terça-feira, 11 de outubro de 2011

RBS entrou na disputa pelo controle do portal iG, da Oi

O Grupo RBS deve adquirir a operação do portal iG, controlado pela Oi. Segundo informações obtidas pelo Meio & Mensagem, há um leilão em andamento para efetivar a compra do iG e, entre os interessados, além do Grupo RBS, estão também a Editora Abril e o Yahoo. Nesta quinta-feira, uma reunião de conselho da Oi deve decidir a venda. O Grupo RBS é o mais cotado para adquirir o iG. O Yahoo que, nos Estados Unidos, tem sido objeto de crescentes investidas agressivas pela Microsoft, que tentou comprar o portal já em 2007, já estaria fora da disputa pelo iG. O que deixa a potencial venda do iG entre o Grupo RBS e a Editora Abril. O presidente do iG, Pedro Ripper, nega a venda. Ripper, além de ser o principal dirigente do iG, é também vice-presidente da Oi da área de inovações, novos negócios, aquisições e fusões. No entanto, Ripper admite que existem várias conversas com o próprio Grupo RBS e outros players. “Estamos conversando com a RBS e mais dois ou três players. São parcerias que fazem sentido e podem ser para canais (de conteúdo) ou para publicidade”, afirma. O executivo diz que vários players estão fora de escala, ou seja, não têm tamanho para competir com os grandes portais. Ripper prevê um cenário completamente distinto para os portais a médio prazo, entre 12 e 18 meses, com a consolidação dos players.

Vereadores do PSD de São Paulo defendem voto distrital

A bancada de vereadores do PSD na Câmara de São Paulo anunciou nesta terça-feira que trabalhará para que o partido defenda o voto distrital nas eleições para o Legislativo. Na opinião do presidente da Câmara, Police Neto (PSD), o modelo é o que mais aproxima o parlamentar da população. “É uma posição que esperamos adotar nacionalmente”, afirmou. No voto distrital, o colégio eleitoral é dividido por regiões e o candidato com mais votos em cada uma delas é eleito. Atualmente, o Brasil adota o sistema proporcional, em que o número de cadeiras é repartido de acordo com a votação de cada partido. Para Police Neto, a mudança do sistema eleitoral depende de uma reforma política mais ampla. “Não dá para adotar o voto distrital e não alterar a Constituição. A regra para uma metrópole como São Paulo não pode ser aplicada a municípios com menos de mil eleitores”, disse o parlamentar, reiterando a posição do PSD de realizar uma Assembléia Constituinte para reformar a legislação de 1988.

PPS pede que TCU investigue reforma do Planalto

O PPS quer que o Tribunal de Contas da União investigue o superfaturamento de 34 milhões de reais na reforma do Palácio do Planalto, concluída em agosto do ano passado. O partido apresentou nesta terça-feira um requerimento para que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara peça a apuração ao TCU. Na edição desta semana, a revissta Veja mostrou que a Presidência sabia da diferença no preço do empreendimento, mas nada fez. Em vez dos 78 milhões de reais necessários para a obra, o Planalto gastou 112 milhões. “Além de nada ter sido feito para barrar o aumento injustificado do custo das obras, agora o governo ainda negocia pagar mais R$ 3,5 milhões para a empreiteira responsável pela obra. Exigimos respeito com o dinheiro público e por isso estamos propondo uma auditoria do TCU”, diz o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno. O requerimento também faz menção à má qualidade da obra, que exigiu novos reparos mesmo após a conclusão dos trabalhos.

IBGE aponta que vendas do comércio recuaram 0,4% em agosto

As vendas do comércio varejista recuaram 0,4% de julho para agosto, em volume, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira. Em julho, o setor havia registrado expansão de 1,2%. Em relação a agosto de 2010, as vendas avançaram 6,2%, após terem tido alta de 7,1% em julho nessa mesma base de comparação. De janeiro a agosto, o varejo acumula alta de 7,2%. Já nos últimos 12 meses, o índice ficou positivo em 8,2%. O desempenho do comércio de julho para agosto foi determinado pelo avanço das vendas de equipamentos de material de escritório e informática (7,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%). Já os ramos hiper, supermercados e demais lojas de alimentos (-0,1%), combustíveis e lubrificantes (-0,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-2,8%), artigos farmacêuticos (-0,3%) e artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%) registraram perdas. Diante do fraco desempenho principalmente do setor de veículos (um dos ramos de maior peso no comércio), o volume de vendas do índice do varejo ampliado caiu 2,3% em agosto, acima da retração de julho (0,1%) e também mais do que a queda do varejo "puro" em agosto. O indicador ampliado pesquisa também dois ramos que vendem por atacado e não são incluídos no índice tradicional do varejo: veículos e construção civil (neste último caso, houve queda de 2% de julho para agosto). Na comparação com agosto de 2010, o varejo ampliado subiu 5,3%. No acumulado do ano, o índice ampliado registra alta de 8,4%. Já a taxa em 12 meses soma variação positiva de 9,7%, segundo o IBGE.

Rio de Janeiro decide por decreto que autoria do Cristo é de brasileiro

A partir de agora o monumento do Cristo Redentor é, por decreto, obra do engenheiro Heitor da Silva Costa, morto em 1947. A decisão foi tomada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em homenagem aos 80 anos do monumento, que faz aniversário nesta quarta-feira. "Fizemos uma vasta pesquisa, analisamos todo o material e ficou claro que a autoria é do Heitor", disse Paes, que vê no ato um reconhecimento histórico do papel do engenheiro. A polêmica em torno da autoria do Cristo é antiga e opõe a família do escultor francês Paul Landowski, morto em 1961, e responsável pelo desenho das mãos e do rosto do monumento, à família de Costa, responsável pela construção, e a arquidiocese do Rio de Janeiro, que detém os direitos de propriedade da imagem. Na prática, a medida do prefeito tem efeito apenas sobre os registros históricos. Não tem poder de decidir a disputa judicial entre as duas famílias.

Israel e a organização terrorista Hamas chegam a acordo para libertar o soldado Gilad Shalit

Gilad Shalit
Israel e a organização terrorista islâmica Hamas chegaram a um acordo para trocar cerca de mil prisioneiros palestinos pelo soldado israelense Gilad Shalit, mantido refém desde 2006 na faixa de Gaza. A informação foi divulgada nesta terça-feira por fontes do governo israelense. Gilad Shalit, que também tem nacionalidade francesa, foi sequestrado em 25 de junho de 2006, por terroristas palestinos, em território israelense. Quando capturado, Shalit era cabo e tinha 19 anos. Ele foi promovido a sargento durante seu sequestro e estaria em alguma parte da faixa de Gaza, dominada pelo Hamas desde 2007, quando o partido secular Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, foi expulso do território à força. Nos últimos anos, Israel e Hamas fizeram negociações com a mediação do Egito, mas as divergências eram grandes sobre o número de palestinos que o grupo islâmico exigia que fossem libertados e o destino deles. Israel queria que ao menos 450 fossem exilados, em vez de retornarem às terras palestinas. O principal obstáculo para Israel era a libertação de aproximadamente 400 presos envolvidos em crimes violentos. Israel se negava a libertá-los ou exigia que fossem enviados à faixa de Gaza, embora seu lugar de procedência e residência familiar fosse a Cisjordânia.

Ministro Cesar Peluso pede dados sobre processos contra juízes na guerra contra a corregedora do CNJ

Em novo episódio da crise que abate o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente Cezar Peluso quer esvaziar o argumento da Corregedoria Nacional, ocupada pela ministra Eliana Calmon, de que os tribunais não são capazes de investigar e punir os juízes suspeitos de irregularidades. Peluso determinou aos corregedores estaduais nesta segunda-feira que encaminhem para ele todas as informações sobre processos disciplinares contra magistrados que estejam em andamento. Com isso, ele pretende mostrar que o trabalho da Corregedoria Nacional de Justiça, comandada pela ministra Eliana Calmon, poderia ser apenas secundário. Acontece que essas informações já são prestadas cotidianamente à Corregedoria Nacional. Apesar disso, Peluso pediu que os relatórios sejam também repassados para ele. De acordo com assessores, os dados serão colocados na internet na tentativa de desmontar o argumento de Eliana Calmon de que as corregedorias de alguns tribunais são corporativistas e ineficientes. E que por isso o poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça não pode ser reduzida. Oficialmente, Peluso afirma que pretende dar mais transparência aos processos. Recentemente, processos absorvidos pela Corregedoria Nacional serviram para afastar dois corregedores de tribunais que arquivaram ou não julgaram denúncias contra juízes.

Exército mata ao menos 11 guerrilheiros das Farc na Colômbia

Ao menos onze guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, organização terrorista e traficante de cocaína) morreram em uma operação da polícia nesta segunda-feira contra um acampamento da guerrilha no departamento colombiano de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, informaram fontes militares. "Localizamos um acampamento com cerca de 80 bandidos. Após o apoio da Força Aérea, a polícia entrou e já encontramos 11 corpos", revelou o comandante da 30ª Brigada do Exército colombiano, general Fernando Pineda. O oficial assinalou que dois policiais ficaram feridos no confronto e foram levados a um hospital da cidade de Cúcuta, capital do Norte de Santander. O acampamento, bombardeado pela aviação, pertencia à Frente 33 Antonio Santos das Farc e estava situado na zona rural do distrito de Las Mercedes, no município de Sardinata.Os policiais, que encontraram armamento e explosivos, suspeitam que até 14 guerrilheiros tenham morrido no ataque, inclusive o comandante do grupo. Os colombianos votarão no dia 30 de outubro para eleger governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

Tarso Genro diz que presídio de Caxias do Sul é "modelo negativo"

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse nesta segunda-feira que a Penitenciária Regional de Caxias do Sul (Percs) é um modelo negativo. A penitenciária ganhou destaque devido à divulgação de um vídeo obtido pelo jornal Pioneiro, no qual aparecem líderes dos presidiários julgavando sumariamente, condenando e executando a pauladas os colegas mais indesejados. O governador disse que, ao contrário do que se alardeava, não é um modelo de cárcere: "Ela é um modelo negativo". No dia 12 de maio, cenas captadas pelo circuito interno de segurança da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul mostraram a execução do apenado Anderson Rodrigues, 29 anos. Condenado por roubos e estupros, ele foi assassinado a pontapés, socos e golpes de espadas artesanais dentro da cadeia, após um "julgamento" interno realizado pelos próprios presos. Como Tarso Genro é ex-ministro da Justiça, os gaúchos vão esperar o fim do governo dele para verificar o que ele fez no sentido de dotar o Rio Grande do Sul de "penitenciárias modelo". Aliás, nem precisa ser muitas, tampouco zerar o número de vagas que estão faltando para o número de condenados já existentes no Estado. Bastará que ele crie uma "penitenciária modelo". Tarso Genro é um especialista em desfazer, desconstruir, o que os seus antecessores fizeram. Vamos esperar para ver o que ele fará. O "Garoto de Ouro" não perde por esperar.

FBI testa sistema no Brasil para a Copa

Desde o ano passado, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro testa o Sistema de Comando Central de Informação Virtual. O programa elaborado pelo FBI, a polícia federal americana, permite que polícias troquem informações sobre criminosos aumentando assim a vigilância sobre pessoas que frequentam locais públicos. A plataforma de comunicação é usada para integrar as principais polícias do mundo. Durante eventos públicos definidos, policiais cariocas receberam treinamento e tiveram acesso ao banco de dados de polícias de 41 países, entre elas, Japão, Rússia, a Polícia Federal brasileira, as polícias estaduais, por exemplo. Tudo sob tutela do FBI, de acordo com um policial que participou do treinamento. O programa foi testado em três momentos em 2010: durante um jogo do campeonato brasileiro no estádio do Engenhão, no encerramento de um curso da Polícia Militar e no Réveillon, em Copacabana. Este ano, o sistema foi testado no desfile das escolas de samba no sambódromo do Rio de Janeiro. De qualquer computador é possível ter acesso ao sistema através do portal do FBI. Através de uma senha, o policial pode passear pela página que não pode ser invadida por algum hacker por ser criptografada. A medida possibilita o acesso a um banco de dados ilimitado de fotos de criminosos. Assim, ao localizar alguém em um estádio seria possível identificar se aquela pessoa praticou ou não um crime. As autoridades federais responsáveis pela segurança na Copa do Mundo, de 2014, e das Olimpíadas de 2016 defendem esta integração como ponto importante para a segurança durante os grandes eventos. Sem integração prevêem problemas. "A falta de gestão integrada é um problema muito sério. Se por um lado isso existe entre as forças de segurança nos estados, por outro lado, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança também não atuam com integração, e também não o fazem com as polícias estaduais. Assim, acredito que integrar todos esses agentes de segurança pública é a solução, a palavra-chave para termos a segurança que queremos. Resolvendo isso, será um legado que ficará para o nosso Brasil", afirmou o ministro da Justiça, o petista José Eduardo Cardozo.

Para José Dirceu, Meirelles não tem chance de ganhar prefeitura de São Paulo

O ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou nesta segunda-feira que não acredita na possibilidade de o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PSD), chegar ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2012. "Não acredito que, em São Paulo, ele tenha chance, francamente", disse o petista. Para ele, o "espectro político" na cidade já está ocupado pelo PT, PSDB, PMDB e o grupo do prefeito Gilberto Kassab. José Dirceu afirmou que um ano é pouco tempo ara construir uma candidatura em São Paulo. Na sexta-feira, Meirelles deixou o PMDB e se filiou ao PSD. Ele também transferiu seu domicilio eleitoral para São Paulo. O ex-ministro lança na noite desta segunda-feira, seu livro "Tempos de Planície", na Livraria Cultura, em São Paulo. Na obra, José Dirceu se apresenta como mártir de uma "campanha política e midiática" para "derrubar o governo Lula ou impedir sua reeleição".

Gushiken diz esperar que STF julgue processo penal do Mensalão do PT sem pressão

Sumido da cena política desde que saiu do governo Lula em 2006, o ex-ministro Luiz Gushiken (PT) apareceu nesta segunda-feira no lançamento do livro do também ex-ministro petista José Dirceu. Gushiken afirmou que não quer mais participar da política por causa do câncer que tem no estômago. "O fato de eu estar em tratamento contínuo e morando no interior não permite fazer política", afirmou o ex-ministro, que agora vive em Indaiatuba (SP). Ele responde no Supremo Tribunal Federal pelo crime de peculato no processo do Mensalão do PT. No entanto, segundo documento final sobre o processo que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entregou ao Supremo, o ex-ministro deve ser absolvido, pois não foram encontrados elementos nem "sequer indiciários" de sua participação no suposto esquema. "Só espero que os ministros do Supremo não sejam pressionados por outras forças políticas", disse Gushiken. Segundo documento final sobre o processo que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entregou ao Supremo, o ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação) deve ser absolvido, pois não foram encontrados elementos nem "sequer indiciários" de sua participação no esquema.

Tudo por nossa conta, saindo do nosso bolso

Dois servidores que atuam como seguranças, Edson Moura Pinto e Elias dos Reis, estão em Nova York às nossas custas, desde domingo e até a próxima segunda-feira, para “dar proteção” a Lula. O ex-presidente fatura com palestras, mas não coça o bolso para custear seus seguranças.

PDT se esbalda em cargos no governo Dilma, enquanto pode

O ministro do Trabalho impôs ao presidente da Fundacentro, Eduardo Costa, arranjo político-pessoal para uma função técnica. Dalva Dias, mulher do secretário-geral do PDT, Manoel Dias, aliado de Carlos Lupi, ganhou o importante cargo de diretora-executiva. Não há perigo de dar certo: madame é detestada por sua suposta arrogância e censurada pela ausência. O órgão fica em São Paulo e ela mora em Florianópolis. Ligada ao Ministério do Trabalho, a Fundacentro tem orçamento anual de R$ 46 milhões. Livres, leves e soltos nas mãos de pedetistas. A ausência de Madame Dias é tão óbvia que, no site da Fundacentro, surge um “Substituto Eventual: Hilbert P. Ferreira”. Sobrou para ele. Os cargos e vidas boas dos pedetistas podem se encerrar. O governo estuda fundir os ministérios da Previdência e Trabalho, como antes. (Claudio Humberto)

Governo Dilma quer lucrar R$ 2,9 bilhões na privataria com aeroportos

O plano para concessão dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e JK (Brasília), na privataria aeroportuária do PT, revela que o governo federal deseja faturar no mínimo R$ 2,9 bilhões pela concessão de operação dos terminais, no leilão de 2012. As vencedoras terão que investir, respectivamente, nos três aeroportos, R$ 5,79 bilhões, R$ 10,75 bilhões e R$ 3,11 bilhões durante o contrato. A Agência Nacional de Aviação pretende ceder Cumbica por 20 anos, Viracopos por 30 e JK por 25 anos. Empreiteiras entraram na briga. Quem entrar no leilão terá de pagar à vista, por baixo, R$ 2,29 bi (Cumbica), R$ 521 milhões (Viracopos) e R$ 75 milhões (JK). Com as três cessões, o governo estima arrecadar R$ 40 milhões por ano sobre o faturamento de Cumbica (10%), Viracopos (5%) e JK (2%). Sede dos hubs (central de escalas) do País, Brasília sai barata. Quem levar desembolsa menos, fica bom tempo e paga pouco. (CH)

PDT se esbalda em cargos no governo Dilma, enquanto pode

O ministro do Trabalho impôs ao presidente da Fundacentro, Eduardo Costa, arranjo político-pessoal para uma função técnica. Dalva Dias, mulher do secretário-geral do PDT, Manoel Dias, aliado de Carlos Lupi, ganhou o importante cargo de diretora-executiva. Não há perigo de dar certo: madame é detestada por sua suposta arrogância e censurada pela ausência. O órgão fica em São Paulo e ela mora em Florianópolis. Ligada ao Ministério do Trabalho, a Fundacentro tem orçamento anual de R$ 46 milhões. Livres, leves e soltos nas mãos de pedetistas. A ausência de Madame Dias é tão óbvia que, no site da Fundacentro, surge um “Substituto Eventual: Hilbert P. Ferreira”. Sobrou para ele. Os cargos e vidas boas dos pedetistas podem se encerrar. O governo estuda fundir os ministérios da Previdência e Trabalho, como antes. (Claudio Humberto)

TRT-MG tem 103 com supersalários

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, da 3ª Região (TRT-MG), paga mensalmente, a 103 funcionários, salários superiores ao teto constitucional do funcionalismo, hoje em R$ 26.723,00. Os subsídios chegam a alcançar a R$ 72.857,91, valor pago a um juiz da Vara do Trabalho que representa quase o triplo do permitido por lei. A assessoria de imprensa do TRT-MG informou que “os valores brutos referem-se ao abono de permanência, parcela que não está sujeita ao teto remuneratório”. Ainda segundo a assessoria, os benefícios e os vencimentos “estão de acordo com o artigo 40 da Constituição, no parágrafo 11, e também com a Emenda Constitucional 41, que excluem ainda do limite remuneratório as vantagens eventuais".

Ministérios negociam aumento no efetivo da Polícia Federal

Os Ministérios da Justiça e do Planejamento estão em negociação para aumentar o efetivo da Polícia Federal. Segundo o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), três novos planos de governo necessitarão de mais agentes em campo para realizar o policiamento de fronteiras, o combate às drogas e prestar serviços em grandes eventos. “Haverá, sim, realização de concursos para provimento de cargos. O objetivo é preencher o maior número de cargos possível, dentro das nossas condições orçamentárias. Para isso, preciso de avaliação financeira do Ministério do Planejamento”, disse ele.

Petrobras planeja dobrar produção na petroquímica Innova em Triunfo

A Petrobras realiza estudo para duplicar a capacidade de produção da indústria petroquímica Innova, em Triunfo, no Rio Grande do Sul. O objetivo é ampliar de 250 mil toneladas para 500 mil toneladas a produção anual, segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O estudo deve ficar pronto até dezembro. O projeto deve ser incluído no plano de negócios de 2012-2016, que será aprovado no início do próximo ano. "Tem matéria prima e tem mercado. O valor do investimento ainda é analisado. Pela análise preliminar, a ampliação faz sentido. O projeto ainda não tem orçamento, mas foi aprovado em análise preliminar, por combinar disponibilidade de matéria prima e mercado para os produtos derivados de uma das resinas produzidas na empresa, o estireno. O estireno é a matéria prima do produto conhecido como isopor, mas também serve como insumo da indústria química. A resina final do processo é o poliestireno, utilizado para produzir grades de ar-condicionado, peças de máquinas e de automóveis, gavetas de geladeira, brinquedos e isolantes térmicos", disse o diretor.

Famílias do Sul são as mais pessimistas sobre economia do País e finanças em 12 meses

A região Sul é a que tem maior índice de famílias pessimistas sobre a situação econômica do País e a própria situação financeira nos próximos 12 meses. Os números foram apresentados nesta segunda-feira e fazem parte do Índice de Expectativa das Famílias (IEF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma espécie de Ibope petista. O IEF como um todo aponta que os brasileiros permanecem otimistas em relação à situação socioeconômica do País, mesmo com o recuo do índice para 63,1 pontos, valor 2,1 pontos inferior ao registrado no mês de agosto. A região Sul obteve uma elevação de 4,3 pontos em relação ao mês anterior e volta a demonstrar índice acima de 60 pontos (63,9), passando de moderadamente otimista para otimista. No entanto, ainda que o índice geral seja positivo, em dois quesitos as famílias do Sul foram as mais pessimistas em setembro. A expectativa das famílias no que diz respeito à situação econômica do País nos próximos 12 meses aponta que 57,3% delas acreditam que o Brasil passará por melhores momentos. Na direção contrária, o Sul, entre as regiões do Brasil, é a que revela maior índice de famílias com expectativas pessimistas, 43,2%, 5,7 pontos percentuais a mais que as com expectativas otimistas (37,5%).

Carreta carregada com 12 mil litros de combustível de avião explode na Fronteira Oeste gaúcha

Uma carreta carregada com cerca de 12 mil litros de combustível de avião explodiu por volta das 14 horas desta segunda-feira na rodovia que liga Uruguaiana a Alegrete (BR-290), em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Por problemas mecânicos, a carreta se desprendeu do caminhão (cavalinho), capotou e explodiu. O motorista ficou do outro lado da pista, dentro do caminhão (cabine), e não teve ferimentos. A carreta pertence à AIR BP Brasil, uma empresa de Canoas. Apenas dois dos seis compartimentos, que têm capacidade total de 30 mil litros, estavam cheios. A carga saiu de São Paulo e o combustível já havia sido entregue em três cidades da Fronteira Oeste. A carga que explodiu, avaliada em R$ 30 mil, tinha como destino Alegrete.

Jogador é preso na Arábia Saudita por exibir tatuagem de Jesus

O colombiano Juan Pablo Pino, jogador do Al Nasr, da Arábia Saudita, foi preso por exibir em público uma tatuagem de cunho religioso. O incidente ocorreu quando o atleta passeava com a mulher em um shopping de Riad, capital do país. Com uma camiseta sem mangas e a imagem de Jesus Cristo em um dos braços à mostra, causou indignação das pessoas no local e foi insultado. A confusão chamou a atenção da polícia moral, encarregada de garantir o cumprimento das leis do reino saudita, que decidiu prendê-lo. A mulher, preocupada, pede que o marido abandone a equipe e deixe a Arábia.

Termina sem acordo tentativa de encerrar greve dos Correios

Terminou sem acordo na noite desta segunda-feira a última tentativa de encerrar a greve nos Correios antes do julgamento da questão no Tribunal Superior do Trabalho. A greve agora vai ser julgada às 16 horas desta terça-feira no próprio tribunal. Serão analisadas as questões do reajuste econômico, o desconto dos dias parados e também a abusividade da paralisação, que começou no dia 14 de setembro. Os encontros na noite desta segunda-feira foram solicitações dos representantes dos funcionários grevistas ao TST para que intermediasse uma nova rodada de negociações com os Correios.

Mantega mostra preocupação com desaceleração da China

O ministro Guido Mantega (Fazenda) se mostrou mais pessimista com a crise financeira nesta segunda-feira e afirmou que o Brasil poderá ser afetado pela crise européia caso a China sofra uma desaceleração maior na sua economia. Segundo ele, o governo se preocupa porque o país asiático é o principal parceiro comercial brasileiro. "O perigo é que com essa contração da economia mundial, que vai suceder essa crise, os países emergentes dinâmicos, como a China, sejam afetados. Temos que torcer para que a economia chinesa não tenha uma desaceleração, porque aí, sim, nos afeta", afirmou o ministro.

Rio de Janeiro investirá R$ 3 bilhões em projetos de segurança até os Jogos-16

A Secretaria de Segurança Pública pretende investir R$ 3 bilhões em projetos até a Olimpíada do Rio, em 2016. O dinheiro será investido em treinamento de policiais e na compra de equipamentos para as polícias Civil e Militar. Todo o levantamento foi apresentado pelo governo do Rio de Janeiro ao governo federal. "Essa é uma conta macro, onde estão envolvidos todos os tipos de investimentos. Há inclusive até alguma coisa visando UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Não trabalhamos para grandes eventos. Trabalho para a população. Os jogos vão chegar e vão passar. Os senhores ficam", afirmou o secretário José Mariano Beltrame, durante o seminário "Segurança - Desafios em Grandes Eventos", que aconteceu nesta segunda-feira, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

MST faz acampamento para cobrar promessas do PT na Bahia

A organização terrorista clandestina MST montou um acampamento em frente ao prédio da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, em Salvador, para pressionar o governo Jaques Wagner (PT) a construir escolas em assentamentos no Estado. Os sem-terra acusam o governo do PT, seu tradicional aliado político, de descumprir acordos feitos na área de educação no campo. O MST diz que mil pessoas participam do acampamento, a assessoria da Secretaria da Educação não fez estimativa do número de manifestantes e calculou em 30 o número de barracas instaladas no Centro Administrativo.

Senado confirma tucano na relatoria de projeto da Comissão da Verdade

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Eunício Oliveira (PMDBP-CE), confirmou nesta segunda-feira a indicação do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para relatar o projeto que cria a Comissão da Verdade. O grupo governamental vai, por dois anos, investigar as violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988. Ao final, elaborará um relatório detalhando cada uma das mortes, torturas e desaparecimentos cometidos no período. Aloysio Nunes integrou a organização ALN (Aliança Libertadora Nacional) na luta contra a ditadura.

Plantio de soja 2011/12 do Brasil avança para 5% da área

Apesar da irregularidade das chuvas em partes das áreas produtoras de soja do Brasil, o plantio da safra 2011/12 avançou na última semana para 5% da área projetada, informaram nesta segunda-feira duas consultorias especializadas. E as projeções são de que os trabalhos se intensifiquem nos próximos dias, após chuvas recentes e previsões de mais precipitações, segundo especialistas. De acordo com a AgRural, o plantio de soja no Brasil avançou de 2% em 30 de setembro para 5% em 7 de outubro. Em relação à mesma época do ano passado, quando o plantio atrasou pela falta de umidade, os trabalhos estão adiantados. Segundo a consultoria, somente 2% da área do País estava semeada em 8 de outubro de 2010.

Eike Batista amplia participação na sua petroleira OGX

Eike Batista, empresário que controla várias empresas nas áreas de recursos naturais e infraestrutura no Brasil, realizou uma operação no mercado financeiro pela qual ampliou sua participação na empresa de petróleo OGX, da qual já é controlador. De acordo com comunicado enviado ao regulador do mercado brasileiro, Eike, por meio da Centennial Asset Mining Fund, da qual é o único acionista, contratou notas estruturadas que poderão aumentar sua fatia na petroleira dos atuais 61% para cerca de 62,5%, informou uma fonte familiarizada com a operação. Eike Batista optou pelo aumento de capital por acreditar que as ações da empresa estão baratas frente ao potencial da empresa, que desenvolve grande campanha exploratória no País.

Líbia diz que apenas um terço de bens do regime foi descongelado

Apenas um terço dos ativos da Líbia foi descongelado, apesar das promessas por potências globais de liberar bilhões de dólares para reconstruir o país depois de meses de guerra, disse um funcionário do Ministério das Finanças do governo rebelde interino nesta segunda-feira. Mais de um mês se passou desde que líderes mundiais concordaram em desbloquear US$ 15 bilhões para ajudar o novo governo a restaurar os serviços vitais após a derrubada do ditador Muammar Gaddafi. Emraja Gaith, um secretário de Finanças do governo de transição e ex-professor universitário em Benghazi, disse que o desbloqueio de bens detidos pelo Banco Central da Líbia deve ser prioridade. "Espero que o dinheiro seja colocado no Banco Central, que tem os meios para gastá-lo corretamente e rapidamente", disse Gaith.

Na Argentina, padre é acusado de fazer comentários antissemitas

Um padre da Igreja Católica da Argentina foi denunciado por fazer comentários antissemitas durante uma missa na cidade de Concórdia, a 450 quilômetros ao norte de Buenos Aires. O secretário dos Direitos Humanos de Concórdia, Rubén Bonelli, disse que, durante um sermão, o sacerdote Oscar Bell afirmou que os "judeus são tão mentirosos que têm a alma podre até os ossos", ao citar a denúncia de uma moradora da cidade que participou da cerimônia religiosa. "O sacerdote, em sua dupla condição de religoso e pastor, incorreu em atitudes que contrariam o interesse público e a tutela dos direitos humanos, ao discriminar por razões raciais ou culturais", disse a acusadora, Rita Acrusín, de origem judaica, que participou da missa para acompanhar uma amiga. Em Concordia, a segunda maior cidade da província de Entre Ríos, onde há uma grande comunidade judaica, apareceram nas últimas semanas pichações antissemitas e de suásticas nos muros dessa cidade de 150 mil habitantes. Uma recente pesquisa sobre antissemitismo na Argentina mostrou que 30% dos argentinos rejeitam viver em um bairro com grande presença de judeus, e que para 23% eles são responsáveis pela morte de Jesus Cristo.

Polícia encontra alimentos estragados em hotéis de luxo no Rio de Janeiro

Uma blitz da Polícia Civil em quatro hotéis de luxo de Copacabana resultou, nesta segunda-feira, na apreensão de cerca de 200 quilos de alimentos considerados impróprios para consumo, como carne, massas e doces. Quatro pessoas (três nutricionistas e um chef de cozinha) foram presas e liberadas depois de pagamento de fiança. Elas vão responder por crime contra as relações de consumo. Os hotéis são das redes Othon, Pestana, Marriott e Sofitel. "Fizemos essa inspeção após a delegacia receber denúncias de turistas que haviam passado mal nesses locais. Houve casos de alimentos com quatro meses de validade vencida", afirmou a delegada Patrícia de Paiva Aguiar, da Decon (Delegacia do Consumidor).

Dados econômicos de aeroportos em leilão serão divulgados na quinta-feira

A Secretaria de Aviação Civil vai encaminhar na quinta-feira ao Tribunal de Contas da União as informações econômico-financeiras da concessão dos aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP) e Brasília (DF) para que seja emitido um parecer antes da publicação do edital definitivo de concessão dos empreendimentos. O edital final tem que ser publicado em no máximo 45 dias antes do leilão, que está previsto para 22 de dezembro. No final de setembro, o ministro havia afirmado que os valores mínimos a serem pagos ao governo pelos futuros concessionários dos três aeroportos seriam divulgados na segunda semana de outubro.

Investidores brasileiros vão às compras em Portugal

O Brasil aproveita a crise na Europa para investir cada vez mais em Portugal, hoje porta de entrada das empresas brasileiras no Velho Continente. "Nos últimos tempos, Portugal recebeu grandes investimentos brasileiros e há uma tendência a aumentar", declarou Maria Carolina Lousinha, do serviço econômico da embaixada de Portugal no Brasil. Os investimentos brasileiros em Portugal ocorrem, sobretudo, em áreas como a aviação, a construção civil, a siderurgia e o setor bancário. Portugal foi em 2010 o sexto destino dos investidores brasileiros, ao receber cerca de 1 bilhão de dólares do Brasil, atrás das Ilhas Caimã, dos Estados Unidos, da Holanda, de Luxemburgo e de Hong Kong, indicou uma porta-voz do Banco Central do Brasil. Em 2009, os investimentos brasileiros em Portugal quintuplicaram em relação a 2008, com US$ 310 milhões. As grandes empresas brasileiras, como a fabricante de aviões Embraer, ou os grupos de construção civil, Odebrecht e Camargo Correa, são os maiores investidores. A diplomata explicou que o mercado português atrai os brasileiros devido à língua comum dos dois países, por sua mão de obra qualificada e "pelo triângulo Brasil-Portugal-África", um mercado lusófono que os portugueses conhecem bem.

Equador suspende pena contra jornalista processado por Correa

A execução da pena de prisão e multa contra o jornalista Emilio Palacio, ex-chefe de opinião do jornal equatoriano "El Universo" processado pelo ditador Rafael Correa, foi suspensa nesta segunda-feira após um tribunal aceitar o recurso de fato apresentado pela defesa, informou seu advogado, Jorge Alvear. O advogado disse que a Segunda Sala Penal da província de Guayas aceitou o recurso de fato, o que levou à suspensão da execução da sentença. Com isso, evitou-se a emissão de uma ordem de prisão contra Palacio, que no dia 24 de agosto viajou a Miami, nos Estados Unidos, para fugir do que chamou de perseguição política contra ele. A Segunda Sala Penal enviará o documento apresentado pela defesa de Palacio à Corte Nacional de Justiça, que deve receber também os recursos de cassação dos três diretores do jornal e do "El Universo" como empresa, explicou Alvear. Em julho, um tribunal de primeira instância condenou-os a três anos de prisão e ao pagamento de uma multa de US$ 40 milhões por um artigo de opinião assinado por Palacio e considerado injurioso pelo presidente Rafael Correa, algo que foi ratificado pela Segunda Sala Penal no mês passado.

Presidente da Câmara defende escolha de relator da Lei da Copa

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), defendeu nesta segunda-feira a indicação de Vicente Cândido (PT-SP) para relatar a Lei Geral da Copa-2014. Cândido é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e ligado ao presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira. O deputado foi indicado pelo PT. "Que bom que o partido indicou alguém que entende de futebol, uma pessoa ligada ao esporte. Ele é de São Paulo, que é um Estado importante. Terá todas as condições de fazer um bom trabalho", disse Maia, negando que sua ligação com Teixeira possa atrapalhar na relatoria do texto.

Goldman defende aliança com PSD sem Meirelles em São Paulo

Depois do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o ex-governador Alberto Goldman saiu em defesa de uma coligação com o PSD na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2012. Goldman, outro tucano da ala ligada ao ex-governador José Serra, disse em seu blog ser "absolutamente natural uma aliança do PSDB com o PSD" desde que a cabeça de chapa fique com o seu partido, "mais estruturado e o mais forte no Estado". A conversa se daria, diz o ex-governador, "sem prejuízo de que se discutam todas as possibilidades no processo de negociação". Isso não significa que Goldman aceitaria o apoio de tucanos a uma candidatura do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que ingressou no PSD há três dias.

Milícia expulsou famílias de área invadida no Pará, diz CPT

Uma milícia armada expulsou 50 famílias que estavam acampadas na área de uma fazenda em Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará. Houve feridos, sem gravidade, e três pessoas estão desaparecidas, segundo a Comissão Pastoral da Terra, órgão petista da Igreja Católica. A expulsão foi confirmada pela Polícia Civil do Pará, que está investigando o caso. O acampamento existia desde dezembro do ano passado, como forma de pressionar pela desapropriação da fazenda para reforma agrária. Segundo a CPT, a expulsão ocorreu no último dia 30 e foi realizada por 18 homens armados. Ação semelhante, também realizada por um grupo armado, já havia ocorrido em junho deste ano, no mesmo acampamento.

Embraer vende 13 jatos executivos para empresa chinesa de leasing

A Embraer anunciou nesta segunda-feira a venda de 13 jatos executivos Legacy 650 para a empresa de leasing chinesa Minsheng Financial Leasing. Com base no preço de lista da aeronave, este contrato pode ser avaliado em US$ 393 milhões. O Legacy 650 é o mais novo modelo da Embraer no segmento de aviação executiva e entrou em operação no final de 2010. O contrato foi anunciado em cerimônia realizada durante a NBAA (Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva), em Las Vegas, nos Estados Unidos. A aeronave poderá ser produzida na fábrica da Embraer na China, mas a empresa ainda aguarda a autorização final do governo chinês para dar início à produção local. O acordo com o governo chinês permitirá à Embraer reativar sua fábrica de Harbin, a Embraer Aircraft Industry Company Ltd (HEAI), que está paralisada desde o fim da produção dos jatos regionais ERJ-145, de 50 lugares, no segundo trimestre deste ano. Os primeiros Legacy 650 da Minsheng deverão ser fabricados no Brasil até que a autorização definitiva seja emitida pelo governo da China. O início das entregas dos jatos está previsto para este ano e até por este motivo não haveria tempo hábil para a produção na China.

Marco Maia nega interferência em atividades da Polícia Legislativa

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), negou nesta segunda-feira ter havido desvio de função por parte da Polícia Legislativa da Casa, ao inquirir pessoas que denunciaram um esquema de compra de votos que seria comandado pelo deputado federal Roberto Policarpo (PT-DF). Maia classificou a representação do PPS contra ele como "extemporânea". Maia nega a matéria da revista Veja, que o aponta: "A matéria da revista não dialoga com a realidade. Eu não tenho tempo e não acompanho os trabalhos da Polícia Legislativa. Só tomei conhecimento do caso do deputado Policarpo no final de semana, quando a revista me procurou". Questionado sobre a ação da polícia, o presidente da Câmara disse: "Ela é uma polícia comum, como outra qualquer, como a Polícia Federal, por exemplo, só que com essa atribuição, de ser Legislativa".

Idec reclama de Lei Geral da Copa e vê prática abusiva da Fifa

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enxerga uma configuração de prática abusiva da Fifa com relação à venda de ingressos para a Copa de 2014 e ainda reclama por meia-entrada para estudantes e idosos. A instituição enviou uma carta para a presidente Dilma Roussef, para os ministros do Esporte, Orlando Silva Junior, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, com críticas sobre a possibilidade de o Código de Defesa do Consumidor perder a validade durante o próximo Mundial. A Lei Geral da Copa é uma lei criada pelo país-sede do Mundial para regulamentar as responsabilidades do governo federal perante a Fifa, a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Na avaliação do Idec, as últimas manifestações do governo indicam o afastamento de direitos conquistados, como o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Torcedor, e as leis estaduais de meia-entrada para estudantes. O instituto também critica o ponto da Lei Geral da Copa, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, referente à determinação da venda avulsa ou conjunta dos ingressos pela Fifa. "Na prática, esse dispositivo permite que ocorra um dos principais problemas para os consumidores brasileiros: a venda casada", diz o Idec, em nota. O Idec diz ainda que o projeto da Lei Geral da Copa "atribui poderes supralegais à Fifa, que passa a ser o único fornecedor eximido de obedecer à normas nacionais vigentes durante o período da Copa".

Justiça nega transferência de suspeitos de matar juíza no Rio de Janeiro

O juiz Peterson Barroso Simão, da 3ª Vara Criminal, de Niterói (RJ), negou na tarde desta segunda-feira pedido do Ministério Público para transferir a um presídio federal o tenente-coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira e o tenente Daniel Benitez Lopez, acusados pela morte da juíza Patrícia Acioli. Ambos estão presos em Bangu 1. O magistrado aceitou a denúncia proposta contra os 11 policiais militares suspeitos pela morte da juíza. Simão, porém, escreve em sua decisão ser necessário primeiro ouvir a defesa dos dois acusados para analisar o pedido de transferência para outro Estado. Simão negou também pedido da defesa de Oliveira, ex-comandante do 7º Batalhão da PM, para ser transferido para o BEP (Batalhão Especial Prisional).

Verba para educação deve ser de até 10% do PIB em 2012, diz Haddad

Em palestra na FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que espera uma resposta do Congresso para definir o orçamento para educação em 2012, que deve ficar entre 7% e 10% do PIB nacional. Ele também pregou o fim do vestibular e a reformulação do Ensino Médico. A proposta de aumentar o orçamento faz parte do Plano Nacional de Educação, que aguarda aprovação do Congresso e prevê os investimentos na área para os próximos dez anos. Atualmente a educação corresponde a 5% do PIB brasileiro. "Não vai ser menos de 7% do PIB nem mais do que 10%", disse Haddad, ao lembrar que o Brasil foi um dos últimos países da América Latina a despertar para a necessidade de investir em educação e que é preciso "correr atrás dessa diferença histórica". O ministro também ressaltou a necessidade de reformular o Ensino Médio, enxugando o conteúdo ensinado atualmente e criando escolas em tempo integral: "Hoje o aluno vê o Ensino Médio como um pedágio para o vestibular. Temos que mudar isso para uma forma mais coerente, que responda aos anseios da sociedade". Haddad também minimizou os problemas com o Enem, que classificou como um dos sistemas mais modernos do mundo de acesso a universidade. "É um problema fazer uma prova para 5 milhões de pessoas em um fim de semana", explicou. Segundo ele, o Brasil está em um processo de substituição do vestibular e é preciso acabar com a prova, insuficiente para avaliar os alunos integralmente.

Presidente do PMDB defende enxugamento de 10 dos 38 ministérios

O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, defendeu nesta segunda-feira um corte no número de ministérios. Segundo ele, pelo menos dez pastas poderiam ser excluídas ou integradas. Atualmente, o primeiro escalão conta com 38 ministros e há a intenção do Palácio do Planalto de criar uma pasta para Micro e Pequena Empresa. Uma das fusões, segundo Raupp, poderia ocorrer entre Previdência e Trabalho. "É sempre bom enxugar um pouco os ministérios. Eu sou favorável a um enxugamento de uns 10 ministérios", afirmou. Principal aliado do governo Dilma Rousseff, o PMDB tem hoje cinco ministérios: Minas e Energia, Turismo, Agricultura, Secretaria de Assuntos Estratégicos e Previdência.

Indenização dos Estados Unidos ao Brasil vai ajudar produção de algodão na África

O Brasil vai dar ajuda financeira para países em desenvolvimento, especialmente os da África subsaariana, fortalecerem sua produção de algodão. A origem desses recursos será a compensação paga pelos Estados Unidos ao Brasil devido aos subsídios concedidos pelo governo americano aos produtores de algodão. O pagamento de US$ 147 milhões anuais ao Brasil é depositado em um fundo do IBA (Instituto Brasileiro do Algodão), criado justamente para administrar o montante, hoje aplicado em pesquisas e desenvolvimento do setor no Brasil. De acordo com protocolo assinado nesta segunda-feira entre o Itamaraty e o instituto, 10% desse recurso será destinado para o financiamento de projetos de cooperação internacional no setor do algodão. "O governo brasileiro reitera, no entanto, que a plena implementação pelos EUA das determinações da OMC no contencioso do algodão é o modo mais efetivo para gerar benefícios duradouros aos países que têm na cultura do algodão uma fonte de renda, empregos e desenvolvimento", afirma nota do Itamaraty. Em 2009, a OMC (Organização Mundial do Comércio) permitiu que o Brasil retaliasse os Estados Unidos em US$ 829 milhões, mas um acordo entre as duas partes acertou uma compensação temporária.

Estados que não informarem crimes deixarão de receber verba

O governo federal deixará de repassar verbas destinadas à área de segurança pública aos Estados que não informarem corretamente as estatísticas sobre a criminalidade, disse nesta segunda-feira o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff criará (por medida provisória) o sistema nacional de estatística e informação em segurança pública. "Obrigaremos os Estados a repassarem informações dentro de um padrão metodológico que nos permita termos ciência, o mais próximo do tempo real, da ocorrência da criminalidade. Os estados que não repassarem essas informações não receberão do governo federal verbas da segurança pública", afirmou Cardozo. Segundo o ministro, o país não dispõe hoje de dados nacionais confiáveis para saber "onde e com que intensidade" ocorrem os crimes. Mas o que o governo do PT está fazendo há nove anos?

Volks dá férias coletivas no Paraná para reduzir estoques

Dois dos três turnos da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) entraram em férias coletivas de duas semanas nesta segunda-feira. O objetivo é ajustar o volume de produção e reduzir a quantidade de carros no pátio da fábrica, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba. A unidade já havia interrompido a produção por uma semana no mês passado, devido ao elevado estoque de veículos. O pátio, porém, "continua cheio", segundo o coordenador da comissão de fábrica, Gilberto Fernandes Corrêa. A Volks não informa quantos carros estão no local. Afirma apenas que a suspensão das atividades "é uma flexibilização da produção para manter os estoques adequados à demanda atual". Apenas o primeiro turno está funcionando normalmente, os outros dois turnos estão parados. No total, 1.700 funcionários entraram em férias coletivas, de um total de 3.600, segundo a Volks. A unidade da Volks no Paraná é responsável por cerca de 25% da produção da montadora no País. Lá, são produzidos os modelos Golf, Fox, Fox Exportação e CrossFox.

Inadimplência por descontrole já atinge 18% dos consumidores

O descontrole dos gastos vem crescendo nos últimos meses. Cerca de 18% dos consumidores inadimplentes responderam que esse foi o motivo para ficarem devedores, segundo pesquisa feita em setembro deste ano. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Boa Vista Serviços. "A facilidade de crédito resultou em maior endividamento do consumidor", diz a ACSP em nota. O presidente da associação, Rogério Amato, observa, contudo, que nos últimos meses, os bancos e o varejo se tornaram mais seletivos na concessão de crédito, "o que deve se refletir nas próximas pesquisas". Outras causas da inadimplência são desemprego (que foi de 48% para 51% no período), ter sido fiador, avalista ou emprestado o nome (de 9% para 10%), queda de renda (estável em 6%), doença em família (de 6% para 4%) e alguém da família ter ficado desempregado (de 2% para 4%). O levantamento mostra ainda que 67% dos inadimplentes têm até 35 anos. Em setembro de 2010 eram 59%. A faixa que concentra o maior índice é a de 26 a 30 anos (24% do total). Já os que têm mais de 60 anos representam apenas 1%.

Al Qaeda confirma morte do terrorista Awlaki no Iêmen

A rede terrorista Al Qaeda confirmou nesta segunda-feira em comunicado a morte do clérigo terrorista Anwar al Awlaki, ocorrida no dia 30 de setembro em um ataque aéreo das forças americanas no centro do Iêmen. "O sangue do xeque e de seus irmãos não vai ser derramado em vão, já que conta com heróis que não aceitam a injustiça e que se vingarão em breve, se Alá quiser", disse a organização terrorista Al Qaeda na Península Arábica, da qual Awlaki era líder. Junto a Awlaki, de nacionalidade americana e origem iemenita, a Al Qaeda afirmou que também morreram os terroristas Abu Mohsen al Marabi, Salem al Marauani e Samir Jan, este último cidadão americano de origem paquistanesa. Em 30 de setembro, o clérigo Awlaki, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, morreu no ataque de um avião americano não tripulado e armado com mísseis Hellfire. O líder da Al Qaeda também doutrinou o nigeriano Farouk Abdulmutallab, que tentou explodir uma bomba durante um vôo que ia aterrissar em Detroit em dezembro de 2009.

Movimento "Ocupe Wall Street"' já chega a 25 cidades americanas

O movimento conhecido como Ocupe Wall Street começou em Nova York, mas já se espalhou por várias partes dos Estados Unidos. No final de semana aconteceram protestos em pelo menos 25 cidades americanas, como Portland e Indianápolis. Os participantes mostram sua insatisfação com os rumos econômicos e políticos do país. O movimento causou reações de políticos em Washington. A líder dos democratas no Congresso, Nancy Pelosi, disse que apóia a mensagem enviada tanto para os dirigentes financeiros como para os políticos. Mas o pré-candidato republicano Newt Gingrich disse acreditar que os protestos são resultado de um sistema educacional ruim, que ensina idéias estúpidas.

PSDB de Minas Gerais vai focar nas 50 maiores cidades do Estado em 2012

O PSDB mineiro quer concentrar seus esforços de campanha para as eleições municipais de 2012 nas 50 maiores cidades do Estado. A meta é eleger 200 prefeitos, mas a direção do partido em Minas Gerais diz que não vai passar o "rolo compressor" do senador Aécio Neves e do governador Antônio Anastasia para impor candidatos próprios. "Nossa tarefa é complexa", disse na manhã desta segunda-feira o deputado federal Marcus Pestana, presidente do PSDB de Minas Gerais. O PSDB tem hoje 158 prefeitos no Estado e 141 vice-prefeitos, além de 1.033 vereadores. O número de diretórios municipais é de 425 e o de comissões provisórias, 404. A situação de Belo Horizonte, no entanto, está sendo tratada como um capítulo à parte, porque, segundo o dirigente, "ainda tem muita água para rolar" e o cenário ainda está, segundo ele, marcado por muitos gestos, blefes e avaliações. O atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB) é o nome mais forte da disputa. PT e PSDB o apoiaram em 2008, mas, por enquanto, não está claro se essa dobradinha se repetirá.

Para importador, IPI maior vai reduzir vagas na indústria local

O presidente da Abeiva (associação dos importadores de veículos), José Luiz Gandini, afirmou que a decisão do governo brasileiro de aumentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 30 pontos percentuais pode reduzir postos de trabalho na indústria local. Segundo ele, sem competitividade, o desenvolvimento de novos produtos será mais escasso. "Assim, a exportação de veículos brasileiros tende a diminuir devido à falta de competitividade internacional, que, por consequência, pode reduzir postos de trabalho", disse. Gandini criticou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que chamou os importadores de veículos de "aventureiros". "Como devemos, então, nominar nosso governo que contrariou a Constituição Brasileira e nos negou, no mínimo, nossa carência legal de 90 dias para efetivação do novo imposto?", disse. O empresário também criticou as montadoras com fábrica no País e disse que todas elas iniciaram as atividades com a importação de veículos.

China tem recorde de 520 milhões de viagens por estrada em uma semana

A semana de férias pela festividade do Dia Nacional na China, iniciada em 1º de outubro, alcançou o número recorde de 520 milhões de deslocamentos por estrada, um aumento de 9,8% na comparação com o ano passado, segundo dados oficiais publicados no. O Ministério de Transporte acrescentou que só na última sexta-feira foram contabilizadas 75,8 milhões de viagens por estrada, com aumento de 9,8% com relação à mesma data de 2010. A sexta-feira também registrou um recorde negativo, o de mortos nas estradas, com pelo menos 52 vítimas e 19 feridos em três acidentes em diversas regiões do país asiático, informaram as autoridades do ministério. As companhias aéreas chinesas também observaram um aumento na semana de 5,2% com relação a 2010, contabilizando 5,98 milhões de passageiros, segundo a Administração de Aviação Civil da China.

Governo deve liberar R$ 2 bilhões para elevar estoques de etanol

O governo está finalizando uma Medida Provisória que deverá liberar cerca de R$ 2 bilhões em financiamentos à estocagem de etanol. O estímulo à formação de estoques do biocombustível tem o objetivo de garantir o fornecimento do produto para o mercado no período da entressafra de cana, entre dezembro e março, e evitar picos de preço do etanol. A MP deve ser publicada nesta semana mas, para entrar em vigor, a medida ainda dependerá de decisão do Conselho Monetário Nacional para definir as taxas de juros das linhas. "Deve ser algo em torno de R$ 2 bilhões para o financiamento. Ainda vão definir as fontes, mas BNDES e Banco do Brasil devem participar", disse fonte anônima. O governo também trabalha em outra MP que tratará da desoneração da cadeia do etanol, de modo a estimular o aumento da produção, mas esta ainda está sendo discutida internamente. No início de outubro, entrou em vigor a redução de 25% para 20% da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, outra medida destinada a aliviar o aperto na oferta do produto. Pela legislação em vigor, o governo poderia reduzir a mistura ainda mais, para um mínimo de 18%. A safra 2011/12 de cana-de-açúcar do Brasil foi prejudicada por um padrão climático desfavorável, que levou à redução do rendimento agrícola e a consequente queda na produção de etanol, assim como de açúcar. O envelhecimento do canavial brasileiro, pela falta de investimento em novas plantas nas últimas safras, também prejudicou a safra.

Ministro da Justiça diz que Estado deve proteger juízes e políticos ameaçados

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reconheceu na manhã desta segunda-feira que é preciso esforço dos três poderes para garantir a segurança de magistrados e parlamentares ameaçados pelo crime organizado. José Eduardo Cardozo citou o caso do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), ameaçado por um miliciano que fugiu de uma prisão para policiais com o plano de executar o parlamentar. "Fiquei sabendo disso hoje e isso é inaceitável. Combater o crime organizado não é simples, mas o Estado brasileiro tem condições de cuidar disso. É uma questão fundamental e que estamos aquém. A Polícia Federal não tem efetivo para cuidar de juízes e deputados ameaçados. Para superar isto é necessário uma política de Estado", afirmou.

Michael Jackson dormia com boneca e tinha fotos de bebê no quarto

Nas últimas semanas de sua vida, o dependente químico Michael Jackson era uma figura patética, que dormia com uma boneca de brinquedo em sua cama, estava tão fortemente drogado que algumas vezes engolia palavras ao falar e sua turnê de retorno estava infestada de problemas. Esse foi o cenário pintado sobre a vida privada do Rei do Pop nas primeiras duas semanas de julgamento do médico particular dele, o Dr. Conrad Murray. O desdobramento mais dramático no julgamento até o momento foi a gravação exibida para os jurados na qual Michael Jackson fala quase que incoerentemente e engole suas palavras. Promotores disseram que Murray fez a gravação após dar a Jackson um tratamento de drogas como uma ajuda para ele dormir. Examinadores médicos descobriram que a morte do cantor resultou de uma overdose do anestésico propofol combinado com sedativos. Fotos do quarto de Jackson mostram que ele tinha diversas fotos e cartazes de bebês. O cantor, que costumava dizer que era atraído por crianças por nunca ter tido infância, foi julgado e inocentando em 2005 da acusação de ter molestado um garoto. Stacy Brown, coautora do livro "Michael Jackson: O Homem Por Trás da Máscara", disse que o cantor colecionou bonecas durante anos e tinha muitas delas em seu rancho Neverland, na Califórnia, onde também construiu um parque de diversões e um zoológico. Michael Jackson perdeu ensaios em Los Angeles e as pessoas próximas a ele se preocupavam com a sua saúde uma semana antes da morte. O diretor da turnê, Kenny Ortega, declarou em depoimento que no dia 19 de junho Jackson estava fraco demais para ensaiar e precisava de ajuda psicológica. Provavelmente, devido à gigantesca absorsão de remédios, ele já estivesse com parte do cérebro afetada.

Pequeno e focado em pesquisa, Caltech supera Harvard entre tops

Pequeno e com foco em pesquisas científicas, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, ou Caltech, conseguiu desbancar Harvard do topo do ranking mundial de universidades feito pela THE (Times Higher Education), divulgado na semana passada. Parte do sucesso tem a ver com o tamanho reduzido e o foco restrito em ciências exatas. O Caltech é a menor das principais universidades americanas, com apenas 2.175 alunos entre graduação e pós (1/10 de Harvard, e menos que 1/3 da segunda menor nesse escalão, Princeton). Apesar disso, tem 525 professores (em média, 1 para 4 alunos), além de 208 professores-visitantes. Ela tem um departamento de humanidades, e os alunos são obrigados a cursar suas disciplinas. Mas quem entra no instituto em Pasadena, a 10 quilômetros de Los Angeles, quer mesmo é estudar física, matemática e química. A carga de estudos é puxada: a instituição sugere nove horas semanais de dedicação a cada matéria, e os alunos costumam cursar cinco ou seis por trimestre.

Atriz iraniana é condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas

A atriz iraniana Marzie Vafamehrha foi condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas por sua participação no filme "Teherane Man Haray", informou nesta segunda-feira o site Kalameh. Mulher do cineasta iraniano Naser Taghvai, Marzie foi detida no final de junho, segundo a mesma fonte, por ter atuado em um filme que narra os problemas de uma jovem artista para viajar à Austrália. Taghvai declarou ao site "Kalameh" que outras pessoas envolvidas no filme também foram presas, mas somente Marzie foi condenada. Segundo o cineasta iraniano, o filme contava com a permissão do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica. "Marzie está em uma prisão de Garchak, em uma província de Teerã. O local é um antigo galinheiro que não apresenta as mínimas condições higiênicas", completou o marido da atriz. Produzido há quatro anos por Garanaz Musavi, uma cidadã iraniana que reside na Austrália, o filme foi resultado de uma tese universitária e contou com a participação de muitos estudantes, todos com a permissão das autoridades. Apresentada em vários festivais, o filme chegou ao Irã por vias desconhecidas e acabou sendo distribuído no mercado negro. "Antes, o filme era vendido por menos de US$ 1,00. Agora, devido ao processo, está custando US$ 6,00", completou Taghvai. O Irã tem um regime nazista islâmico.

Estado de exceção entra em vigor em dois departamentos do Paraguai

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, promulgou nesta segunda-feira o estado de exceção nos departamentos de Concepción e San Pedro (no norte do país) por 60 dias para combater um grupo guerrilheiro autodenominado Exército do Povo Paraguaio (EPP). O estado entra em vigor nesta segunda-feira, segundo anunciou o ministro do Interior, Carlos Filizzola, que disse ter mobilizado mil policiais na região. A medida dará mais poderes às forças de segurança do país e permitirá a intervenção militar nos dois departamentos para cooperar com o combate ao EPP. A execução de dois agentes de uma delegacia de Horqueta (a 550 quilômetros de Assunção), em setembro, é atribuída a este grupo e suas ações deixam paraguaios em pânico. A norma foi aprovada pelo Congresso do Paraguai na quinta-feira passada, mas só foi enviada ao Executivo para promulgação nesta segunda-feira, para não interferir no referendo de domingo sobre o voto dos paraguaios que vivem no Exterior. O governo havia dito que não estava de acordo com a medida, mas que respeitaria a determinação do Congresso. O governo já havia decretado estado de exceção entre abril e maio de 2010 na mesma região, com resultados insatisfatórios.

Justiça manda remover famílias do conjunto residencial Cingapura perto do Center Norte

A Justiça de São Paulo determinou a interdição dos prédios e a remoção de todas as famílias do conjunto habitacional Cingapura Zaki Narchi, na zona norte de São Paulo, devido ao risco de explosão oferecido pela alta concentração de gás metano no subsolo constatada em laudo da Cetesb (órgão ambiental paulista). A decisão foi tomada na sexta-feira e divulgada nesta segunda-feira. A medida também determina a instalação das famílias residentes em "local adequado, com seus pertences e objetos pessoais de uso mais necessário". Segundo a prefeitura, há 2.787 residentes no Cingapura. O conjunto fica perto do shopping Center Norte, que foi fechado pela prefeitura pelos mesmos motivos, mas reabriu após a instalação de novos drenos de gás. A decisão do juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, foi tomada após o Ministério Público pedir a interdição na quinta-feira, com base no laudo da Cetesb. Segundo Andrade, "trata-se, sem dúvida, de uma medida extrema essa de interdição e remoção dos moradores, mas ela é a única que pode eficazmente controlar a situação de risco a que essas pessoas estão submetidas, exigindo-se a intervenção do Poder Judiciário". Conforme a decisão da Justiça, a prefeitura deverá fazer, em 20 dias, o monitoramento diário da concentração de gás metano em 140 apartamentos no térreo do conjunto habitacional. Em caso de descumprimento, está prevista multa de R$ 100 mil por dia.

Promotoria denuncia 11 policiais militares por morte de juíza no Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou nesta segunda-feira 11 policiais militares acusados pela morte da juíza Patrícia Acioli, em 11 de agosto. A promotoria pediu ainda a transferência de dois policiais militares presos suspeitos pelo crime para presídio federal. Para o Ministério Público, o tenente-coronel Claudio Luiz Silva de Oliveira e o tenente Daniel Benitez Lopez devem ser incluídos também em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Na análise da Promotoria, os dois podem tentar interferir no andamento do processo. A magistrada foi executada com 21 tiros quando chegava em casa após um dia de trabalho. Segundo investigações, a magistrada passou a incomodar o grupo quando foram iniciadas investigações sobre a corrupção no batalhão de São Gonçalo.

PPS entra com ação na Câmara contra Marco Maia

O PPS ingressou nesta segunda-feira com representação na Corregedoria da Câmara para pedir que o órgão apure a denúncia de que o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), ordenou a Polícia Legislativa a inquirir um grupo de sem-terra e líderes comunitários que denunciaram um esquema de compra de votos que seria comandado pelo seu colega de partido, deputado federal Roberto Policarpo (DF). Na avaliação do PPS, a situação configura claro desvio de função da Polícia Legislativa, que poderia estar sendo usada politicamente para intimidar o grupo que acusa o deputado Policarpo de compra de votos. "Não é função da Polícia Legislativa atuar em casos como esse. Se há denúncia de chantagem, o presidente Marco Maia e o próprio deputado Policarpo deveriam ter feito um pedido de investigação ao Ministério Público ou à Polícia Federal, que já vem acompanhando esse processo. Usar a Polícia Legislativa pode configurar abuso de poder e aparelhamento político", afirmou o líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR). Se considerar que houve abuso de poder e quebra de decoro, a Corregedoria pode enviar o caso para o Conselho de Ética, sugerindo punição aos deputados Marco Maia e Roberto Policarpo.

Resolução que proíbe emagrecedores entra em vigor em 60 dias

A determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe a venda de emagrecedores à base de anfetamina entra em vigor no prazo de 60 dias. Resolução da agência publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União veta a fabricação, importação, exportação, distribuição, manipulação, prescrição, aviamento, o comércio e o uso de remédios que contenham as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros e intermediários. A decisão foi tomada na última terça-feira. Com isso, os anfetamínicos, usados há mais de 30 anos no Brasil, estão proibidos de ser prescritos pelos médicos e fabricados no País. Os registros atuais serão cancelados. As farmácias e drogarias terão dois meses para retirar os produtos das prateleiras. O uso da sibutramina também será controlado. A prescrição e o aviamento de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham a sibutramina, respeitada a dosagem máxima estabelecida na resolução, deverão ser realizados por meio da Notificação de Receita B2.

Diretora da OMS denuncia golpes da indústria do cigarro

Margaret Chan, diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), denunciou nesta segunda-feira, em Manila, "os golpes baixos" da indústria do cigarro, que gasta fortunas em procedimentos legais para combater a legislação contra o fumo. "É horrível pensar que uma indústria conhecida por seus golpes baixos e sua roupa suja seja autorizada a ficar por cima do que claramente é o interesse geral", declarou Margaret Chan durante uma reunião da OMS na capital filipina. Chan fazia referência ao projeto do governo da Austrália de fortalecer o arsenal antitabaco, um dos mais rígidos do mundo, com a imposição a partir de janeiro de 2012 da mesma cor a todos os pacotes de cigarros, que serão cobertos com advertências. A fabricante Philip Morris pretende entrar na justiça para impugnar o projeto australiano, o que já fez em uma situação similar no Uruguai.

Estrangeiros "moram" no aeroporto de Guarulhos há 10 dias

Dois homens estão retidos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, há dez dias, sem poder entrar no Brasil ou voltar para o país de onde vieram. Eles afirmam que são refugiados, mas a Polícia Federal diz que nada pode fazer até conseguir identificá-los. Segundo Bishwas Raj, de 21 anos, ele e o tio, Ganesh Raj, de 32 anos, iam do Nepal para os Estados Unidos para pedir refúgio. Ao chegar ao Brasil, no dia 30, um homem que os acompanhava na viagem como "agente" sumiu levando documentos, passagens e dinheiro, afirma. A Polícia Federal, que controla o acesso à ala restrita conhecida como conector, onde estão os dois homens, não permitiu que a reportagem falasse com eles ontem. Bishwas Raj agora diz que busca asilo no Brasil porque no Nepal, de onde afirmou ter vindo, é perseguido por ter origem butanesa.

China prevê mais 100 milhões de moradores nas cidades em 10 anos

Mais de 100 milhões de chineses em zonas rurais se mudarão para as cidades ao longo da próxima década, causando uma sobrecarga nos serviços públicos e nos programas sociais, segundo previsões do governo chinês. O relatório da Comissão Nacional de Planejamento Populacional e Familiar prevê que até 2020 a população urbana da China irá ultrapassar os 800 milhões, dos quais muitos serão migrantes sem direito a seguro-saúde nas cidades. "Nosso país ainda enfrenta muitos desafios para alcançar uma urbanização saudável", disse o relatório, segundo um sumário apresentado pela agência de notícias Xinhua. O texto diz ainda que existe um "forte conflito entre oferta e demanda nos serviços públicos urbanos". O censo do ano passado apontou 1,34 bilhão de habitantes na China, sendo metade em zonas urbanas. Ao contrário do que ocorreu em gerações anteriores, muitos migrantes não têm planos de voltarem às suas aldeias após passarem alguns anos trabalhando em fábricas e construções. O relatório mostrou que 52% dos migrantes de zonas rurais não têm acesso a programas de bem estar social, e há demandas não atendidas em termos de moradia, educação e saúde. A China tem cerca de 153 milhões de trabalhadores vivendo fora das suas cidades natais e, em 2009, 58,4% deles eram da "nova geração" de migrantes (nascidos a partir de 1980).

Roger Waters confirma novas datas dos shows no Brasil

O líder do Pink Floyd, Roger Waters, confirmou as novas datas dos shows no Brasil. Waters se apresentará em 31 de março e 1º de abril de 2012, no Estádio do Morumbi (zona oeste de São Paulo). Roger Waters ainda passará por Porto Alegre, em 25 de março, e pelo Rio de Janeiro, em 29 de março. A alteração na agenda de Waters é resultado da confirmação de uma apresentação extra em Buenos Aires. Lá, o músico anunciou a sétima apresentação depois de esgotar seis datas no estádio River Plate. Roger Waters vem ao Brasil com a turnê do álbum clássico "The Wall". O show em Porto Alegre estava marcado para 17 de março, seguido por duas performances em São Paulo, em 22 e 23, e depois o músico iria ao Rio de Janeiro para apresentação em 25 de março.

Superávit da balança comercial atinge US$ 23,6 bilhões no ano

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 572 milhões na primeira semana de outubro, elevando o saldo acumulado no ano para US$ 23,606 bilhões, 81,2% acima do registrado no mesmo período de 2010. O saldo positivo é chamado de superavit e ocorre quando a exportação é superior a importação. Na primeira semana deste mês, as exportações somaram US$ 5,400 bilhões, com média diária de US$ 1,080 bilhão. Já as importações totalizaram US$ 4,828 bilhões e diariamente foram comprados US$ 965,6 milhões. Em setembro, o superávit foi de US$ 3,07 bilhões, 19% menor do que o registrado em agosto (US$ 3,8 bilhões). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Parentes de vítimas do vôo 447 do Airbus A330 da Air France pedem R$ 436 mil de indenização

As 16 famílias de vítimas do acidente do vôo 447 do Airbus A330 da Air France que não aderiram ao Programa de Indenizações, mediado pelo Ministério Público e pelo Procon, pedem 800 salários mínimos para cada familiar, o que equivale a R$ 436 mil. As famílias esperam finalizar as negociações diretas com a seguradora Axa nos próximos dias. Pelo acordo, uma família com pai, mãe e quatro irmãos, por exemplo, pode receber 4.800 salários (mais de R$ 2,6 milhões). O programa oficial, que foi encerrado na semana passada, destinou 500 salários para toda a família, independentemente do número de integrantes de cada uma delas. O acidente com o vôo 447 aconteceu em 31 de maio de 2009. O vôo, que havia saído do Rio de Janeiro com destino a Paris, caiu no oceano Atlântico, matando 228 pessoas, das quais 58 brasileiras.

Jornal alemão afirma que Berlim diz ser "inevitável" a quebra da Grécia

O governo alemão considera "inevitável" que a Grécia declare falência e tenta convencer os membros comunitários que Atenas proponha um "corte substancial" de sua dívida, informou nesta segunda-feira o jornal "Financial Times Deutschland". O porta-voz do Executivo alemão, Steffen Seibert, não desmentiu o prognóstico e declarou que França e Alemanha estão trabalhando juntas para resolver de forma duradoura os problemas da eurozona, sem oferecer mais detalhes. "Trabalhamos sob as premissas da confiança e confidencialidade", disse Seibert, evitando se pronunciar sobre um possível calote grego. Até o momento, a posição oficial do governo era de que não seria necessária uma moratória da Grécia, bastando uma participação, voluntária e significativa, do setor bancário europeu no segundo resgate, aprovado em julho. Depois de ter assumido essa posição, o governo de Berlim ainda terá que convencer o restante dos países membros, já que tanto Bruxelas como Paris expressaram reservas a esse respeito. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, advertiu em entrevista publicada pelo jornal alemão "Bild" sobre o "grande perigo" que representa a queda da Grécia, pelo risco de contágio a outros países da eurozona.

Tratamento médico em excesso custa quase US$ 7 bilhões

"Overtreatment": excesso de procedimentos que, além de não fazer diferença no desfecho do problema do paciente, às vezes até pode piorar a situação, e aumentar muito os custos em saúde. O assunto está no centro dos debates no meio médico nos Estados Unidos, presente em congressos e na literatura científica. Na edição deste mês, o periódico "Archives of Internal Medicine" publicou um estudo em que estima um desperdício médio anual de US$ 6,76 bilhões em tratamentos não recomendados ou desnecessários no país. E isso só no âmbito dos cuidados primários (clínica médica, pediatria e medicina de família). O estudo, que envolveu pesquisadores de quatro instituições, concluiu que, dentro de um universo de quase 1 milhão de atendimentos avaliados, até 56% deles tiveram procedimentos inadequados nesse sentido. Com base no trabalho, a Aliança Nacional dos Médicos (National Physicians Alliance) americana lançou no último fim de semana, durante conferência em Washington, uma campanha para promover as boas práticas clínicas entre os profissionais de saúde do país. Foram escolhidos os cinco procedimentos que mais frequentemente são feitos sem necessidade, segundo critérios do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e de instituições que trabalham com medicina baseada em evidências, como a britânica Cochrane. Na área de clínica geral, por exemplo, foi recomendado não prescrever antibiótico para sinusite a menos que os sintomas (secreção nasal purulenta e dor maxilar ou facial) persistam por mais de uma semana. A justificativa é que a maioria desses episódios são virais e desaparecem por si só. No entanto, antibióticos são prescritos para até 80% dos pacientes desde o início dos sintomas, segundo o médico Stephen Smith, diretor da campanha da National Physicians Alliance. Na pediatria, a prescrição de antibióticos também não está recomendada em casos de faringite, a menos que haja teste bacteriano (Streptococcus) positivo. A razão é a mesma: a maioria dessas inflamações de garganta é provocada por vírus e não vai responder aos antibióticos. Mesmo assim, essas drogas ainda são usadas em mais de 50% dos casos. "O uso incorreto de antibióticos traz riscos em potencial para pacientes, aumenta a resistência bacteriana e os custos em saúde", diz Smith. Na área de medicina de família, as recomendações abordam exames tidos como desnecessários para certos perfis de pacientes. É o caso da densitometria óssea antes dos 65 anos (mulheres) e 70 anos (homens).

Paraguaios aprovam em referendo voto de quem vive no Exterior

Com mais de 92% das urnas apuradas, o resultado do referendo realizado no domingo no Paraguai indica que a população aprovou o voto de seus compatriotas que residam no Exterior, com quase 80% dos votos favoráveis à emenda. De acordo com o Tribunal Superior da Justiça Eleitoral, a consulta contou com a participação de cerca de 380 mil pessoas, o que representa 12,54% dos mais de 3 milhões de eleitores que estavam aptos para votar. Dos votantes, 78% disseram "sim" à possibilidade dos cidadãos que não moram no país participarem dos pleitos, enquanto 21% optaram pelo "não". A emenda irá alterar o artigo 20 da Constituição, que considerava como eleitores "os paraguaios radicados no território nacional, sem distinção, que tenham completado dezoito anos". As cifras oficiais dão conta de mais de 772 mil paraguaios que moram no Exterior, mas acredita-se que esse número pode chegar a 1,5 milhão de pessoas.

Itália afirma que cerca de 100 mil cristãos coptas podem ter deixado o Egito

O chanceler da Itália, Franco Frattini, disse que já "se fala" em um êxodo de cristãos coptas do Egito, em torno de 100 mil, após o ataque a uma igreja copta no país, que motivou os protestos de domingo. "Sentimos o êxodo de cristãos. Fala-se de 100 mil cristãos que teriam deixado o Egito, mas não sabemos se estes números são verdadeiros", afirmou o ministro italiano. Reunido com outros chanceleres da União Européia, em Luxemburgo, Frattini apontou que espera que o conselho de ministros de Relações Exteriores da União Européia condene a "grave violência contra os coptas cristãos do Egito". "Estou certo que as autoridades egípcias querem investigar e processar logo os responsáveis", indicou ele, opinando que "esta violência não deve mais se repetir". O subsecretário da Chancelaria italiana, Gianni Vernetti, deputado da Aliança pela Itália, pediu que, "depois deste enésimo ataque aos cristãos no Egito", Frattini "convoque imediatamente o embaixador à Itália para exprimir os protestos formais do governo italiano".

África do Sul julga morte de líder de resistência do apartheid

O julgamento de dois negros acusados de matar a machadadas o líder supremacista branco Eugene Terre'blanche, na África do Sul, por uma disputa salarial em sua fazenda, começou nesta segunda-feira, com uma demonstração carregada de motivações raciais em frente ao tribunal. Chris Mahlangu, jardineiro na fazenda de Terre'blanche, e outra pessoa de 16 anos que não foi identificada por motivos legais, foram acusados pelo assassinato, em abril de 2010, que ressaltou as tensões raciais que ainda existem no país, 17 anos depois do fim do sistema apartheid que o líder supremacista havia lutado pra preservar. Os dois se declararam inocentes das acusações, que incluíam invasão de domicílio, furto e o assassinato de Terre'blanche a machadadas. O caso serviu para lembrar das amargas divisões existentes no país, hoje conhecida como "a nação arco-íris" e governada pelo comunista Congresso Nacional Africano, o partido que ajudou a pôr fim ao apartheid.Norman Arendse, advogado do menor que enfrenta acusações de assassinato, disse que havia "condições horríveis na fazenda", que não estava apta para a habitação humana. Segundo ele, seu cliente não participou do assassinato, mas ligou para a polícia depois de encontrar o corpo. O promotor George Baloyi afirmou ao tribunal que os dois encontraram Terre'blanche dormindo em sua cama e então o agrediram com um cano de aço. Muitos estavam preocupados que o assassinato do fazendeiro que liderou o Movimento de Resistência Africâner poderia provocar uma nova onda violência racial. A polícia disse, contudo, que a motivação do crime provavelmente eram salários não pagos. Terre'blanche era uma figura proeminente durante os anos finais do apartheid, mas depois viveu em relativa obscuridade, particularmente desde sua libertação em 2004, depois de servir uma sentença na prisão por agredir um homem negro quase até a morte.

Para Kassab, Meirelles é perfeito para PSD por ser "central"

Gilberto Kassab afirma que o perfil de Henrique Meirelles se encaixa perfeitamente no de seu partido. Como o PSD, o banqueiro "não é de esquerda nem de direita". É "central", disse o prefeito paulista, em tom de brincadeira, a interlocutores. Meirelles foi presidente do Banco Central. E político brasileiro, como se sabe, adora um banqueiro. Meirelles preside atualmente o Conselho Público Olímpico e tem Goiânia como seu reduto eleitoral, mas transferiu o domicílio para São Paulo de olho na disputa eleitoral de 2012. O ex-presidente do Banco Central assumirá o capítulo econômico do programa do PSD. Meirelles também deverá auxiliar a sigla a estabelecer contatos no mercado financeiro, já que o PSD enfrentará as próximas eleições com poucos recursos do fundo partidário.

Ministros europeus reagem e dizem que Egito tem o dever de proteger as minorias

Ministros da União Européia disseram estar alarmados com a morte de pelo menos 25 pessoas nos confrontos entre a polícia militar e cristãos cooptas no Egito e disseram que autoridades tinham o dever de proteger as minorias religiosas. Inicialmente o Ministério da Saúde informou que haviam morrido 24 pessoas, mas a mídia estatal depois divulgou uma nova cifra, de 25 mortos, na maioria cristãos. O incidente, um dos mais violentos no Egito desde o levante que derrubou Hosni Mubarak, em fevereiro, ocorreu no domingo no Cairo, onde cristãos protestavam contra um ataque realizado contra uma de suas igrejas. O secretário britânico de Relações Exteriores disse estar "muito alarmado" e o ministro alemão do Exterior, Guido Westerwelle, afirmou que a violência contra minorias religiosas é "inaceitável". É bom para eles verem o resultado da "Primavera árabe" que tanto exaltam. "Eu acho que é muito importante que as autoridades egípcias e todos os envolvidos reafirmem a liberdade religiosa no Egito e que todos os lados se afastem da violência", disse Hague. A violência no Cairo lança uma sombra sobre a primeira eleição parlamentar no país desde a derrubada de Mubarak. A votação começa em 28 de novembro e candidatos devem começar as inscrições a partir desta quarta-feira.

Fitch rebaixa classificação de mais sete regiões na Espanha

A agência de classificação Fitch anunciou nesta segunda-feira o rebaixamento da nota de sete governos locais e regionais na Espanha, dias depois de ter cortado em dois níveis a nota de classificação da dívida pública nacional. Em um comunicado, a agência informou que o rebaixamento afeta as comunidades autônomas de Astúrias, Cantábria e Madrid, e as cidades de Vigo, La Coruña e Barcelona, assim como a província de Barcelona. A Fitch decidiu manter a classificação do País Vasco, de Álava, Vizcaya e Guipúzcoa, agora com notas superiores à da própria dívida soberana espanhola, graças, segundo a agência, a seu status legal e fiscal. Álava é a única administração que manteve a nota máxima AAA na escala da Fitch. Na sexta-feira, a Fitch rebaixou a nota da dívida da Espanha em dois níveis, passando a classificá-la como AA-, frente à antiga nota AA+ que o país possuía. A Fitch informou ainda que deixou a classificação espanhola em perspectiva negativa, o que poderia acarretar em novos rebaixamentos, por temores relativos à intensificação da crise na zona do euro. Também foi citado o efeito das crescentes dúvidas em relação à região, reduzindo as perspectivas de crescimento a médio prazo, e os riscos riscais trazidos por desequilíbrios em algumas comunidades autônomas espanholas.

Dois norte-americanos vencem Nobel de Economia

O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi atribuído nesta segunda-feira aos norte-americanos Thomas J. Sargent e Christopher A. Sims. Os dois economistas foram escolhidos por "sua pesquisa empírica sobre as causas e os efeitos na macroeconomia", afirma o comunicado do comitê Nobel. Os laureados "desenvolveram métodos para as numerosas perguntas sobre as relações de causalidade entre a política econômica e diferentes variáveis macroeconômicas como o PIB, a inflação, o emprego e os investidores", completa o comunicado. Thomas J. Sargent, nascido em 1943, em Pasadena, Califórnia, é professor na Universidade de Nova York. Christopher A. Sims nasceu em 1942, em Washington, e é professor na Universidade Princeton. O Nobel de Economia, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.

Funcionários do Santuário de Aparecida desistem de fazer greve

O Sindeturh (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José dos Campos) informou que não vai haver greve no Santuário Nacional de Aparecida às vésperas do feriado de Nossa Senhora, nesta quarta-feira, 12 de outubro. O sindicato havia convocado uma assembléia porque, segundo a entidade, o Santuário não cumpriu decisão da Justiça que determinou o pagamento retroativo de vale-refeição aos funcionários. São R$ 9 milhões, de acordo com o sindicato. Segundo Jamil Assad Júnior, um dos diretores da entidade, o Santuário disse que o valor será pago nesta terça-feira. Com a promessa, poucos empregados do Santuário acabaram comparecendo à assembléia, que foi cancelada. Em nota, o Santuário Nacional informou que o valor da dívida foi depositado em juízo no dia 29. A direção do Santuário informou ainda que o sindicato não tem representatividade sobre os funcionários do local e que "não se constatou em todo o universo dos funcionários do Santuário o menor indício ou desejo de qualquer mobilização ou descontentamento". A nota diz ainda que o Santuário "tomará as providências jurídicas cabíveis contra o Sindeturh pelas inverdades" divulgadas por eles. A expectativa do Santuário é que, só nesta quarta-feira, dia 12, dia da Padroeira do Brasil, o Santuário receba cerca de 160 mil romeiros.

Perda das folhas de pagamento de 495 prefeituras será uma tragédia para o Banrisul

Será uma tragédia para o Banrisul a perda das contas de todas as prefeituras do Rio Grande do Sul para a Caixa Econômica Federal, que até o momento foi quem ofereceu a melhor oferta entre todos os bancos que querem comprar a administração dos pagamentos de salários das suas folhas de pessoal. O Banrisul não consegue trabalhar com esta hipótese, mas ela é real e póxima. São 495 prefeituras. A única que já vendeu a sua folha de pagamentos foi a prefeitura de Porto Alegre. A Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), que negocia a venda, acha que no decorrer de cinco anos o banco que comprar as folhas de pagamentos movimentará valores equivalentes a R$ 95 bilhões. O presidente da Famurs, Mariovane Weiss, quer fechar o negócio nos próximos 30 dias, até 15 de novembro. A Caixa Econômica Federal, que levou uma primeira partida da folha da prefeitura de Porto Alegre por R$ 95 milhões, está na iminência de levar o restante por mais R$ 120 milhões.

Volks examina seis Estados para sua fábrica e nem considera o Rio Grande do Sul

Embora a Volkswagen ainda não tenha decidido implantar uma nova fábrica no Brasil, as avaliações do grupo alemão são de que isto será inevitável a curtíssimo prazo. O Rio Grande do Sul ainda não está nos planos, o que desmente notícias plantadas em Porto Alegre de que o Estado é candidato. O presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, informou que seis Estados estão na mira: Bahia, Pernambuco, Rio, Minas, São Paulo e Paraná. Os alemães admitiram que a nova fábrica será mesmo construída e produzirá 500 a mil carros por dia (125 mil a 250 mil por ano), porque a Volks quer manter sua fatia de 20% do mercado. Além da nova fábrica, o grupo alemão investirá R$ 8,7 bilhões até 2016, dinheiro que será quase todo ele investido nas plantas de São Bernardo, Taubaté e São Carlos R$ 3 bilhões) e em desenvolvimento de novos produtos (R$ 5,7 bilhões).

PT usa Polícia Legislativa como polícia política

Desde o episódio do caseiro Francenildo, os brasileiros sabem como o PT trata os humildes e os simples se eles estiverem do “lado errado” ou, eventualmente, não cumprirem os nobres propósitos da classe operária, que são aqueles decididos pelo partido, é claro. Diante disso, o PPS ingressou nesta segunda-feira com uma representação na Corregedoria da Câmara para pedir que o órgão apure a denúncia de que o presidente da Casa, deputado federal Marco Maia (PT-RS), ordenou que a Polícia Legislativa inquirisse, ao arrepio da lei, um sem-terra, um lavador de carros e um segurança que denunciaram um esquema de compra de votos comandado pelo seu colega de partido, o deputado federal Roberto Policarpo (PT-DF). A história está narrada em detalhes em reportagem de Hugo Marques, na revista Veja desta semana. Francisco Manoel, o sem-terra; Edmilson Almeida Lopes, o lavador de carros, e Paulo Batista dos Santos, o vigilante, trabalharam nas eleições passadas como cabos eleitorais de Policarpo. No dia da eleição, a Polícia Federal interceptou um ônibus dirigido por Francisco que conduzia 39 trabalhadores rurais para votar no petista, o que é contra a lei. O sem-terra livrou a cara do deputado, inventou uma história e tal, mas a Polícia Federal não acreditou e abriu inquérito mesmo assim. No mês passado, os três revelaram à reportagem da revista Veja que Policarpo lhes pagara R$ 4 mil para que montassem o esquema do ônibus. Se comprovada a denúncia, isso pode resultar em perda de mandato. Deixaram claro que só estavam contando o que de fato havia ocorrido porque o deputado não arrumou alguns empregos que prometera e porque não lhes arranjara advogados para defendê-los na investigação. O que fez o petista? Acusou os três de chantagem. Não recorreu ao Ministério Público ou à própria Polícia Federal. Foi procurar a Polícia Legislativa, subordinada a seu companheirão Marco Maia, que teve a audácia de, em uma ilegalidade escancarada, interrogar os três na condição de “suspeitos”. Com mais de 500 agentes, essa força tem a função de proteger o patrimônio do Congresso e garantir a segurança dos parlamentares. E só isso. Mas já foi usada antes para fazer trabalho sujo. Quando presidente da Câmara, o notório Renan Calheiros (PMDB-AL) a mobilizou para espionar alguns desafetos seus. O episódio envolvendo o deputado Policarpo , sob o patrocínio do presidente da Câmara, é muito grave. Trata-se de um caso clássico de abuso de autoridade, intimidação e desvio de função. E os petistas evidenciam, mais uma vez, o tratamento que costumam dar ao povo quando ele não se comporta bem… Lênin mandava passar fogo. Policarpo e Maia adaptam aquelas mesmas ordens ao que é possível hoje em dia.

Corrupção na reforma do Palácio do Planalto na gestão Lula

O Palácio do Planalto foi reformado na gestão Lula. Em agosto de 2010, as obras foram dadas por concluídas, o que é falso, e o palácio foi reaberto. A obra estava orçada em R$ 78 milhões, mas não saiu por menos de R$ 112 milhões. Segundo relatório da Secretaria de Controle Interno da Presidência, datado de outubro de 2010, não há documentos que comprovem a elevação dos gastos. O documento sustenta que o governo pagou à empresa Porto Belo Construções R$ 5,5 milhões a mais do que era devido, e não pediu ressarcimento. Ao contrário: o governo negocia o pagamento de mais R$ 3,5 milhões. A empresa pede R$ 11 milhões. Uma das pessoas que Lula escalou para vigiar o processo foi Erenice Guerra. Outra personagem do imbróglio é o general Jorge Fraxe, que hoje chefia o Dnit. Fraxe é personagem de uma reportagem na edição passada da revista Veja. Ele é acusado de ter montado uma ONG para desviar verbas do departamento.