sábado, 17 de setembro de 2011

Brasil terá feijão transgênico em 2014

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovou na última quinta-feira a primeira semente de feijão transgênico para cultivo no Brasil. Ela deve estar disponível para o plantio em 2014. Desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a variedade transgênica é a primeira totalmente produzida por uma instituição pública. O feijão geneticamente modificado é resistente ao vírus do mosaico dourado, um dos principais inimigos dos agricultores. Estima-se que essa praga provoque a perda de 90 mil a 280 mil toneladas de feijão por ano (o Brasil produz 3,5 milhões de toneladas). "Na média, a perda seria suficiente para alimentar 10 milhões de pessoas", diz Francisco Aragão, pesquisador da Embrapa e um dos responsáveis pelo projeto. A nova tecnologia pode, portanto, resultar em maior oferta de feijão no País e oscilações menos bruscas de preço ao consumidor. O feijão foi um dos vilões da inflação em 2010 e a previsão é que a alta se repita nos próximos meses. A adoção da semente transgênica pelo agricultor também pode diminuir o número de aplicações de inseticidas, o que resultará em economia de custo e aumento na renda do produtor. Segundo Aragão, a semente transgênica deve ser vendida por valor próximo ao da convencional, pois não haverá cobrança de royalties. A CTNBio aprovou o feijão transgênico por 15 votos a favor, duas abstenções e cinco pedidos de diligência (necessidade de complementação).

Delegação de rebeldes vai ao Níger pedir retorno de filho de Gaddafi

Uma delegação de rebeldes líbios se dirigiu ao Níger na sexta-feira para requisitar ao país vizinho que lhes entregue um dos filhos do ditador Muammar Gaddafi que fugiu da Líbia, segundo a emissora de TV americana CNN. Saadi Gaddafi fugiu com outros membros do regime para o Níger, conforme as forças rebeldes tomaram o controle de boa parte do território líbio. O filho do ditador chegou ao país no dia 11, acompanhado por mais oito autoridades "de menor importância", afirmou o ministro da Justiça nigerino, Marou Amadou. Ao menos três comboios entraram em território nigerino recentemente, levando generais, familiares de Gaddafi e outros membros e funcionários do regime, segundo autoridades do Níger. Os fugitivos entraram no país devido a causas "humanitárias", disse Amadou.

ONU informa que Somália tem a pior taxa de mortalidade infantil mundial

Crianças vivendo na Somália têm mais chances de morrer antes de completarem cinco anos de idade do que as que moram em qualquer outro país do planeta, afirmou um relatório da ONU divulgado na sexta-feira. A taxa de mortalidade entre crianças somalis em 2010 foi de 180 mortes a cada mil bebês nascidos vivos. O índice é o pior no mundo inteiro, de acordo com o ranking. Analistas afirmam que o indicador deve estar ainda pior atualmente por causa da crise alimentar generalizada que atinge o país e as doenças causadas por isso. O relatório indicou ainda que menos de um terço das crianças com menos de um ano é imunizado contra doenças perigosas e mais de 70% da população não tem acesso a água potável. Segundo as estimativas mais recentes da ONU, cerca de quatro milhões de somalis enfrentam a fome que assola a região do Chifre da África, sendo que três milhões delas se concentram no sul da Somália. O número de somalis que correm risco de morrer devido à condição alimentar precária a que estão submetidos é de 750 mil.

Brasil quer ter "nível europeu" nos aeroportos

O governo incluirá nos editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília (DF) regras para garantir que, até a Copa de 2014, quem passar por seus terminais tenha mais espaço para circular, mais conforto e menos atrasos de vôos. A meta é igualar a qualidade do serviço prestado nesses locais a terminais dos Estados Unidos e da Europa, como nos aeroportos de Heathrow (Inglaterra) e Charles de Gaulle (França). Quem ganhar a concessão terá até dezembro de 2013 para enquadrar a qualidade do serviço no nível C da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), considerado pela instituição como o mínimo para o conforto dos passageiros. Os critérios para avaliar o serviço vão de A a F e consideram fluxo de pessoas, atrasos de vôos e espaços no check-in, na sala de embarque e na retirada de bagagem. Esses parâmetros servirão também como um gatilho de investimento ao longo de todo o período de concessão. Toda vez que a demanda aumentar e a qualidade estiver prestes a cair, o concessionário terá que fazer novos aportes para manter o padrão C. A avaliação do governo e de especialistas é que os três aeroportos brasileiros, que deverão ser concedidos até o final do ano, estariam hoje entre o nível D e o E.

Novo ministro do Turismo diz que não vive em corriola

O novo titular do Ministério do Turismo, deputado federal Gastão Vieira, de 65 anos, que assume o cargo com o desafio de tirar o ministério da agenda negativa, diz que o fato de não viver "aqui e ali em corriola (grupo de pessoas desonestas)" pesou para sua escolha. E avisa: se não for possível mudar, "eu saio". O ministro afirma que, apesar de ser ligado ao presidente do Senado, José Sarney, seria "diminuí-lo muito" atribuir sua nomeação somente ao peso da família. E afirma que tentará mudar a imagem do ministério.

Prazo para cobrança de dívida de condomínio é de cinco anos

O Superior Tribunal de Justiça decidiu, em julgamento realizado no dia 18 de agosto, que o prazo para cobrar dívidas de condomínio judicialmente é de cinco anos, contados a partir do vencimento da parcela. Ou seja, se a dívida é de 2004, por exemplo, ela não pode mais ser contestada. Muitos juízes aceitavam o prazo de dez anos para cobrar os valores. A decisão pode beneficiar quem tem uma dívida contestada na Justiça fora do prazo de cinco anos, que agora pode ser recorrida ao tribunal superior. A decisão envolveu um morador do Rio de Janeiro processado pelo condomínio por não pagar as despesas de 2001. Segundo o juiz de primeira instância, a dívida podia ser cobrada em dez anos. O condomínio entrou com a ação em 2003 e o dono do imóvel só foi comunicado do processo em 2008. Conforme a relatora do recurso no Superior Tribunal de Justiça, ministra Nancy Andrighi, o prazo de cinco anos já havia se esgotado antes do condômino ser intimado na ação. O advogado Alexandre Berthe Pinto diz que a discussão era se o condomínio contaria como uma dívida com valor determinado. Por lei, as dívidas por documentos particulares com valor determinado podem ser cobradas em cinco anos. Para os casos sem norma específica, a regra geral é dez anos. O Superior Tribunal de Justiça reconheceu, no entanto, que o boleto de condomínio é um documento de dívida com valor certo, calculado todo o mês.

Jardins "secretos" do Vaticano são abertos ao público

Os Jardins do Vaticano, conhecidos durante muito tempo como um oásis secreto no centro de Roma, foram abertos aos turistas, que poderão agora percorrê-los de ônibus abertos, do tipo jardineira, recebendo as informações em áudio, em cinco línguas. Um pequeno veículo amarelo a gás de 28 lugares, pouco poluente, percorrerá os jardins que representam um terço dos 44 hectares da cidade-estado e é onde o papa Bento 16 passeia às tardes durante meia hora, rezando o terço. O cardeal Giovanni Lajolo, presidente do governo do Vaticano, alegrou-se com a "retomada da tradição, após vários anos de interrupção" de uma visita que poderia se fazer a pé. De lá podem ser avistadas inúmeras fontes, como a "Casina Pie 4", a torre São João, e uma linda paisagem. Vários locais são consagrados à Virgem Maria: a reprodução da gruta de Lourdes, mas também representações das Virgens de Fátima (Portugal), de Guadalupe (México) e da Czestochowa (Polônia), sinais da devoção mariana dos soberanos pontífices. O itinerário, de uma hora, será também uma oportunidade para rever conhecimentos sobre a história da igreja, com comentários em italiano, inglês, francês, espanhol e alemão. A visita, que deve ser reservada com antecedência, custará 15 euros para os adultos, e 11 euros para os menores, sendo gratuita para os com menos de seis anos. O ônibus partirá a cada meia hora, de 8h às 13h, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados, da praça Pio 12, situada a alguns metros da praça de São Pedro. Veja no mapa abaixo

Exibir mapa ampliado

Prefeitos de Cachoeirinha e Gravataí protestam contra proposta de mais pedágios e prorrogação da concessão da freeway

Na sexta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou proposta de construção de um segundo acesso para os moradores de Cachoeirinha e Gravataí (RS) na freeway com instalação de duas novas praças de pedágio próximas à atual. Com isso, seriam três pedágios em uma faixa de menos de cinco quilômetros em Gravataí. Os planos da ANTT foram rechaçados pelos dois municípios, que cobraram uma alternativa para desafogar o tráfego de ligação com Porto Alegre, sem mais prejuízo ao bolso da população. Hoje, são 160 mil motoristas nas duas cidades com apenas uma ligação com a capital, pelo centro de Cachoeirinha, o que vem causando transtornos à economia local. A ANTT levou quase um ano discutindo seis cenários para o novo acesso, todas elas pedagiando Gravataí e Cachoeirinha. O secretário de Trânsito e Transporte, Renato Sparremberger, saiu indignado da reunião. Segundo ele, a cidade esperava ouvir uma sugestão diferente da agência, pois os congestionamentos em Cachoeirinha são causados pela fuga do pedágio da Concepa, cuja praça foi instalada antes da entrada de Gravataí, obrigando Cachoeirinha a servir de porta de entrada e saída para a cidade vizinha. “O problema é que a frota das duas cidades triplicou em 10 anos e a estrutura é a mesma”, definiu ele. A gerente de Projetos Especiais do gabinete do prefeito, Loreny Bitencourt, também protestou. Ela disse que nunca foi a favor do pedágio na Free Way e que é contra a prorrogação do contrato, que vence em 2017.

Partido Pátria Livre realizou seu congresso gaúcho neste sábado

Foi realizado neste sábado, no Hotel Everest, em Porto Alegre, o 2° Congresso do Partido Pátria Livre. Esse novo partido é a instituição do antigo MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro, que desde a sua fundação reverencia a data da morte do facínora Che Guevara). A presidente regional do Partido Pátria Livre é Mari Perusso, secretária adjunta da Casa Civil do governo do PT. O PPL está definindo seus candidatos a vereadores e prefeitos. Vereador do PPS em Porto Alegre, Toni Proença, irmão do ex-deputado federal Nelson Proença, é a mais destacada filiação do novo partido revolucionário no Rio Grande do Sul.

Só o fone vermelho de Dilma evitará demissões em massa nos frigoríficos de suínos do Rio Grande do Sul

Dentro de 10 dias os frigoríficos que abatem suínos no Rio Grande do Sul começarão a demitir em massa. O ramo industrial emprega 20 mil trabalhadores. O maior dos grupos, o Alibem (Santa Rosa e Santo Ângelo) reduziu suas vendas em 50%, por conta do embargo russo. Conforme o deputado federal Osmar Terra (PMDB), a retomada das importações depende, agora, exclusivamente dos telefones vermelhos de Dilma Rousseff e Vladimir Putin.