Líbia. Estamos prontos para triunfar contra os inimigos", disse o ditador. "Nós derrotaremos qualquer campanha estrangeira, como já fizemos no passado", acrescentou Kadahfi, dizendo que "a força da massa e da juventude é invencível". "A vida sem dignidade não tem significado, a vida deve ter a glória e a vitória, representada por essas bandeiras verdes. Vivam com dignidade e com moral. Muammar gaddafi é um de vocês! Dancem, cantem e sejam felizes", finalizou o ditador, antes de mandar beijos à multidão de apoiadores.

TSE rejeita multa de R$ 15 mil contra Dilma

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a presidente Dilma Rousseff não deve ser multada em R$ 15 mil por acusação de propaganda eleitoral irregular. O Ministério Público Eleitoral havia recorrido ao tribunal contra Dilma e a coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PRB/ PDT/ PT/ PMDB/ PTN/ PSC/ PR/ PTC/ PSB/ PCdoB). O pedido de multa também se estendeu ao ex-presidente Lula e ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). A propaganda questionada apareceu em outdoor na avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes (zona oeste do Rio de Janeiro). O painel promovia o então candidato ao Senado pelo PMDB Jorge Sayed Picciani, apoiado por Dilma. Segundo a Procuradoria, o anúncio feria a legislação eleitoral por ter mais de 4 metros quadrados.

Polícia Federal indicia delegada acusada de favorecer acusado no Rio de Janeiro

A Polícia Federal indiciou na sexta-feira, por prevaricação, a delegada Márcia Becker, da Polícia Civil, ex-titular da 22ª Delegacia da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. No dia da Operação Guilhotina, deflagrada em 11 de fevereiro, Becker conversou ao telefone com um inspetor da 22ª DP, que estava com celular grampeado e era um dos investigados com mandado de prisão. A Operação Guilhotina apontou que 32 policiais civis e militares desviavam armas do tráfico e vazavam informação a criminosos sobre ações da polícia. No telefone, o inspetor pede, segundo delegado da Polícia Federal, para Becker dizer à Polícia Federal que ele estava de férias. O crime de prevaricação é definido no Código Penal como "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal".

Tom Waits prepara novo disco

Tom Waits

O músico americano Tom Waits, que em breve passará a fazer parte do Hall da Fama do Rock, acaba de entrar em estúdio para preparar seu novo disco, segundo uma mensagem publicada em seu site oficial e em seu perfil no Twitter. O novo álbum, cuja data de lançamento e título ainda não foram divulgados, sucede "Glitter and Doom Live" (2009), um disco com músicas gravadas ao vivo durante uma bem-sucedida turnê em 2008, e "Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards", um CD triplo com raridades lançado há cinco anos. Graças à mistura de blues, baladas e poesia, assim como por sua "enorme influência" sobre inúmeros artistas, segundo afirmava a decisão do júri, Waits passará a engrossar a lista do Hall da Fama do Rock and Roll dos Estados Unidos em 14 de março. Autor de músicas cultuadas como "Jersey Girl", popularizada por Bruce Springsteen, Waits estava imerso até o momento na promoção de seu livreto "Seeds on Hard Ground", cuja renda será revertida para diversas organizações que trabalham pela causa dos sem-teto.

PSDB inicia ações de restruturação do partido

O PSDB deu início na sexta-feira a ações de reestruturação do partido. A partir dessa data, os 20 mil filiados do diretório municipal do partido em São Paulo receberão uma carteira de identificação com nome, número de identificação e data de filiação. Cada carteira conterá um código de barras com as informações do militante, que poderão ser acessadas através de um leitor eletrônico. "Estamos colocando o nosso partido na era digital. Mais do que isso, estamos valorizando o verdadeiro tucano, aquele que anda com a carteirinha do partido do bolso e tem orgulho de mostrar para todo mundo", afirmou José Henrique Reis Lobo, presidente municipal do partido. Segundo informações do partido, será fornecido um e-mail pessoal com o domínio @tucano-sp.org.br, para que os militantes sejam incluídos na era digital. O login e senha também possibilitará o acesso a áreas restritas do site, para atualização em tempo real dos dados cadastrais. As medidas foram identificadas como prioritárias quando o diretório municipal realizou o recadastramento de todos os filiados e sentiu dificuldades para entrar em contato com os filiados.

Agnelo Queiroz recorre ao TSE para declarar Weslian Roriz inelegível

Candidata derrotada ao governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz, é alvo de um recurso no Tribunal Superior Eleitoral proposto pelo governador Agnelo Queiroz (PT). Agnelo e sua coligação no pleito de 2010, Novo Caminho, pedem que o Tribunal Superior Eleitoral declare Weslian inelegível por oito anos por compra de votos. Durante a campanha, Weslian propôs anistiar todas as multas de trânsito se ganhasse as eleições. Para Agnelo, vitorioso no segundo turno, ela prometeu vantagem pessoal em troca de votos. A oferta de Weslian foi veiculada no horário eleitoral televisivo dos dias 17 e 18 de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral brasiliense discordou, e os autores da ação recorreram à segunda instância.

Hyundai quer ter 10% do mercado brasileiro em 2013

A Hyundai Motor lançou na sexta-feira a pedra fundamental de sua primeira fabrica na América Latina, mas já traça planos para assumir participação de mercado de cerca de 10% até o final de 2013, rivalizando com a Ford, atual quarta maior empresa do setor no Brasil. Em 2013, a montadora sul-coreana pretende vender 150 mil carros produzidos na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, a décima da marca no mundo, volume que será reforçado com mais 100 mil unidades importadas e outras 50 mil produzidas pelo parceiro brasileiro Grupo Caoa. "Em 2010, sem fábrica aqui no Brasil, ficamos com 3% do mercado. Com produção local, isso será de 10%, ultrapassando a Ford", disse Han Chang Hwan, vice-presidente sênior para as Américas da Hyundai Motor. Segundo o executivo, se a meta for cumprida, a Hyundai terá ocupado toda a capacidade de 150 mil veículos de sua fábrica no Brasil em 2013 com produção apenas do modelo compacto de codinome HMB, que está sendo desenvolvido na Coréia do Sul especificamente para o mercado brasileiro. O carro, voltado ao segmento B, terá motor bicombustível e competirá diretamente com os modelos Gol e Pálio, da Volkswagen e da Fiat. A nova fábrica vai demandar investimentos de US$ 600 milhões e a instalação de oito fornecedores de autopeças no complexo elevará o total de gastos em mais 300 milhões de dólares, segundo Han. A unidade começará a produzir no segundo semestre do próximo ano, segundo a montadora. Para este ano, a Hyundai espera contabilizar vendas de 93 mil veículos no Brasil, após atingir cerca de 80 mil unidades vendidas em 2010.

Dilma almoça com Lula em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff almoçou na sexta-feira com o ex-presidente Lula em São Paulo. Dilma mudou sua agenda pela manhã para incluir a viagem ao Sudeste. À tarde, ela se reuniu com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), no escritório da Presidência, na avenida Paulista. O encontro, segundo a assessoria da Presidência, foi para tratar dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Dilma e Lula tem mantido encontros periódicos a cada duas semanas, além de se falarem com frequência ao telefone.

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de verbas no Incra

A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira um braço da Operação Donatário, que investiga uma quadrilha envolvida em desvio de recursos no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Foram executados 39 mandados de busca e apreensão de documentos para comprovar irregularidades na construção de casas em 16 assentamentos no Maranhão. De acordo com a Polícia Federal, o esquema engloba pelo menos 55 pessoas, entre servidores e ex-servidores do Incra, do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), lobistas, construtores, presidentes de associações e cooperativas de assentados e um policial civil que atua como delegado agrário. As acusações contra o grupo são quatro: formação de quadrilha, peculato (uso do cargo para desviar verbas), corrupção passiva e concussão (quando um servidor exige o pagamento de propina). Os mandados foram cumpridos em seis cidades do Maranhão: São Luís, São José de Ribamar, Turiaçu, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e Buriticupu.