quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Devido à crise, Grécia permitirá uso publicitário de Acrópole

A Grécia decidiu permitir que a publicidade utilize suas famosas ruínas e sítios arqueológicos, começando pela Acrópole, iniciativa considerada durante décadas um sacrilégio pelos arqueólogos, indicou na terça-feira uma fonte do Ministério da Cultura. Esta decisão, tomada num momento em que a Grécia, que possui muitas dívidas, tenta encher os vazios cofres públicos, faz parte de uma série de disposições destinadas a "facilitar" o acesso ao patrimônio do país, e garantir deste modo sua promoção, afirmou. Os fundos arrecadados, entregues ao Fundo de Recursos Arqueológicos, serão repassados aos sítios para sua vigilância e manutenção. O uso com fins comerciais dos sítios e antiguidades gregas era até agora competência exclusiva do Conselho Central de Arqueologia, muito exigente quanto à conservação do patrimônio. Durante décadas, apenas uns poucos eleitos, entre eles a cineasta greco-canadense Nia Vardalos e o americano Francis Ford Coppola, puderam filmar na Acrópole, enquanto as filmagens e fotografias publicitárias eram excluídas.

Nenhum comentário: