quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Brasil terá carros "subeconômicos" em 2014

Para potencializar as vendas de automóveis no Brasil, as montadoras planejam criar o segmento dos carros "subeconômicos", composto por modelos menores que os "populares" atuais. A Chevrolet prevê que a nova categoria promoverá o acréscimo de 400 mil a 500 mil unidades vendidas por ano no mercado nacional. A marca confirmou, em Detroit, que desenvolve um modelo "subeconômico" para o Brasil. O mesmo carro estará disponível em outros mercados emergentes, como China e Índia. O lançamento deve ocorrer dentro de dois anos. No Brasil, o carros do novo segmento aposentarão modelos como Volkswagen Gol G4 e Fiat Mille. Serão simples, mas de concepção atual. "A economia brasileira está crescendo, e estou convencido de que precisamos potencializar nossos investimentos no país", disse Dan Akerson, presidente mundial da GM. A Fiat e a Volkswagen prometem lançar seus "subeconômicos" em 2014. A data coincide com o prazo limite que as montadoras têm para instalar airbags e freios ABS (que evitam o travamento das rodas) em todos os modelos zero quilômetro. O modelo VW será uma adaptação do projeto europeu Up!, e seus locais de produção ainda não foram divulgados. Os "subeconômicos" irão prolongar a vida dos motores 1.0, que vêm perdendo participação de mercado na última década com o aumento do poder aquisitivo da população. A tendência é que tais motores voltem a despertar o interesse do público, impulsionados por tecnologias mais modernas que melhoram o desempenho e diminuem o consumo e as emissões de poluentes. Com o crescimento das vendas proporcionado por esse novo segmento, o Brasil alcançará o patamar de 4 milhões de unidades emplacadas por ano, prevê Sergio Marchione, CEO do grupo Fiat-Chrysler.

Um comentário:

ALMANAKUT BRASIL disse...

Esse aí é que é o Brasil rico e sem pobreza? Enquanto os poderes públicos renovam suas frotas com 2.0 para cima, o povo vai ficar andando nessas caixinhas de guardar brinco, 1.0?

O governo devia incentivar a produção de automóveis 100% nacionais, dando nome ao primeiro modelo de Doutor Honoris, criando um consórcio nacional chamado Mensalão e uma rede autorizada chamada Bolivariana, além uma promoção com o nome de "Meu Carro Minha Lata", onde o se o cliente der partida e a cara dele ficar não ficar vermelha, ele ganha o carro!