domingo, 22 de janeiro de 2012

Vale investe na construção de um megacentro de distribuição de minério de ferro

Para encurtar a distância até a China, competir com as mineradoras australianas (mais próximas desse principal mercado) e reduzir a volatilidade dos preços, a Vale vai construir megacentros de distribuição de minério de ferro no Exterior. A maior aposta é num complexo que inclui terminal portuário e pátio de estocagem situado na Malásia, cujo investimento é de US$ 1,4 bilhão (R$ 2,5 bilhões). Lá, a Vale poderá manter, a partir de 2014, até 30 milhões de toneladas de minério de ferro, o que representa cerca de 10% de sua produção anual. Com esse estoque estratégico, a Vale atenderá mais rapidamente os clientes chineses. A partir dos terminais brasileiros, um navio da Vale leva 45 dias para chegar à China, enquanto suas concorrentes australianas BHP e Rio Tinto não demoram mais do que 12 dias. Sozinho, o país asiático absorve 45% das vendas da Vale e poderá ser atendido em menos de dez dias a partir da Malásia. "O objetivo é, primeiro, reduzir o custo de chegar à Ásia. Segundo, possibilitar a blendagem (mistura) de diferentes minérios para melhorar a qualidade. E, terceiro, atender os clientes em tempo igual ou inferior ao dos concorrentes mais próximos (australianos, indianos e sul-africanos)", disse José Carlos Martins, diretor-executivo de Ferrosos e Estratégia da Vale. Motivo não menos importante, afirma, é diminuir a volatilidade do frete e do preço do minério -graças ao elevado estoque. "A volatilidade é ruim para produtores e consumidores e só favorece especuladores e intermediários", diz Martins. Segundo Victor Pena, analista do Banco do Brasil, a Vale poderá aproveitar mais rapidamente momentos de preço em alta para atender em prazo mais curto os clientes chineses, a maioria sem contratos longos e com preços fixados no curto prazo. A empresa já instalou outro centro de distribuição em Omã para atender África, Oriente Médio e Índia. Investiu US$ 300 milhões (R$ 530 milhões). No local, já havia um porto adaptado às necessidades da Vale, por isso, a alocação de recursos foi menor do que na Malásia. No terminal portuário da Malásia, poderão atracar os megacargueiros Valemax, navios do mesmo tipo do que sofreu rachaduras e passa por reparos na costa do Maranhão.

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