segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Disputa por aeroportos tem ao menos 11 consórcios

Faltando uma semana para o leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, pelo menos 11 consórcios estão perto de formação ou já foram oficialmente anunciados para entrar na disputa. Em linhas gerais, praticamente todos os grupos reúnem empresas brasileiras, principalmente empreiteiras, mas também concessionárias já com experiências em rodovias, como a OHL Brasil e a Ecorodovias, e operadoras internacionais de aeroportos. A mineira Fidens Engenharia, sócia da concessionária de rodovias Intervias, confirmou nesta segunda-feira que vai participar da disputa em parceria com a norte-americana ADC&Has. Responsável por dois aeroportos na Costa Rica (incluindo o da capital, San José) e outro em Quito, no Equador, a ADC&Has também faz parte do grupo que opera o aeroporto de Houston, nos Estados Unidos. A Odebrecht está em negociações avançadas para formar um consórcio com a Changi, do aeroporto de Cingapura. A Triunfo Participações e Investimentos poderia repetir, no leilão do dia 6, a parceria com a espanhola FCC (Fomento de Construcciones y Contratas). As duas empresas disputaram juntas no ano passado o leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN). O consórcio que levou a concessão de São Gonçalo do Amarante, formado pela Engevix e a Argentina Corporación América, é outro que deve se repetir. O grupo Encalso, sócio da CCR na concessionária de rodovias Renovias, deverá entrar na disputa com a operadora portuguesa de aeroportos ANA. Também estariam em andamento negociações da Queiroz Galvão com a operadora espanhola Ferrovial, que administra, entre outros aeroportos, o de Londres, Heathrow. Outra negociação em curso seria da Galvão Engenharia com a operadora do aeroporto de Munique. A Carioca Engenharia estaria em conversas com a francesa Aéroports de Paris. Entre os consórcios já oficialmente anunciados estão os da espanhola Aena com a OHL Brasil e o da Ecorodovias com a alemã Fraport. A CCR já anunciou que está negociando a formação de consórcio com a operadora suíça Zurich Airport. Pelo edital, os consórcios precisam ter uma operadora de terminais que tenha transportado ao menos 5 milhões de passageiros no ano passado. A regra efetivamente coloca uma operadora estrangeira de terminais em cada grupo. O leilão dos três aeroportos é a aposta do governo para conseguir viabilizar as obras necessárias para preparar os terminais para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

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