segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estados Unidos seguiram pista de mensageiro para chegar a Bin Laden

Anos de obstinado trabalho de inteligência dos Estados Unidos resultaram na operação de domingo que matou Osama Bin Laden, localizado por agências de espionagem que seguiram a pista de um mensageiro de confiança do líder da Al Qaeda. A operação de uma força americana no Paquistão levou menos de 40 minutos e foi fruto de um esforço metódico, depois de meses de planejamento das agências de inteligência, que tinham Bin Laden na mira, para uma arriscada manobra dentro do território paquistanês. A operação pode ter começado há quatro anos, quando agentes de inteligência conseguiram um êxito: identificar o mensageiro pessoal de Bin Laden. "Suspeitos de terrorismo em interrogatórios identificaram este homem como um dos poucos mensageiros da Al Qaeda que tinha a confiança de Bin Laden", declarou um funcionário do serviço secreto. "Eles afirmaram que o homem poderia estar vivendo sob a proteção de Bin Laden. Mas por anos foi impossível identificar seu nome verdadeiro ou paradeiro", disse. "Há dois anos, os serviços de espionagem finalmente identificaram áreas nas quais o mensageiro e seu irmão operavam", afirmou. Mesmo assim, continuava difícil determinar a localização exata, em consequência das medidas extremas de segurança que adotavam. "O fato de serem tão cuidadosos reforçava nossa crença de que estávamos atrás da pista correta", disse: "Em agosto de 2010 encontramos a residência".

A casa, no subúrbio de Abbottabad, cidade que fica 50 quilômetros a norte da capital paquistanesa de Islamabad, imediatamente se transformou em uma prioridade para os analistas de inteligência. "Quando vimos o complexo residencial no qual os irmãos viviam, ficamos estupefatos", disse. O imóvel, com duas portas de segurança, era muito maior que os outros da região e, apesar de estar avaliada em um milhão de dólares, não possuía serviço telefônico nem internet. "As medidas de segurança do complexo eram extraordinárias. Ele tem muros de três a cinco metros que terminam em arame farpado. Os analistas de inteligência concluíram que esta casa havia sido construída especialmente para esconder alguém importante", disse a fonte do serviço secreto. Washington descobriu que, além do mensageiro e do irmão, vivia no local uma terceira família, que parecia coincidir com o perfil da família de Bin Laden: "Tudo o que que víamos, o complicado sistema de segurança, os antecedentes dos irmãos e seu comportamento, e a localização e o projeto do complexo, tudo era perfeitamente consistente com o que, imaginávamos, seria o esconderijo de Bin Laden". Em fevereiro, os serviços de inteligência estavam convencidos de que haviam localizado o líder da Al Qaeda e, assim, a Casa Branca iniciou os preparativos para a ação. "A operação foi planejada por meses, e o presidente era informado regularmente", afirmou outra fonte do governo americano. "Os muros, os sistemas de segurança, a localização e a proximidade com Islamabad tornavam esta missão especialmente perigosa", completou. Desde março, o presidente Barack Obama manteve reuniões periódicas com alguns assessores sobre as opções. O Paquistão não foi informado. "Não compartilhamos esta informação de inteligência com nenhum outro país, incluindo o Paquistão. Por apenas uma razão: acreditávamos que era essencial para a segurança da operação e do nosso pessoal", disse uma terceira fonte. Na sexta-feira, à 08h20 de Washington (9h20 de Brasília) Obama autorizou a operação, que aconteceu no domingo. Helicópteros americanos transportaram até o local uma pequena equipe militar. Durante o tiroteio, morreram Bin Laden, o mensageiro, seu irmão, além de um filho adulto do líder da Al Qaeda. Uma mulher, que foi usada como escudo humano por Bin Laden, também morreu na ação. O comando americano, que não sofreu baixas, incluiu membros de elite das forças especiais. Durante a operação, um helicóptero caiu por falha mecânica. Membros da equipe explodiram o aparelho e subiram em outro para abandonar a região.

Parentes de vítimas da Al Qaeda celebram morte de Bin Laden

Parentes de vítimas de atentados realizados pela rede Al Qaeda saudaram a notícia da morte de Osama Bin Laden. ''Minha primeira reação foi: 'estou feliz''', afirmou Betty Hilton, cujo genro, Robin Larkey, foi morto nos ataques contra o World Trade Center, na manhã de 11 de setembro de 2001. Mais de 3.000 pessoas foram mortas no 11 de Setembro. O britânico Robin Larkey era casado com a filha de Betty Hilgon e estava trabalhando na Torre Norte do World Trade Center quando ela ruiu, após ter sido atingida por um avião. Betty Hilton conta que se sentiu aliviada pelo fato de Bin Laden ter sido morto, em vez de capturado. ''Quando fazem julgamentos, eles duram séculos. Eu estou feliz, o mundo não precisa dele. Espero que ele não se torne um mártir, mas é um risco'', comentou. ''Estou feliz que ele não está mais aqui. Eu só gostaria que meu genro pudesse estar aqui. Eu suponho que de certa forma é uma espécie de justiça. Me faz sentir que alguém está pagando de alguma maneira'', afirmou. Outro britânico morto nos atentados de 11 de Setembro foi Robert Eaton, de 37 anos, filho de Douglas Eaton. ''Não senti qualquer sensação especial de euforia. Se isso trouxer mais paz no mundo, só se pode aplaudir, mas minha preocupação é de que o que aconteceu leve a mais explosões de violência. Isso seria lamentável'', afirmou Douglas Eaton. ''Haverá alívio e conforto para as vítimas da Al Qaeda em todo o mundo. Mas creio que é uma vitória de curta duração, de certo modo, porque temos de nos manter vigilantes. Acredito que haverá represálias. Mas só se as pessoas conseguirem demonstrar que a organização ainda tem poder'', afirmou John Falding, cuja namorada, Anat Rosenberg, morreu nos ataques de 7 de julho de 2005, em Londres. Ela estava a bordo de um ônibus de dois andares no qual foi deixada uma bomba. Além da bomba contra o ônibus, os ataques, realizados por quatro militantes, também envolveram bombas deixadas em três diferentes estações de metrô londrinas. Os ataques em Londres mataram um total de 56 pessoas, incluindo os autores dos atentados. Sean Cassidy, cujo filho Ciaran, de 22 anos, foi morto nos ataques de Londres em 2005, disse que ficou ''muito feliz'' ao receber a notícia da morte do líder da al-Qaeda. ''Eu estou muito feliz, e parabéns aos americanos. Eles merecem o louvor.'' Mas Cassidy acredita que a morte de Bin Laden não significa o fim do terror: ''Há muitos outros dispostos a ocupar o seu lugar. Todas essas organizações de fanáticos contam com seus jovens pretendentes".

Interpol pede que países reforcem a segurança após morte de Bin Laden

A Interpol, agência internacional de polícia, advertiu nesta segunda-feira que a morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, pode levar a represálias pelo mundo e pediu que os países-membros elevem suas medidas de segurança. "O terrorista internacional mais procurado já não existe. Mas a morte de Bin Laden não representa o fim dos afiliados à Al Qaeda e daqueles inspirados pela Al Qaeda, que promoveram e continuarão a promover ataques terroristas em todo o mundo", advertiu em um comunicado o secretário-geral da organização, Ronald Noble. A Interpol é uma central de informações internacional que auxilia na cooperação de polícias de diferentes países e tem 188 países-membros. Segundo Noble, a organização está "em alerta total por atos de retaliação se a Al-Qaeda tentar provar que ainda existe". Vários países também anunciaram medidas para intensificar a segurança após a notícia da morte de Bin Laden. O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, que está no Cairo, no Egito, disse ter ordenado uma revisão dos sistemas de segurança das embaixadas do país em todo o mundo, por temor de represálias da Al Qaeda. "Pode haver partes da Al Qaeda que tentarão mostrar nas próximas semanas que ainda estão ativas, como de fato algumas estão", afirmou. O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, afirmou que a morte de Bin Laden é extremamente simbólica, mas advertiu que há outras pessoas prontas a assumir o lugar de Bin Laden. "A estrutura da Al Qaeda permanece no lugar e há um número dois e um número três. Já vimos isso no Afeganistão, quando uma rede é desmantelada e logo aparece uma reposição", disse. A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está "aliviada" com a morte de Bin Laden, mas advertiu que o terrorismo internacional ainda não foi derrotado.

Hillary Clinton diz que guerra contra a Al Qaeda não acaba com morte de Bin Laden

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou nesta segunda-feira em pronunciamento que a guerra contra a rede terrorista Al Qaeda não acaba com a morte de seu líder, Osama bin Laden. Hillary afirmou que o esforço para encontrar Bin Laden foi realizado em cooperação próxima com o Paquistão, que ajudou a pressionar a Al Qaeda. "Esta cooperação continua e será muito importante nos próximos dias. Apesar do marco obtido com a morte de Bin Laden, não podemos esquecer que a luta contra a Al Qaeda não vai acabar com a morte de Bin Laden", disse. A diplomata americana enviou ainda um duro recado ao grupo islâmico Taleban e ressaltou que a missão americana no Afeganistão continua: "A mensagem ao Taleban permanece a mesma, mas hoje tem maior ressonância: vocês não podem nos expulsar, não podem nos derrotar, mas podem escolher abandonar a Al Qaeda e participar de um processo político pacífico", disse Hillary. Ela afirmou ainda que os Estados Unidos mantêm o cronograma do início da retirada das tropas do país, prevista para julho deste ano, com a transferência de parte da segurança para as forças afegãs.

Premiê de Israel elogia Estados Unidos e saúda "dia histórico" por morte de Bin Laden

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, parabenizou o governo americano pela eliminação de Osama Bin Laden e chamou a data da morte do líder da Al Qaeda de "dia histórico". Para o premiê, a morte do líder da Al Qaeda significa um "triunfo dos valores compartilhados pelos países democráticos". Logo depois da divulgação da notícia sobre a morte de Bin Laden, o premiê israelense publicou um anúncio oficial parabenizando os soldados e agentes de Inteligência dos Estados Unidos que participaram da operação no Paquistão.

Especialista diz que morte de Bin Laden não significa fim da Al Qaeda

A morte de Osama Bin Laden é um duro golpe para a organização que ele liderava, a Al Qaeda, mas a rede ainda possui uma grande capacidade de realizar ataques por conta de sua natureza descentralizada. A operação realizada por soldados americanos e paquistaneses na cidade de Abbotabad, nos arredores da capital paquistanesa, Islamabad, eliminou o maior símbolo da Al Qaeda e o extremista mais procurado do mundo há dez anos. Entretanto, como têm apontado diversos analistas, há tempos Osama Bin Laden não é mais o comandante operacional da Al Qaeda, responsável direto pelo planejamento dos ataques. Isto cabe ao que será agora alçado ao posto de primeiro da rede, Ayman al-Zawahiri. Expulso do Afeganistão e restringido por ataques de aviões americanos não tripulados nas áreas tribais do Afeganistão, Bin Laden já estava em uma posição de desvantagem. Mais importante, há anos a Al Qaeda abandonou um modelo hierárquico altamente centralizado, no qual os líderes supervisionavam diretamente todo o recrutamento, o treinamento e a distribuição das missões, para se transformar em algo muito mais amorfo e impalpável. Hoje a filosofia da Al Qaeda é "um homem, uma bomba". A rede virou uma espécie de "franquia" que também atua através de grupos aliados ou inspirados por sua filosofia. Portanto, o maior perigo da Al Qaeda hoje não é a organização em si, mas a influência dessas "franquias" que atuam sob seu espectro. Simpatizantes da Al Qaeda podem receber treinamento com aliados da Al Qaeda, como o Taleban paquistanês ou o grupo afegão liderado pelo ex-líder militar Jalaluddin Haqqani. No Paquistão, o grupo facilitador tem sido o Lashkar-e-Taiba, uma organização militar que atua no lado indiano da região fronteiriça da Caxemira. Depois de 11 de setembro de 2001, o grupo ajudou a esconder muitos líderes do alto escalão da Al Qaeda, possivelmente até Bin Laden. Mas as autoridades paquistanesas relutam em combater o Lashkar-e-Taiba porque o grupo mantém proximidade com os serviços de inteligência paquistaneses. Além disso, o Paquistão também tem deixado à solta grupos como os liderados por Haqqani, porque atuam no Afeganistão. Na Europa, antes de 11 de Setembro não havia células da Al-Qaeda, exceto por uma na cidade alemã de Hamburgo, que esteve envolvida nos ataques às Torres Gêmeas. Hoje, porém, cada um dos países europeus tem uma célula ligada à rede. Centenas de muçulmanos com passaportes europeus são treinados no Paquistão e reenviados de volta a solo europeu. Células "adormecidas" se espalham por Reino Unido, Escandinávia, França, Espanha e Itália. Neste momento, o temor de um atentado suicida em estações de trens e metrôs nos Estados Unidos e na Europa é particularmente alto, assim como em alvos militares e embaixadas ocidentais no Oriente Médio, que já são um alvo frequente do extremismo. Também é preocupante a possibilidade de ataques aleatórios, por exemplo, um militante que instale uma bomba em um supermercado. Alguns ataques podem ser realizados por jihadistas de longa data infiltrados nas sociedades ocidentais, segundo planos que podem estar sendo aperfeiçoados há anos. No Paquistão, os últimos acontecimentos mostraram que a Al-Qaeda está bem estabelecida. Por fim, as revoltas no mundo árabe representam um desafio e uma oportunidade para a Al Qaeda no Oriente Médio.

Seguidor da Al Qaeda diz na internet que "jihad" vai continuar

Um comunicado divulgado em um site ligado à rede terrorista Al Qaeda assegurou nesta segunda-feira que a jihad (guerra santa) contra os "infiéis" vai continuar, e que a morte do líder da organização, Osama bin Laden, não será chorada. As declarações foram postadas no site "Ansar al Mujahideen", no qual costumam ser divulgadas notas da Al Qaeda e grupos aliados. "Dizemos a Obama que não vamos chorar por Osama, não ficaremos tristes por sua morte, não aceitaremos o luto por ele, não vamos escrever homenagens e iremos, sim, lhes dar alguns dias para comemorar e depois retomaremos a guerra islâmica contra a heresia", diz o comunicado, assinado por Hussein bin Mahmoud, um seguidor da Al Qaeda. "Não queremos operações aqui e lá como vingança, queremos operações qualitativas, que sejam planejadas com sabedoria e paciência para que tragam frutos e façam com que os atentados de Washington sejam esquecidos", disse Mahmoud, colaborador habitual desta e de outras páginas ligadas à rede terrorista.

José Dirceu desqualifica oposição e defende PT longe do PSD

O ex-ministro José Dirceu desqualificou a oposição e disse não ver nenhuma ação de partidos contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff que possa ameaçar a atual hegemonia petista no Executivo e Legislativo nacionais. Ao participar de uma série de eventos em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, José Dirceu foi irônico ao falar sobre a oposição e afirmou que seu partido, o PT, e o governo, não podem mudar de rumo por causa de possíveis crises entre legendas como PSDB e, principalmente, DEM. E defendeu que o PT mantenha distância do PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Na avaliação de José Dirceu, o PT deve se importar com uma possível fusão entre PSDB e DEM para as eleições presidenciais de 2014. Apesar da possibilidade de as legendas unidas crescerem, inclusive no quinhão que poderiam abocanhar do Fundo Partidário, o ex-ministro ressaltou que "tamanho não é documento" e que isso "não seria problema para o PT": "É um direito deles buscarem a fusão. Mas o problema deles não é tamanho. É ter proposta, é ter cachola".

Tribunal de Justiça determina fim da intervenção na Utresa

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul confirmou decisão da juíza de Estância Velha, Rosali Terezinha Chiamenti Libardi, e determinou, na última quinta-feira, o fim da intervenção judicial na Utresa, a central de resíduos industriais, apontada como a principal culpada da morte de quase 90 toneladas de peixes ocorrida em outubro de 2006, no Vale do Sinos. Desembargadores julgaram a solicitação do Ministério Público que recorria da decisão da juíza. A magistrada, de Estância Velha, decidiu levantar a interdição judicial em janeiro. Na decisão, a juíza considerou que a situação encontra-se estável e destacou que não é função do Poder Judiciário manter instituições sob intervenção, especialmente porque a empresa é de caráter privado. Na verdade, a Utresa não é uma empresa, mas uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Lucro da Embraer quase quadruplica no primeiro trimestre de 2011

O lucro da Embraer quase quadruplicou no primeiro trimestre do ano. A empresa lucrou R$ 174,3 milhões nos três primeiros meses do ano. No mesmo período do ano passado a fabricante havia alcançado lucro de R$ 44,1 milhões. A receita líquida da companhia no primeiro trimestre foi de R$ 1,756 bilhão, inferior aos R$ 1,783 milhões do mesmo período de 2010.

Kraft Foods vai investir R$ 315 milhões no Brasil em dois anos

A Kraft Foods inaugura nesta terça-feira uma nova fábrica em Pernambuco, parte do plano de investimentos de US$ 200 milhões (R$ 315,2 milhões) da fabricante de alimentos no Brasil nos próximos dois anos. O investimento é o maior da companhia no País em mais de uma década. A instalação em Pernambuco, que custou US$ 80 milhões, vai produzir inicialmente chocolate e bebidas em pó, além de ter uma linha de biscoitos a partir de 2012. A fábrica, que terá inicialmente 600 funcionários, faz parte do plano da companhia para crescer nas regiões Norte e Nordeste do país. "O Brasil é um dos dez mercados em desenvolvimento prioritários, em que estamos fazendo grandes apostas", afirmou Sanjay Khosla, presidente da Kraft Foods em Mercados em Desenvolvimento, em nota. Atualmente, as receitas anuais da Kraft no País somam cerca de US$ 2 bilhões (R$ 3,15 bilhões), com 35 marcas e 10 mil funcionários.

Justiça determina que São Paulo disponibilize 62 mil vagas em creches

A Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura disponibilize 62 mil vagas em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos. A decisão é da última sexta-feira. A prefeitura disse que vai recorrer. A determinação é fruto de uma ação civil pública que a Defensoria Pública moveu no fim do ano passado para sanar o déficit de vagas nas regiões englobadas pela jurisdição de Santo Amaro (zona sul da cidade). Mesmo antes de se pronunciar sobre a ação, a Justiça já vinha proferindo decisões favoráveis a processos individuais solicitando vagas em creches. A prefeitura tem prazo de nove meses para matricular todas as crianças cadastradas até a data da decisão, sob pena de multa diária de R$ 50,00 por criança desatendida. A medida pode ser cumprida tanto com a oferta de vagas na rede pública de ensino quanto por meio de convênio com a rede privada. Para o defensor público Flávio Frasseto, um dos envolvidos na ação, o prazo é "razoável". A decisão beneficia crianças que moram nos distritos de Campo Limpo, Capão Redondo, Vila Andrade, Jardim Ângela, Jardim São Luiz, Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Marsilac, Parelheiros, Cidade Ademar, Pedreira, Jabaquara, Campo Belo, Campo Grande e Santo Amaro. O Grajaú e o Jardim Ângela registravam em dezembro as maiores demandas da cidade, de 6.285 e 7.098 vagas, respectivamente.

Chavez pede condenação da ONU a morte de familiares de Gaddafi

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exigiu nesta segunda-feira que a ONU manifeste condenação ao "assassinato" de membros da família de Muamar Gaddhafi no que denominou "vil crime" e "ato de guerra". No sabádo, ele já havia pedido reflexão a países europeus para "não repetir a loucura napoleônica e fascista dos Estados Unidos", ao se referir à morte em um bombardeio da Otan do filho mais novo de Gaddhafi, Saif al-Arab, e de três dos netos do ditador da Líbia.

EBC demite três por transmissão de pronunciamento errado de Dilma

O erro na veiculação nas rádios de todo o Brasil do pronunciamento oficial da presidente Dilma Rousseff, na última sexta-feira, provocou a demissão de três funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A empresa, responsável pela geração das cadeias obrigatórias de rádio e TV, veiculou um pronunciamento feito por Dilma em 10 de fevereiro, no qual a presidente falava sobre a volta às aulas. Nas TVs, foi transmitido o pronunciamento correto. Na sexta-feira, logo após o erro, a Presidência limitou-se a informar que houve "erro técnico" da EBC e que as responsabilidades sobre o caso seriam apuradas. Na tarde desta segunda-feira, a EBC comunicou que "iniciou procedimentos para a demissão" de um operador, um coordenador, além da exoneração de um gerente. "A apuração da EBC constatou que o operador da central técnica de rádio, embora sendo muito experiente, selecionou o arquivo errado, que o coordenador não supervisionou corretamente a operação, evitando o erro, e que o gerente da área ausentara-se durante atividade tão importante", afirma a nota da EBC, que não divulgou o nome dos demitidos. A empresa afirma que iniciou o processo de demissão dos servidores concursados e exonerou o funcionário comissionado. Depois do erro, o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", na manhã desta segunda-feira, foi usado para transmitir o pronunciamento.  Segundo a Presidência, isso foi motivado pelo fato de a presidente não ter gravado o programa na sexta-feira. Ela se recupera de uma pneumonia. A demissão de três funcionários da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC) provocou revolta dos funcionários da estatal.

Governo anuncia nesta terça-feira índice da linha da pobreza

A ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) divulga nesta terça-feira o índice da linha da pobreza que definirá quantas famílias receberão auxílio do programa "Brasil sem Miséria", anunciado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada. A erradicação da pobreza extrema é uma das bandeiras da campanha eleitoral de Dilma. A promessa da criação da linha da pobreza havia sido feita pela ministra no início do mandato. Apesar de o valor ainda não ter sido anunciado, espera-se que ele fique próximo à renda mínima por pessoa de R$ 108,00 sugerida pelo economista e coordenador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, Marcelo Neri. O IBGE e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estão fornecendo os dados e análises para a definição da linha de pobreza. Segundo Márcio Porchmann, presidente do Ipea, esse índice deverá ser usado para medir a erradicação da pobreza da mesma forma que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é consultado nas análises sobre a inflação. Dados do IBGE divulgados na semana passada revelam que, em 2010, uma em cada sete famílias brasileiras vivia com renda abaixo de R$ 130,00 equivalente a 25% do salário mínimo da época (R$ 510,00). O Bolsa Família entende como pobres no Brasil quem tem renda per capita menor que R$ 140,00. Em 2010, programa oferecia uma bolsa-auxílio que varia entre R$ 22,00 e R$ 200,00 a 1,1 milhão de famílias. Cerca de 25% delas perderam o direito aos recursos em fevereiro porque não atualizaram seus cadastros. Em 2011, o ministério calcula que o governo gastará cerca de R$ 13 bilhões para atender a 12,9 milhões de beneficiados.

Embarque de soja do Brasil é o maior desde maio de 2010

As exportações de soja do Brasil aumentaram para 5,08 milhões de toneladas em abril, atingindo o maior patamar desde maio de 2010, apontaram dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) nesta segunda-feira. Os embarques da oleaginosa tradicionalmente são mais fortes em abril, maio, junho e julho, quando os exportadores têm compromissos para embarcar o maior volume do grão produzido. A atual colheita de soja do Brasil, segundo produtor e exportador mundial, já foi realizada em 95% da área da temporada 2010/11. O País terá uma produção recorde. As exportações no mês passado tiveram ligeira alta na comparação com abril do ano passado (4,91 milhões) e atingiram um volume de quase o dobro do exportado em março (2,73 milhões), de acordo com a Secex. As vendas ainda ficaram distantes do maior volume exportado no ano passado (5,7 milhões de toneladas) e do recorde de exportações de junho de 2009 (6,17 milhões de toneladas). Os embarques de soja em grão renderam ao País em abril US$ 2,4 bilhões, contra US$ 1,79 bilhão no mesmo mês do ano passado, enquanto os embarques de farelo de soja somaram 1,25 milhão de toneladas e geraram divisas de US$ 534 milhões.

No limite da dívida, Estados Unidos vão suspender emissão de títulos

O Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que começará a suspender a emissão de alguns títulos da dívida americana, ao confirmar que o teto da dívida federal será alcançado no dia 16 de maio. O teto da dívida americana é de US$ 14,29 trilhões. Ante a falta de um acordo no Congresso que permita ao governo continuar financiando suas atividades, o Tesouro vai suspender a emissão de bônus respaldados pelos Estados e governos locais, a partir de 6 de maio. "Uma vez que os Estados Unidos estão muito perto de alcançar o limite da dívida, o Tesouro deve tomar a decisão agora", afirma o Tesouro em comunicado: "Mas isto tem um custo, privará os governos estatais e locais de um importante instrumento para rolar os gastos pendentes". O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, enviou uma carta aos congressistas americanos alertando que a decisão sobre o aumento do limite da dívida do país não seja adiada. No comunicado enviado ao Senado americano, o secretário Tesouro diz que o governo americano tem recursos para se financiar até 2 de agosto. A estimativa desse prazo foi revisada, uma vez que a expectativa anterior era de que os recursos acabassem no início de julho. O Departamento do Tesouro havia informado, no começo de abril, que o limite máximo da dívida pública submetida à autorização do Congresso seria alcançado em 16 de maio e que poderia continuar assumindo as obrigações do Estado americano com base em determinadas medidas excepcionais até o dia 8 de julho. Mas, considerando receitas fiscais maiores que o previsto, o governo estima, agora, que poderá aguentar até 2 de agosto, não mais além, disse Geithner.

França exibe imagens da busca por caixas-pretas do Airbus A330 da Air France desastrado no Atlântico

Militares franceses divulgaram imagens das operações de busca que encontraram uma das duas caixas-pretas do Airbus A 330 da Air France. A caixa-preta localizada pelos investigadores é chamada de Flight Data Recorder (gravador de dados de vôo). Nela, estão os registros técnicos do vôo, dados como altitude, velocidade e trajetória do avião da Air France. Essas informações são consideradas essenciais para descobrir o que causou a queda do avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris em 2009. O acidente causou a morte de 228 pessoas. O Escritório de Investigações e Análises da França informou que, externamente, a caixa-preta parece estar em bom estado. Mas, apenas quando o módulo for aberto, os especialistas vão saber se os dados da memória ainda estão intactos. A caixa preta ficou quase dois anos submersa, a cerca de quatro quilômetros de profundidade. O equipamento foi selado porque é uma prova em uma investigação judicial. A previsão é de que a caixa-preta chegue a Paris no prazo de oito a dez dias.

Ministro diz que é preciso melhorar qualidade das exportações

Após anunciar números recorde da balança comercial, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) afirmou que é preciso melhorar a qualidade dos produtos exportados. Ele ressaltou que medidas tributárias, fiscais e de financiamento devem ser anunciadas neste mês para incentivar a exportação de produtos industrializados. "Estamos praticamente na fase final da política de desenvolvimento produtivo e, na verdade, vamos mudar o foco para ser uma política de desenvolvimento da competitividade", explicou Pimentel. Segundo ele, a importância de incentivar a exportação de manufaturados é aumentar a geração de empregos no Brasil. Apesar de reconhecer que o real valorizado não ajuda as exportações brasileiras, ele disse que os números anunciados hoje mostram que a taxa de câmbio não inviabiliza a economia. O governo anunciou a revisão para cima da meta de exportação para 2011, de US$ 228 bilhões no ano para US$ 245 bilhões. Embora as importações de produtos industrializados estejam crescendo a um ritmo maior do que as exportações desses produtos, o secretário executivo do Ministério, Alessandro Teixeira, negou que haja um processo de desindustrialização no Brasil. De acordo com ele, há aumento de produção e produtividade da indústria.

STF autoriza defesa de Jaqueline Roriz a acessar inquérito

O ministro Joaquim Barboza, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a defesa da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) a ter acesso às peças do inquérito da Polícia Federal contra ela. Ela foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão de Brasília. A autorização foi dada na semana passada e, nesta segunda-feira, chegou às mãos dos advogados dela. A Polícia Federal também quer marcar depoimento de Jaqueline. Como deputada, ela tem a prerrogativa de agendar o interrogatório. O advogado José Eduardo Alckmin, que defende a deputada, afirmou que só marcará uma data depois de ler o inquérito. "É uma prerrogativa da defesa", disse o advogado, alegando que a polícia não havia autorizado o acesso aos documentos.

Dilma interrompe repouso e recebe Edison Lobão no Alvorada

Interrompendo seu descanso para se recuperar de uma pneumonia, a presidente Dilma Rousseff recebeu na tarde desta segunda-feira, no Palácio do Alvorada, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para uma audiência oficial. O chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, também foi ao Alvorada. A agenda oficial da presidente informava que, depois da chegada de São Paulo, onde passou por exames no domingo, Dilma passaria o dia no Alvorada sem compromissos.

Preço da gasolina sobe 2% nos postos em uma semana

O preço da gasolina não pára de subir, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo) em postos de todo o País. Apenas na semana passada, o combustível ficou 2,05% mais caro. Na média nacional, o litro da gasolina custava R$ 2,890 entre os dias 24 e 30 de abril, ante R$ 2,832 na semana anterior. Já o álcool pegou a rota inversa. Na média de todo o Brasil, recuou pela segunda semana consecutiva, ainda que de forma leve. Era encontrado, em média, por R$ 2,325, queda de 0,56% na comparação com o dado anterior. Nos postos paulistas, a gasolina disparou: subiu 2,88% em apenas uma semana. De 24 a 30 de abril, custava, em média, R$ 2,818, ante R$ 2,739 na semana anterior. Feita em mais de 2.300 postos de São Paulo, a pesquisa da ANP encontrou a gasolina sendo cobrada por até R$ 3,110. Foi o maior valor observado. Já a menor cotação da gasolina ficou em R$ 2,350. O álcool, a exemplo da média nacional, também recuou. Custava, em média, R$ 2,137, retração de 1,16% frente aos R$ 2,162 que eram pagos pelo combustível na semana imediatamente anterior.

Helicóptero com cantor Marrone cai no interior de São Paulo

Um helicóptero modelo Esquilo, com três pessoas a bordo, caiu por volta das 14h45 desta segunda-feira em São José do Rio Preto. Um dos passageiros era o cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone. O capitão Marcos Vinícius Baracho, da Polícia Militar de São Paulo, comandante da base do Águia na cidade, afirmou que as três vítimas foram socorridas conscientes e encaminhadas ao Hospital de Base. Além de Marrone, estavam na aeronave um primo do cantor e o piloto, que teve o pé esquerdo decepado, segundo o capitão. O cantor Bruno não estava no vôo. Baracho afirma que o motor do helicóptero perdeu potência logo após decolar do aeroporto e caiu no recinto de exposições do município.

Operários da Volvo entram em greve em Curitiba

Cerca de 2.000 funcionários da montadora Volvo, instalada na cidade industrial de Curitiba, entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira para protestar contra as condições de pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Na tarde desta segunda-feira, os metalúrgicos da unidade da Volkswagen, na região metropolitana de Curitiba, também vão discutir uma possível paralisação pelo mesmo motivo. Na Volvo, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, o motivo da greve é o valor do adiantamento da PLR: a montadora oferece R$ 5.500,00 a serem pagos ainda nesta semana. A categoria quer R$ 10 mil. Já na Volks, os trabalhadores exigem a equiparação da PLR com a das montadoras do ABC paulista. Eles pedem R$ 12 mil no total, com antecipação de R$ 6.000,00 para esta semana. A Volks não quis se pronunciar sobre a negociação. Já a Volvo disse considerar a greve "precipitada", porque este seria o primeiro dia de negociações. Para a montadora, a proposta do sindicato, de R$ 10 mil, é "despropositada". A empresa argumenta que houve um aumento de 13,3% na proposta da primeira parcela da PLR em relação ao ano passado, quando a Volvo pagou R$ 5.000,00 de antecipação.

Fibria pode vender Projeto Losango para reduzir dívida

A Fibria está estudando a venda de dois ativos considerados não-estratégicos e já tem propostas de interessados, com o objetivo de reduzir ainda mais seu endividamento. Além da unidade de Piracicaba (SP), a companhia estuda a venda dos ativos florestais do Projeto Losango (RS), cujos recursos seriam utilizados para construção de uma unidade de 1,5 milhão de toneladas no Estado, afirmou o diretor de Operações Florestais, Suprimentos, Papel e Estratégia da Fibria, Marcelo Castelli. O executivo substituirá, a partir de 1º de julho, Carlos Aguiar na presidência da companhia. "Os dois ativos estão sendo testados no mercado para verificar a valorização dos mesmos", disse Castelli a jornalistas nesta segunda-feira, em teleconferência sobre os resultados do primeiro trimestre. "Estamos tentando verificar se o projeto Losango tem atratividade para outros usos, como energia e cavaco para exportação", completou. Castelli não respondeu se produtores de celulose também estariam interessados no ativo. O Projeto Losango pertencia anteriormente à VCP, que adquiriu a Aracruz em 2009, criando a Fibria. Com a alta dívida da nova companhia por conta das perdas com derivativos da Aracruz, em 2008, o projeto foi deixado de lado e o foco de expansão passou a ser a segunda linha de Três Lagoas (MS). Já a unidade de Piracicaba produz 160 mil toneladas anuais de papéis térmicos, autocopiativos e couché. "A Fibria tem foco em celulose de mercado, então a empresa já vem desinvestindo progressivamente no negócio de papel sem, no entanto, queimar o valor. Temos demonstrado que, ao vendê-lo, não estamos depreciando o patrimônio", disse o futuro presidente. No fim de 2010, a Fibria vendeu sua fatia no Conpacel (Consórcio Paulista de Papel e Celulose) por R$ 1,45 bilhão, além da distribuidora de papéis KSR, por R$ 50 milhões, para a Suzano, que já detinha a outra metade da Conpacel. Com a venda desses ativos, a Fibria reduziu sua relação entre dívida líquida e Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 5,6 vezes no final do primeiro trimestre do ano passado para 2,9 vezes. A dívida bruta foi reduzida em 24%, chegando a R$ 10,2 bilhões ao final de março deste ano. Já a dívida líquida caiu 27%, para R$ 7,96 bilhões.

Promotoria denuncia 21 por formação de quadrilha em São Paulo

O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra 21 pessoas por formação de quadrilha armada, roubo, tráfico, associação para o tráfico e corrupção ativa e passiva, na região de Penápolis. As investigações começaram após assaltos a uma base da Polícia Militar e a uma agência bancária na cidade de Avanhandava. Os dois crimes aconteceram no mesmo dia. Inicialmente as investigações foram feitas pela polícia da cidade, mas depois foram assumidas pela delegacia de Investigações Gerais de Araçatuba, em conjunto com o Centro de Inteligência da Delegacia Seccional de Polícia, que utilizou técnicas especiais de investigação e inteligência. Para realizar os assaltos, segundo a acusação, o líder do bando, José Eduardo de Souza, contou com auxílio de funcionários públicos municipais, um deles secretário de Transportes, e um policial militar. Eles prestaram informações sobre o movimento financeiro da Prefeitura de Avanhandava, revelando, por exemplo, que no quinto dia útil do mês, a agência bancária teria cerca de R$ 500 mil em caixa. O PM passou informações sobre as atividades policiais em andamento na cidade e na região. Interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça, revelaram que, além da quadrilha ter ligações com uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas, outros crimes haviam sido planejados por ela. As escutas também revelaram o envolvimento do líder do bando, José Eduardo, com inúmeros delitos, assaltos e tráfico de drogas. A denúncia, feita pelos promotores de Justiça Leonardo Bellini de Castro, Hérico William Alves Destéfani e Adelmo Pinho, pediu a decretação da prisão preventiva de todos os acusados, a quebra do sigilo fiscal e um dossiê da movimentação financeira de José Eduardo, Elaine Pereira de Souza e Jeferson Luiz Gonçalves de Souza, Sérgio Alves de Oliveira, no período de 2009 e 2010

Ministério da Saúde promete "cartão SUS" em todo o País até 2014

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira que até 2014 irá implantar em todos os municípios do País o "cartão SUS". A idéia é que cada pessoa tenha um cartão do tipo, que armazenará o histórico de consultas na rede pública. Com isso, espera-se melhorar o atendimento e possibilitar aos gestores um planejamento melhor das especialidades mais requisitadas em cada localidade. O ministério estima que irá emitir 200 milhões de cartões nos próximos três anos. O modelo utilizado é o do sistema de informação de saúde usado na cidade de São Paulo. O projeto do cartão SUS começou a ser colocado em prática há 11 anos e já consumiu R$ 400 milhões, mas ainda não saiu do papel.

Venda de veículos novos no País bate recorde em abril e no ano

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde no acumulado do ano, atingindo 1,114 milhão de unidades emplacadas no primeiro quadrimestre, superando a melhor marca até então, de 2010 (1,066 milhão), com expansão de 4,6%. Considerando apenas abril, foram licenciados 289,2 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, com o resultado também atingindo uma nova marca para o mês. O dado aponta crescimento de 4,1% no confronto com o mesmo intervalo no ano passado, mas redução de 5,5% ante março. Na tentativa de conter a inflação, o governo federal elevou no úlitmo dia 8 a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na concessão de crédito para pessoas físicas com prazo igual ou superior a um ano, que passou de 1,5% sobre o valor do financiamento para 3%. A medida inclui o parcelamento para a compra de automóveis, o que pode levar mais consumidores a optarem pelo leasing em vez do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas ainda não há dados disponíveis para avaliar se houve essa migração.

Organização internacional diz que sistema para localizar caixa-preta dos aviões deve evoluir

O secretário-geral da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), Raymond Benjamin, disse nesta segunda-feira esperar que "em um ou dois anos" o sistema de localização das caixas-pretas dos aviões evolua. No domingo, um robô submarino encontrou no Atlântico uma das caixas-pretas do avião Airbus A330 da Air France que caiu em 2009, durante o trajeto Rio-Paris. Os 228 ocupantes morreram. "Depois do acidente Rio-Paris, não podemos viver com o sistema que conhecemos", disse Raymond Benjamin. A caixa-preta do avião da Air France que fazia o vôo 447 contém as informações necessárias para determinar o que provocou a queda da aeronave. Benjamin qualificou a localização da caixa-preta como uma "boa notícia", mas disse que ainda é necessário esperar até se saber se o BEA (escritório francês de investigação e análise) poderá extrair dela dados que facilitem a investigação, levando em conta o tempo transcorrido desde o acidente.

Senado discute proposta da Anvisa de banir inibidor de apetite

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realizou nesta segunda-feira uma audiência pública sobre a proposta de banir os medicamentos que contenham sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol). A agência alega que os inibidores de apetite produzidos com essas substâncias trazem riscos à saúde e, portanto, devem ser retirados do mercado. Nem todos os médicos e farmacêuticos, porém, apóiam essa proposta. Segundo a Anvisa, "a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo; além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários". Sobre os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, afirma que eles "apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central".

Superávit da balança comercial sobe 32% em abril e vai a US$ 1,8 bilhão

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,863 bilhão em abril e acumula US$ 5,032 bilhões em 2011. O resultado de abril é 32,6% maior que o registrado em março (US$ 1,553 bilhão). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento. O saldo comercial é resultado da diferença entre exportações e importações. No mês de abril, que teve cinco semanas, as vendas brasileiras ao mercado externo foram da ordem de US$ 20,173 bilhões, com média diária de US$ 1,061 bilhão, enquanto as importações chegaram a US$ 18,310 bilhões, com média diária de US$ 963,7 milhões. O saldo ficou acima da estimativa do mercado financeiro, que esperava um resultado em torno de US$ 1,85 bilhão.

Argamassa e cimento puxam vendas de material de construção

O aumento das vendas de argamassa (8,5%) e cimento (6%) puxaram o incremento na comercialização de material de construção (6,5%) registrada em abril, conforme pesquisa da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). Na comparação do primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período em 2010, as vendas do setor tiveram crescimento de 2,5%. Em 12 meses, a variação é de 9,5%. "Nossa estimativa é a de fechar o ano de 2011 com 8,5% de crescimento sobre 2010. A recente aprovação pelo congresso do novo programa Minha Casa Minha Vida, de 2 milhões de casas, e a aceleração prevista do PAC dará sustentação às vendas no segundo semestre", disse Cláudio Conz, o presidente da Associação. Em 2010, o setor de material de construção teve um crescimento de 10,6% na comparação com 2009, e apurou um faturamento histórico de R$ 49,8 bilhões.

Entidades do agronegócio apontam gargalos do setor na Agrishow

Entidades ligadas ao agronegócio criticaram na manhã desta segunda-feira o que qualificam como "tripé do mal": as taxas de juros, a tributação excessiva e o câmbio desfavorável. As críticas foram feitas antes da abertura da 18ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), uma das maiores feiras de máquinas agrícolas na América Latina, que acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento vai até sexta-feira. Na avaliação de Cesário Ramalho, presidente da feira, e Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o governo não cria mecanismos para ajudar o setor. "Com o câmbio de hoje, a indústria brasileira vai exportar menos ainda. Esse câmbio gera queda na produtividade e a indústria fica para trás", afirmou Celso Casale, presidente da Câmara Setorial da Abimaq.

Detran gaúcho vai leiloar 1,7 mil veículos e sucatas em maio

O Detran gaúcho vai promover, durante o mês de maio, 17 leilões de veículos e sucatas em Centros de Remoção e Depósito de Veículos (CRDs) em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Serão ofertados 1,7 mil itens retidos administrativamente e não reclamados pelos proprietários. São sucatas e veículos com documentação (aptos para voltar à circulação) sem restrições policiais e/ou judiciais, e desvinculados de quaisquer pendências legais ou financeiras. Os primeiros leilões do mês acontecem em Bagé, no dia 3, e terão, no total, 194 bens para arremate. O calendário contempla ainda Caçapava do Sul, no dia 04; Faxinal do Soturno (05); Santa Maria (11); Cachoeira do Sul (12); Santana do Livramento e Porto Alegre (13); Canela e Caxias do Sul (17); Igrejinha (18); Nova Santa Rita (19); Porto Alegre novamente no dia 20, Portão (24), Estância Velha (25), Gravataí (26) e, por fim, São Leopoldo, no dia 31. Pessoas físicas como jurídicas podem participar. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar no ato RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica.

As declarações estupendas de Gilberto Carvalho sobre a volta de Delúbio Soares ao PT

“Se ele (Delúbio) mantiver uma postura adequada, não tem nenhum problema. Se ele voltar a errar, o partido, da mesma forma que o recebeu de volta, vai ter que puni-lo de novo”, advertiu o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, no domingo, ao comentar o retorno de Delúbio Soares ao PT, ex-tesoureiro do partido envolvido no escândalo do Mensalão do PT. Para Carvalho, que representou a presidente Dilma Rousseff nos eventos da Força Sindical e da CUT em São Paulo, “era um direito de Delúbio reivindicar a volta”. “O partido entendeu que, pelo comportamento dele, merecia ter alterada essa situação e ser readmitido. Eu acho que, uma vez refiliado e se tiver um comportamento adequado, não tem por que ele não continuar como militante nosso". O ministro avalia que “o maior erro” de Delúbio Soares foi sua atuação na arrecadação: “Foi uma certa megalomania na questão de recursos financeiros do partido. Foi achar que era possível ficar buscando todos os meios para conseguir recursos para o partido, sem com isso ter o suporte e autorização do conjunto da direção. Foi o problema dele”. Gilberto Carvalho ressaltou que “Delúbio nunca enriqueceu, nunca tirou um tostão para ele”: “Eu acho que ele pagou por um erro político, um erro ético e, agora, tendo penado tanto, tem o direito de se recompor. Como qualquer um de nós que amanhã cometer um erro pode se reconciliar com a vida e tocar adiante. Acho que pouca gente no Brasil viveu o que ele viveu em termos de pena pública. O diretório do PT tomou uma posição que julgou que era justa. Acho que o Delúbio pagou um preço que talvez nunca ninguém tinha pago na política, do ponto de vista de execração pública, a expulsão. Ele ficou trabalhando quieto, não se filiou a nenhum outro partido durante seis anos. Todos nós erramos, a gente tem que ter muita humildade. O que importa é a intenção da pessoa em corrigir sua postura política e tocar a vida adiante". É impressionante a dimensão da ética cristão deste Senhor Gilberto Carvalho.

Saída do governador de Santa Catarina do DEM expõe a natureza da crise que resultou no PSD

A migração do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do DEM para o PSD, expõe a natureza da crise que resultou na criação do novo partido. Colombo é aliado de Jorge Bornhausen, ex-comandante do PFL, que abriu mão da liderança do partido, passando-a para o que se entendeu, então, ser a nova geração. Foi um desastre absoluto. Foi em Santa Catarina, em um comício em favor de Ideli Salvatti, então candidata do PT ao governo do Estado, que Lula pregou o extermínio dos Bornhausen e do DEM. Colombo venceu a eleição, e Ideli foi para o Ministério da Pesca. Há coisa, sei lá, de dois ou três anos, jamais se imaginaria que um Jorge Bornhausen pudesse deixar o partido, do qual era presidente de honra. Mas foi atropelado. E está fora do partido. O Democratas perde o governo e quase toda a base no Estado em que era mais organizado. É bom que não se perca isto de vista: a crise que resultou na criação do PSD foi uma crise do DEM, apesar dos esforços de muitos tucanos para tentar trazer para si o problema. Esta é a nota oficial de Raimundo Colombo informando sua saída do DEM: "Nas últimas eleições, os catarinenses deram mostras que desejam um Estado que sirva às pessoas em primeiro lugar. A mesma lógica deve servir para o Brasil. As ruas têm apontado, com insistência, a necessidade de uma nova postura de seus dirigentes. Um comportamento que traduza as mudanças positivas que aconteceram em nossa sociedade nos últimos 20 anos. Esse amadurecimento da sociedade brasileira pede, também, uma renovação nas atitudes dos partidos e demais instituições políticas. O momento pelo qual o Democratas de Santa Catarina atravessa é bom e vitorioso. Poderíamos, facilmente, nos acomodar sobre essa auspiciosa situação. Mas, quando a sociedade nos mostra a necessidade de um novo caminho de forma tão clara, homem público nenhum pode ignorar esse chamamento. Por isso, buscamos, de todas as formas possíveis, sensibilizar os mais relevantes personagens políticos nacionais para, juntos, encontrarmos novos caminhos para responder a esses anseios da população brasileira. As dificuldades que encontramos nesse percurso, nos levaram a formar forte convicção da necessidade de se construir um novo partido político no Brasil. Por isso, iniciamos agora, a mais extensa e abrangente consulta às nossas bases para, juntos, edificarmos os pilares desse novo momento em direção ao Partido Social Democrático, o PSD. O que nos une, a partir de hoje, é o desafio de construir um projeto em sintonia com a sociedade de Santa Catarina e do Brasil. Raimundo Colombo".

Geraldo Alckmin diz que não há debandada de prefeitos paulistas para o PSD

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta segunda-feira que duvida de uma debandada de prefeitos paulistas do PSDB e do DEM para o recém criado PSD, como já ocorreu com vereadores e deputados. “Não há debandada de prefeitos e não acredito que nenhum vá sair”, afirmou o governador, que participou da abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto. Alckmin desconversou quando foi indagado sobre o teor da conversa que teve no domingo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), em São Paulo, durante o evento das centrais sindicais para comemorar o Dia do Trabalho. Segundo ele, foi apenas um encontro casual: “Não houve nada especial”.

Petrobrás corta faturamento local e ameaça 60% da receita da cidade gaúcha de Osório

A Petrobrás avisou ao prefeito Romildo Bolzan (PDT) que não faturará mais um só litro de óleo em Osório, cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. O óleo sairá do terminal marítimo existente no território do município diretamente para a Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), em Canoas (na Grande Porto Alegre), onde será faturado. Osório perderá 60% da sua receita do ICMS a partir de 2013. Serão R$ 80 milhões por ano. Romildo Bolzan é presidente regional do PDT, aliado do PT, e integrante do governo petista do peremptório Tarso Genro. Já o município de Canoas é dirigido pelo prefeito petista Jairo Jorge, que foi chefe de gabinete do peremptório Tarso Genro no Ministério da Educação.

Justiça foi feita, diz Obama sobre a morte de Bin Laden

Em pronunciamento feito na TV na noite deste domingo, o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, e disse que o corpo dele está com os Estados Unidos. Obama disse ainda que a operação só foi bem sucedida devido a ajuda do governo do Paquistão, que facilitou que as equipes encontrassem o esconderijo do terrorista. "Esse é um dia histórico para as duas nações", disse Obama. "Finalmente, na última semana, eu determinei que nós tínhamos informações suficientes para agir", disse Obama. Neste domingo, segundo o presidente, foi dada a ordem para que uma equipe de soldados dos Estados Unidos capturasse o líder terrorista. Obama afirmou que nenhum americano foi ferido na operação, ocorrida na cidade de Abbottabad, no Paquistão. "Depois de troca de tiros, eles mataram Osama Bin Laden e tomaram seu corpo sob custódia", afirmou Obama. Segundo o presidente americano, a captura de Bin Laden foi um dos maiores trunfos de seu governo. Ele revelou ter determinado ao diretor da CIA que tornasse a captura de Bin Laden uma prioridade. Após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001 e a morte de homens e mulheres inocentes, Obama disse que capturar o terrorista era prioritário. "Nós podemos dizer para todas as famílias que perderam entes queridos que a Justiça foi feita", disse Obama.

Prefeito de Nova York diz que morte de Osama Bin Laden é uma homenagem aos Estados Unidos

O prefeito de Nova Yorque, Michael Bloomberg, disse nesta segunda-feira, logo após o anúncio da morte do terrorista Osama bin Laden, que essa é uma "importante vitória" para os Estados Unidos. Bloomberg espera que a notícia traga um pouco de calma para os que perderam seus entes nos ataques de 11 de setembro de 2001. "Demos a nossa palavra aos americanos de que nada nos impediria de capturar ou matar Osama bin Laden. Com a contribuição de milhões de pessoas, incluindo muitos que fizeram o sacrifício final por nossa nação, mantemos essa palavra ", disse Bloomberg. O prefeito disse que a morte de Bin Laden "não diminui o sofrimento dos americanos, mas é uma vitória muito importante" para o país. Ele assegurou ainda que essa é uma homenagem aos milhões de homens e mulheres que tanto lutaram pelos Estados Unidos.

Veja a cidade onde foi morto o terrorista Osama bin Laden

Veja nas imagens abaixo a cidade de Abbottabad, no Paquistão, onde foi morto o super-terrorista Osama bin Laden, em ataque de forças americanas, neste domingo. O governo americano confirmou que está de posse do corpo do terrorista, criador e chefe da rede terrorista Al Qaeda, responsável pela derrubada das Torres Gêmeas, em Nova York.

Exibir mapa ampliado

Obama confirma, Bin Laden está morto e seu corpo está com os Estados Unidos

Terrorista Osama bin Laden
O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas, confirmou neste domingo, em pronunciamento, o presidente Barack Obama. "A justiça foi feita", afirmou Obama ao anunciar oficialmente que os Estados Unidos mataram Bin Laden. De acordo com ele, a morte decorreu de uma ação de inteligência do Exército dos Estados Unidos em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista na última semana. Neste domingo, segundo o presidente, foi dada a ordem para que a equipe capturasse o líder terrorista. "Esse é um dia histórico para as duas nações", disse Obama. Assim, o líder terrorista foi morto neste domingo em uma mansão nos arredores de Islamabad, após ação de um pequeno grupo de soldados americanos. Obama afirmou que nenhum foi ferido na operação. Após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001, Obama disse que capturar o terrorista era uma das prioridades de seu governo. "Finalmente, na última semana, eu determinei que nós tínhamos informações suficientes para agir", disse Obama: "Nós podemos dizer para todas as famílias que perderam entes queridos que a Justiça foi feita". Centenas de pessoas estão concentradas na frente da Casa Branca, em Washington, para comemorar com gritos de alegria e mensagens patrióticas a morte. Seguram bandeiras, cantam o hino nacional e bradam "USA".

Osama bin Laden está morto, informa o governo norte-americano

Terrorista Osan bin Lader
Osama bin Laden, o chefe da rede terrorista Al Qaeda, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas, informou neste domingo a imprensa americana citando fontes da Casa Branca. Segundo a emissora CNN, o líder terrorista foi morto em uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão, durante uma ação do Exército americano. A rede de televisão Fox News, por sua vez, informou que Osama morreu há uma semana em um bombardeio e que as autoridades americanas esperavam o resultado de um exame de DNA para confirmar sua identidade. Em nota divulgada na noite deste domingo, a Casa Branca informou que o presidente americano, Barack Obama, faria um pronunciamento com maiores informações sobre o ocorrido. O obscuro ex-colaborador da CIA tornou-se sinônimo de terrorismo na década. Engenheiro civil, é um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden. Osama bin Laden iniciou sua carreira no Afeganistão nos anos 70, ajudando os Estados Unidos a expulsar tropas soviéticas. Criou a Al Qaeda (a base, em árabe) em 1998 e no mesmo ano mostrou seu cartão de visitas explodindo embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia. Em 2001 veio sua ação mais espetacular, contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Virou alvo número um dos Estados Unidos, procurado vivo ou morto. Esteve por trás, ou serviu de inspiração, para ataques em países tão diversos como Espanha, Indonésia, Marrocos e Turquia. Suas mensagens mobilizam radicais pelo mundo todo. Sua ação mudou a forma como se faz guerra, como se protegem liberdades e como se inspecionam bagagens.