sábado, 10 de março de 2012

Minha Casa, Minha Vida já representa 61% do PAC em 2012

O conjunto de ações que compõem o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) desembolsou R$ 2,5 bilhões nos dois primeiros meses de 2012. O montante representa 61% dos recursos aplicados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no mesmo período (R$ 4,1 bilhões). Apesar do total dos recursos ter sido destinado a compromissos assumidos em anos anteriores, os famosos “restos a pagar”, a porcentagem revela a importância que essa iniciativa deve ganhar este ano. O programa foi uma das principais bandeiras da campanha eleitoral da atual presidente da República, Dilma Rousseff. Porém, o que deveria ser o carro-chefe do primeiro ano do mandato da presidente não emplacou. Em 2011, embora tenham sido empenhados quase R$ 11 bilhões, apenas R$ 598,9 milhões foram realmente pagos e outros R$ 6,9 bilhões foram concentrados em “restos a pagar”. Assim, a execução orçamentária atingiu 59,1%, equivalente a R$ 7,5 bilhões, dos quase R$ 12,7 bilhões previstos. Com os resultados o Minha Casa, Minha Vida chegou ao exercício de 2012, ano em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, com R$ 25,5 bilhões (R$ 13,2 bilhões do próprio orçamento do ano e R$ 12,3 bilhões de restos a pagar inscritos). O programa ganha importância política por conta da grande capilaridade que apresenta, pois, segundo o próprio governo federal, possui empreendimentos em mais de dois mil municípios do Brasil.

Nenhum comentário: